Acabei de ler o texto(ou parte dele pq me dói ler isso). Argumentos sem nexo onde não sabe diferenciar indivíduo da sociedade é por si só uma aberração .
Aqui na região Sul, o racismo esta muito mais presente do que em outras regiões. Me mudei há poucos meses para região metropolitana de Curitiba e percebe na fala da população local o racismo e xenofobia. Por exemplo: tinha que ser bahiano (quando algo acontece de ruim), os nordestinos vem roubar nosso trabalho (quando um nordestino se muda para cá), só preto que vem roubar aqui... Essas falas são ouvidas a todo momento, basta andarmos pelas ruas da cidade. E no vídeo clipe fala de 200 anos da abolição da escravidão, mas se formos raciocinar, não tem nem 140 anos. Desde 1995, mais de 55 mil pessoas foram resgatadas de estados de escravidão, basta vermos que em novembro, uma mulher negra, passou 38 anos como escrava em Minas Gerais.
Eu sou de Petrolina e me mudei pro interior do Rio Grande do sul, tinha 14 anos quando me mudei e sofri muita xenofobia, ainda mais pq eu nasci em petrolina e logo me mudei pra salvador... Nas escolas os professores falavam que os nordestinos são tudo vagabundo e que o RS poderia se emancipar do resto do país, os colegas me xingavam de baiano preguiçoso de merda e vagabundo...
@@gustavoalexandreferraz9608 infelizmente já vi isso acontecendo com determinadas pessoas que conheci. Quando eu trabalhei em uma rede de supermercados, era comum vivenciar esse tipo de comportamento. Não sei por qual razão, mas na região Sul, há muito preconceito e xenofobia.
@Marcos Ricardo o mesmo chegou a acontecer comigo, e por isso, fui obrigado a ter um DDD daqui de Curitiba. Agora os motivos para isso é difícil falar, mas provavelmente deve ser a colonia europeia muito presente nessa região.
@@WesleiLamegoPsi Eu sou do paraná tb. Eu n sou racista, mas tipo eu me indentifiquei com essa parada do DDD. Smp qnd recebo ligações do DDD diferente, eu n atendo. Mas, é só pq eu gosto de atender qlqr estranho de outro estado q me liga. O pq? Sei lá, só n atendo msm. Mas n é pq eu sou xenofóbico ou racista. Eu SIMPLISMENTE, n atendo. N sabia q as pessoas aq eram xenofóbicas e q vcs se ofendiam c isso... Aliás, me desculpe.
Mesmo dizendo que é necessário assumirmos, enquanto sujeitos brancos, que o racismo está presente na constituição de nossas subjetividades, principalmente por ser estrutural, vejo muitos comentários dizendo "eu não sou racista". Caramba, tanto o som quanto minha reação tentou mostrar as contradições dessa frase, e ainda assim muitos não compreenderam a ideia. Fica difícil, gente! Será que é tão difícil entender ou tem gente que não tá afim? 🤔
@@urso265 irmão, sim! Todo homem é machista. Estamos falando de estrutura, entende? Somos estruturados a partir da nossa cultura, portanto ser branco em nosso contexto é carregar em si o racismo. Não significa que você haja de forma racista. Somos talvez racistas em desconstrução. Estamos tentando melhorar. Assim como ser homem. Também somos machistas devido a estrutura social e cultural. Consegue compreender o ponto?
Aqui é foda! Moro em uma cidade alemã, meu pai é negro (eu sou café com leite) e trabalha como empregado limpando piscinas em casa de rico... Bom o resto todo mundo ja sabe! Uma vez a PRF tava enquadrando um cara de moto, viram nós passar, largaram o enquadro e foram voando atrás da gente...
@@osmeninodeus9620 Sim, eu só disse isso porque as pessoas veem casos como o seu e pensam que a empresa em si pensa dessa forma, quando é somente esse cara, logo ELE deve ser responsabilizado.
@VÄMPÝŘ ĐØ Sø2 Muitas pessoas vêem chefes de lojas racistas e acham que "a loja" inteira é racista, quando o único que tem que "pagar pelo que fez" é o chefe.
Sou de Curitiba, e sou negro, por aqui o racismo e constante em todos os lugares, seja na rua, seja no shopping em qualquer lugar. O olhar das pessoas falam o que elas pensam.
realmente, algumas vezes um olhar fala mais do que 1000 palavras, igual olhar de mãe qnd esta brava com a criança na frente de outras pessoas.... só pelo olhar a gente senti
Sou do Rj Policial confunde guarda chuva com fuzil por causa da fama de"bandido" Do RJ, Ainda falou: "Depois não sabe pq morre" Preciso dizer mais alguma coisa? Ou o Racismo q eu vejo é só vitmimismo?
@@benecria1219 no ceará não é um racismo considerado por etnias e sim pelo o lugar que agente veio , tipo se você veio do nordeste e você vai pro sul a galera já começa a vira olho pra você tá ligado,mas se bem isso já tá mudando bastante graça a 30
Obrigado RU-vid por me recomendar um vídeo desse, quem me dera ter um intelecto tão avançado a ponto de trocar uma ideia e ser amigo de um cara assim, como esse psicologo!
Mto bom ver um react de um branco onde ele sabe seu lugar de fala e seu previlegio social Ja era teu fã, agora sou mais ainda! Parabéns, continue passando essa visão e abrindo o olho da galera! Infelizmente o racismo é estrutural, o primeiro passo é saber os previlegios e diferenças
O lance da parte "Não faz a esfinge" é uma expressão popular que quer dizer "não sai de lado, não foge", justamente porque na arte egípcia os humanos são retratados de perfil.
Eu moro no sul, propriamente dizendo no PR e aqui tem muito branco, obviamente. Mas eu moro na cidade mais antiga de PR considerado a mãe do Paraná e aqui tinha muita vindas de escravos e podemos perceber a desigualdade quando vc ve várias pessoas brancas no centro comprando ou passeando, etc. enquanto eu vejo que tem várias pessoas pretas e mestiços morando em quebradas onde eu moro. E eu ja visitei SC e eu fiquei tão assustado por ter muitas, MUITAS pessoas brancas e poucos negros, obviamente pq os negros estão nas quebradas e não no centro fazendo compras ou passeando.
Acontece q quando acabou a escravidao nao deram nada para nos negros , entao tivemos de erguer casas em morros dando origem as famosas favelas , mesmo assim falam q n merecemos reparação kakakaak
É muito importante ter gente como você que tá batendo no peito e assumindo a responsabilidade de dizer que usufrui desse sistema racista e fazendo alguma coisa pra mudar, esses são os verdadeiros aliados!
Já ocorreu de que um dia fui com minha namorada a um restaurante em um bairro de classe media alta proximo ao shoping pra almoçar e comemorar o aniversario dela, foi o dia que eu me mais me senti desconfortavel na minha vida, eu era o unico preto sentado numa mesa, até o garçon que era preto assim como eu me olhou de forma estranha, e era perceptivel, minha namorada branca, ambos do suburbio, estudantes, e até ela percebeu a situação.
Adorei o canal, acabei de chegar de paraquedas atraves desse video. Muito bom a forma de falar do professor, e a oportunidade de mostrar ao publico uma obra de arte dessa atraves da musica, sendo de muita importancia para a sociedade atua! Parabens pelo trabalho. Sucesso!
Nossa mano, só eu achei que a análise foi muito rápida? Ficaria uma meia hora de boa só assistindo essa aula. Tava viajando tanto no papo de nem percebi que o vídeo tava acabando. Parabéns, isso é um serviço de utilidade pública, tanto a canção do Nego, quanto a sua análise.
Primeiramente, parabéns ao Marcelo pelo react, muito tempo atrás (em outros canais) divulgávamos rap nacional no YT na esperança de que um dia houvesse esse tipo de análise sobre o que é dito, por alguém que encare como o que de fato é, e não como um subproduto da periferia como muitos até hoje infelizmente fazem. Isto posto, gostaria de sugerir que aproveitasse o gancho: O DropAlien, produtor desta música, é também produtor de um outro grande artista do rap nacional, o Gigante. Talvez você já tenha ouvido ele ou o Atentado Napalm (grupo do mesmo já citado). Dentre as músicas dele com maior relevância teórica, podemos citar: Regressão, Vale Das Sombras, Relógio Do Universo, O que eu posso fazer (sendo essa do Napalm com outros artistas, mas de uma técnica invejável), APENDICE, dentre outras várias. Espero que o senhor tenha contato com esse magnífico artista (caso ainda não o conheça, o que acho difícil, tendo em vista que aparentemente, assim como nós, é um ferrenho acompanhante do cenário). Novamente, meus mais sinceros parabéns e muito obrigado.
O nome desse recurso é reverse irmão, é um efeito utilizado em Daws como: FL Studio por exemplo. Uma das maiores referências nesse tipo de Beat chama-se Pierre Bourne.
Vivemos em uma sociedade racista , e até sem querer ou sem perceber acabamos falando ou fazendo algum ato racista , e mesmo não sendo intencional não deixa de ser um ato racista .
@@Ziz.666 sinto muito , mais com sua falta de respeito , não merece nem q seja respondido , em nenhum momento usei essa linguagem pra me expressar , são pessoas como vc , ignorantes e mente fechada q o mundo não vai pra frente , pelo amor de Deus , vms ter mais respeito com o próximo
Mano, falou a real, sou negro e pra mim esse som virou um hino, é osso, me mato de estudar tlgd, tenho faculdade e tenho que trabalhar de peão pros outros, já cheguei sofrer racismo até na entrevista, infelizmente isso tá enraizado como você disse, mas vão ter que engolir os pretos no topo!!!
SLK mano . Sou novo e agora vou ser inscrito . Primeiro react com lógicas .inteligência que vi até agora sobre esse som do nego Max . Ganhou um inscrito mano . Parabéns pelo vídeo irmão 👏🏾👍🏾✌🏾
mano, que vídeo cara! deu a ideia reta! E na moral, tanta pelo fato da psicologia, quando do rap, já havia uma admiração da minha parte por tu, agora com essa ideia, vixxi, só aumentou mano. (só pelo fato de tu ser branco e tendo essa ideia em mente, compreendendo o ponto de partida do teu previlégio, sobre estruturas sociais, orra, já ganhou 100% do meu respeito). Papo reto! Tu é foda! (já comentei isso aqui em outro vídeo, porém, só para ressaltar... “Quando possível, reaja a: Fórmula mágica da paz - Racionais Mc’s”).
Eu racista? Hum...🤔 Ah mano eu "não enxergo" cor, e sim humanos... bom pelo menos isso eu garanto, são detalhes normais p mim, tipo sou tão neutro que não me imagino sendo nada sobre essas coisas, mas enfim boas palavras
Boto fé, irmão. Mas a ideia aí é que o racismo é estrutural, por isso perpassa em todos nós. Por isso comentei da questão moral, pq isso gera defesa, nenhum de nós quer ser chamado racista, até pq isso é algo horrível. Mas no nível estrutural infelizmente todos somos, e se não estivermos cientes disso podemos reproduzir o racismo sem perceber.
Que ideia sensacional sobre essa música, como você mesmo disse nós brancos temos que reconhecer que nascemos brancos temos privilégios sim! Não existe meritocracia. E como você mesmo refletiu ,escravidão ainda não acabou. Uma pessoa negra tem que fazer o dobro que nós brancos pra conseguir alcançar objetivos e digo mais serem fortes pra conviver socialmente Por mais desconstruidos que sejamos ainda seremos racistas,quantos de nós já não dissemos alguma frase que foi dita nessa música e ainda achamos que estávamos corretos ? Temos que reconhecer e parar de querer falar que entendemos o que pessoas negras passaram e ainda passam. Assim como vc também nasci em quebrada algumas coisas são mais difíceis pra mim do que um boy que nasceu rico , mas nada comparado a quem nasceu negro. Que bela análise. Obs: Moro em Itapetininga já te vi muito por aqui ,um abraço
Esse sou eu ksks qro td que va p casa do crlh, branco e negro. Creio eu q o racismo nunk vai acabar, ainda mais com a internet hj em dia, q só piora tudo! Q fodase tudo
Achei perfeita sua colocação da raiz racista na qual o Brasil foi fundado! Pra mim, o vermelho do pau-brasil, que adornava a veste do europeu, representa o sangue derramado das mãos de quem foi usado pra construir o país. E ainda insistem que "Não existe racismo no Brasil, é uma idéia que estão tentando importar..." :X
8:11 Eu tenho 14 anos e comecei a fazer esse exercício. Certo dia,fui nas Casas Bahia. Chegando lá,vemos que existem trabalhadores braçais (que carregam móveis,pintam certas partes da loja,e etc.) , e trabalhadores que atendem diretamente os clientes (aqueles que ficam no computador e tals). Fui fazer a tal análise: Conclui que TODOS os trabalhadores braçais eram pretos. E TODOS,com apenas 1 pessoa negra, q ficavam nos computadores eram brancos. Fiz a análise por toda a minha cidade e percebo como funciona a estrutura do racismo. Muito importante, muito potente a música e a análise feita por vc. Recomendo que façam esse exercício e reflitam.
Mano.. Eu sou negro e me senti estranho quando vc falou q todos os brancos são racistas.. Mano meu irmão de consideração é branco.. Amo esse mulek kk.. Nunca vou conseguir olhar pra ele e pensar isso.. Eu sou burrão não sei nada.. Mas vejo a alma dele pelos olhos.. e percebo q ele nunca viu minha "cor" kk.. Smp viu o mano mais velho.. Minha mente está aberta pra tentar entender o q vc disse.. Obrigado pela reflexão.. Parabéns !!
Irmão, de forma alguma você é burrão até pq vc se comunica pelo olhar com seu irmão, e essa é a maior sabedoria que alguém pode ter. Da alma. Infelizmente acredito que não expliquei melhor o que quis dizer. Tem uma parada social que nos constitui enquanto ser humano , e isso nos habita em níveis inconsciente. Então, até mesmo um negro pode ser racista pq a sociedade ensina assim. Tipo, valorizar mais as coisas dos brancos, achar que tem algo errado consigo mesmo. Não significa que todo branco pratique o racismo, mas precisamos nos desconstruir o tempo inteiro pq a sociedade é racista e ela tb está dentro de nós. Da pra entender, mano? É algo maior que nós e precisamos estar atentos pra não reproduzir o racismo. Espero que tenha pegado a ideia. Se não fez sentido, tranquilo irmão. O importante é a pureza que vc tem no seu ser. Abraços!
@@PSICOLOGIARAP Muito obrigado pelo tempo dedicado !! Agora entendi o que quis dizer... Coloquei eu mesmo um racista pra tentar entender.. Ta repreendido.. Fuçando a memória faz sentido.. To aliviado.. VALEW! Deus te abençoe..!!