Acho curioso quando alguém faz um vídeo abordando o viés das pessoas, e nos comentários vc vê pessoas se comportando exatamente da forma descrita no vídeo e confirmando o que foi apresentando sem a menor autocrítica.
Todos os vídeos do Nerdologia são assim. É incrível isso. Só constata que mais da metade das pessoa que vêm os vídeos do Nerdologia não absorvem nada, ao ponto de achar que eles são imunes aos problemas abordados no vídeo. Quando se trata de falar sobre conformismo então...
Resumindo: Geralmente as pessoas tendem a preferir e buscar conteúdos que reforçam os pontos que elas já aderiram, pois isso mantém seu conforto e sua segurança. Também existe uma preferência por conteúdos de fácil entendimento. Geralmente são conteúdos como teorias da conspiração ou algum tipo de matéria que auxilia algum tipo de polarização, ''nós'' contra ''eles'', pois essas coisas não necessitam de esforço intelectual, ao mesmo tempo que fazem vc se sentir mais importante porque você briga por algo.
"O negacionismo e o fake news podem ter consequências bem sérias além de dar margem para que o passado possa se repetir" Parabéns pelo vídeo
7 лет назад
Esse fenômeno é extremamente preocupante. Entender a psicologia por trás do mesmo realmente é importantíssimo pra aprendermos como combatê-lo. Obrigado pelo vídeo, Átila!
Tandor2009 não voto em em Lula em 2018 mas nesse sentido ele tem razão. É um absurdo uma empresa privada com interesses intrínsecos como a Globo usar-se de calúnias e por vezes mentiras sem prova alguma contra alguém apenas por causa de sua classe ou cor política. A ditadura televisiva já acontece hoje no Brasil diante dos olhos de todos e ninguém repara no nível absurdo de manipulação. Quem fala da Globo, também diz o mesmo da Record.
Pra mim esse video prova que regulamentar uma midia é uma asneira, os pró lula ou pró bolsonaro, ou qualquer outro grupo que através da democracia teria a oportunidade de regulamentar a midia, acabaria com a liberdade de escrever de forma livre. a partir de noticias imparciais passariam a serem parciais ou consideradas a favor ou contra esse grupo. eu acho engraçado que alguns videos do nerdologia no contexto podem ser avaliados como uma critica a dois lados, mas nos comentários as pessoas sofrem do efeito de interpretação de informação descrito no video, se auto-afirmando, ou tentando caracterizar uma midia ou grupo como seu inimigo, deve ser por causa da impersonalidade que a midia passa as vezes e a negação que existe entre grupos, talvez fazendo as pessoas rejeitarem as informações ou não serem interpretadas direito, mas o contrario pode ser visto também, onde a midia passa a ser a auto-afirmação ou extremamente pessoal ai as pessoas se adaptam a midia e afirmam ela para sua auto-afirmação. olha politica, midia e religião dirigida não são muito diferentes, quando levado em conta o aspecto de grupos e para se auto afirmar.
ONE não se trata de regulamentar. Trata-se de dizer apenas aquilo que se sabe e que se consegue provar com evidencias. Jornalismo deve reportar e refletir, jamais mentir!
ONE Inclusive eu sou favor de o governo obrigar a qualquer emissora ter um fact checker em tempo real durante debates politicos para que as pessoas consigam enxergar se o candidato está expondo um falso estudo ou informação.
As pessoas acreditam em fake news por causa de preguiça, de buscar outras fontes, e também conveniência, pois a notícia falsa concorda com a sua opinião que já era formada... sem mencionar algumas exceções, eu diria que é pura burrice/ignorância da parte de quem acredita em qualquer fake news que aparece, vide grupos de família em whatsapp.
Não é só preguiça de buscar, mas a tendência a só buscar o que só concorda e, quando buscar o que não concorda, desconsiderar os argumentos, independente de qual sejam.
Queria ver um vídeo do Átila falando de um tema que não acredita usando toda apresentação e no fim revelar a não autenticidade daquilo, seria legal pra ficarmos atentos ao quanto podemos ser influenciados msm
Isso é muito fato! É engraçado ver que algumas mídias são taxadas de direita pela esquerda, e de esquerda pela direita, quando estão sendo imparciais(ou pelo menos tentando ser). Tem muitos hipócritas de ambos os lados criando guerra aqui nos comentários. Deveriam assistir o vídeo mais vezes pra pelo menos tentar entender e sair dessa ignorância!
Otávio Freitas ta um show de horrores os comentários. Tudo gente que não entendeu nada do que o vídeo fala. Talvez uns nem tenham visto todo o vídeo, e outros até viram mas tapando os ouvidos... Não é possível
É nessas horas que dou graças a deus por ter desligado as notificações de comentários, estou vivendo uma vida 200% mais feliz por não dar atenção a besteiras que alguns comentam kkkk. Mas é triste perceber que as pessoas não entendem algo tão simples, que o melhor é o equilíbrio entre os dois lados e não uma polarização extremista para apenas um deles, ambos os lados tem seus pontos positivos e seus podres, por que não juntar o positivo de ambos os lados?... Ah... o víes ideológico não deixa... melhor aturar os podres do que se aliar ao outro lado né? kkkkk, lógica distorcida do caramba essa dos extremistas..
aqui temos o detentor da razão absoluta, o conhecer do única verdade existente no mundo, o isentão que pensa ser superior, um gênio que ainda acredita no conceito de dois séculos atrás de direita e esquerda, o povo que acha entendedor da politica mas nem conhece o sistema atual de ideologias
Nerdologia sendo nerdologia, mais de um ano se passou desse episódio e eu venho aqui afirmar que você estava extremamente certo. a preguiça de realizar uma simples pesquisa para checar uma informação leva as pessoas saírem compartilhando mentiras, a impressa da uma ajuda e tanto para a ajudar na divulgação de mentiras e medo com informações inconclusivas e as vezes ate mentiras, o viés ideológico também da uma senhora ajuda no compartilhamento fake news.
Vejo um monte de comentario e até um certo tom no video pré-supondo a isenção do mesmo efeito. Ou seja, estamos todos no mesmo barco. Não existe aquele totalmente esclarecido que é capaz de não ser persuadido de nenhuma forma por este efeito. Então antes de acusar os outros considere que você também sofre do mesmo.
Sempre pensei nisso. O pessoal vai ver uma notícia, e a partir dos seus viés vai dizer se foi boa ou ruim. A pior coisa é nego que não gosta de ouvir ideia contrária e sempre fica naquele conteúdo que reforça a sua opinião.
Não tem palavras o bastante na linguagem escrita pra enaltecer mais o trabalho de vocês. A única coisa que penso é que em meio à tudo que acontece hoje à nossa volta esse conteúdo científico e comprometido de vocês é um abraço apertado em tempos ruins. Obrigado, Átila, Paloma e todo mundo do Estúdio 42. Vocês são meus heróis da vida real
O compartilhamento de conteúo nas redes sociais sem nenhuma base ou fonte é revoltante, pois é onde notícias muitas vezes falsas ou distorcidas percorrem desinfreadamente.
Obrigado Atila. Esse vídeo vai trazer uma luz para os meus alunos que estão prestando vestibular e esse tema está sendo cotado para aparecer em alguma proposta de redação. E mesmo que não caia no vestibular é algo fundamental, que eu tento sempre levar pra sala de aula. Fazendo com que eles sempre questionem o que veem. Eu dou aula e sempre recomendo os seus vídeos e você está inspirando novos cientistas. Valeu! Abraço!
bruno nascimento seria uma pena se nas redações caírem assuntos menos atuais, como no enem kkk mas concordo com que você falou, vídeos assim fazem as pessoas refletirem sobre suas ideias, pois muitos vivem em uma bolha social...
Mark Stein Não fale merda Porra. Quantas aulas você já ministrou? Já entrou em alguma sala de aula, sem ser quando era aluno, jovem, e não sabia Porra alguma?
Mark Stein ok, obrigado pelo conselho, mas levar o aluno a reflexão sobre a realidade que o rodeia faz parte da minha matéria. Inclusive eu peço à eles que eles me questionem tb, eu aprendo com eles e eles aprendem com comigo.
Você acredita conforme o seu ego. Se a notícia favorece aquilo que eu já penso, logo ela é verdadeiro. Achar algo que vai ao encontro do nosso pensamento é melhor que achar a verdade.
Isso é uma das coisas mais preocupantes em relação a sociedade, o pessoal que vê notícia sem contestar e aceita qualquer coisa que aparece na tela, eu mesmo não vou falar que contesto tudo por que essa semana mesmo, apareceu uma notícia (que depois fui descobrir que era do Sensacionalista) sobre alunos no ENEM falando de libras o signo e não a linguagem e eu durante alguns minutos acreditei achando realmente que as pessoas eram burras a esse ponto (não que ninguém tenha feito isso, mas com certeza não foram 300 mil como disse a notícia falsa). Incrível conteúdo como sempre Atila, eu queria ter mais tempo para ler os livros que são indicados, li alguns poucos e foram incríveis
Acho que não é nem tanto contestar apenas por contestar, mas sim saber verificar se as fontes da notícia são confiáveis (ou se tem mesmo fontes a notícia, muitas vezes nem tem). Se nas fontes diz por exemplo que foi um cientista famoso que fez uma descoberta, se a notícia é estranha você pode pesquisar no google pra saber se o cientista existe mesmo ou se existe outro site com ele falando isso. Muitas vezes nem existe. Esse exemplo do Sensacionalista mesmo, se você verifica as fontes de qualquer notícia de lá, já dá pra reparar que é zoeira na mesma hora. Pra driblar das fakenews é questão de malícia, de não ser inocente.
Fala Átila! Via Nerdologia a 4 anos atrás, dei uma pausa mas voltei a acompanhar mês passado. Comecei a ouvir o NerdCast também e coincidentemente, terminei agora de ouvir o Fake News quando vim pro RU-vid e vi esse Nerdologia sendo postado. Está de parabéns pelo trabalho!
Eu pude perceber isso em um colega meu. Certo dia, ele disse pra mim que acreditava em "Terra Plana", porque ele via o mundo segundo a bíblia. Mas certo tempo depois, em outro assunto sobre "Ideologia de Gênero", ele disse que a ciência iria provar que isso tudo é uma mentira. Foi aí então que eu o questionei o porquê dele acreditar na ciência só quando lhe convém. Ele não respondeu e se fingiu de bobo. Kkk
TheCafeta22 Tem terraplanista que interpreta uma passagem da bíblia que fala sobre o domo no céu, dizendo que esse é o domo que cobre a Terra plana. E se não me engano tem outras passagens também que eles falam que ampara.
Isso das pessoas gostarem mais da apresentação somente por causa que a empolgação e carisma do apresentador possa explicar porque as pessoas gostem de certas música em inglês sem nem mesmo entender uma palavra sequer da canção que está em outra lingua(inglês).
3:13 'procuramos mais conteúdo que favorece a nossa opinião' Acho que é uma questão de treino. É palpite porque não sei se há estudos. Gosto de ouvir todos os lados, os prós e contras e só depois tirar conclusão. Ouço os dois lados mesmo quando já tenho opinião.
É isso aí, temos q pesquisar muito e olhar opiniões contrárias às nossas para obter conhecimento verdadeiro. Acho q há uma boa oportunidade nessa onda de fake news q estamos passando: mais pessoas buscando a verdade (se elas pararem de apenas confirmar seus preconceitos).
Canal Canil, o otário não tem o que fazer, então fica fazendo isso, imitando uma foca em uma banheira de Nutella e as pessoas não vêem Nerdologia para ver esse palhaço.
É exatamente por isso que quando eu pesquiso um assunto eu procuro fontes neutras ou pelo menos olhar os dois lados do assunto, e acima de tudo, procurar a fonte mais qualificada possível para eu me informar.
nao cara ,ele ja falou e eu ja percebi, ele só exclui os que xingam ele... e tem que exclui mesmo ( tem varios comentarios contrarios a ele de forma educda la )
Não, eu fiz um comentário num video dele refutando-o ponto a ponto sem nenhuma espécie de ad hominem, ofensa ou falácia lógica e em 10 minutos meu comentário foi excluído.
Atila faz um nerdologia falando como você faz os episodios, por onde você começa, os lugares onde você pesquisa e coisas do tipo; Acho que ficaria legal. Vlw, abraço.
Oi Atila, tudo bem? No minuto 3:32 você usou outro símbolo para representar A Medicina. O correto seria o Bastão de Asclépio, Que é uma serpente envolta do cajado. Esse que voce usou é de Ciências Contábeis
Parabéns pelo ótimo canal, sempre quis ser um dos primeiros pra dizer que seu canal é o melhor canal que eu assisto no youtube. Sobre o tema isso pode acontecer até com fatos que aconteceram, eu já vivenciei momentos com pessoas e essas pessoas usavam de formas diferentes os mesmos acontecimentos para provar pontos diferentes sobre algum assunto.
Esse é o vídeo mais importante que vi nos últimos anos, agora faz tanto sentido youtuber que so grita e ofende os outros ter tanto sucesso, veja esse questionário 6:46 como filtro para seguir youtuber x ou y que se acha especialista em tudo. maravilhoso, parabéns pelo canal, espero sinceramente que fique em alta no youtube.
Sobre o grito e empolgação, isso aparece muito nas igrejas evangélicas, eu sou evangélico e sempre percebi isso, pastores que falam com tranquilidade e informação tem muito menos "atenção" do que pastores que gritam, repetem a mesma frase um milhão de vezes e não se preocupam em pesquisar nada.
cada dia mais que vejo esses videos, fico mais feliz e grato por ter conhecido Nerdologia, Nerdcast e etc... Mais que curtido. Compartilhado em 3, 2, 1...
Por isso eu amo o Nerdologia. Fantástico! Tem muita gente precisando mesmo de um tapa na cara com este vídeo para cair na real nas interwebs!!!! Compartilhando ao extremo! E chamando a atenção para olharem as fontes! Muito obrigado! Admiração é pouco para o que temos de ter em relação ao canal!
Engraçado como esse episódio está cheio de comentários equilibrados e repletos de impacialidade.A internet é um lugar melhor a partir de agora.Obrigado Átila.
Eu sou Atila Biólogo Pesquisador Nascida da tormenta da Casa Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome.
Vídeo de grande valia.Um bom tapa na cara para aqueles que se acham "formadores de opinião", principalmente no facebook.Obviamente que haverão os contestadores do vídeo, mesmo com esta imensa gama de informações.
Falando sério, nem tem como defender, né bicho? Pior que ela, talvez só a Record, embora a Globo seja ainda pior pelo agravante de ser a maior das mídias Br..
Fabio Estadler Exatamente. Talvez algum futuro se descubra mutretas da globo, tipo as da JBS. Não sei, só especulação. Mas é certo que ela faz como a maioria das empresas: compra deputados e senadores e etc...
Ótimo programa, Átila! Parabéns! Infelizmente, meu sentimento ao final do vídeo foi de tristeza porque o percentual de pessoas que têm consciência disso que você falou é ínfimo. Parece que as pessoas simplesmente não conseguem ter senso crítico sobre as informações que recebem ou o mínimo de autocrítica sobre as próprias opiniões. Isso devia ser ensinado nas escolas! Sugestão de tema: mente descontínua. Por que é tão difícil pra gente compreender fenômenos contínuos e graduais? Por que temos essa tendência quase incontrolável de classificar as coisas e colocá-las em "caixas"?
O estudo apresentado no começo tem a ver com o paradigma de comunicação estudado/utilizado por grande parte dos EUA (escola de chicago). Eles enxergam a comunicação como algo direto, A comunica com B, sendo que temos o paradigma relacional que lida justamente com a complexidade e a reflexividade de segundo grau. Sugiro ler Vera França, professora e pesquisadora da UFMG que aborda os dois paradigmas e seus desdobramentos que são baseados em Herbert Mead e outros autores do século XX.
O pior de tudo é do RU-vid. Tem alguns canais que o cara só grita e insulta quem não é da mesma opinião que ele ao invés de apresentar argumentos realmente interessantes. Ou outros que fazem mais piada do que passar informação...
So um adendo sobre compulsões não acontecerem com virtudes. Eu me uso como caso, já me prejudiquei muito socialmente por falar o que eu achava ser coreto para a pessoa ao invés do que ela gostaria de ouvir e assim tiver vários problemas sociais como ser considerado um antipático, afastar flertes amorosos...
Me orgulho em ser um dos poucos brasileiros que pesquisa uma notícia antes de reposta-la. E quando percebo que é falsa, eu tento alertar o pessoal, e muitas vzs sou taxado de "esquerdista" por caus disso.
+Desfa Asdasd Ai é que está a fake news. O pessoal com raiva da esquerda ou ela sem "expressão" popular, é sempre alvo de fakenews, e as pessoas engolem. Como no caso do filme do Olavo lá na faculdade que rolou um barraco mês passado. Quem postou o video foi um cara de direita, editado, e fez parecer que quem começou a porradaria foi a galera da esquerda. Só que quem estava lá desde o começo, viu que quem começou a treta, lá do lado de fora, foram alguns que foram ver esse filme do Olavo. Mas ninguém acredita mesmo com provas, pois tem na cabela que quem espalha fakenews é a Esquerda. Ok que a esquerda faz isso, mas não tanto quanto a Direita. Basta ver o quadro que o MBL afirmou que estava na exposição do Queermuseum, sendo que ele não estava. Muita gente acreditou pois não pesquisou sobre ele. E aqueles que disseram que não estava (como eu, alias minha inclinação é ser "isentão"), eram chamados de "esquerdistas".
O foda é que se parar pra pesquisar tudo que a gente vê de notícias, a gente acaba perdendo tempo que poderia ser investido em estudos, por exemplo. O certo seria as pessoas terem bom senso ao falarem alguma coisa.
Se você compartilha notícias científicas, principalmente se for a respeito da Nasa, você é um "esquerdopata"! #Repassem, a direita que disse que ciência é coisa de comunista, porque isso claramente faz sentido, ne...
Depende. Consigo ver duas possibilidades: 1- a mulher tomando o papel do homem da antiguidade, ou seja, indo à guerra, protegendo a família e essas paradas todas. Nesse cenário, ao meu ver, a humanidade não teria chegado até aqui. A ideia da progenitora ficar 'longe do perigo' fazia muito sentido, tanto é que funcionou. O patriarcalismo fez com que a população mundial crescesse exponencialmente. Querendo ou não, foi um sistema que deu "certo" (ignorando as desigualdades de gênero). Imagina o desastre que seria caso houvesse grandes perdas de mulheres em guerras. Civilizações inteiras iriam sucumbir... 2- se "houvesse uma grande religião" que exaltasse a matriarca No caso de um possível "controle religioso", com a valorização da figura de uma matriarca, a sociedade iria prosperar com a mulher no poder, sem sombra de dúvidas. Aí eu acho que seria algo parecido com que temos hoje. Mas ao invés de muitos homens marcados na história, seria o oposto.
Seria interessante. Posso dar meu palpite? Eu acredito que só seria possível se o ser humano seguisse diferentes caminhos evolutivos. A mulher teria que ser mais agressiva, forte e resistente, naturalmente. Mas, se fosse assim, as mulheres iriam para a guerra e caçadas e acabaria morrendo muito mais, atrasando o crescimento populacional. Mas se isso ocorresse, acho que seria o mesmo que é hoje, só que ao contrário. Mulheres começariam assédio contra homens, homens até poderiam cometer assédio, mas ninguém daria importância e algumas mulheres nem iriam falar nada para não passar a imagem de fraqueza. Homens talvez estuprariam mulheres, mas a culpa não cairia sobre as mulheres, mas sobre os homens por não estarem cuidando da casa, por exemplo. Talvez o aborto fosse legalizado, mas não necessariamente por um bom motivo. Talvez apenas porque o poder estivesse com as mulheres e elas escolhessem o mais confortável em vez do mais ético, como já vemos acontecendo. Talvez, por causa de certos fatores biológicos, os homens até tivessem vantagem caso fossem responder a isso com uma revolta violenta, já que homens acabam sendo mais agressivos, fortes e resistentes, em média, biologicamente falando. Acho que isso só seria regra se as mulheres, por causa da evolução, fossem as mais fortes, resistentes e agressivas já que, sem isso, não conseguiriam impor seu poder sobre os homens. Vivemos com muito mais patriarcas provavelmente porque homens usavam muito mais a violência para ficar em cima nessa hierarquia, no início. Por isso acho besteira isso de que teríamos mais empatia no mundo, como disseram, já que as ,mulheres teriam que ser diferentes.
Grande parte desse engajamento em ideias variadas, apuradas ou não, vem também da sugestão de sites e redes sociais, além de outras pessoas interessadas no mesmo assunto, que costumam nos manter em uma rede de informações baseadas naquilo que acessamos com mais frequência, normalmente vinculado a assuntos de nossa opinião. Todavia, não existe uma diferenciação clara entre informações plausíveis e informações erradas/equivocadas, dando uma margem de introdução e contato a muitas noticias e conteúdos errôneos. Além disso, o interesse e busca pela averiguação de variados tipos de conteúdo, tanto pela pessoa em si como dos portais de informações ou indivíduos que compartilham tais conteúdos, é pouca mesmo hoje em dia, aumentando ainda mais essa margem.
nao tem muito o que falar , a estrutura deles é praticamente a mesma que a humana (sem os orgaos digestivos) ,e eles seriam impossiveis pq seriam esmagados pelo proprio peso
Titans tem um orgão digestivo bem simples (afinal, se não tivessem, não teriam boca, esofago e estomago). O que eles não tem é orgão reprodutor. E tirando alguns gigantes, muitos deles não morreriam esmagados pelo próprio peso. Além do mais, a biologia deles é identica ao humano comum, com algumas exceções. Talvez um tema interessante seria tratar de como os especiais conseguem transitar entre a forma humana e a forma Titã