Adoraria a sugestão de algum livro que abordasse mais detalhadamente sobre o Pub Rock. Um movimento que teve pouca repercussão e é pouco comentado se comparar com artigos sobre o movimento punk que surgiu pouco depois. Joe Strummer bebeu dessa fonte um pouco antes do Clash, quando fazia parte da banda The 101ers.
Vendo o "Blues" do Crumb ali no fundo, lembrei que no Brasil tem vários quadrinhos sobre o Robert Johnson: "O Diabo & Eu", "O Cão da Encruzilhada", e a Darkside lançou um gringo, chamado "Pacto de Amor à Música".
RU-vid me recomendou esse vídeo, não conhecia o canal. Parabéns pelo vídeo, sou historiador e pesquiso música, gostei bastante do vídeo. Você curte o Odair José? Pesquiso sobre ele, adoraria um vídeo sobre ele! Abraços.
Havia a lenda que às vezes ele tocava de costas para plateia. Especulava-se que ele agia assim porque seus olhos ficavam vermelhos como de um demônio. Outros diziam que ele não queria que ninguém copiasse o seu estilo. A versão dos Stones para Stop Breakin' Down é a minha favorita. Na autobiografia do B.B. King, "Corpo e Alma do Blues", o músico cita ele como apenas mais um músico de blues do Mississipi, e que não teve nenhuma influência sobre a ele, B.B. King.
@@GarimpoSonoro A editora lançou duas caixas intituladas Rock Legends contendo seis livros em cada, todos eles biografias. Dos doze já li as biografias do Queen, Beatles, David Bowie, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ramones, Jimi Hendrix, Guns n Roses, Nirvana e Kiss. Agora só me falta um tempinho para ler a do Pink Floyd e a dos Rolling Stones. Ainda publicados pela Belas Letras li do Ultraje a Rigor e do Nasi com a banda Ira e também Os 50 Maiores Shows da História da Música Brasileira e Os 50 Maiores Shows da História da Música (de artistas internacionais). Recomendo a leitura de todos, excelentes.
A ENCRUZILHADA -Se possível assista o Filme -A ENCRUZILHADA tem Steve V , O ATIR De Karatê Kid Ralf Machio e muitos cantores de Blues que não identifiquei
Parabéns pelo video e pelo canal de altissima qualidade. É inspirador ver mulheres que gostam e conhecem música com propriedade. Esse livro é otimo e vc soube sintetizá-lo muito bem. E se a Belas Letras nao te notar depois disso, nao estão com nada. Vc fez um trabalho mais primoroso do que muitos embaixadores da editora. 😂
fico muito feliz em ler esse comentário Pati! Obrigada de verdade! E também fico contente em saber que tem mulheres que acompanham e curtem o canal (esse universo acaba sendo muito masculino no geral né?). Ainda na esperança que a Belas Letras me note, rs. Valeu!
@@GarimpoSonoropois é, uma pena mesmo, Sarah. Mas o bacana é que as poucas mulheres que exploram o universo da música fazem um trabalho notável: Ana Maria Bahiana, Chris Fuscaldo... No YT, infelizmente, não vejo ngm mantendo um canal com a curadoria e qualidade do seu, além do conhecimento genuíno, o que demanda pesquisa, além do simples prazer pela música. Acredite, a maioria não faz o trabalho duro rs. Por isso eu repito que é um prazer ter descoberto o Garimpo Sonoro e devo essa ao querido Lúcio Brancato, que nos apresentou o canal.🙏🏻
Muito bom Sarah! Eu tb amei demais esse livro...devorei e retomei novamente algumas partes pq eh muita informação mesmo. Super bem detalhado e tb adorei o garimpo feito nas pesquisas pelos Censo de época, as localidades, ruas, prédios... Muitas vezes ajuda a nos colocar pela imaginação de leitura naqueles espaços tão bem detalhados no livro. Um dos livros mais profundos em pesquisas que ja li. Alta ideia boa vc trazer este recorte de livros para o Garimpo Sonoro, vou adorar ver mais, ja que além de plays me alimento muito de páginas bj
Sarah, ce ja ouviu a Juçara Marçal ? tem uma faixa (do mesmo nome do album) Delta Estacio Blues nesse som ela fala um história(ficção) curta como o Robert Johnson sumiu em 1 ano e aprendeu a tocar tão bem ai mostra que ele se juntou aos 3 malandros do Estacio - meio que um encontro entre os ritmos afro estadunidenses e brasileiro.
perfeito Sarah!!! Vou comprar hoje mesmo!!! Grato pela indicação. Enquanto tu comentava, lembrei de um livro que é A HISTÓRIA SOCIAL DO JAZZ do genial Eric Hobsbawm, com prefácio de Luis Fernando Veríssimo da editora Terra e Paz.
@@GarimpoSonoro Imaginei que tu já o conhecesse. Que massa!! Tenho apreciado teu trabalho. Sou recente no canal. Te descobri há pouco tempo e já um fanzão. Parabéns, de verdade. E aliás, livro sobre Robert Jonhson já comprado. Chega dia 23 desse mês.
As "Belas Letras" não sei, mas, foi impossível eu não ter notado senhorita. Sabe como é, mas, estando num mesmo vídeo uma mulher bonita, blues, diabo e blasfêmia com certeza é uma convocação a minha pessoa.
Um outro livro bem legal que a mesma Belas Letras lançou é a autobiografia do Miles Davis (no catálogo da editora tem bastante coisa legal, já vi que tu estás por dentro). Nacional, eu acho que o Pavões Misteriosos do André Barcinski (Terreno Estranho) daria um ótimo vídeo. 🙂