Por falar nas Cáligas eu fazia caminhada com tênis e meus pés enchiam de bolhas por ficar suado, eu experimentei todo tipo de tênis que vcs imaginarem e continuava a fazer bolhas nos pés até que eu pensei em usar a "tecnologia dos antigos" e comprei uma sandália macia daí ACABOU esse problema das bolhas pois os pés "respiravam" aí pude fazer caminhadas bem mais longas sem machucar os pés e digo que isso realmente funciona pois imagino que a natureza não projetou os pés para ficarem fechados e abafados. O único problema é quando entra uma pedrinha entre a sandália e a sola do pé mas fora isso resolveu meu problema. 😁😅
Quem serviu a pátria sabe o quanto é saudável tirar o coturno as vezes!mas assim,se tiver em campanha e seu pé tiver apodrecendo não tire!vc não vai conseguir calçar dnv!
Eu tenho mt sorte, desde criança gosto de sair d casa calçando um tênis e hj em dia hj mt uma coturno que comprei por 60 reais e faço de tudo com ele, aprendi que uma boa meia reduz muito o desconforto no pé seja por suor ou calor, igual cueca, se saber qual usar vc vai longe com o equipamento... já fiz uma caminhada bem longa de chinelo e odiei, entrou terra areia e pedrinhas nas tiras e causou uma lesão, preferi concluir o trajeto de 14 km descalço que é outra coisa que prefiro
Ótimo vídeo... Me lembro de meus instrutores falando: - Infantes... Cuidem e tratem dos seus pés... São eles que vão lhes conduzir ao campo de batalha... E se tudo der certo, serão eles que os levarão para fora....
Infantis... Cuidem e tratem dos seus pés... São eles que vão lhes conduzir a pintar meio-fio... E se tudo der certo, serão eles que os levarão para cortar grama também...
Conteúdo perfeito 👏👏olha essas grevas eram muito eficazes porque em uma batalha perde a mobilidade era pior que a destreza as vezes, e o fato deles anexarem a cultura do inimigo fizeram eles chegaram onde chegaram
Sem comentários pra esse vídeo, muito bom mesmo, fico imaginando como as Cáligas eram importantes para os soldados, como tu mesmo falou, o império era grande demais e quanto mais confortável a marcha dos soldados, melhor pra eles. Meus equipamentos preferidos são o Gládio, guarda braço e a segmentada, junto com as Cáligas. :)
Todas as partes tem sua importância. Mas destaco a Lorica Segmentata como um divisor de águas. Projeto típico para manter a unidade de padronização de um exército. Lembrando como dito, no vídeo, foi aperfeiçoada.
Eu destaco a tática militar romana de MUITO longe! Não existia nada parecido naquele tempo(e imitamos eles até hoje,mais de 2 mil anos depois). Poderiam ter a metade da força,mas tinham disciplina e tática altamente eficaz,tudo tão padronizado como só vemos hoje em dia. Em 2° a engenharia militar romana,que venceu inúmeros combates e principalmente cercos. Não lembro de um cerco que os romanos tenham perdido.
Os melhores cintos eram feitos aqui na península ibérica onde ainda hoje existem as correarias, oficinas onde se trabalha o couro, não só para uso dos homens mas também para uso dos cavalos. Pesquise correarias em Portugal
Mano que video pft com a explicação totalmente fiel aos dados, de forma resumida, contendo todo tipo de informação e os nomes dados para cada item especifico da armadura
Efésios capítulo 6 versículos 10 Paulo fala sobre as armas do espírito contra os principados e potestades do inferno si referindo as armas de um soldado romano.
O apóstolo Paulo cita em 1 ( um) dos seus livros da biblia a eficiência da proteção da armadura romana, comparando com a proteção espiritual do cristão.
Á Cota De Malha E A Guarda De Braço E Á Armadura De Escamas Foram Muito Utilizados Pelos Exércitos Tardo imperiais E Bizantinos Além De Ser Usado Como Inspiração Para Ás Armaduras Medievais Mesmo As Armaduras Não Sendo Utilizados De Forma Completa Mas Só Defendendo Parte Centrais.
Parabéns pelo excelente canal. Neste vídeo tenho apenas duas observaçôes a fazer. No trecho 4:24 a 4:45 o capacete mostrado é claramente grego e não romano. No thecho dos calçados não foi abordada as botinas fechadas utilizadas principalmente nos climas frios e nos invernos, onde obviamente uma sandália aberta seria inviável.
Realmente o exército romano éra eficiente e tinham estratégia própria que inclusive ainda são usadas nos batalhões de choque atuais em controle de tumultos . O senhor só pecou em uma arma também muito usada pelos legionários a funda .
Olá, gostaria de saber quando o soldado recebia estes equipamentos, recebia todo o material de.uma vez? Era descontado de seu soldo? Havia um depósito destes materiais para serem fornecidos regularmente?quem lhe fornecia ? Obrigado pela sua atenção e excelente trabalho.
Se eu não estiver enganado os Legionários recebiam do próprio Império porem em compensação eles não podiam levar os equipamentos para casa, tinha que ficar no quartel e eles devolviam após se aposentarem com poucas exceções
Acredito ser difícil nomear qual a peça mais imprescindível, visto serem todas elas importantes pelo conjunto e não na individualidade. Entretanto se tivesse que definir uma peça escolheria, acompanhando um comentário já emitido, as “cáligas” por darem conforto e firmeza para os pés - base que sustenta nosso corpo. Quem já usou um calçado destruidor de calcanhares, dedos e solas - como eu e o Tchelo, sabem do que estou falando.
Para quem gosta de viagens e história de antigas civilizações, estou publicando vídeos no meu canal de mistérios arqueológicos encontrados na minha viagem pelo interior da Sardenha. É cada coisa que nos deixa impressionado.
Na Serie The Choise Sobre Jesus,Trabalhar Bem Á Questão Das Togas Que Seguiam o Padrão Romano,Com Os De Classe Alta Usando Túnicas Maiores E os De Classe Baixa Túnicas Menores.
Eu tenho algumas dúvidas. Sempre q um uma legião chegava ao fim da marcha eles montavam o acampamentos fortificados ou apenas em regiões hostis ? Também gostaria de saber como ocorriam os desembarques anfíbios das legiões. Os trirremes "encalhavam" nas praias como aparecem nos filmes e jogos?
No livro "A história de Roma, de Romulo a Justiniano", é documentado que sempre era levantado o acampamento ao fim da marchar e no dia seguinte desmontado. Lembrando que um legionário marchava mais de 30km dia. O livro cita marchas de 50km
Imagina o terror de ter que combater tropas que se movem como peças de tabuleiro, extremamente táticos e organizados,eles nunca desistem e dificilmente se cansam. Isso tudo quebra o espírito de combate do inimigo.
Uma curiosidade: O apelido do Calígula = pequenas botas ( Cáligas). O motivo é que o seu pai ( Germânico), o vestia com o uniforme completo de um soldados romano quando ele era criança e como as suas sandálias eram pequenas, os soldados o apelidaram assim (Calígula).
Tá, vocês podem até me dizer que o material não era tão pesado individualmente. Mas quando juntava tudo no corpo de um legionário o negócio devia pesar! Tem uma estimativa de peso com todo os equipamentos?
Essa afirmação sobre a vitória do exército romano ser atribuída unicamente ao equipamento de sua infantaria é uma simplificação que ignora outros fatores cruciais. Embora as armas e armaduras dos legionários, como a gladius, o pilum, e a lorica segmentata, tenham sido importantes, o sucesso militar romano deve-se também à sua organização tática, disciplina, e capacidade de adaptação às estratégias inimigas. Além disso, a logística, as alianças políticas e a engenharia romana, que permitia a construção rápida de fortificações e estradas, foram igualmente fundamentais. Reduzir a eficácia militar a uma lista de acessórios subestima a complexidade do poderio romano.
Pra mim não faz nenhum sentido que a armadura de placas fosse usada em larga escala pelo império romano, ela era na época extremamente cara, de difícil manutenção, e de difícil fabricação, parece algo mais ornamental pra algum tipo de evento
Hollywood sempre representando os germânicos como bárbaros que não utilizam formação militar e muito menos estratégia, pra que espada e escudo se vc pode usar o corpo? Kkkkjjjjkkkkkkkjjh
Tenho a teoria que se o império romano tivesse continuado e influenciado todo o mundo,a humanidade como um todo estaria uns 500 anos mais evoluída tecnologicamente. Tivemos simplesmente mil anos em que perdemos quase toda a tecnologia e conhecimento dos romanos e voltamos várias casas como humanidade. Toda ciência jogada fora pela inquisição da igreja,a política e as leis romanas, táticas militares etc etc etc... Não apenas ficamos parados no tempo durante a idade média, retrocedendo em séculos.