Excelente explicación. Cortita y al pie pero completa como en el futbol. Nada de conversa fiada. Un abrazo desde Montevideo, Uruguai. La más clara completa u la mejor aula de ajuste de ajuste del carburador da Stihl.
Parabéns pelo vídeo, a melhor explicação que já vi até agora, a minha FS 120 afogava constantemente depois de um tempo acelerando, e o barulho do escape não estava liso, graças ao teu vídeo regulei muito bem a roçadeira, pois ela estava com excesso na alta e na baixa.
O melhor vídeo de regulagem de roçadeira. Acho que já assisti todos aqui no RU-vid. Tenho uma Sthil fs 120 e uma Garthen 550. Parabéns pelo vídeo. Teoria e prática.
Parabéns !!! Foi o que melhor ensinou a regular, os outros só enrolam. Eu tenho uma e estou aprendendo a regular , porque onde moro é complicado achar alguém que o faça direito.👏👏👏
Vc salvou minha vida. Com uma ideia simples. Eu estava com problema e não regulava a máquina nova. Aí vc falou em escapamento entupido , e era isso mesmo. Muito obrigado que Deus abençoe vc sempre 🙏
Muito boa explicação, parabéns... uma dica, você mesmo falou, mas reforçando quando for fazer a regulagem com a ferramenta de corte que não seja a lâmina, recolha o fio para ficar o menor possível
Tava sofrendo a vários dias com a máquina sem força já estava até preocupado pensando que era o motor , mas vc deu uma dica que foi em cima do problema , a descarga estava com uma borra foi só limpar que a máquina virou um veneno.... Valeu e parabéns pelo profissionalismo só de ver o vídeo já dá pra perceber que entende muito .
Ola Luis, como nunca tive a oportunidade de fazer um curso da Stihl, tudo que aprendo é vendo quem fez e mostra pela internet. Recentemente eu vi um vídeo de um outro técnico Stihl que ele fazendo a regulagem por riqueza pra chegar na rotação correta de lenta ele diminui o L e não o LA, diferente de como você explicou neste vídeo. Não me entenda mal, eu venho fazendo o que você ensinou nesse vídeo e tem funcionado muito bem, mas como me considero um estudante, e você um professor, surgiu a dúvida... Você ensinou dessa maneira, reduzindo o LA pra chegar na lenta correta como uma padronização? Digo isto porque lá no outro vídeo que mencionei, o rapaz precisa abrir tipo um PDF de cada máquina, pra deixar o LA na rotação acima um pouco da lenta final pra depois ir tirar no L. Então eu imaginei que você faz dessa maneira justamente porque funciona e agiliza o processo de não precisar ficar entrando máquina por máquina atrás de informações.
O PDF que vc vê ele abrindo chama-se software de riqueza, e uma planilha do Excel onde mostra a regulagem de várias máquinas nesse maneira que vc menciona, tem um outro vídeo no canal onde faço a regulagem de uma fs 220 que mostro a regulagem por riqueza porém de uma forma um pouco diferente onde durante a regulagem vou abrindo o parafuso L para eliminar uma falha na progressão de aceleração do motor.
A Ms 180 só regula marcha lenta, ela só tem um parafuso, quando a máquina fica com o funcionamento estranho normalmente só desmontando e limpando o carburador
Ótimo vídeo!!! Me ajudou bastante com a minha FS 120!!! MAS TENHO UMA OUTRA PERGUNTA!! Tenho outras máquinas stihl. Gostaria de saber se posso aplicar essa mesma base de regulagem. (Me refiro quando encontramos aquele pico de aceleração)!
Muito bom, esse pacomitro não precisa ficar conectado na carcaça da roçadeira não né? se poder me responder por gentileza eu agradeço falo de Araruama RJ região dos lagos
Ok, Luiz meu nome é Adão, depois que descobri seu canal não canção de assistir,e muito bom seu conteúdo sobre máquinas, queria saber onde fica sua oficina,queria levar algumas máquinas para você revisar e aí mesmo tempo pegar algumas noções básicas um abraço que Deus o abençoe.
Excelente explicação. Tenho fs80 rpm máximo dela é 7500. Até que limite devo deixar a lenta e a alta? Não achei aquela tabela que vc usou no outro video
Para falar a verdade a fs80 e 85 chegam até 9500 rpm antes de entrar no corte de giro. A lenta dela e 2800 rpm, a alta vc tem que deixar no máximo até os 9500, cuidado para não deixar ela no corte de giro.
Não exite um número específico de voltas, cada máquina vai ficar com uma regulagem diferente, mesmo máquinas do mesmo modelo. Exite o ponto de partida daí em diante vc regula conforme a necessidade da máquina.
O escape desse motor tem uma tendência de entupir com muita facilidade, faz parte do projeto, esse tacômetro compramos na stihl, vc encontra outros modelos só não sei se ele terão a mesma precisão desse, a regulagem vai variar sim conforme a atitude, ao nível do mar a máquina vai precisar de mais combustível na mistura, conforme o oxigênio for ficando mais rarefeito será necessário corrigir a mistura da máquina, vc terá de reduzir a mistura da máquina para um ponto mais pobre. Muito cuidado para não deixar pobre demais e causar danos ao motor.
Parabéns pelo vídeo, porém minha sthil 120 não está enchendo a bombinha injetora de combustível e a máquina não está puxando combustível vindo a afogar,já limpei o carburador,testei mangueiras e não consigo achar o problema,vc teria alguma sugestão para resolver esse problema?
Só um detalhe: que você não mencionou... Cada tipo de altitude do nível do mar.. a se trabalhar é uma regulagem.. o Ar varia muito. Se regular na regulagem padrão... A hora subir pra roçar ou colher café nas montanhas.. terá aperar o parafuso H. Tô passando por isso.. cada lugar vou trabalhar tenho conferir isso.
Boa meu garoto não estou conseguindo identificar o problema da 120 , ela não está enchendo o bulbo não tem mangueira furada nem casamento no carburador, notei que quando o bolbo pressionado ele coloca pressão no tanque para o combustível subir até a agulha isso tá correto?
Dentro do carburador exitem válvulas unidirecionais, esses carburadores que usam o sistema de bomba auxiliar de combustível consuma uma das válvulas ou até mesmo as duas trava aberta, muitas vezes é um problema bem chato de resolver não restando alternativa a não ser a troca do carburador ainda mais quando ele já foi bastante mexido, são carburadores bastante sensíveis a combustível ruim.
Se eu lhe disser que sempre uso o tacômetro estarei mentindo, com o passar dos anos vc consegue adquirir a sensibilidade de saber o ponto da regulagem. Esse tacômetro que uso compramos na stihl, vc encontra no mercado livre alguns modelos, não sei lhe dizer se tem a mesma quantidade desse.
São coisas básicas, usar óleo de qualidade na proporção correta, manter filtros limpos, fazer revisão periódica mesmo que a máquina esteja funcionando corretamente, procurar seguir as recomendações do manual de instrução do fabricante. Muitos dos problemas que chegam na oficina tem duas causas principais, falta de manutenção e manutenção feita de forma incorreta. Procure um mecânico que tenha o domínio do conhecimento sobre esses motores.
Também tem o corte de giro, o filtro da ms230 e lavável, só fique atento se ele está bem firme na carcaça, se ele estiver soltando com muita facilidade troque imediatamente, o da fs85 da para lavar algumas vezes porém quando ele começar a ficar mole troque também.
Parabéns pelo vídeo foi o que mais me ajudou a ajustar minha fs 120. Mas na agulha H eu fechei completamente e não percebi essa queda na força. O que vc acha?
Eu tenho uma sthil fs 55 troquei todo o reparo também a agulha, vela dando centelha descarbonizei o escapamento mesmo assim a máquina não pega. O que pode estar acontecendo?
Vc pode fazer uns testes básicos, tire o escapamento e verificar se o pistão não está riscado, se estiver o motor fica com baixa compressão e por consequência dificuldade de partida, olhe o lado da admissão também, jogue um pouco do descarbonizante dentro do motor pela admissão e puxe a partida, se o motor fizer menção de funcionar é muito provável que vc tenha algum problema da alimentação de combustível, verifique se o filtro de combustível não está entupido, essa máquina costuma apresentar defeito no carburador com certa facilidade, um sinal de defeito do carburador é a bomba manual não encher quando vc aperta ela, tem um vídeo no canal que mostro como é feita a limpeza e teste de funcionamento do carburador da fs55.