Ufa, Pablo, já estava tonto procurando aqui na lista e não encontrava! Mal posso esperar! Grande abraço! (Sugiro você fixar esse comentário no topo dos comentários!)
Pablo, o canal é sensacional! O Cinema em Cena voltou com tudo neste ano de 2023, com vídeos de qualidade (tanto as críticas quando as entrevistas), e espero que tenha ainda mais fôlego em 2024! Sucesso, sempre!
Pra mim é terapêutico! Compilar os piores filmes do ano pra mim é simbolicamente pôr pra fora tudo o que rolou de ruim esse ano e levar pra 2024 só o que sobrou de bom!
Pessoas que não valorizam críticos de cinema deveriam assistir esse vídeo! O Pablo praticamente leva o tiro por nós! Não para nos salvar, já que ele sempre diz que devemos assistir os filmes por nós mesmos e tirar nossas próprias conclusões, mas para nos preparar para a dor! Não assisti nenhum dessa lista, feliz ou infelizmente. Assisti muitos poucos filmes esse ano, nem sei dizer por quê. Mas vou me esforçar para fazer 2024 um ano totalmente diferente, quero assistir muitos filmes, inclusive já comecei antes mesmo de 2024, assisti ontem "Barbie". Hoje pretendo ver "Top Gun: Maverick", que eu já assisti, mas no avião, naquela telinha de cinco polegadas...
Pablo, só um adendo em relação à cena do personagem do Brendan Fraser "Glutão" - Ele, além de ter obesidade grau 3, claramente sofre de Transtorno de Compulsão Alimentar - TCA (ou Binge Eating Desorder) , que é de fato uma comorbidade mt mais comum em obesos (embora tb ocorra em quem tem IMC baixo). E trata-se de momentos de comer compulsivo com uma grande quantidade calórica ingerida de uma vez só num curto espaço de tempo, onde o paciente se queixa de uma sensação de "perda de controle" no que tange ao controle do impulso para comer, ocorre SEM a presença de fome e pode ser sucedido de comportamentos laxativos e purgativos para "compensar" a Compulsão. Na maioria dos Transtornos compulsivos incluindo no TCA os pacientes tem o comportamento compulsivo para preencher momentos de ansiedade/vazio interno e/ou culpa (que o personagem carregava, além daquele ataque de compulsão retratado ter ocorrido após um fator estressor agudo). Além disso é mt comum que pacientes com TCA "comam escondidos" nos momentos dos ataques compulsivos justamente pra não ser julgados pelos outros pela voracidade com que podem se alimentar durante os ataques (na cena em que ele come compulsivamente ele estava só, na intimidade dele). Dito isto, concordo com o restante da crítica. Grande abraço e feliz 2024 pra vc :)
Incrível como as listas de piores do ano são diferentes pra cada crítico. E tem filme nessa lista que esta na lista de melhores de outro crítico. Nao tem como ser mais distintos rs
Achei A Baleia também extremamente moralista (como todos os filmes do Aronofsky) além de muito homofóbico! O tempo todo temos um personagem tentando lidar com a homofobia que ele sofreu ao longo da vida, mas que é punido por querer viver o amor com um homem ! A morte do parceiro, a dele, a reação da esposa, da filha, etc.
Ridley Scot tem perdido a mão demais, Alien Covenant por exemplo...as vezes penso que o Ridley meio que tacou o foda-se para a autoralidade e sucumbiu aos desejos dos executivos...
Hahaha tem filme que irrita tanto que dá vontade de bater mesmo. Dessa lista eu so assisti Saltburn, A baleia e O mundo depois de nós. Esse último eu só achei fraco. Tão fraco que nao teve força nem pra me irritar. Na real, até me diverti, inclusive rindo da câmera atravessando paredes, chãos e tetos. Agora A baleia e Saltburn... putz! Nao gosto nem de falar, pq volta a raiva toda de novo.
Pow Pablo, destes curti O Mundo Depois de Nós... Mas pra você não colocar Rebel Moon na lista, acredito que tu não assistiu. Um dos piores filme que já vi na vida.
Excelente video. Só não concordo muito com A Baleia. Fui pro cinema sem nenhuma informação previa (não sabia que era baseado uma peca, nao sabia do cliche da porta e não tinha nenhuma expectativa de ver um filme anti-gordofobia e anti-misogjnia) O cara é um escroto, tenta se redimir e só isso. Pode não tee atendido o hype, mas teve filme bem pior em 2023. Continue com o bom trabalho.
Na minhas lista de sei-lá-quantos entrariam: Family Switch Old Dads A Freira 2 Elevator Game Run Rabbit Run About My Father Retribution com Liam Neeson O Exorcista do Papa Tic-Tac: A Maternidade do Mal Alerta Máximo Pornhub: Sexo Bilionário Elvis Top Gun: Maverick Pantera Negra e Navalny
Até que enfim alguém pra mandar a real sobre saltburn... é tanto crítico incensando o tal do filme em altares de genialidade, ainn tão provocativo e sei lá o que... pqp...filme chato pra baralho...
"Se eu não consegui provocar algo emocional, deixa então eu mostrar algo grotesco". Pensei logo em Saltburn. Que usa o choque grotesco para emocionar o espectador.
Ouvi boas críticas do Leave the world behind e fui assistir mas achei bem chato, não sou versado na linguagem técnica do cinema mas teve algo q me incomodou com o jogo de câmeras e sei lá parece q tá tentando usar uma narrativa ou linguagem q é uma copia barata de algum filme bom. Já desisti dos filmes originais da Netflix faz um tempo e tava esperando q esse fosse me fazer ter alguma esperança de q eles ainda podem fazer algo bom mas não foi o caso.
Realmente, agora, já não me sinto mais esquisito por não gostar de "A Baleia". Obrigado, Pablo! No cinema, depois de 20 minutos, eu queria que o filme acabasse. Filmes que são adaptações de peças teatrais são um problema para mim. Salvo algumas exceções, como "Deus da Carnificina", do Roman Polanski, na minha opinião, claro.
Eis aqui um profissional da crítica cinematográfica, um profissional na mais profunda essência da palavra! Um cara que por amor a sétima arte, a profissão e por puro profissionalismo assiste a um filme preto e branco, de mais de 4 horas de duração e mudo. Esse cara tem meu mais profundo respeito.✌
Concordo COMPLETAMENTE com a colocação do “A Baleia” nesta lista. É BIZARRO ver o quanto este filme foi e é ovacionado por tantas pessoas, e, assim como você disse, Pablo, é inacreditável que alguém assista a esta obra e não enxergue a gordofobia escancarada dela.
Fala, Pablo. Fico feliz por ter voltado com os vídeos também porque eu descobri que tenho TDAH, e isso explica porque eu tenho tanto ranço em ter que ler, mesmo querendo ser mais culto. Ler, pra mim, é como fazer academia, não consigo fazer relaxado. É claro que pretendo superar esse obstáculo, mas os vídeos sempre me ajudam com a entrega de bom conteúdo de uma forma mais eficiente para o meu cérebro atualmente. Continue também produzindo bons textos porque algum dia eu vou pegar pra ler em maratona, quando conseguir ler o que quero sem sofrer tanto
Ola amigo, tambem sou diagnósticado com TDAH. E ja demorei 3 dias pra ler um texto do Pablo hihi. Só passando pra te dizer que é foda mesmo, mas que da pra levar a vida. Procure tratamento, hoje tomo um medicamento que não resolve, mas diminui muuuuito alguns sintomas, como falta de paciência e consigo controlar mais meus pensamentos. Deixa de ser aquele furacão de ideias. É isso. Abraço Obs: e sim, ver um video ou escutar é melhor do que ler. Eu leio e no meio do paragrafo me perco.
Sim, tem. E se escreve nada a ver, existem motivos relacionados ao entendimento da comunicação escrita para isso. E ler não é fácil para ninguém, ainda mais tendo o celular a disposição. Tdah não é dislexia. @@fernandasaleslima4302
Po meu velho, vc talvêz precise considerar expandir um pouco as idéias. No caso de A Baleia, por exemplo, tem gente que come assim sim, ainda mais naquele grau se situação física e mental, não é caricatura não. Pode até parecer, mas não é. Um amigo meu aqui no Canadá já foi ajudar uma vizinha de apartamento em situação semelhante. É complicado. A gente pensa que não porque normalmente os gordos que nós conhecemos não estão naquele estágio físico, muito menos mental.
Caramba, eu não fazia ideia que o Adam Driver tem um After Earth. Qual foi o orçamento de marketing desse filme? Nunca ouvi falar. Ele estava nas drogas quando aceitou isso, só pode.
Pablo, sobre a demonstração do ato de comer em A Baleia, posso lhe dizer como psiquiatra que existem sim pessoas que comem descontroladamente. Já vi pacientes relatarem que em momentos de compulsão vão ao lixo pegar as sobras. Pode ser repugnante, mas é um transtorno mental. Seria interessante se informar um pouco melhor acerca do assunto antes de tecer críticas ao modo como ele é apresentado no filme. As coisas podem ser piores, e trágicas, na vida real.
Pablo errou feio nessa, parece que nem prestou atenção no filme, ou se quer buscou compreender o que foi retratado. Se tivesse assistido um episódio de Quilos Mortais - que eu considero um tipo de entretenimento detestável - perceberia que quem tem compulsão alimentar não come pra se alimentar. A atuação não é caricata, é real mesmo. Quanto à suposta misoginia, não entendi o ponto dele. Todas as personagens femininas estão imersas na mesma tragédia familiar que o protagonista, cada uma com sua peculiaridade (a amiga cresceu no mesmo lar abusivo que o irmão, a ex-esposa se viu traída no casamento e descobriu a homossexualidade do marido, e a filha claramente lida com o sentimento de traição e abandono). Enfim, achei a análise desse filme muito rasa nesse ponto de vista.
Sem deixar de lado o usual rico conteúdo, este seu vídeo tem algo (para mim) inédito: gargalhei enquanto ia assistindo a seus comentários (isso é um elogio).
Obrigado sempre, professor. A sua honestidade me inspira e me devolve à vida. Você fala e escreve, logo, eu existo. Entende? Receba o meu abraço mais afetuoso nessa tal outra virada de ano. Desejo que permaneçamos próximos, desejo tudo de contente para você, desejo que a tríade mencionada siga cada vez mais íntima e forte. Até breve, viu?! Valeu!
É impossível seu canal não crescer absurdamente ano que vem, se vc mantiver a frequência de vídeos. Eu sigo muitos canais de critica cinematográfica aqui no youtube e afirmo com sinceridade: o seu texto e suas críticas são os melhores que temos aqui. E me divirto tbm quando vc argumenta as razões de não ter gostado de um filme, pq tem um um senso de humor muito particular que eu gosto, e eu acabo rindo muito tbm. Obrigado por mais esse video. bom fim de ano
Não assisti nenhum, ainda bem, sua tarefa nesse tipo de trabalho merece aplausos de pé. Obrigado Plabo e feliz 2024, caso seja possível e espero que seja um ano bacana com filmes melhores.
Melhor canal de crítica do RU-vid sem sombra de dúvidas. Acho sempre impressionante como você consegue pontuar claramente fatos dos filmes que pra você foram problemas, além do contexto de porquê foram. Feliz que voltou forte com os vídeos este ano, porque sempre me racho de rir quando mostra sua indignação com algumas obras 🤣 Esperando ansioso pelo vídeo de melhores hoje. Feliz ano novo pra você e sua família Pablo!
Oi, Pablo. Admiro muito seu trabalho. Parabéns. Um ponto apenas: sempre vejo comentários elogiosos seus em relação ao Sean Penn. Como sei que é uma pessoa crítica, fico na dúvida sobre sua opinião em relação às falas machistas e preconceituosas dele. Acredita que é um daqueles casos em que se deve separar a obra do criador?
Uma das coisas positivas que 2023 nos deu foi o seu retorno triunfal aos vídeos no RU-vid. Feliz ano novo, muita saúde e felicidades, e que 2024 nos traga mais bons filmes e mais de você falando deles, bons ou ruins.
Pablo, é uma delícia ver você "descendo a lenha" em filmes que o desagradaram. Até quando eu discordar de você em algumas dessas análises, vai continuar sendo delicioso. Abração!
Gosto desse tipo de lista, que envolve filmes que poderiam ser bons, mas decepcionam. Melhor do que aquelas listas com filmes trash que claramente são ruins mesmo antes de assistirmos
O cara não entende a cultura incell, disse o cara que é branco, é relativamente bonito e é de classe média alta, é tão de classe média alta que pode escolher entre fazer faculdade de medicina e de cinema. E não consegue entender como um homem, pobre, negro e feio as vezes tem dificuldade de achar uma companheira por exemplo, não entende como alguém que é rejeitado e invisibilisado é ofendido o tempo inteiro, tem raiva do mundo. Alguém de a medalha de Senhor Empatia pra esse rapaz, realmente é alguém que tem total percepção da realidade do mundo
1) Obrigado pelo “relativamente bonito”. Estou me sentindo o próprio Timothée Chalamet. 2) Se a demografia majoritária entre incels/red pills fosse de homens negros e pobres, talvez - talvez! - seu argumento tivesse alguma sustentação. Mas não é. Ao contrário: é de homens brancos (63,5% segundo estudo recente da Universidade do Texas). 3) Não, não tenho empatia por grupos de ódio. Feliz 2024!
@@pablovillaca "grupos de ódio", você apoia feminismo, um dos maiores grupos de ódio que existe, incentivando violência, genocídio, escravidão, tira direitos de homens e meninos.
@@pablovillaca achei que era óbvio, sendo essa uma discussão entre brasileiros que eu estava transferindo essa discussão pra realidade brasileira, mas parece que não era tão óbvio assim. Os negros nos estados unidos são minoria numérica, representam cerca de 15% da população americana, sendo minoria numérica, seria fácil de supor que eles tbm seriam minoria nessa demografia, mas parece que não é tãp fácil de supor assim pra todo mundo. Mas é claro que negros pobres não tem dificuldades com mulheres, eles devem vir com programação genética de sedução. O senhor intelectual está certíssimo