Esse Fabrício Galvani simplesmente é o cara mesmo, simples e muito educado me ajudou e muito com óleo do meu carro, tirou um peso das minhas costas sinto muito agradecido! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estou com uma dúvida muito grande, tenho uma Ford edge 2014, no manual recomenda usar a norma wss m2c913 b ou c, não acho óleos com essa norma, qual norma atual que substitui essa e qual óleo da motorcraft seria o ideal pra mim usar?
Boa tarde essa semana comprei um ford ka 1.0 2020 com 23mil km e o primeiro dono fez as três revisões na concessionária ford. Fui olhar as notas das revisões e o óleo que a concessionária sempre colocou foi o 5w30 e agora quero saber se posso mudar para o óleo 5w20. Por favor.
Você esclareceu totalmente a dúvida que eu tinha, hoje troquei o óleo e foi colocado o 5w30 961-A1.. no ford ka 1.0 2018, mas fiquei na dúvida se estava certo, e você explicou isso de forma muito eficiente, parabéns!! Mas me gerou outra dúvida, eu posso retirar o 5w30 961-A1 e colocar o 5w30 960-A1 ? Rodei poucos km hoje..
É a primeira vez que estou vendo alguém falar com segurança que a norma 960 a1 substitui a norma 948 b. Mas como já não confio na ford, vou continuar usando a norma 948 b de outras marcas pq não tem mais essa especificação da motorcraft. Obrigado. Agora entendo pq o povo fala mal da ford, é tanta má vontade e sacanagem da montadora que até uma simples especificação de óleo nova precisa ser um terceiro para descobrir e explicar sobre o assunto já que a montadora se absteve, o óleo que desde março as concessionárias já estão usando escondido e pra variar fica esse jogo de esconde se pode ou não pode usar essa nova especificação nos motores com correia banhada. Enquanto ao mesmo tempo brotam casos de esfarelamento dessas correias banhadas e agente fica na dúvida se pode ou não usar essa nova especificação correndo o risco de sermos os próximos a estourar o motor por causa de uso de óleo errado.
Muito obrigado por prestigiar nosso trabalho!!! 😁👊🏽 E o pessoal tem que manter a cautela nas aplicações desses motores com correia banhada em óleo... Aqui o ideal é 948B ou upgrade com 960a1
Amigos, eu também estou nessa! Vou continuar a usar de outras marcas, com a especificação do manual... Prefiro ser mais conservador e seguir o manual... Na última troca usei o havoline pros ds DSS M2C948-B..
Mandei msg pelo WhatsApp com as especificações do óleo 5W20 com a homologação Ford WSS-M2C948-B para a vendedora da concessionária América Ford aqui de Manaus para comprar 12 litros para aplicar nos motores dos carros dos clientes e quando cheguei lá só tinha o 5W20 com homologação Ford WSS-M2C960-A1 e eu fiquei puto dizendo que não atendia as especificações do óleo recomendado para motores com correia dentada banhada no óleo e que eles não aplicavam o óleo correto nos motores dos carros que iam fazer a revisão lá, saí fora puto e dentro do carro no estacionamento acessei a loja da concessionária no Google, dei uma estrelinha e comecei a fazer um textão aí antes de postar eu parei, pensei um pouco e disse, vou pesquisar sobre essa homologação do óleo que tem na concessionária…kkkkkkkkk…assisti o vídeo e voltei todo desconcertado com a moça e comprei os 12 litros e disse para ela que substitui a homologação com final 948-B😂
Resumo, qual carro que tenha no manual especificação 948-B pode comprar essa com 960-A1 que não tem problema? O meu é um Focus, a correia não é banhada a óleo.
Valeu meu caro!!! Fico feliz por conseguir ajudar e trazer confiança em nosso trabalho de divulgação de informações sobre esse universo dos Lubrificantes 😁👍🏽
Certeiro! estou em época de revisar o meu Fiesta 2011, e quando fui caçar preços me deparei com esta especificação diferente. Prontamente vim aqui no teu canal checar e vi este video completásso. Parabéns amigo, vc é fera!
Isto vale também para no caso motorcraft 5w30 913B ? Pois no manual do meu focus a especificações pede 913B ou esse novo motorcraft sp vale só pra 913D?
Muito obrigado pelo esclarecimento, pois nem no site da Ford, via chat eles tinham essa informação. Te perguntei a algum tempo atrás e como vc ainda não tinha certeza, pediu para aguardar. Valeu pelo profissionalismo, parabéns.
Grande Fabrício. Eu tinha total dúvida nas normas da Ford. Deu pra esclarecer. Meu pai falou q a Ford é igual a Castrol em não informar nada. Parabéns e muito obrigado por compartilhar.
Valeu Lucas!!! Eu recebi muitos e-mails com essa dúvida... Que agora sim foi exclarecida 😉👍🏽 se puder... ajuda nóis aí compartilhando com os amigos 😁 Obrigado!!!
Prezado, antes de mais nada , muito obrigado pelas informações. Tenho uma dúvida. Tenho um fiesta Zetec Rocan 2012 e a especificação de norma do óleo é FORD WSS M2 C 913-B. Eu posso usar o óleo Castro Magnatec 5w30 API SP onde a especificação é FORD WSS M2 C961-A1?
Oportunidade Tem como vc ver se tem alguma atualização em aditivos? Utilizar uma amostra dos 2 tipos ai uma análise seria o ideal dessa substituição.... Aguardo teu vídeo..... Podemos ter novidades aí!
Grato você deixou mas bem explicado do que quem deveria As montadoras só pensam em vende depois esquecem dos clientes a Ford agora mas ainda nem as concessionárias explica como você parabéns pelo trabalho e de novo grato
Boa tarde. Eu estava usando o óleo de motor 5w20, terminação 948-B da Havoline. Na última troca, coloquei esse da Motorcraft 5w20, terminação 960-A1. São compatíveis? O último é um produto melhorado, em comparação ao anterior? Meu carro é um Ford Ka 1.0, ano 2015.
Olá Fabricio, saudações e pergunta, então posso usar 961 A1 se me pedir 913 B, é para uma Ford Ranger gasolina 2.3 2011, obrigado, aguardo sua sugestão 👍💪
Fiz a revisão na concessionária no dia 27/12/2021. Antes as concessionárias colocavam erroneamente o óleo 5w30 913-D. Olhando a nota fiscal, vi que o novo óleo já é o 5w30 961-A1. Apesar de não colocarem o óleo exatamente recomendado para o ka (5w20), será que o novo 5w30 API SP também agride a correia, ou essa evolução é capaz de corrigir isso?
Esse motor aceita o 5W30, quanto ao esfarelamento da correia, em relação ao 960A1 só Deus saberá, isso ainda se é verdade que o lubrificante ataca as correias internas no motor. Eu ainda creio no que ataca a correia é algum componente da combustão/deterioração do combustível que desce pro óleo, contaminando-o.
Olá Fábio... Os teste estão pausados, pois estou me dedicando ao Curso EaD de Lubrificação Automotiva e também ao próximo treinamento presencial sobre Fluidos de Transmissões... Mas futuramente deveremos retomar as análises com outro formato, contudo, não temos previsão ainda 😉👍🏽
A atualização da 913-B, era justamente a 913-D API SL que ele mostrou no vídeo. Que agora foi atualizada pra 961-A1 API SP. Você pode usar esse no seu Focus. É o que vou fazer no meu Ecosport também.
Bom dia Moisés. Nesse seu caso a norma 948b exige um lubrificante 5w20 então a nova especificação é a 960a1 com Viscosidade 5w20... Vc só vai achar 960a1 nessa viscosidade 5w20 Agora a especificação 961a1 essa só é encontrada na viscosidade 5w30 (frasco do vídeo) Espero ter ajudado!!!
Tenho a mesma dúvida. No vídeo são apresentados dois frascos, ambos óleos 5W30, um da norma antiga e outro com a norma nova. Mais a frente se fala que a spec 948-B foi substituída pela 960-A1, então fico sem entender. A nova norma 960-A1 implica mudança de viscosidade para 5W30?
As novas normas tem Viscosidades padrões conforme mostrado naquela folha FORD 960-A1 = 5w20 (substitui 948-B que também é 5w20) 961-A1 = 5w30 (substitui 913-D que também é 5w30) Não tem erro... 😁😉👍🏽
Amigo, tenho um ford ka com correia banhada ao óleo, tenho muito receio dessas atualizações devido aos riscos de danos na correia, o que os técnico afirmam sobre os testes do novo óleo? Vc recomenda usar òleos api antiga de outras marcas, mas que atendam às especificação ford?
Hola Fabricio saludos y consulta entonces puedo usar 961 A1 si me pide 913 B es para una Ford Ranger gasolina 2.3 del 2011 gracias espero tu sugerencia 👍💪
Fala Fabrício utilizo ford já 5w20 especificação M2C248-B e estou encontrando mto óleo 960-A1 e aí posso utilizar o 5w20 especificação 960-A1? Ou pode me dar problemas?
Desde que vi nos grupos automotivos essas novas normas, surgiu a dúvida, pois tenho dois Ford na garagem, um segue a norma 913D (Fusion Ecoboost), o outro segue a norma 948B (Ka 3 cilindros). Em ambos uso sempre Castrol Magnatec Stop Start (API SN, específico para cada norma), pois tenho medo principalmente no Ka de esfarelar a correia. Se achar esse 960-A1, e o preço for coerente, aplico no tricilindrico.
Olá, bom dia! Não vejo vantagens no Castrol Magnatec Stop Start 5W30 porque é um ILSAC GF-4, você pode aplicar esse Motocraf API SP ILSAC GF-6 como upgrade. E se caso quiser pode também colocar outras marcas de óleos lubrificantes desde que atendem as normas da linha FORD. 😁👍🏻
@@GARAGEMDOENTUSIASTA o que não compensa mesmo é usar Motorcraft 5W30 API SL, amplamente usado pela concessionária e disponíveis nas lojas de óleo. Castrol Magnatec é muito melhor que esse. Só agora o Motorcraft evoluiu.
@@LucaSantos88 Pois é, a Motocraf estava ficando para trás em comparação com as outras marcas de óleos lubrificantes. A Ipiranga tem óleo lubrificante API SP e a Motocraf continuava com uma homologação antiga no mercado automotivo API SL.
Me diga por favor, o lubrificante 5w30 motorcraft Diesel, não possui acea C, e sim acea A, então ele não poderia ser utilizado pois danificaria o filtro DPF , principalmente na Ranger a Diesel. Me responde por favor??
Depende muito do tipo de motor. Essa troca é especialmente prejudicial em motores turbo com injeção direta, onde há o risco de ocorrer o fenômeno de LSPI que ele cita no vídeo (pré ignição a baixa velocidade). Pode-se ter problema na durabilidade da corrente de comando também, em caso de motores equipados com isso, e maior desgaste das peças do motor num geral (a API SP é mais rígida em testes de redução de desgastes e controle de depósitos no motor).
Sempre vejo seus vídeos eu descobri que tava usando oleo errado no meu polo Hatch 2003 1.6 gasolina tô usando 10w40 já faz uns 8 anos será que da problema usar de hoje em diante o 5w40 norma 502 aparentemente tá meio dourado dentro do carte motor km 144 mil tento trocar acada 5 a 7 mil km
Olá, bom dia! Você pode sim aplicar o 5w40 sintético norma 502.00 ou 508.00. Como upgrade coloca o Shell 5W40 100% sintético norma 508.00 porque tem um maior poder de limpeza interna dentro do motor em comparação com o 502.00. 😁👍🏻
De acordo com o manual, a correia se troca com 160 mil. Agora, se o seu uso é mais pesado (trajetos curtos, roda em app, roda com carro pesado, etc), recomendo a troca com 80 mil km.
@@olhonooleo e para a especificacao 5w30 913B que é do manual do meu Ford Ka 04? Essas novas normas nao irá prejudicar os motores mas antigos, pois essas novas especificacoes fizeram para veiculos novos com motores atuais? Nao bate essas novas especificacoes!!! O Castrol Magnetec tem as especificacoes corretas para carros antigos 5w30 913b, ja o proprio produto homologado nao tem! Estou muito insegura, porque fiz a retifica do motor e quero um produto que atende as especificacoes correta para o motor antigo! Qual me recomenda?
LSPI, Low speed pre ignition, é quando o óleo evapora e volta para queimar no blow by, ele não queima (ou não deveria...) queimar por combustão expontânea antes da vela acender e favorecer a detonação nos motores atuais devido a altas taxas de compressão que a maioria tem hoje...
Usar óleo SP vale a pena, se der 3% de economia de combustível já tira o valor da troca. 10 mil km fazendo 10 por litro da uns 6500 reais, 3% 185 reais.
Lubrificantes não corrigem problemas mecânicos... Em alguns casos maquiam o problema, mas ele continua lá... O mais importante é fazer uso do lubrificante correto na viscosidade e especificações
Cara troquei o óleo do meu Ka hj pela primeira vez comprei usado. Na etiqueta tava 5w30. Então puis o Mobil 5w30 com as especificações abaixo, será que terei problemas? Aplicações Recomendado para motores de automóveis a gasolina, álcool, GNV e flex onde é requerida uma viscosidade 5W-30. Atende ou excede os requisitos do API SP e ILSAC GF-6. Especificações e Aprovações API SP, SN RESOURCE CONSERVING, SM ILSAC GF-6 Ford WSS-M2C946-A GM dexos1 (licença GB1C0124015)
Sim. Lembre-se que o Ford Ka usa correia banhada a óleo e, por isso, o lubrificante deve ter na sua composição elementos que preservam o material da correia. Somente as especificações mencionadas no vídeo podem ser utilizadas no Ford Ka 2015 a 2021.
cara tu é meio doido, mas fez uma coisa que eu já tinha pensado...., que é trocar o óleo entre marcas, eu tb acredito que o óleo da peugeot e GM são intercambiáveis, só toma cuidado que esse óleo da GM assim como o da ford tb já tem novas atualizações, hj é o dexos 1 geração 3. mas eu não arriscaria fazer no meu, mas acredito que não vai dar pau não, mas vai saber....