Ótima análise. Sou professora d geografia da ed.básica e tenho feito um esforço para explicar os sistemas político/econômicos sem reduzir as famosas checklists
Adorei!! Principalmente a parte da academia colonial ser a referência absoluta sobre temas em que há experiências e produção intelectual em outras culturas
Cara, cada vez que tu voltas sobre esse assunto voltas melhor! Argumentos mais incisivos e demostração ganhando clareza. Bora continuar nesse assunto, temos q ganhar muito companheragem q esta perdido repetindo bobagem europeista achando q é marxista.
Eu sou um medíocre,nunca entrei numa universidade e consigo entender o que o professor quer dizer do sobre se a China é ou não uma experiência socialista.
"pensamento positivista" pior pensamento que existe, os alicerces do brasil são positivista, por isso esse lixo que vivemos ordem e progresso, nunca vi maior mentira
Faltou só detalhar um pouco mais as interpretações fora do eixo ocidental que são utilizadas para se contrapôr às explicações que consideram a China capitalista.
tem no livro mais recente dele, mas poderia ter um video falando disso com mais detalhes. seria, inclusive, esclarecedor pra quem leu o livro e as vezes sente falta de uma base teórica mais sólida pra absorver tudo sozinho (tipo eu hehehe)
é que o povão não sofreu lavagem cerebral nesse sentido kkkkkk os caras só querem trabalhar, ver o futebol e voltar pra casa ninguém liga pra mises ou marx
@@healord51 acho que o Elias Jabour é uma pessoa muito capacitada, explica questoes espinhosas com muita didatica. Mas a academia brasileira (que se acha ocidental) é muito classe media (a maioria odeia o Brasil e o povo brasileiro). O que falta sao muitos Elias Jabours falando a lingua do povao. Acho que se gasta muita energia com a ideologia da classe media.
Putz, que embromação. Não respondeu a pergunta que se propõe. A China pode ser considerada capitalista porque o principal modo de produção se baseia na propriedade privada sobre os meios de produção com apropriação privada da mais valia. Qual é o busílis?
@@vinimsalesisso. Além disso, a China optou, a partir de 1978 desenvolver suas forças produtivas abrindo-se e levando capital privado para esse objetivo, com forte regulação estatal e participação do Partido Comunista Chinês, ao ponto de atualmente a China rever, por exemplo, suas políticas de seguridade social buscando, novamente, a universalidade. A China segue seu rumo histórico com fundamento marxista.
tá mas pq a china tá demolindo tantos e tantos prédio gigantes? pra mim isso ou é falha do planejamento central (o que sempre acontece no socialismo) OU especulação (o que sempre acontece no capitalismo) provavelmente são os dois juntos
A China é um experiência socialista, e oq ele explica no video é exatamente isso. O socialismo real não tem uma cartilha pra ser seguida, vai ser suscetível à historia e cultura local. Dito isto, não da pra isentar a China de corrupção ou possíveis erros, simples. "O pior Socialismo é melhor que o melhor Capitalismo" :)