Sinceramente pra mim o que vale é a força e resistência,nem todas inovações vão se adequar a todos no meu caso pego os dois terrenos prefiro a coroa dupla.
Obrigado amigo. Em breve vou postar um segundo relado. Fiz um pedal com 200km e 2700m de altimetria acumuladas. Foi bem interessante. Neste próximo vídeo vou falar o que senti com a coroa 36d neste pedal.
Melhor coroa pra mtb qualquer tipo de terreno é a 36 isso pra k7 12 velocidades até o de 11v fica top tem velocidade final no plano e descidas e leveza na s subindas.
Minha Sense Fun Comp é coroa 22/36 e K7 8v 11/40. Alterei a coroa para 24/38 com pedivela integrado duplo. Passei a usar mais o cog de 13 onde até então só usava o de 11 nas retas. O desempenho melhorou. Nas subidas o giro com a coroa 24 ficou de boa. É uma experiência que estou gostando. Aproveitei e troquei a corrente Taya TB-65 por uma KMC X8. Os encaixes das marchas ficaram perfeitas. O pedivela integrado duplo me permite trocar as coroas com facilidade, podendo variar de vez em quando.
A sense exagerou colocando cassete 11/40 com 22 na frente fez o certo mudando. o problema é que so encontro coroa 24/38 absolute o que para tanto que uso o pedal gasta muito rápido
@@angeloagnolon Eu coloquei movimento central Hollowtec com pedivela integrado com parafuso, que permite a troca das coroas com facilidade, podendo variar 22/36, 24/38 ou qualquer outra configuração que desejar. Comprei na Shopee made in China, marca Goldix-riro. Muito boa.
Em poucos dias vc se adapta a nova coroa. As vezes pode ter problema em subidas muito longas de categoria 3 para mais, o restante é só se acostumar. Quando saíamos em grupo as vezes vinha alguém com coroa 28 e cassete 11-50 pensa num pedal demorado. 40 km e a gente saía cedo e mesmo assim não chegava para o almoço kkkkkk
Muito obrigado por esse vídeo amigo. Comprei uma bike que veio o kit 34 com 11x52, Absolute Prime para ver se me adapto a esse conjunto de relações e posteriormente partir para um SX ou GX. Tenho 1,79 e 83KG, mas sou ciclista de força, não de cadência alta, e mesmo com o cálculo de relação, fiquei preocupado pois esse coeficiente só calcula o rendimento final, e não o esforço pela relação coroa-cassete. Já desconfiava que com o movimento de alavanca mais amplo pela coroa maior o esforço seria maior do que com uma coroa menor e um cog com menos dentes, por mais que os amigos aqui falassem que não iria mudar nada. Faltava alguém que tinha feito essa comparação, e teu vídeo caiu como uma luva. Uma coisa que destaco também é o melhor uso do escalonamento do cassete. Com um 32, e para mim pelo que vi até com uns 34, vou ficar 90% do pedal nos 4 cogs menores, causando desgaste desigual e prematuro do cassete. Enquanto eu estiver na absolute, ok, o custo não vai ser essas coisas, mas partindo para um GX lunar 10x52, que é meu objetivo no upgrade para o padrão XD, fica complicado o custo de manutenção. Obrigado novamente, ganhou mais um inscrito pelo papo simples e direto!
Moro em Brasília, tenho 65 anos, pedalo de 4 a 5 vezes por semana. No momento, faço uso de bike Specialized Chisel com relação 1x12 SLX microspline com K7 10-51. No início usava com coroa 32. Atualmente estou usando a coroa 38 nos pedais noturnos e a de 34 nas trilhas e nos estradões. Estou gostado muito pela rapidez nas mudanças de marchas.
Excelente! Tenho uma 2x8, frente 36/22 e cassete 11/40. Notei que pouquíssimas vezes baixei para a coroa 22. Se algum dia eu optar para mudar para coroa simples, provavelmente vai ser uma coroa 36 com um cassete 51x11. Mas tô gostando muito da relação 2x8
@@almeida4619 existe sim. Mas está desaparecendo. Os pedivelas Shimano altus são 36x22. É o que veio na minha Audax adx100. As coroas são soldadas. Precisava ser 22 pois o maior cog do cassete é 36 dentes. Assim consegue uma "vovozinha" com 0,60 voltar por pedalada completa. Com coroa 28 dentes precisa de um cassete com cog de 42 dentes pra conseguir o mesmo giro.
Para competir eu uso a vovozinha, 44/36/28 e 10v. Para treino estou usando 36 e 11 v. Comparando os dois não acho superior usar apenas o pé de vela com uma coroa apenas.
Eu utilizava a coroa 36 antigamente na 1x12 11/50, nas subidas sofria demais, depois de um tempo pesquisando eu resolvi migrar para o novo sistema Microspline que tem o mesmo benefício do XD da SRAM que é ter o cogzinho de 10 com uma coroa 34 na frente eu consegui ter mais velocidade do que a 36 /11, mas depende muito da geografia de onde você mora, se a inclinação dos morros não é tanta dá pra usar de boas.
Perfeito. Meu aqui é 1x12 microspline TB. O que tenho percebido é que abaixo de 28km/h no plano, não consigo forçar na 10. Porém, acima disso eu consigo tirar sem esforço e atingir uma velocidade maior
Aí fico revezando entre a 10 e a 12. A 12 fica um pouco mais leve que a coroa 36 com cog 11. Mas rola muito bem. Mas nas subidas mais íngremes, tem que ter paciência e cabeça. Nas subidas mais brandas, estou subindo bem demais num giro bom. A prova real será dia 17/12. Pedal de 280km com 3500m de altimetria acumuladas. 🥵
@@silberstein28 opa... Não precisou. Eu até fui atrás de vc um pedaço da mesma corrente, mas não foi preciso. A medida (sobrando 5 elos se não estou enganado) ficou a mesma.
Se não for para performar, recomendo uma 34. Pois quando coloca 36x10, fica beeemm pesado. Quase não usa. Apesar de diminuir a puxada, fica mais tranquilo para o objetivo da MTB. Se usa muito asfalto, vai de 36.
Atualmente uso relação deore 2x10, coroa com 36x26 dentes, não uso a menor nem pras subidas mais duras. Decidi migrar pra deore 1 12 com a coroa 36 dentes, nos meus cálculos não vai mudar muito, assim espero,rsrs.
Amigo, o que você acha: cassete 12 v - 11 46, com uma coroa de 36? Tenho muita força nas pernas... usava 11 50 com uma coroa de 34, estava achando super leve, subia muitas ladeiras no 4, 5 cog mais leve. você acha que terei que aumentar a corrente? migrando de uma coroa 34 d para uma de 36. Abraços.
Da sim amigo. Porém é bom estar treinado. Se pegar um morro mais inclinado, sofre. Se vc mora em região com muitos morros. Use uma 34 ou a 32 mesmo. A 32 é ruim para regiões planas. Gira demais. Cadencia fica muito alta.
Qualquer ciclista que chegou a 36t é bruto moro em uma região de altimetria alta em quem usa normalmente é chumbo grosso 👊 quem usa 38 então nem se fale !
Agradeço pelo vídeo. Estou mudando tbm pra 36d. Acho que a 34d não ajuda quem é de torque, mas favorece os rotadores (rotacionadores/giradores). O giro não é meu forte!
Uma grande vantagem é a conservação do k7, com a coroa 36 as marchas sao mais distribuídas do meio pra cima, principalmente no sistema da sram, que o k7 é peca única, o cog de 10 é mais preservado, aumentado a vida util!
Legal o vídeo 📹!! Eu acho que depende muito da região que cada um mora eu sempre usei 36 mais quando fui andar em outras regiões tive que trocar para 34 kkkkkkk e agora me acostumei com ela e acabei encontrando a coroa ideal pra mim kkkkkkkk
Boa noite amigo eu tinha na minha bike uma relação igual a sua de 18 velocidades mudei para um K7 de 11 velocidades com uma coroa de 34 não me dei bem justamente quando pedalo no plano aí coloquei uma coroa de 36 também aí ficou bem melhor e todo pedal que faço para chegar em casa tenho que subir uma ladeira o bairro que moro em Salvador fica no alto. Valeu.
Com a chegada de 12vs os pedais ficaram bem divididos... Montanha é 12 vs... Mas se vc gosta de asfalto, estradão ou sentir mais a bike... 2-9 ou 2-10. Uma alternativa legal é ter uma coroa intermediária 34 ou 36 mas com K7 com amplitude maior por 10-52... Aí talvez vc se aproxime dos dois cenários num mesmo equipamento... O problema? Preço! Das peças e manutenções... Outra alternativa é ter 2 bikes, uma pra asfalto/ estradão outra pra montanha...
Fico só observando alguns comentários dizendo que coroa grande na frente faz a bike ficar lerda. Tá as contra relogio as coroas parassem um disco de arado.
Tô aqui só espiando, não entendo bem ainda pois a minha ainda é de 3 coroas. Mas pretendo trocar..pois andei numa Scott de 2 coroas não sei qto a numeração....mas k7 11x51 é amei...nunca voei tanto nas retas, qto nos morros..adoreiii 2 coroas!.Ainda preciso de 2..
Acho as de 2 coroas ótimas. Só passei pra 1 devido ao custo. Achei melhor passar pra 1 coroa. Minha esposa gosta de duas coroas e não vai trocar por nada. O pedivela dela aceita a troca das coroas. O meu pedivela antigo não aceitava e achei muito caro. Por este motivo fui pra 1. Só que agora eu não quero mais 2. Hehehehe. Na sua bike, a relação pode está muito leve para as retas e os cubos das rodas podem ser esperados. Isso deixa a bike mais lenta. Cubos rolamentados é vida. Heheheeh sério, é muito bom e rende muito. Recendo os cubos Novatec e os Koozer (uso estes).
Eu tenho um pedevela gta uso 2 coroas pesada nas subidas pequenas e plano e uma de 30t para as subidas grandes... ficou top. Sem câmbio... troco com a mão mesmo.
eu usava coroa de 38T com 10v 11-42,dava p pedalar forte nas descidas,no reto no asfalto dava p pedalar mais ou menos bem,pois o giro ficava baixo, ficava muito pesado p pedalar em giro rapido,eu não tinha preparo p isso,tmb com 1,77 e com 64kg,ai coloquei a coroa de 36T e acertei o ponto,pra mim ficou legal,ja a bike da minha esposa usa 12v deore,coroa de 32T e cassete 10-51,ela as vezes reclama e eu tmb ja percebi isso quando usei a bike dela,ela usa da metade do cassete p baixo,pois a coroa de 32T ficou muito leve,acho q p ela uma coroa de 34T seria o ideal,e sem falar q ela não iria desgastar tão rapido o cog de 10T,pois passaria a usar menos .
Exatamente isso. Com a 32t, vc sobe bem mas em plano cansa demais. Digamos que a 32 coroa e 10 cog puxa menos corrente fazendo a mesma força que a 36 coroa e 11 cog. Isso é o que eu senti.
@@debikeporai9184 exatamente isso,ela vai mandar por uma coroa de 34T,o duro q uma coroa da shimano de 34T é bem carinha,vou ver se acho o mesmo tipo de coroa mas de outra marca,na minha bike usa coroa da deckas bcd 104,essa acha com bom preço por ai,menos de 100,00,ja o padrão da coroa dela é diferente.
Acho pesado sair direto da 32T para 38T... certo seria mudar para 34T e posteriormente 36T, mais pra frente usaria a 38T... Eu usava 32T, passei para 34T, depois 38T... minha relação é 10x50 12v
Sai de 32 para 36. Fiz isso pq eu já usava 36x22 (coroa dupla) e como as coroas não são baratas, fui pra 36 logo. Caso desse ruim, aí pegaria a 34. Mas deu boa. Pedalei 200km com quase 3mil de altimetria acumulada em estradao gostei muito. Mas recomendo TB fazer isso. 32, 34, 36, 38 ....
Eu atualmente quando montei a minha 29 montei com 3 coroas depois duas coroas e agora e agora uma coroa só, tive vendo que na maior parte do treino andava mais em uma marcha só na frente, e em alguns momentos que botava a mais pesada, comprei a coroa 38, comprei a 40 e to usando. Comprei a coroa 32 e comprei a 34 tambem, e ta pra chegar a coroa 36 e 44 e vou testar, em breve vou comprar as coroas 42, 46 e 48 e quero a 30. Pra eu ter coros de 30 ate 48 dentes. Vou testar na minha ksw as relações na subida de um parque, pra eu ver o que eu sinto.
Mais vou ter que trocar minha relação . tava querendo muito colocar 12 v com coroa 34 e k7 10x 50 ou 9 x51 mais tá muito caro pós não tenho condições financeiras mais e um sonho . Gosto de andar bem e me desafiar
@@pirata3011 treino meu amigo. Aqui em Curitiba tem muito morro também. Já subi a graciosa e a 277 de Morretes para Curitiba. Mas hj penso numa 34. O problema é quando tem deslocamento em asfalto. A gente acaba girando demais o pedivela. Aí falta fôlego.
Fala amigo, eu sempre dou a dica que, depende muito do terreno e do seu tipo de treino, dou aula aqui na minha região e eu sempre falo com os meus alunos que aqui Natal uma 38 para andar em pelote, fazer seus 36/38 média está de bom tamanho, com 42d atrás. Se o cara quer mais giro nas trilhas e ainda quer andar no meio das speeds, indico a 36. 34 se o cara treina mais solo, se ele tem um giro muito melhor, que ele não seja tão bom de força, mas sabendo que se ele for num pelote, vai patinar muito, e da pra ir para uma serra, estando com 46 ou 50d atras. 32 é o cara que tem uma speed, que só pega a MTB em dia de trilha que tem 10 ou 9d atrás, que mora em lugar que tem muita altimetria. Depende muito da pilotagem e da força do atleta
Tô montando a minha MTB ,porém do mantendo a resistência na minha 26 hurbana,e no pé de vela Deore coroa 36 gosto de subidas eu sei que vou sofrer porém ,nas rodovias estava faltando força ,vamo ver agora
Boa tarde amigo. Tenho bike oggi coroa 32e casete de 11.mais estou pensando em colocar pé de vela com 2 coroas.é que no plano deixar muito a desejar a coroa de 32.quer que você mim diz dessa ideia que eu estou pensando em fazer.?
Acredito, se existir um pedivela com estas duas coroas, deve dar sim. Vc só tem que ter cuidado pra não deixar ser corpo preguiçoso. Quando vc tem algo que facilita muito, vc acaba usando demais e isso prejudica sua evolução no pedal. Isso vai depender do seu objetivo. Se for pra pedalar só pra pedalar, perfeito, facilite o máximo seu pedal. Entende? Aqui no grupo que eu participo, eu ouvi falar que um ciclista fez isso. Colocou um pedivela 36,26 e um cassete 12v, 10x51. Quando coloca coroa 26 e cog 51 vc sobe parede. Foi avisado que ele iria ficar preguiçoso e ele disse que não iria usar está facilidade. Hehehehhe só sobe morro na 26 - 51. Hehehehhe. Hoje ele está fazendo mais pedais longo. É a mesma coisa com e-bike. Depois que usa, vc não quer mais voltar pra bike comum. Tenho visto o pessoal falar em 2x11. Coroas 36-26 e cassete 11x51. Deve ficar interessante. Neste caso eu usaria a coroa 38-26 (38 pra ter mais final no plano). 👍
Vou trocar a 34 para coroa 36 ,uso kit 1x12 ABsolute depois volto para comentar ( sinto nas retas ele rende pouco e sobe bem ladeiras porém lenta !!!!!
coroa e igual tamanho de selim pra cada bunda tem um tipo e largura mais apropriado, coroa vai do tipo de pedal que vc faz tambem influencia a regiao quantidade de subidas idade e preparo fisico, pra min to bem com uma de 30 num cassete 12V 10-51
Tenho a Oggi 7.0 2 X 9 e estou comprando cambio M 6100 com cassete de 12 v. Pergunto: posso continuar com meu pedivela de 2 v sendo 22 e 36 dentes ???? ou terei que trocar também ?
Tem que ver se o chain LINE irá ficar certo. O ideal é vc usar somente a coroa 36. Mas tudo vai depender do chain LINE. Acho que o Alisson consegue te responder certinho está pergunta. Ele faz uns testes destes.
tenho uma bicicleta , com coroa 36 dentes na frente , ela é pesada pra andar tanto no plano quanto na subida vou tirar essa coroa maior e colocar uma coroa menor na frente pra bike render mais na pedalada
Comecei usando de 36/10 depois mudei pra 34/10 e agora tenho melhor resultado com 32/10. Achei muito boa e não perdi final como dizem. Além de manter a cadência por mais tempo, melhorando minha velocidade média e muito.
Eu comprei um kit desse Deore M 6100 eu comprei com a coroa 32 e veio coroa 30 aí eu comprei uma 36 também igual a essa sua aí só que a minha e da decras
Agora você voltou pra uma 36, que já estavas acostumado a usar. A pergunta é faz sentido pra você fazer a troca de sua coroa sempre que for preciso Fazer um pedal com grandes subidas ? Foi isso que o sistema Dub/Sram ofertou ao ciclismo, trouxe o seu movimento central e o eixo adaptativo perfeito na troca (onde tú troca sempre que tem um terreno diferente) entregando uma melhor performance, detalhe o eixo não precisa ser removido tornando a trocar da coroa na prática bem mais fácil. Essa a Shimano tá devendo já faz alguns anos. Honestamente se você continua a usar a 32, vai terminar adaptando o sistema cardiovascular, perceberá que não te faltará resposta física, manterá cadência e performance para atingir, a velocidade final desejada em terreno plano. Daí porque muitos Ciclistas estão preferindo Sram, fica a dica mais lembra use mas só se quiser.
A troca da sram realmente é mais simples. Aqui eu comprei uma ferramenta pra tirar a rosca da coroa. Por enquanto não pretendo trocar. Dia 17 vou fazer, se tudo der certo, um pedal de 280km com 4000m de altimetria acumulada. Aí vou saber como realmente será. Por enquanto gostando muito. Rende legal. Não tenho sofrido nos morros com 12% de inclinação. Apesar de serem morros curtos. Quero ver como será subir a graciosa aqui no Paraná. Ou a 277 Morretes - Curitiba. 🥵
@@debikeporai9184m muito esforço respeitando a respiração tente usar a 32, você vai perceber um ganho superior que a 36, (posso lhe garantir que estar escondido dentro de você, uma resposta física, nesse treino não fiquei ansioso a se cobrar, aprenda a construir um resultado a longo prazo) os profissionais utilizar sensores de Cadência e fita cardíaca para otimizar estes Resultado ! Você vai perceber que tem basta treinar sempre, que vai alcançar, use sua capacidade para medir seus resultados, não fique esperando acontecer, tú vai perceber muito em breve que a indústria tem razão em oferecer os pedivela cada vez com coroas menores. Só queria lhe dizer que gostei do vídeo.
@@MrSantosmauricio exatamente. Cansa demais. Agora pra fazer o caminho da fé, uma 32 ou 30 ou até uma 36x26. Com uma boa redução atrás. E mesmo assim, acredito que irá empurrar.
cara acredite isto é modinha,perceba voce mesmo esta pedindo uma coroa dupla, minna relaçao é tripla 48 , 36 , 22 para meu biotipo é perfeita,no asfalto uso 48 e 36 ,na terra uso 36 e 22 na subida,detalhe minha bike é 27,5" perceba é fisica quanto maior o braço mais esforço para sair da inercia,mas quanto maior o diametro mais facil para vencer obstaculo, 27,5" é a medida intermediaria captou?
@@edsonjosefernandes7021 não acredito na modinha. Usei por muito tempo relação 3x8, 2x9 e agora uso 1x12. Cara, não tem igual. Mas isso é bem pessoal. Minha esposa gostava de usar 2x10. Começou a usar a .Inha bicicleta, me ferrou, tive que trocar a relação dela para 1x12. E olha que ela é conservadora. Até a Renata Falzoni, que fez um vídeo dizendo que era modinha mudou de opinião depois que começou a usar 1x12. Mas isso é gosto.
36 ou 38 é para atletas ou amadores competidores. Restante é melhor 32 ou 34d. Esse ae no primeiro pedal longo e com bastante subidas vai sofrer muito.
Perfeito. Pra quem está começando, 32 ou 34. Com um mais experiência, pode pensar numa 36 ou mais se for necessário. Eu só fui direto pra 36 pq eu já usava 36x22. Coroa dupla. Então arranquei na 36 e estou testando. Não peguei ainda as subidas de 20% ou mais hehhehehe. Vai ser emocionante ou triste demais. Kkkkkk. Bora pedalar.
@@debikeporai9184 Mano, subida de 15% teria que manter um giro legal, uma relação de 0,65-68 vai subir, passando disso tem que tem ótimo preparo, estar clipado para aproveitar bem e fé..
@@nacionaldobrasil está dando 0,70. Curitiba é só morro. Hehehehe. 15% vai. O problemas vai ser nos de 20% pra cima. Hehehehe. Tem um subida aqui no interior de 28% e lonnnggoooo.... Em breve vou lá testar. Apesar de que neste pedal q vou fazer de 280km terá subidinhas bem interessante.
coroa grande na frente a bike , fica menos Velos não rende muito tem que por uma coroa menor na frente, e uma catraca de 15 dentes maior atrás, assim a bike fica mais Velos tanto no plano quanto na subida
Sim... Vai depender da pessoa. Pra mim a 36 está perfeita. Acredito que a 34 hj, pra mim, aumentaria muita a minha cadência e isso traz um bom desgaste. Acho que acertei no tamanho. Mas tudo é teste. A 32 está guardada. Caso eu vá para algum lugar que tenha mmmuuuuiiittaaasss subidas, (caminho da fé) certamente colocaria a 32.
Nao vejo vantagem nesse negócio criaram coroa única e aumentaram os cassetes ou seja o peso foi transferido para trás,e quando precisa fazer uma subida não dá 😢
Na verdade diminui o peso. O controle das marchas é melhor, trouxe bastante vantagens. Claro que tem suas desvantagens. Eu já usei 3 coroas, 2 coroas e agora 1. Gostei muito com apenas 1. Mas isso, acredito eu, que seja pessoal. 👍👍
Tudo depende do seu modo de pedal, se a região tem muitas subidas e tal. Claro, e se estiver condicionamento para usar uma 38. Aqui em Curitiba, tem bastante subidas, nada muito elevado mas a gente sobe bastante. 36t pra mim ficou ótima, subo bem e não giro muito no plano. Caso eu sinta que o giro está ficando alto, passo pra 38t mas acho que 36t pra mim está ótimo. Não consigo manter 36x10. Ando mais 36x12, 36x13. Então tenho bastante final. Subidas a gente sobe como dá 🤣🤣🤣🤣. Importante é subir. Como eu não faço competições curtas, tranquilo. Participei do BRM300 dia 6/05/23. 300km com 1800m (pouca altimetria porém acumulada na serra do litoral do Paraná) acho que fui bem. Cheguei no tempo programado, 19h58. Tinha 20hs pra finalizar. Se eu estivesse com uma coroa menor, eu teria quebrado pq foram 180km no plano. Inferno. Então, tudo depende do seu pedal.
@@fabiongabriel883 recomendo treinar mais com está relação antes de trocar pra 1x12 ou 1x11. Acredito que nas subidas vc esta usando a coroa de 22d. 22x36 (vovozinha do 9v) é beeemmm leve. Digamos que é pra subir paredes. No meu caso 36x51 está dando 0,70 contra 0,61 da sua vovozinha. Parece pouco, mas este pouco vai acumulando e acaba com agente. Mas tudo acostuma.
@@debikeporai9184 nao minha coroa da frente e 38 dentes e o k7 vai do 11 ao 36 no caso a coroa dianteira e unica n e uma questao d treino falta marcha mesmo mas no asfalto anda bem e so em subidas gera mto dsgaste n tenho a 24 no inicio optei p tirar
@@fabiongabriel883 entendi. Pra subida está bemmm pesada. Está dando 1,05 voltas por pedalada na mais leve. Isso é vovozinha de road. Sua pesada está dando 3,45 aí já é bom. Tem bom giro. Pra melhorar na subida, é melhor colocar um cassete com cog maior. Uma 10v ou 11v. Cog 46. Ideal seria 51. Mas tem cuidar se o câmbio irá aguentar. Caso consiga passar pra 1x12, indico deore 6100. Mas tem que trocar o freehub para microspline aí terá 51x10. Que é a mesma que eu uso. Mais leve fica 0,75 voltas e pesada 3,8 voltas( mega pesado) vai atingir uns 50km/h no plano se tiver perna. Ou mete uma coroa 36. Irá ficar com 3,6voltas na pesada e 0,71 voltas n mais leve.
Sim... Vc tem razão. É um risco... Estou pensando na 34. Como estou com Road agora, quero usar a MTB mais tranquilo. Quero mais deslocamento em estradão e menos em asfalto. Aí dá pra usar legal a 34 e não girar muito. Vou acabar usando mais os cogs menores. Coisa que hj, não uso tanto por ficar mais pesado.
Vc pode tbm trocar o cambio por um xt dai pode usar tranquilo coroas de 36 até uma 38 derrepente ..meu grupo é o slx de 12 desde q montei em 2020 e só alegria ..esse mes estou upando tudo pra xt ..hj em dia se acha muito barato aq no Brasil mesmo
eu uso 11-50 12v com 36t gostei muito so teve 1 subida que não consegui subir porem com a 34t meus tempos esta melhor nos strava agora não sei se perdi rendimento no dia a dia ou foi a coroa mesmo tenho q testar novamente
Eu não tenho certeza mas acho que não existe coroa original Shimano Deore de 12v com 36D... Se caso existe não consigo entender pq não se acha PDVs ja montados com coroa 36D Shimano original pra se comprar? 🤔🤷
Não existe mesmo. Só existe para slx. Na vdd a Shimano não recomenda o uso de coroa 36 no deore 12v. Eu comprei uma coroa genérica. Caso queira colocar uma coroa 36 Shimano, tem q ser slx pra cima.
Não comprei o slx pq é salgadinho o valor. melhor comprar no Aliexpress. Mas como eu queria testar, não sabia se eu iria gostar, mandei numa genérica mesmo. Depois descobri que tem um monte de conhecidos meus que usam está mesma coroa pra competir. Vou mantê-la.
Veja se os elas estão na posição certa. Ela é narrow. O elo grande entra no pino largo e o fino no pino fino. Se não for isso, não sei dizer. A minha não estala. Está com 3mil km e em perfeito estado.
@@debikeporai9184 Acabei colocoando uma Ictus marca nacional, 250,00 reais, porém se observa que a qualidade do alumínio é superior as demais, infelizmente nao tive sorte com essa coroa, principalmente em trechos de subida forte e serras ela estala demais.
Não sei se entendi. Isso é uma questão de gosto. Eu não volto para 2 coroas. A não ser na Road bike que prefiro 2. Minha esposa gostava de duas também. Fiz o upgrade na dela para 1 coroa e 12v. Adorou. E olha que ela era teimosa em testar. Agora não quer mais.
Bom dia a minha era 2x9 uma coroa 22x36 e k7 de 11x36 toquei meu k7 de 11x40 e coloquei uma coroa unica de 32 ficou melhor a minha é uma Oggy 7.0 alívio
Excelente! Tenho uma 2x8, frente 36/22 e cassete 11/40. Notei que pouquíssimas vezes baixei para a coroa 22. Se algum dia eu optar para mudar para coroa simples, provavelmente vai ser uma coroa 36 com um cassete 51x11. Mas tô gostando muito da relação 2x8
@@matostopografiaegeotecnologia exatamente. Não adianta fazer o cálculo de giro (dentes coroa / dentes do cog). A área de contato da coroa com a corrente é o que conta. Só tem que ficar atento com o alívio nas subidas. Aí tem q ter perna. E é muito importante girar e fazer o mínimo de força. Girar a gente se recupera, mas usou força, já fica dificil. Usar a máquina (bike). Assim desgasta menos a relação e a gente não quebra. Excelente sua colocação. Obrigado.
Você terá 0,70 de relação, será legal, mas num longo ou longão, na volta, essa relação poderá ser insuficiente, a não ser que tenha um condicionamento bem legal.. mas vá, uso essa, 36 11-51.. o bom é que em vários pontos, você poupa o cog 11, alterna entre 13 e 15.. ideal seria mudar de cubo, ir a um microspline, k7 10-51 e coroa 34, você corre bem e sobe bem qualquer morro.
@@nacionaldobrasil isso. O meu cassete é 10x51. Giro mais no cog 12. No 10 só acima de 30km/h e aí consigo girar bem de leve se fazer muita força e a bike anda. Se forçar, vai pra 50km. Mas aí o fôlego vai lá em baixo. Estou gostando bastante. Dia 17/12 vou fazer um longão. 280km com 3500m de altimetria. Prova dos 7. 🥵