Тёмный

PY3IG - Comprimento do cabo coaxial (Teórico e prático) 

Igor Jobim - PY3IG
Подписаться 2 тыс.
Просмотров 2,4 тыс.
50% 1

Link para o grupo de whatsapp sobre o nanoVNA:
chat.whatsapp....
Análise teórica e prática sobre o comprimento do cabo coaxial no espectro.
O objetivo do vídeo não é provar a necessidade de corte do coaxial em uma medida específica ou seus múltiplos.
Trata-se aqui de expor algumas situações bem definidas (incompatibilidade de Z no circuito) onde se faz necessária uma atenção e talvez intervenção técnica.
O uso do cabo Z75 no vídeo, pode muito bem servir como exemplo de uma variação radical do cabo Z50 (mas muito pouco provável).

Опубликовано:

 

18 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 15   
@rudinei_do_conto
@rudinei_do_conto 6 месяцев назад
Excelente conteúdo, muito técnico e preciso....
@marceloLoschiBH
@marceloLoschiBH Год назад
Que bacana!!!
@americoboarettojunior
@americoboarettojunior 4 года назад
Na proposta não se admite ajustar a carga, mesmo que ela admita o ajuste. Na condição citada, carga de 50 ohms, linha desbalanceada de 50 ohms e rádio com saída ajustada para esta carga (aferido), as pequenas discrepâncias da carga devem ser ajustadas na carga (por isso existem secções adaptadoras tipo "gama, t, beta, match) na antena, ou mesmo por ajustar no comprimento desta para dada frequência de trabalho, atraindo ou fechando o ângulo de um dipolo em v invertido, etc...
@IgorJobim
@IgorJobim 4 года назад
Se vc utilizar uma carga certificada em R50, assim como está sendo feito no vídeo, não vejo coerência em "sintonizar" algo que já está na Z nominal. A menos que deseje editar o valor da carga para fora de Z50 afim de satisfazer a leitura. Leitura esta que pode estar sofrendo justamente pela tolerância do coaxial e admitida pelo fabricante. Como citei no vídeo, como técnico, não teria o mínimo pudor em admitir a possibilidade, se fosse o caso, de deslocar o ponto de corte afim de obtermos leitura do valor real da carga para o range de operação. E veja. Aqui não se fala em transformar Z, nem "picar" inadvertidamente o coaxial em busca de algo mágico, e sim, uma coerência em saber que a carga está correta e que desejamos ver este valor no gerador ao invés de sofrer com possíveis distorções originadas da tolerância dos materiais. De qualquer forma, segue o link para melhores explicações. www.microwaves101.com/encyclopedias/cable-length-rule-of-thumb Também gostaria de propor um exercício. - Afira uma carga em R50 (leia seu valor diretamente no instrumento e anote); - Introduza esta carga ao final de um cabo e ocorrendo o disposto acima; -Corrija esta carga (na carga) com a adaptação que melhor lhe satisfazer. Surtindo efeito na leitura, por favor, meça esta carga estando presente esta adaptação e me conte se ela ainda está em Z50. É sempre bom um papo destes! 73!!
@americoboarettojunior
@americoboarettojunior 4 года назад
@@IgorJobim Igor. Considerando que exista um descasamento, sua carga possuiria um desvio do valor esperado (50 ohms), assim seria necessário o ajuste de sua carga , concordo sim, há um desvio do valor proposto e é exatamente por esta razão existe a possibilidade de compensa-la na carga. O desvio poderia estar na linha? Sim. Em quanto? Assim poderíamos encontrar este eventual desvio em ambos os pontos de nosso sistema cabo-antena. Cabo não deveria, neste caso, atuar como transformador de impedâncias (ORR & COWAN, "The truth abouth cb Antennas").
@IgorJobim
@IgorJobim 4 года назад
@@americoboarettojunior Eu absolutamente não concordo em editar uma carga com valor de RL-55dB para satisfazer um erro que pode ser de até 4% previsto em datasheet do coaxial. Você está determinando que a carga está errada. Analisando a carga no espectro, esta não corrobora com sua afirmação. Aliás quando exposto o mesmo experimento no simulador, temos resposta muito simular. Sigo sugerindo o exércicio acima. Construa e defenda sua tese, será um prazer assitir. 73.
@americoboarettojunior
@americoboarettojunior 4 года назад
@@IgorJobim Um desvio de 4% no cabo, como citou, também considero desprezível, desta feita também concordo contigo em nao se tentar compensar esta discrepância que por ventura estiver presente no cabo. Se observado o descasamento, acredito que o erro deva estar na carga, portanto, considerando esta aferida, não deveríamos encontrar relação divergente de 1:1 para dada frequência, concorda? Isto nos leva a inferir que, havendo discrepância nesta relação, nossa antena (não a carga de teste que usamos como referência de teste) deveria ser difente, em algum grau, daquele valor estipulado em nossa carga não irradiante, correto,? Por que não considera correto ajustar na carga (antena do experimento)? Quanto ao "Desafio" proposto para exibir minha aceitação de sua proposta estar correta, lhe digo: Está conduta de me propor isto é mesmo necessária para ti? minha fase de defender ego já passou há algumas décadas, meu caro, assim opto por conversar e debater, ...sem arrogância, prepotência ou desvios de nosso tema.
@IgorJobim
@IgorJobim 4 года назад
@@americoboarettojunior Responderei somente o ultimo questionamento, porque estou certo de que ele nos levará ao objetivo mais rapidamente. Aliás não é um desafio e sim um exercício. "Está conduta de me propor isto é mesmo necessária para ti?" A resposta para esta pergunta é sim. É necessária na minha opinião porque eu realmente gostaria que vc reproduzisse o exercício e que gerasse dados dele. Todos os seus textos trazem um tom de descrédito ao real valor da carga, isto eu realmente não conseguirei lhe apresentar, a menos que produza outro vídeo. E para mim isto demandará bastante tempo. Na proposta do exercício, poderá constatar através do seu instrumento e para uma carga de precisão, um valor de RL (Return Loss) a partir de -46dB, -47dB, onde terá em seu SWR algo expresso no terceiro dígito (RL-47 = 1,009:1). Agora, tendo em mãos esta carga que vc próprio constatou o SWR, convido a efetuar a leitura da curva em um espectro tal como entre 100Mhz e 200Mhz, mas neste momento participando qualquer coaxial de sua escolha. Não levantarei questionamento sobre o que pode estar contribuindo para a oscilação da curva no espectro, porém, para mim, parece haver evidência de que se na carga há um SWR de 1,009:1 neste mesmo espectro, e ao inserir o coaxial percebo oscilação, o componente cabo degrada o circuito. Não há necessidade de reproduzir o exercício, pois o mesmo além deste vídeo está no link que lhe passei (caso 1). www.microwaves101.com/encyclopedias/cable-length-rule-of-thumb Nele temos um gerador perfeito, uma carga perfeita e um coaxial com 10% de erro, ou seja 55ohms. Perceba que temos uma oscilação entre RL=-20 (SWR=1,2222:1) e RL=-69 (SWR=1,0007). Semelhante ao do meu experimento, temos picos e vales exatamente como previsto. Você pode também se valer do mesmo software, facilmente encontrado na internet, chamado RFSim99. Nele vc pode trabalhar com exatidão absoluta dos valores, mas pasme, coloque um gerador R50, uma carga R50 e um cabo R52 (um metro) e verá uma oscilação entre SWR=1,0002 até SWR=1,0816. Obs: Não há arrogância ou necessidade de provar o meu ponto. Até agora fui muito respeitoso e sugeri um exercício.
@ribeiroflyby9766
@ribeiroflyby9766 Год назад
👏👏👏...
@rubidiotesla4458
@rubidiotesla4458 9 месяцев назад
Como calcular a eficiência do cabo?
@IgorJobim
@IgorJobim 9 месяцев назад
Não sei se entendi a pergunta. Você quer saber como calcular a perda?
@rubidiotesla4458
@rubidiotesla4458 9 месяцев назад
@@IgorJobim Na verdade, quero saber a eficiência na linha de transmissão (cabo), numa cabo RGC 213, 50 Ohms, 35 metros de comprimento.
@IgorJobim
@IgorJobim 9 месяцев назад
Entendo. Para saber a perda oferecida pela linha de transmissão talvez o melhor caminho seja olhar o datasheet do fabricante. Eu costumo usar o PDF abaixo para consultar perda para algumas referências de coaxial: www.rfsworld.com/userfiles/latin_america/radioflex.pdf No link abaixo temos um excelente documentário sobre as especificações de linhas de transmissão e na página 65 as equações: timesmicrowave.com/wp-content/uploads/2022/06/tl-16-complete-catalog-r.pdf
@rubidiotesla4458
@rubidiotesla4458 9 месяцев назад
@@IgorJobim Creio que nesse material têm muitas informações valiosas, inclusive sobre o cálculo da eficiência. Muito obrigado!
@pu3jcp
@pu3jcp 4 года назад
Ai mestre
Далее
PY3IG - nanoVNA #9: Determinando Z0 do cabo coaxial
14:29
Medindo comprimento de cabo coaxial
13:53
Просмотров 2,2 тыс.
Seminário nanoVNA #1 - Conceitos fundamentais antena
1:10:08
PY3IG - nanoVNA #6: Choke RF ("balun com coaxial")
28:00
Construção da Antena de Pobre para Px 11metros
18:18
Seminário nanoVNA #3 - Menus e rotina de calibração
2:18:35
PY3IG - nanoVNA #4: Explorando o software nanoVNA-Saver
20:18
Seminário nanoVNA #2 - Introdução ao nanoVNA
2:15:32
Просмотров 2,8 тыс.