Тёмный

Portugal é o mais antigo aliado de Inglaterra? E o Resto é Historia na Rádio Observador 

Observador
Подписаться 250 тыс.
Просмотров 14 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

27 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 103   
@fernandofuentestuso7139
@fernandofuentestuso7139 10 месяцев назад
Portugal y Espña deben proteger a sus paises a su familia donde se hablan sus lenguas
@mariagoncalves6539
@mariagoncalves6539 6 месяцев назад
E senpre bom cóhecer mais da nossa historia
@mariagoncalves6539
@mariagoncalves6539 6 месяцев назад
E sempre bom çonhecer mais da nossa hißtoria
@aguaemfogo3358
@aguaemfogo3358 5 месяцев назад
Com aliados desses, quem precisa de inimigos.
@filipeveiga2356
@filipeveiga2356 2 года назад
Desde o mapa cor de rosa de África que Portugal e a Inglaterra são unha com carne.... até parece verdade.....
@j.m.leonardo9734
@j.m.leonardo9734 2 года назад
O mapa cor de rosa foi só a estocada final no Império Português, o problema começou com o tratado de Methuen, onde eles beneficiaram-se de forma unilateral à nossa pala. Pode-se dizer que a Inglaterra tornou-se uma super potência industrial a base de drenar os recursos do Impérios Português.
@ArteCalhas
@ArteCalhas 2 года назад
Parceria Caracu. Os ingleses entraram com a cara
@carloseduardodahorasantos7809
@carloseduardodahorasantos7809 2 года назад
Essa questão da aliança ou comemorar eventos diplomáticos não faz tanto sentido nutrir amores sentimentais por isso, a trajetória diplomática da Rússia com a Inglaterra também é longa, mas os motivos geopolíticos atuais obviamente denotam ser contraproducente fazer um simbolismo em torno do Czar Ivan IV e a Rainha Elizabeth I ... Por isso essas comemorações mesmo sendo históricas são coisas da conveniência política de momento, se tem pouco efeito na defesa do Estado Nacional como um todo, vamos lembrar que a república portuguesa foi criada sobre o argumento anti-britânico envolvendo o ultimato, então porque se comemorar algo polêmico que mais gera divisões do que União ?
@j.m.leonardo9734
@j.m.leonardo9734 2 года назад
Para não falar do tratado de Methuen que foi praticamente o princípio do fim do poder e relevância do Império Português. E depois há que ainda ache que os ingleses eram nossos amigos e que não se aproveitaram de nós.
@ferrazp4538
@ferrazp4538 2 года назад
Que aliança de moeda !!
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
Não é Filipa de Lencastre, é Phillipa de Lancaster. É Lancaster precisamente porque é filha do Duque de Lancaster. Mas que mania de traduzir termos...
@Rotebuehl1
@Rotebuehl1 2 года назад
Olhe, o nome em português e realmente "Filipa de Lencastre" Tambem dizemos "Inglaterra" e nao "England", dizemos "Alemanha", e nao "Deutschland", dizemos "Estados Unidos", e nao "United States", dizemos "Dinamarca", e nao "Danmark", e assim por diante...
@Rotebuehl1
@Rotebuehl1 2 года назад
P.S.: Ja agora, se quizer manter a lingua de origem, deve de ser "Philippa OF Lancaster", e nao "DE" Lancaster
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
@@Rotebuehl1 Olhe, vou lhe dizer porque é que não concordo consigo: Quando estive a pesquisar sobre a Guerra das Rosas, inicialmente não se torna muito evidente que há uma relação entre esta mulher e a Casa de Lancaster (como sabe, a Guerra das Rosas é um confronto de duas Casas: A Casa de Lancaster e a Casa de York, que mais tarde se associam, dando origem aos Tudors). Os nomes originais são pistas que permitem ver as ancestralidades. Com "Lencastre", nunca chegaria lá. Os nomes próprios nunca se devem traduzir porque podem despistar da verdadeira origem das Famílias/Casas. Além disso, é um "reminder" de que esta mulher, apesar de ter casado com o Rei bastardo Português, é inglesa e não Portuguesa. Quanto muito podem dizer "Filipa de Lancaster". Porque o Condado que estamos a falar é realmente Condado de Lancaster, e não Condado de Lencastre. Lancaster é um Condado e não apenas um nome/apelido
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
@@Rotebuehl1 O problema aqui é mesmo não poder associar o nome ao Condado, criando o despiste. Na Idade Média, as Famílias eram designadas através dos territórios a que pertenciam. Quando se diz "Filipa de Lencastre" fica-se com a ideia de que é apenas o seu apelido, o que não é verdade. Quer dizer que pertence aquele Condado, aquele território. E é por isso que se deve manter para que possa ser identificado. Filipa de Lancaster is fine. Ou Philipa of Lancaster. O nome chave aqui é Lancaster. É ele que indica de onde ela vem e a que Família pertence.
@fpiedade9451
@fpiedade9451 2 года назад
E tu ventura !! Também te queres armar em Professor de Ortografía ou gramatica ou Vocabulário ??????? Foca-te no conteúdo das conversações e deixa de criticar ! Letras falhadas !
@nimrodninive6052
@nimrodninive6052 2 года назад
Aliança mais antiga, entre Deus e Israel
@gracasilver8574
@gracasilver8574 2 года назад
Isso é aliança política ?!...
@abilioferreirasousasousa9307
@abilioferreirasousasousa9307 2 года назад
Está estória é do passado falar é do presente !
@ramossilva87
@ramossilva87 2 года назад
Este programa é sobre história mesmo Não é do presente para saberes do presente existem outros programas, procura que encontras principalmente os de extrema direita
@gracasilver8574
@gracasilver8574 2 года назад
O Passado ajuda-nos a compreender o Presente !...
@carloseduardodahorasantos7809
@carloseduardodahorasantos7809 2 года назад
@@gracasilver8574 Muito.
@fpiedade9451
@fpiedade9451 2 года назад
@@gracasilver8574 o presente ajuda-nos a esquecer o Passado
@gracasilver8574
@gracasilver8574 2 года назад
@@fpiedade9451 Depende de qual passado se trate !...
@ruiferreira2341
@ruiferreira2341 2 года назад
Se não fosse Inglaterra, hoje seríamos Espanhóis...
@joao49758
@joao49758 2 года назад
Se não fosse Portugal hoje Inglaterra seria Francesa, e desde há muito
@acriptis3205
@acriptis3205 2 года назад
(...) Lembram-se dos "Amigos de Peniche" não esqueçam a questão do "mapa cor de rosa" etc.
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@acriptis3205 A aliança é acima de tudo de defesa mútua, não em tudo, e a Inglaterra tem os seus interesses também. A questão do mapa cor de rosa foi mais com o Rhodes do que com a Inglaterra…
@carloseduardodahorasantos7809
@carloseduardodahorasantos7809 2 года назад
@@joao49758 Sim mas foi por causa deles que se impediu de Portugal se tornar uma potência regional relevante naquela época. As Nações devem ser vistas tal como as pessoas ao nosso redor são vistas, sabemos que existem indivíduos ruins e bons e que fazem dubiamente as duas coisas sendo seletivos na bondade e na maldade... E dessa maneira que se deve ver as Nações com suas qualidades e defeitos, diplomatas de carreira tem essa capacidade de humanizar as Nações. Nós somos pecadores temos essas atitudes tortuosas, mas continuamos aqui seria ideal que os ressentimentos não fossem duradouros o suficiente, mas não podemos ter tudo e a vida.
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@carloseduardodahorasantos7809 É verdade. Seja como for, África é dos Africanos e é assim que deve ser.
@sergioduarte6137
@sergioduarte6137 2 года назад
e a aliança mais antiga do mundo. ha duvidas?
@joao49758
@joao49758 2 года назад
Também tem que ver com a Casa de Burgundy, que tinha o trono Português e estavam aliados com o Rei de Inglaterra contra os Francos (que tinham invadido o Reino de Burgundy - hoje região francesa - uns anos antes). Enfim, há muitas dimensões que levaram a esta aliança oficializada no sec. xiv.
@luisfilipe9272
@luisfilipe9272 2 года назад
Reino de Borgonha !
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@luisfilipe9272 Isso.
@diogomarques5085
@diogomarques5085 2 года назад
Não tem nada a ver. Primeiro não existe Reino da Borgonha, Borgonha era um ducado na época. Claro que tem um papel fundamental na Guerra dos Cem anos, mas em relação a Portugal está muito distante. As relações com Portugal surgem já mais por volta de 1430 quando a filha do Rei D. João I casa com o duque da Borgonha Filipe III
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@diogomarques5085 Nessa altura não, mas existiu Reino de Borgonha, invadido pelos francos no sec vi, depois tornou-se ducado ou condado… no sec ix, com a dissolução do império Franco, criaram-se de novo dois reinos de Borgonha e um ducado, este último absorvido pelos Francos de novo. É daqui que surge a primeira dinastia de reis Portugueses. Estes reinos e ducados tinham relaçoes com Inglaterra desde o inicio. Daí que diga e repita que a relação da casa de Borgonha, que inclui a primeira dinastia portuguesa, já vem desde antes da constituição do reino de Portugal.
@diogomarques5085
@diogomarques5085 2 года назад
@@joao49758 mas estámos a falar do século XIV e XV, onde a Borgonha é um Ducado que mais tarde se anexa ao Reino da França. A Borgonha não tem relação com a primeira dinastia portuguesa, simplesmente um filho do Duque da Borgonha no século XI veio parar à Peninsula Ibérica numa aliança com o Rei de Leão e Castela, à procura de feitos militares, visto que nunca seria herdeiro no seu território de origem e é o pai de Afonso Henriques. Se formos por esse prisma, então todos os Reinos Europeus da época têm ligações entre si, visto que todos os soberanos possuem relações familiares, nem que sejam muito antigas
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
Também é importante referir que a noção de país que temos hoje isso não havia na Idade Média. Portanto, termos como Portugal, Inglaterra, são uma interpretação moderna. Neste tempo havia: Casa de Avis (Portugal); Casa Plantageneta (Inglaterra), Casa Trastamara (Castela), e Casa de Valois (França).
@joao49758
@joao49758 2 года назад
Quem criou os alicerces da relação Portugal-Inglaterra foi a Casa de Burgundy, que já tinha relações próximas com Inglaterra antes de fundarem Portugal.
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
@@joao49758 Yes! Em Português Casa da Borgonha! O Pai de Afonso Henriques veio dai mesmo! Mas julgo que esta Casa vem do território que hoje se chama França, da Dinastia de Valois.
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@basoaldo Sim, vieram do que hoje é França, havia lá o Reino de Borgonha até que foi invadido pelos Francos. A partir daí tentaram recuperar o reino e a guerra dos 100 anos foi um período cheio de oportunidades. A aliança Portugal - Inglaterra vem também dessas alianças familiares.
@basoaldo
@basoaldo 2 года назад
@@joao49758 Eu prefiro chamar Aliança das Casas de Avis e Plantageneta. Portugal e Inglaterra já são denominações geo-políticas da era moderna. Eu sei que é para as pessoas perceberem, mas estes conceitos nacionalistas, esta mentalidade não havia nesse tempo.
@joao49758
@joao49758 2 года назад
@@basoaldo Sim, faz sentido.
@belinhaoliveira8566
@belinhaoliveira8566 2 года назад
Fico Parva a ver o gaguejar e o abreviamento do cara no debate quando se referiu a parceria de Portugal e Inglaterra no TRÁFICO HUMANO DE AFRICANOS, do Transatlantic. Vergonha de Portugal.
@1vespa
@1vespa 2 года назад
Tu ÉS parva...
@fpiedade9451
@fpiedade9451 2 года назад
Portugal é Aliado ! Mas os Portugueses não são aliados de Ninguem
@carloseduardodahorasantos7809
@carloseduardodahorasantos7809 2 года назад
Aliança se faz com países que tenham alguma semelhança cultural, linguística e religiosa maior, os outros se aplica o pragmatismo diplomático para aqueles que levam em conta seus interesses nacionais em primeiro lugar.
@fpiedade9451
@fpiedade9451 2 года назад
@@carloseduardodahorasantos7809 já disse !! Portugal é aliado !! Mas os Portugueses ! So puxam para a Esquerda 👈 e não são as esquerdas que Ajudan a Europa
@gracasilver8574
@gracasilver8574 2 года назад
Tinha que chegar besteira !...
@fpiedade9451
@fpiedade9451 2 года назад
@@gracasilver8574 a besteira já está aí há muito tempo
@gracasilver8574
@gracasilver8574 2 года назад
@@fpiedade9451 Aí na cabeça de idiotas e preconceituosos de quem fala do que não sabe !...
Далее
"Когти льва" Анатолий МАЛЕЦ
53:01
The World at War (Ralph Raico) - Libertarianism.org
3:06:00
Suíça, o país que não se parece com nenhum outro
44:34