Conceição Evaristo ,uma pessoa simples , batalhadora, , guerreira , visão de futuro , estudou , fez mestrado ,doutorado ,e já fez palestra ,e autora e isso tudo nasceu de um meio sem recurso financeiro ,morava na favela !
Esse é um livro que precisa ser lido por todos. Conceição escreve de forma simples e bonita, sem precisar apelar para ornamentos linguísticos para emocionar o leitor. Que livro!
O meu conto preferido é: "Quantos filhos Natalina teve?" N0ooooossa! Quando acabou a leitura dele eu parei, não conseguia mensurar o tamanho da desgraça, da dor, da indiferença, do amor e tudo isso em um mesmo personagem. Eu chorei e chorei, verdadeiramente, "sentidamente" (se é que existe esse advérbio). Esse conto ficou tatuado em mim. Obrigada Conceição Evaristo.
Acho que essa foi uma das primeiras vezes que vi um vídeo e imediatamente abri o site para comprar o livro. Já ouvi falar várias vezes sobre o livro, mas não tinha parado realmente para escutar. Agora, preciso ler! Obrigada e que belo trabalho!
Só pela capa maravilhosa em aquarela desse livro já vale a aquisição, as estórias contidas nele são fantásticas, eu apreciei demais a leitura e tbm indico, Olhos D'água assim como Torto Arado mostram a mais pura e por vezes dura e triste realidade de grande parcela dos brasileiros.
Nunca li nada parecido com Olhos D'água, foi uma leitura por vezes complicada, eu chorava com o peso dos contos e não tinha condições de continuar com a leitura. Foi meu primeiro livro esse ano e amei que ele me tirou de uma bolha que eu nem sabia que estava e comecei a olhar o mundo com um olhar diferente. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas brasileiras ler, Olhos D'água da Conceição Evaristo e Torto Arado do Itamar Vieira. Excelente resenha, Paloma. 😍😍
Bom dia, Paloma !!!! Adorei sua resenha. Já há muito tempo estava querendo adquirir este livro, e após assistir sua resenha adquiri. Não sei se você já resenhou o livro: Quarto de despejo, mas se acaso ainda não realizou, gostaria de pedir a você que se possível fizesse, grande abraço Roberto.
Conceição é com certeza das minhas escritoras favoritas. Tenho a sensação de que ela escolhe cada palavra, cada frase. É muito triste, muito poético, muito necessário… tinha que ser leitura obrigatória em escolas. Até hj li olhos d’água, becos da memória e poncia vivencio. Os três são arrebatadores. Becos da memória é meu preferido com certeza, mas os três valem muito muito muito a pena. A própria Conceição fala muito sobre o quanto existe dela dentro de cada personagem, cada história… é muito muito muito desesperador a gente pensar que essas histórias não são contos de livros. Estão acontecendo o tempo todo, em todo canto. Becos da memória ainda tem um significado muito especial: ela demorou 25 anos para conseguir publica-lo, por falta de recursos, oportunidades e que alguém lhe desse espaço pra isso. Se puder, tiver a oportunidade… da uma olhadinha nesse também. É curtinho. E de torcer o estômago e apertar o coração!!
Indo dormir com aperto no coração só pela resenha. Não sei se tenho saúde mental pra ler esse livro, mas com certeza vou pensar com carinho depois desse vídeo.
Conceição Evaristo mostrar que não importa o lugar onde se nasceu, mas que é preciso perseverança, confiança e fé, mesmo que seja uma favela ou grotão do Sertão de onde se venha.
Também tive o privilégio de conhecê-la ao vivo, numa palestra na UFES. Ela narrou o conto "Olhos D'água" de cabeça. Pensei: "caramba, que memória!". Eu não consegui conter minhas lágrimas. Foi impactante.
Eu amei este livro e fico feliz por sua resenha tão sensível, Paloma. Deu até vontade de reler. Entre meus contos preferidos, além dos mencionados, incluo também Cooper da Cida. Eu também achei interessante como a autora retrata em alguns personagens ações a margem do que a sociedade espera, mas sem julgamentos, apenas respeito pelas diferentes vivências.
Também li "Olhos D'água" em 2022. Meu conto favorito é "A gente combinamos de não morrer"! Esse livro é um soco no estômago, sem falar na maestria da escrita da Conceição, que não perde em momento algum toda a poesia da linguagem literária! Amo bastante. ❤️
Li essa maravilha no início deste ano. O conto Zaita... tb é o meu favorito. E assistindo a um vídeo sobre o livro achei interessante uma colocação sobre o titulo, que os "olhos d'água", ou seja olhos de choro/tristeza, costuram as narrativas das personagens, que têm em comum o lugar da opressão. A Conceição Evaristo costuma usar o termo escrevivência para denunciar tais opressões! E ela é clara ao pedir que saímos do nosso lugar de conforto! Excelente resenha!!! Como sempre!
Adorei a resenha Paloma! Sempre quis ler Conceição Evaristo, porém ainda não o fiz. Fiquei ainda mais curiosa após conhecê-la em uma entrevista em 2021 no Roda Viva . E com este vídeo especialmente quando você diz que ela dá voz as mulheres em situações de extrema vulnerabilidade, fiquei muito tocada em ler o quanto antes . Obrigada 😊
Gostei muito da resenha! Essa é uma leitura pesada, mas muito necessária, daquelas que todos deveriam ler! Fico feliz em ver resenhas sobre esse livro, pq incentiva mais pessoas a lerem e prestigiarem uma autora nacional contemporânea que merece muito mais reconhecimento. Conceição é genial!
Eu resido encostado a uma comunidade e já trabalhei em ONG por muitos anos - além disso venho de uma família de poucas posses, por isso me sinto à vontade em dizer, apesar da polêmica do tema: Não compartilho da ideia da vitimização, assim como não compartilho do excesso que hoje é dado aos aspectos socioeconômicos como causa de todos os problemas...
@@PalomaLima Lindo ❤️, fala a vida de uma família brasileira por quatro décadas, emocionante principalmente vc que mora em São Paulo, descreve as ruas, as regiões vc vai se encantar 👏👏👏👏👏 o meu melhor livro até o momento.
Ótima resenha! "Becos da memória " é o meu livro favorito da Conceição Evaristo. Só uma observação, hoje é preferível usar o termo "mãe solo" no lugar de "mãe solteira".
Nunca li nada da Conceição Evaristo e agora percebo que foi um grande erro.🙈 Provavelmente por medo das cacetadas inevitáveis que os temas que ela aborda nos dão. E esses trechinhos dos contos citados já mostram isso...😔 Acho que o mais triste entre tantas situações tristes é uma mãe ser obrigada a "distrair" seus filhos da fome, meu Senhor! Vou lá ler...e com certeza chorar um pouco... 💜👏🏻