Uma vez citado o executado, se o exequente permanece todo o prazo da prescrição sem peticionar por busca de bens, por óbvio não haverá uma primeira tentativa infrutífera para dar início à contagem da prescrição. Então, pergunta-se: em um caso em que ocorra essa inercia, em se pedir busca de bens, nunca ocorrerá a prescrição intercorrente, por falta de termo a quo?
@@alessandromelisorodrigues3985 Com que fundamento jurídico, pois o regime inaugurado pela Lei 14.195/21 não prevê a inércia sem o termo a quo da ciência à primeira tentativa infrutifera? Não havendo a tentativa infrutífera, de onde se contaria o prazo de prescrição intercorrente por essa inércia?
Né? O regime atual derrogou a prescrição executiva por falta de andamentos (1 ano ou mais no arquivo sem peticionar) ou apenas acrescentou a prescrição intercorrente?
Nesse caso poderá tb o processo ser extinto por abandono processual pelo exequente. O juiz vai determinar a intimação para prosseguimento. Se o advogado do exequente permanecer inerte, intimar pessoalmente o exequente para dar andamento, sob pena de extinção por abandono.
Doutor, sou de Corumbá, mas moro em Campo grande. Minha especialidade é direito aduaneiro e direito tributário. Quando disse que estava sofrendo pelo seu time, já sabia que era o nosso Vasco rsrrs. Parabéns pelo canal. Nos informe sobre encontros, cursos, espacializações em Campo Grande
Professor, uma execução de dívida ativa já a30 anos e não acha nada do devedor, a fazenda sempre pedindo prazo, em 2019 o juiz decretou arquivamento depois de 1 ano e a partir começaria s prescrição intercorrente q venceria em 25.07.24, em fevereiro os procuradores requerem novas buscas, todas infrutíferas e colocaram no Serasa o processo, o juiz abriu novo prazo p a p intercorrente! Não entendi, sem intimações e sem bens em todas buscas
As leis que nao prescreve quando termina o processo em terceira istancia e o cliente lé o processo e vé que nao tem muitas coisas aver que queira vencer ele ,ele pode colocar mas depoimento pra reforsar os depoimentos que queria derrotar ele propio que é o cliete?
Olá Professor. Uma dúvida: Caso a execução extrajudicial tenha sido protocolizada em 2020 (antes da lei que modificou a prescrição intercorrente) e durante as tentativas de citação a nova lei alterou a prescrição. Conta-se a suspensão a partir da intimação da primeira tentativa infrutífera? Qual regra é que vale?
Já assisti a essa aula duas vezes, indo para a terceira, rsrs. Professor, e a questão da suspensão por 1 ano, ela ocorre apenas uma vez somente após a Lei 14.195/21 ou esse entendimento é anterior?