Jesus morreu por todos, mas todos os que Creram e seguiram os passos de jesus que são salvos . Sim ele morreu por todos, mas só quem pode ser salvo é aquele que crer. Crer nele, que ele é o Deus encarnado, que ele ressuscitou dentre os mortos.
Indico um livro expetacular sobre esse tema; A morte da morte na morte de Cristo. John Owen Esse livro contra argumenta todos os questionamentos levantados pelo oponete a expiação definida.
repulsa, porém, ele desafia categoricamente na Bíblia e na história, com documentos e fatos e evidências que a bíblia é falha, Jesus é falho, eden não existiu! Sendo assim, pessoas como Pr Sezar e Pr Carlos Vaillat tem a oportunidade de desmascarar de uma vez por todos as heresias se houver do Fábio Sabino, é salvar do inferno trilhões de almas que são adeptas de suas exegese teológica. Se esses sábios não tiverem argumentos de defesa da fé diante do Prof Sabino, posso dizer que o cristianismo é uma faxada, sem fundamentos e sem evidências, apenas mito e crença feita por homens.
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53.11
Há textos em que especificamente falam de um grupo (todos de um grupo) Mas também há textos que falam de um modo geral (todos é todos mesmo) Há textos e textos! Cabe ser examinados dentro do seu contexto! 1Tim.2.4-6/Atos.17.30/João.3.16/Rom.11.32 são todos mesmo!
Eu concordo e gênero e grau que Jesus morreu por toda a humanidade... agora cabe a cada um de nós chegar ao conhecimento do evangelho... porque a vontade de Deus e que ninguém se perca....mas o homem tem o livre arbítrio de escolha de dizer sim ou não em receber Jesus como o seu único e suficiente Salvador...pois a salvação e individual... então não tem como dizer que Deus veio pra salvar alguns...o seui sacrifício jamais seria para alguns...se não seria esse sacrifício em vão de se entregar so por um grupo de pessoas....e isso não procede ... porque ele amou o mundo de tal maneira para que todos aqueles que crê nao pereça...mas tenha a vida eterna... porque o evangelho sera pregado em todo o mundo...mas aquele que resiste o evangelho e não crê esse sim ja está condenado...mas também aquele que vem até ele mediante a sua palavra será salvo sem exceção... Esse Deus e maravilhoso Oh Glória 🙏🙌
A questão que parece ser crucial de Rm 11:32 o contexto é claro, antes só quem estava sob a lei e precisava de misericórdia eram os Israelitas, mas, agora os Gentios foram colocados debaixo da lei de Cristo pra que a misericórdia seja exercida a todos Israel e Gentios 🤷🏻♂️
Crescimento dessa teoria é destruição do cristianismo. Europa é e exemplo de crescimento, ah não. Esqueci… Mas a Europa é pós cristã por causa de Deus. Deus “determinou” que o cristianismo acabasse por lá! Ta certo!
É interessante essa passagem, mas será que nunca viu alguém dizer que não quer saber de Deus de maneira nenhuma e morrer sem Deus? Ou será que o todos acrescenta esses que citei . Da fato os dois argumentos tem base , mas esse todos do Arminiano é como forçar uma salvação mesmo que a pessoa não queira.
Não é fácil defender a expiação limitada isoladamente, pois é uma consequência lógica dos pontos anteriores. Qualquer reformado sabe disso, principalmente por ter textos que aparentam a afirmação contrária. Logo só a verdade da expiação limitada sem concatenar com com a eleição incondicional fica com menos textos de apoio.
rapaz, tem gente que foge pra vontade oculta, aquela que Deus tem só pra ele, e em via de regra, ela é antagônica a que ele declara explicitamente rsrsrsr, difícil demais.
E os cslvinistas corre psra os vasos da ira e do ouvidos ao surdo .e mais uns 3 gatilhos e depois quando nn tem mais jeito eles fslam " NÃO SEI DEUS É SOBERANO E ELE FAZ O QUE BEM ENTENDE "
Deus deseja mas não é tirano. Deus sem o homem. Continua sendo Deus, ou não? O fato de que Deus seja soberano e de ao homem algum nível de liberdade não significa que Ele é incapaz, pelo contrário: É o próprio Senhor quem definiu que o homem possa ter algum nível de responsabilidade. Aliás eu fico até triste em saber que quando Jesus veio ao seus e esses o rejeitaram foi porque o Pai reforçou a rejeição a Jesus. E alguns ainda vão longe dizendo que Deua foi quem matou Jesus, ou seja: Deus não recebeu um sacrifício, mas Deus comete filicídio! Mas tá bom, cada um acredita no que quiser ne? Ah, esqueci, foi Deus quem determinou que pensássemos certo ou errado, e completo com mais uma pérola calvinista: O estupro, os assassinatos, os ataques terroristas, o pecado, as doenças e toda a sorte de pecados, foram determinadas por Deus. Somos apenas robôs na mão de um ser jocoso e tirano!
@@prcleilson segue base biblica: Ap. 21:4 Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. o Desejo de Deus é nos levar de volta para Genesis 1 e 2, acho isso meio básico. rsrsrs.
@@gilneiherber9406 Nada pode acontecer sem que Deus tenha decretado! Nem mesmo o mal. Não existe ser autônomo, independente de Deus! Quer mal pior que o Apocalipse? Pois quem o decretou? Foi o diabo? Foi o ser humano? Alguém pode mudar o Apocalipse? Se Deus decretou o Apocalipse, por que não o resto da história?
Parabéns ao pastor Isaac. Tratou o debate com respeito e como irmãos em Cristo. Diferente do pastor Arminiano, que foi arrogante e chegou a zombar de questões expressas na Bíblia. Assustador como os defensores do Arminianismo estão cada dia mais arrogantes. Um pena ver isso.
Esse Pastor Isaac até fala bem e tals.. mas não se cansa de levar surras teológicas no Vejam Só.. já era pra ter se convertido ao Arminianismo e a atualidade dos dons espirituais! Agora esse Prof Caike Hislumial que grata surpresa pra mim o vendo pela primeira vez.. quanto conhecimento, didática e aplicação dos textos.. estou impressionado, e tão jovem! haverá de contribuir muito com o Reino de Deus!
Esse Pastor Calvinista não teve capacidade de responder o jovem Prof Arminiano.. por ter sido surpreendido por algo que ele disse, por isso desviou o assunto dizendo que ele vai aos debates para divulgar o Calvinismo. O Prof Arminiano colocou em cheque esse ponto do Calvinismo e ele preferiu na cara dura desviar o assunto ao invés de responder.. lamentável.. quem esse Pastor Isaac pensa que engana.. e nesse ponto esse Zéca acaba sendo incompetente .. se vc o outro mediador pastor Heber ele não teria deixado o Pastor Isaac escapar pela tangente tão facilmente..!
Pastor, Marca um debate pra hoje com o Prof Fábio Sabino. Caso você ache que não pode contestar ou defender a fé diante do Fábio, Marca com o Pastor Carlos A. Vaillat X Prof Fábio Sabino. AGUARDO ESSE DEBATE PRA HOJE OU AMANHÃ.
@@diegoalves9609 vdd Diego, o Prof. Fábio Sabino está sendo muito mais corajoso, desafiador, conficto de sua posição, seguro de suas exegese e provas, que o Pr Sezar que é Apologista, Reitor, e conhecedor de outras línguas. Do mesmo modo acontece com Pr Carlos Augusto Vailat. Parece, ou da a entender que eles não querem debater com o Prof Sabino por que sabem que irão ser envergonhados, e que a verdade do Sabino irá revolucionar o modo como vemos o Éden, Exodo, Deus, Jesus, arrebatamento e inerrancia da bíblia. O próprio Sabino já falou pod cast que cansou de marcar debate direto com Sezsr Cavalcante, mas ele desmarca sem motivo algum! Isso não é papel de cristão apologista é biblista....
@@josielpereirareis8631 Josiel, sei de sua repulsa, porém, ele desafia categoricamente na Bíblia e na história, com documentos e fatos e evidências que a bíblia é falha, Jesus é falho, eden não existiu! Sendo assim, pessoas como Pr Sezar e Pr Carlos Vaillat tem a oportunidade de desmascarar de uma vez por todos as heresias se houver do Fábio Sabino, é salvar do inferno trilhões de almas que são adeptas de suas exegese teológica. Se esses sábios não tiverem argumentos de defesa da fé diante do Prof Sabino, posso dizer que o cristianismo é uma faxada, sem fundamentos e sem evidências, apenas mito e crença feita por homens.
@@diegoalves9609 @josielpereirareis8631 Josiel, sei de sua repulsa, porém, ele desafia categoricamente na Bíblia e na história, com documentos e fatos e evidências que a bíblia é falha, Jesus é falho, eden não existiu! Sendo assim, pessoas como Pr Sezar e Pr Carlos Vaillat tem a oportunidade de desmascarar de uma vez por todos as heresias se houver do Fábio Sabino, é salvar do inferno trilhões de almas que são adeptas de suas exegese teológica. Se esses sábios não tiverem argumentos de defesa da fé diante do Prof Sabino, posso dizer que o cristianismo é uma faxada, sem fundamentos e sem evidências, apenas mito e crença feita por homens.
O argumento do Pr. Isac para não responder ou escapar do confronto onde ele se vê sem resposta ele sempre usa o termo "espantalho" para tudo que vem contra ele e descortina o calvinismo. A verdade nua e crua que não é suportável ouvir.
Esse texto, quando diz que os resgatou, se refere a visão da comunidade. Paulo não estava falando com os falsos profetas, estava falando com a igreja, e os falsos profetas em tese pareciam pertencer a essa igreja, por isso a expressão "os resgatou" e refere ao fato de Deus estar salvando aquela comunidade, da qual esses falsos profetas pareciam fazer parte e portanto pareciam ser salvos tbm. Paulo jamais entenderia que com isso alguém interpretaria o absurdo de que esses homens eram salvos e deixaram de ser salvos. Isso fere frontalmente a ideia de regeneração, se eles foram regenerados como eles se tornariam falsos mestres? Que regeneracao é essa que gera falsos mestres???
@@Felipemc1986, o objeto do resgate é os falsos mestres si. Se é a comunidade geral, então estão negando o Soberano Senhor que os resgatou? O contexto, os vv20-22, mostra que em algum momento, os falsos mestres eram salvos, mas agora não mais! Uma observação: a carta é de Pedro, não de Paulo.
@@andersonfelix7477 II Pedro Cap. 2 | NVT 1 Contudo, assim como surgiram falsos profetas entre o povo de Israel, também surgirão falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão astutamente heresias destrutivas e até negarão o Mestre que os resgatou, trazendo sobre si mesmos destruição repentina. Então você diz : Esses falsos mestres vão negar o próprio Cristo que os resgatou. Mas quem Jesus resgatou é a igreja, as ovelhas, os seus eleitos. Se esses mestres eram falsos, Jesus não os resgatou. A expressão que diz "os resgatou" é que Jesus resgatou a Igreja, não os falsos mestres.
Arminianos, uma dúvida. Em João 16. 7-11, temo o seguinte: "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado." Nesse texto o mundo aqui é "kosmos", igual em João 3.16, partindo da lógica de vocês, o Consolador vai convencer todo o mundo do pecado, da justiça e do juízo e beirra o universalismo, algo que a bíblia não ensina e é heresia.
Deus faz o chamado a todos, mas pela Sua onisciência sabe quem vai ser salvo. Os que aceitarão a Jesus, Deus já os guarda até chegarem a decisão. João 6.44 Jesus diz que todo aquele que vem a mim é o Pai que o traz e Eu o ressuscitarei no último dia. Cristo morreu por aqueles, que por fé, crêem Nele. Se não fosse assim, todos seriam trigo, mas sabemos que têm muito joio no meio.
O reverendo Isac falou: homens são falhos, devemos usar somente a Palavra. Mas ele mesmo basicamente não usou. Pastor Kaique utilizou bastantes textos bíblicos
O Luciano eu gosto muito do programa vejam só mas fico preocupado porquê tenho muitos amigos novo convertido eles dizem que não tem mas jeito para ele por causa da predestinação e vocês debatem muito sobre isso eles ficam confuso
Até onde sei Deus quer salvar a todos QUE crer no seu filho. Fora isso, ele não quer salvar ninguém e como já é profético que nem todos serão salvos! Isso é negar a pré ciência de Deus. Como quer salvar alguém que sabe ser impossível crer em Cristo?
A pergunta correta é: com base no que a Bíblia diz, que ninguém salva a si mesmo e muito menos por obras, então como se pode dizer que Cristo morreu por todos?
No meu humilde entender, Calvino não era calvinista. Ele foi mal interpretado. Tanto que houve um grande avivamento missionário em sua época. E ele dizia tbm ( falou para uma amiga em particular), pois com algumas das posições dele, muitas pessoas começaram a duvidar da própria salvação; então ele deixou claro que, só o fato de isso preocupar a pessoa, já era uma sinal que ela era uma escolhida. Enfim, a salvação, a graça maravilhosa do nosso amado Jesus Cristo, está derramada sobre a terra para TODO aquele que NELE crer. Precisamos de trabalhadores para a seara pois Jesus já falou que estava pronta. Vamos pregar o Evangelho, irmãos, pois há dois mil anos já vivemos os tempos finais e “Ele prorroga os tempos pq quer que TODOS se salvem”.
Amigos arminianos, ao contrário do que o pastor pentecostal afirmou, "fazer exegese" é sim praticar a teologia, é sim um meio de analisar as Escrituras teologicamente. Ponto.
Faço uma pergunta todos aqui: algum ser humano pode salvar a si mesmo? A salvação é por obras? Acredito que se não todos, a maioria vai responder que não, que a salvação não é por obras e ninguém pode salvar a si mesmo, então segue-se corretamente a afirmação de que não, Jesus não morreu por todos. Ponto.
infelizmente, ultimamente, tem se trazido calvinistas fracos e não profundos nos argumentos. Seria bom trazer novamente: Davi Charles Gomes, Ricardo Moura Lopes, Thomas Tronco, Francisco Tourinho e então teríamos um bom debate.
O pastor calvinista explicou muito bem a questão do “todos”, que não tem apenas um significado na Biblia, e não só na Biblia mas tbm no nosso dia a dia.
Nesse texto todos são todos mesmo. Aliás, eu fico preocupado quando o Espírito Santo não é capaz de transmitir a Palavra clara e acertiva, trazendo confusão na interpretação.
Inventou até bem, por que todos são todos! Se é do dia a dia de cada um não é problema da bíblia! Basta conhecer uma linha de grego pra não passar vergonha! Abrasileirar a bíblia é coisa de quem não é muito honesto intelectualmente!
O pensamento Calvinista é , Deus escolheu alguns pro céu. E ele também que escolheu a Grande imensa Maioria antes da fundação do Mundo pra ir pro Inferno.
@@FelipeSantos-wy4ti argumentos que defendem o indefensável. Argumentos que desrespeitam as Escrituras. Argumentos que visam a manutenção de mecanismos de lavagem cerebral daqueles que sustentam a vida abastada de canalhas falsos profetas. Argumentos que amparam doutrinas inventadas. Argumentos que mancham o nome de Cristo. Argumentos que só podem garantir um único destino a quem os utilizam, a saber o lago de fogo e enxofre eternamente.
Quando se é um alienado tenta diminuir o pastor pentecostal ,só pq seu ídolo calvinista foi ridiculamente despreparado para esse debate. Até outros calvinista nos comentários são mais coerentes e admitem isso.
@@geovanidefrancasimao5313 os idólatras são os pentecostais que colocam acima das Escrituras e acima do próprio poder de Deus suas próprias doutrinas inventadas. E, diga-se de passagem, nem alienados são porque fingem crer em suas próprias doutrinas loucas.
Os Calvinistas são os judeus de 2000 mil atrás, q acreditavam e acreditam q só eels são salvos.. é uma blasfêmia dizer que Jesus não Ama a todos. Ele ama a todos, e por ele amar com amor sincero, e ele determinou e decretou a a pessoa que vir a servir-lo , por o amar. Não pq não teve outra opção. Deus não obriga ninguém a ama-lo
Não é possível! Tem que tirar o zeca dessa moderação! Ele como calvinista assumido interfere no debate, constrange um lado e protege e elogia o outro, o dele, totalmente parcial e antiprofissional tal como ele fez do pior jeito que já vi até hj, saudades do Eber!
Ambas as linhas estão certas com base para as duas é só entender que cada escritor escreveu de acordo com o que entendia pessoalmente e depois vem a doutrina da inerrancia
Ops, Não tem como as duas visões estarem certas ...É que queremos apaziguar todo debate sobre estes temas. Mas, apenas no final uma estará certa ..Um abraço ✔️
@@assuntosteologicos5867 Não sei se já leu o AT muitas vezes como eu já li. Lá não tem esta de Israel virar igreja, isso é desvario de quem acha que a igreja é o suprassumo de Deus. O At deixa bem claro que Israel foi chamado para ser a nação eleita e isto é irrevogável cf. Jr 31.36. Esta é a incoerência maior do calvinismo. Eleição é irrevogável para crentes do NT mas para Israel ele caduca. Insanidade total.
Ninguem nasce salvo nem condenado...mas nossos frutos no decorrer da vida nos fará andar pelo caminho da salvação ou condenação segundo nosso próprio desejo
A visão Calvinista não tem base bíblica MT. 16.24 / Dt 30.19 Deus abriu a oportunidade da salvação através de Cristo e nos deu o direito de escolher se queremos ou não...se assim não fôra, Jesus não diria a expressão QUEM QUISER VIR...Ele já determinaria, eu quero que você venha após mim pq eu te escolhi...mais não é isso que o texto apresenta, dentro da graça de Deus, temos a oportunidade dada por Ele através do LIVRE ÁRBITRO para decidir se queremos ou não...MT 7.13,14 ENTRAI PELA PORTA...mais um convite de Jesus para uma decisão nossa, ou do contrário Ele diria, VOU TE COLOCAR NA PORTA...mais não é isso que o texto apresenta...nós temos em nossas mãos o direito da escolha para salvação ou condenação...Hebreus 3.7,8 NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO como fizeram vossos pais...Ele poderia dizer, VCS NÃO VÃO ENDURECER O CORAÇÃO pq eu sou Deus irresistível...mais não é assim que o texto diz...portanto, essa visão de um Deus que não dar oportunidade para as pessoas e que Ele mesmo já determinou quem vai ser salvo ou condenado não tem sustentabilidade bíblica nenhuma...essa doutrina faz de Deus o culpado pelo pecado de todos que devem ser condenado, afinal...se ele como dizem os Calvinistas foi quem escolheu a pessoa para ser condenada e que pra tal ato tem que haver o pecado, então Deus seria o responsável por fazer a pessoa pecar? Pela fé né...vou continuar orando para que o Senhor tenha misericórdia e abra vossos olhos espirituais
Fica a cada debate mais claro que o CALVINISMO defende uma ideia e não uma teologia bíblica teológica. Na 2° ação do Pr Isaque, ficou muito claro a posição calvinista.
Pode vir. Vão pela mesma linha de todos calvinistas, nem eles entende a predestinação. Granconato defende que crianças recém nascida que morrem já são predestinadas para o inferno ou para o CÉU. Isso é de uma irracionalidade burra. Crianças não podem crer,senhor calvinista granconato.
Até eu quiria tirar ele de lá, mas por causa da falta de capacidade de raciocínio do Caíque. Parei de assistir no minuto 56 quando ele próprio corroborou a doutrina reformada e nem percebeu o que fez. Aí fica difícil heim amigo.
Eu tenho o sonho de ver um pentecostal responder a seguinte pergunta feita por um calvinista: se o homem não pode salvar a si mesmo, então como pode Jesus ter disponibilizado a graça da salvação a todos?
Irmão, tenho dúvidas a respeito do arminianismo e do calvinismo, então estou buscando entender ambos pra me decidir sobre qual linha irei seguir. Sobre sua pergunta eu acredito que um arminiano responderia com essa passagem das escrituras: Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Salvação não é por obras, mas como diz esse texto, o evangelho deve ser pregado a "toda criatura", se a oferta de salvação é pra todos, logo está disponível para todos. Porém só é eficaz em quem "crer". Gostaria que irmão me ajudasse a entender esse texto de uma ótica calvinista.
@@danilo4638 Bom dia. 1) sobre minha pergunta não se trata de dúvida, mas de um desafio que fiz a quem defende heresias. 2) sobre qual linha teológica seguir recomendo o calvinismo porque mesmo ainda imperfeita, ainda é a mais fiel às Escrituras. O arminianismo ensina heresias como por exemplo: a) que o homem salva a si mesmo; b) que o milagre de Atos 2 trata da glossolalia ou o falso falar em línguas se preferir chamar assim; c) mudam o objetivo das profecias e revelações de Deus alegando que existem mais profecias e revelações além daquelas que já estão registradas na Bíblia. Sobre essa questão das profecias e revelações gosto de citar uma frase de um teólogo sério brasileiro reconhecido até fora do Brasil, o Augustus Nicodemos, que diz: "Quer profecias e revelações? Abra a Bíblia e leia. Quer ouvir a voz de Deus? Abra a Bíblia e leia. Quer ouvir a voz de Deus em alto e bom som? Abra a Bíblia e leia em voz alta." Simples assim.
@@danilo4638 e sobre a eficácia ou sobre quem crê segue a correta explicação: 1) a eficácia da Palavra jamais dependeu, não depende e jamais vai depender da vontade do homem. A eficácia da Palavra está lá sempre, independente de quem crê ou não. Deus é todo poderoso independente do homem. 2) o homem é concebido em pecado e todos estão destituídos da glória de Deus, ou seja, todos somos literalmente incapazes de escolher a Deus por nós mesmos. Por isso é Deus que decide quem vai aceitar o Evangelho ou não. Mais uma vez, um pecador está morto em seus delitos e pecados e por tanto incapaz de converter a si mesmo. Por isso existe a necessidade do Espírito Santo de Deus convencer-nos do pecado, da justiça e do juízo pelo OUVIR do Evangelho de Cristo. Se Deus não fizer isto por nós, então todos continuaremos condenados, pois nascemos condenados e assim vamos estar eternamente. Mas pela vontade soberana de Deus, somos salvos pela graça, mas graça está dada a quem Ele quer e não você ou eu que decidimos por nós mesmos que queremos a graça. Assim como também é o próprio Deus que capacita aos Seus escolhidos a fazerem a Sua vontade após a regeneração e assim manterem sua salvação. Nem isso somos capazes de fazer, manter nossa própria salvação se Deus assim não o fizer por nós, em nós e por meio de nós.
@@danilo4638 1) eu escolheria o calvinismo porque o pentecostalismo ou o arminianismo ensinam que o homem salva a si mesmo e que o milagre de Atos 2 é a glossolalia ou o falar em línguas se preferir chamar assim, fora outras heresias. 2) sobre a eficácia da pregação e do poder de crer nela ou não: A) a eficácia da Palavra está em Deus e portanto na própria Palavra e o agir do convencimento está no Espírito Santo de Deus e não no próprio homem, então crer ou não jamais dependeu das próprias capacidades o homem. B) segundo que as Escrituras ensinam que a humanidade é toda concebida em pecado e portanto morta em seus delitos e pecados. E morto não consegue fazer nada. Então, por isso, o homem é totalmente incapaz de escolher a Deus por si mesmo e justamente por isso, pela total incapacidade espiritual do homem, é o próprio Deus que decide quem será salvo e, portanto, quem Ele capacitará a manter sua própria salvação e não o próprio homem.
@@danilo4638 1) eu escolheria o calvinismo porque o pentecostalismo ou o arminianismo ensinam que o homem salva a si mesmo e que o milagre de Atos 2 é a glossolalia ou o falar em línguas se preferir chamar assim, fora outras heresias. 2) sobre a eficácia da pregação e do poder de crer nela ou não: A) a eficácia da Palavra está em Deus e portanto na própria Palavra e o agir do convencimento está no Espírito Santo de Deus e não no próprio homem, então crer ou não jamais dependeu das próprias capacidades o homem. B) segundo que as Escrituras ensinam que a humanidade é toda concebida em pecado e portanto morta em seus delitos e pecados. E morto não consegue fazer nada. Então, por isso, o homem é totalmente incapaz de escolher a Deus por si mesmo e justamente por isso, pela total incapacidade espiritual do homem, é que o próprio Deus que decide quem será salvo e, portanto, quem Ele capacita a manter sua própria salvação e não o próprio homem.
Os dois são bons debatedores, porém, hoje não foi o dia do pastor Isac em argumentação. Sou arminiano. Creio na Eleição por Presciencia de Deus e não por escolha de Deus sem resposta do homem à fé. Deus abençoe a todos!
@@pastoreduardomelo5995 potencialmente por todos como diz a Bíblia, efetivamente por aquela que creem, como ensina as Escrituras! Sim, todos são “TODOS”.
@@Gambiarradaroca consulta a história? De onde tiraram isso? Deus é o Senhor de toda a criação, inclusive o tempo, aliás Ele está fora dessa temporalidade. Ele nos deu liberdade pra vivermos dentro desse espaço, e Ele sabe de tudo antes de acontecer e em todos os cenários possíveis. Deus é Senhor de tudo, inclusive de Sua soberania. Eu nao acho que Ele mente quando pede pra obedecermos, aliás os 10 mandamentos seriam falsos se Ele mesmo determinasse o pecado. Mas gambiarra é gambiarra!
Esses debates seriam mais proveitosos, se houvessem momentos de oração antes, e não citações de textos selecionados pelos debatedores com citações dos " pais da igreja", e, muitas vezes longe da inspiração do Espírito Santo.