Confesso que Drummond não é um dos meus preferidos mas essa interpretação deu uma luz diferente sobre o poema, eu sugiro "No meio do caminho" dele também. Força sempre.
Sua interpretação é a cara do Drummond , ainda mais quando se percebe como ele trata o amor como um meio . Por exemplo , em "Esperteza " , no qual ele trata a paixão do mesmo modo que um "joguinho " , um "esporte" . Então , realmente acredito que ele quis passar a ideia de que não é preciso ter amor pra ter casamento .
Um dos poemas mais bonitos de Carlos Drummond de Andrade é Viagem na Família. A cena mais incrível é de quando ele vê a sombra do pai que, ao tentar tocar, se "desfazia em barro" - virava poeira e ele agoniado em ver a realidade tomando lugar do que não volta mais.
Adorei a proposta de interpretação de poemas. Aqui vai um poema que nunca entendi bem. Poema tirado de uma notícia de jornal de Manuel Bandeira. Será que você consegue?
Mds que interpretação incrível! Sempre quis entender melhor esse texto! Como eu escrevo acho bastante curioso! Cai de paraquedas, mas já tô amando! Se possível faz uma interpretação do poema "O Leiteiro"
Sugiro o poema "A casa" de Vinicius de Moraes. Já ouvi diversas interpretações como: o Útero, a casa de um amigo espanhol... Queria ouvir a sua interpretação. Abraços..
*Outra Quadrilha* Carlos Drummond lia Érico Veríssimo que lia Clarice Lispector Que lia Torquato Neto que lia Mário Quintana Que não lia Fernanda que não lia ninguém. Carlos Drummond virou poeta, Érico Veríssimo foi romancista Clarice Lispector fugiu com Franz Kafka, Torquato Neto suicidou-se Mário Quintana virou passarinho e Fernanda foi pra academia com um tal de José Que não tinha entrado na história. (Paulo Freitas)
Tenho uma observação sobre Quadrilha: o desfecho tem ironia. Enquanto as demais personagens tiveram desilusões amorosas e terminaram sem amar alguém, Lili, que não era ingênua e não acreditava no amor, casou com um cara bem sucedido para que ela seja bem tratada como rainha e viva bem e sustentada por um homem rico.
professor, mas no dicionário QUADRILHA não tem nenhuma definição que sustente o texto. Uma pergunta de concurso perguntou o TÍTULO do texto reforça qual idéia.
@@PabloJamilk não professor, me expressei mal, teve um concurso que perguntou sobre o título do poema QUADRILHA. A pergunta O título do poema reforça a seguinte ideia: A crença em torno do Amor Toda relação amorosa credencia ao azar A dificuldade de manter uma relação amorosa Ou nenhuma das alternativas? Professor Pablo eu marquei nenhuma das alternativas, pois está perguntando estritamente sobre o TÍTULO. O título Quadrilha não fala sobre a dificuldade de manter uma relação amorosa ( que é o gabarito preliminar) . Ao meu ver, para manter, primeiramente você Precisa TER um relacionamento. O que não aconteceu segundo o Poema. E quando se fala em Título, eu vi no dicionário a definição de Quadrilha. Será que caberia recurso???
@@PabloJamilk diz que é tipo de dança que os pares executam passos ensaiados. A pergunta sugeriu a análise do título. A palavra Quadrilha não sinaliza a dificuldade de manter uma relação amorosa. A pergunta diz: o título DO POEMA. Se falasse NO POEMA, indicaria origem. É válido argumento?
@@PabloJamilk A palavra título de um poema normalmente faz alguma alusão aos elementos que serão contatos nas rimas. O título QUADRILHA, pode ser metaforizado pela dança da quadrilha onde os pares são trocados, não tendo relação amorosa com ninguém. Somente quem teve uma relação amorosa foi Lili, que casou com J Pinto Fernandes, que não estava na história, e por apresentar um nome empresarial, acredita-se que foi um interesse financeiro por parte de Lili. Ressalto ainda que manter uma relação amorosa quer dizer “manter um relacionamento onde há sentimento envolvido com outra pessoa”, e o poema não mostra a relação amorosa entre eles, mas sim o sentimento não recíproco, o poema retrata os desencontros dos sentimentos amorosos. Assim como em outros poemas de Drummond o que está em jogo ao decorrer e a solidão do sujeito e a dificuldade em estabelecer laços com quem estar ao redor, e não dificuldade em manter relação amorosa.
@@andrelougate3814na dança quadrilha se dança representando pares reais, e como há a troca de pares representa justamente a dificuldade de manter relacionamentos, é uma dança interpretativa, não literal
No terceiro ano do ensino médio eu criei uma interpretação, lendo o poema de baixo para cima a história fica amarradinha, cada verso novo que se lê tem a justificativa embaixo... Primeiro li a primeira parte normal, de cima para baixo, e tomei aquelas frases ali como premissas, depois então fui pra segunda parte, lendo de baixo para cima então cheguei à seguinte conclusão: J. Pinto casa com Lili, o que causa o suicídio de Joaquim, que faz com que Maria fique para a tia. Raimundo morre, então Teresa vai para o convento, e João vai para os Estados Unidos por causa disso. Tem como ainda adicionar um Plot twist, sendo João o próprio J. Pinto, que casou-se com Lili nos EUA.
Como João pode ser o J pinto se o poema infere que J pinto sequer tinha entrado na história. O lastro do poema tem o limite que você só pode deduzir de acordo com as pistas que o poema da. E tá muito exemplificado.
@@andrelougate3814originalmente eu não tinha pensado que o João era o J Pinto, só pensei na hora de comentar aqui. Tirando esse ponto vc acha que faz sentido o resto?