Eu já consigo com proventos de FIIs, Fiagros e FI-Infras, ganhar mais que o meu salário bruto do trabalho. Me programei pra "me demitir" em dezembro de 2026, vamos ver se esse plano dá certo rs.
É isso mesmo, já se programou, tem um planeamento, já isso mostra alguma sabedoria. Mas eu ri quandi li "já me programei pra me demitir" kkkkk Chega ao dia manda o patrão tnc 🤣
@@MrAndrecolombo Tenho 36, e invisto desde o primeiro emprego aos 16. Trabalho em banco, estressante no grau máximo. Penso em descansar por um tempo e depois tentar um concurso de prefeitura no interior, num cargo administrativo, ou num RH, bem tranquilo, sem metas pra bater, etc, só mesmo pra ocupar o tempo.
Não vejo ativo MELHOR para viver de renda do que os FIIs. Eles entregam previsibilidade, segurança, e TENDEM a acompanhar a inflação. Dá pra você projetar com uma certa precisão o tanto que você vai receber nos próximos meses e viver sua vida de acordo com isso, AD ETERNUM. Você consegue calcular qual pode ser custo de vida mensal, em qual escola vai colocar seus filhos, assinaturas, planos e etc. Com ações fica dífícil, já ví divedendos variarem muito de um ano para outro. Com renda fixa também fica complicado, pois incide imposto de renda e quem te garante a mesma taxa no dia do vencimento do título. FIIs também não dão trabalho quase nenhum, só acompanhar os relatórios, se tiver casa de análise melhor ainda. Ou seja, só planejar direitinho e abraçar o mundo.
eu vivo de renda passiva de meus investimentos desde 2008 , faço investimentos de renda fixa desde 1988 e de renda variavel desde 1990 ....a primeira coisa a dizer sobre o estudo da moça é que 05 anos nao é nada para um horizonte de aposentadoria ....outra coisa ...o reinvestimento não é uma eventualidade é uma certeza ...vivo muito bem com 33% da renda que recebo ...e reinvisto 66% todos os meses ...esse reinvestimento é feito de uma forma ordenada entre FIIs de papel e tijolo , ações e renda fixa ...de forma a manter-se um percentual maximo de 33% em cada tipo de ativo ....estou muito bem graças a Deus ...nao é estudo ;;;é minha realidade diaria ;;;;sobra todos os meses ao redor de 60% do que recebo ....com todo o respeito ...o estudo da moça é um pouco basico demais !
Eu já não uso meu salario do trabalho desde novembro de 2022. Pago tudo com o rendimento de investimentos. Minha estrategia é 50% Fii/Fiagro/Fi-infra, 30% Açoes pagadoras de dividendos, 20% ETFs de dividentos no exterior. Sim dá para viver de renda porem só se voce for super regrado nos gastos. Planejo deixar o mercado de trabalho em 2026.
Ótima estratégia, porém gostaria de ressaltar que colocar high yield dos EUA é contra-producente tendo em vista o imposto retido na fonte de 30%. Talvez seria melhor você focar no exterior em high grade, que serve de hegde e growth. Espero ter ajudado.
Excelente estudo da Ellen 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Moral da história : tenha uma reserva de emergência, valor ou oportunidade seja lá o nome que vc queria dar, para que nos momentos de crise vc tenha da onde tirar caso precise usar. Particularmente eu terei uma reserva equivalente a 1 ano de custo de vida, quem puder ter de 2 ou mais estará muito coberto e tranquilo! Viva os FIIS!!!!!! 🚀🇺🇸💵🙏🏻🔥🙌🏻💵💵💵💵
Amigo Baroni, eu vivo de renda com fundos imobiliários. Eu tive o ônus de ter "aposentado" em março de 2019, ou seja, somente 1 ano antes da maior crise do mundo. Ainda sim, consegui sair com uma renda maior lá na frente.
amigo, esse gestor de fundos (FIA) fez um alerta sobre FIIs (ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-fzVl9pt2Xaw.html) esse link canal stock Pickers horario 1:20:23
Fantástico esse vídeo. É justamente o meu caso, comecei em maio de 19 e peguei todo aquele boom até a covid. Hoje o meu VP é menor do que eu investi, de 735 mi, hoje valem 653 mi. Mas desde que você entenda e suporte essa variação tudo bem. Continuei comprando na baixa, e mantive o meu rendimento, que é o que me interessa. Parabéns por esse trabalho.
Um adendo sobre o que o professor falou sobre os investidores é que eu dou um chute de que uns 85% dos investidores colocam menos de 1.000 por mês em FII... Fazendo um calculo rapido e mantendo essa média a pessoa pode chegar a 5k em 30 anos se reinvestir esse valor pode ser alcançado em uns 15 ou 20 anos. 90% da população brasileira não tem sobras para investir, esse é o problema...pegue os 10% da população que ganhem até 7 mil, e mesmo assim n da pra colocar 2K por exemplo em investimentos...é complicado. Ja aquela exceção, dos brasileiros que ganham mais de 20K, esses sim podem dispor de 5 ou 6 mil para fazer investiemntos mensais pesados fazendo o patrimonio aumentar numa velocidade absurda.
Se tem gente que vive de aluguem, porque não tem gente que vive de FIIS? fica a pergunta pra um monte de gente que diz que não é possível viver de FIIS! e se o cara tiver um patrimônio de 5 milhões em imóveis locados que rendem 0,6% e investir em FIIS ? fica a pergunta pra algumas pessoas refletirem! A diversificação dentro dos FIIS é fantástica.
SIM é possível , porém é mais factivel que seja uma complementação da Renda, Viver exclusivamente precisa ter um Bom Capital , visto que ao chegar na época de usufruir deveremos reinvestir em torno de 30% ( pra mais ou menos a depender da Carteira de cada um ) Eu comecei a Investir há 4 anos hj Metade das minhas Despesas são cobertas por FII ( Mas ainda não estou Aposentado portanto reinvisto 100% e invisto mais tds meses )
Já conhecia o estudo da Ellen pelo canal dela. Parabéns ao Baroni pelo convite. Importante esse olhar da Ellen com ceticismo sobre a indústria de FII. Seguimos aportando, mas convictos de que é preciso respeitar um preço-teto e manter robustas reservas de oportunidade para comprar nos momentos adequados de cada FII.
ELLEN FAZ MAIS VIDEOS DE BACKTESTE IGUAL VOCE FEZ AQUELES SIMULADOS DE 10 ANOS INVESTINDO, E SEU MELHOR TIPO DE VIDEO, FAÇA MAIS, SIMULE OUTRA EMPRESAS! SIMULE OUTROS FIIS
O excesso de renda é uma boa estratégia, mas isso depende muito do comportamento diligente (ou não) do investidor de não gastar essa sobra. Acontece que essa disciplina é rara, talvez mais frequente com investidores de FII dado o perfil desse investidor. Eu mesclaria com ações que pagam dividendos, fundos de infraestrutura e ofertas públicas de CRI/CRA com pagamentos semestrais para ampliar a diversificação. Gestão ativa é um ponto importantíssimo, não tem como investir e largar, precisa sempre observar os movimentos do mercado para gerir o portfólio estratégicamente ao longo desse caminho. Existem momentos, notadamente num ciclo de aumento de juros, que vale mais a pena ter o dinheiro investido no tesouro selic do que em qualquer outro ativo do mercado. Para finalizar, é muito importante que as pessoas entendam como funciona a curva de juros e como é possível ganhar muito dinheiro com um ciclo de queda de juros.
O ideal é diversificar a carteira e sempre buscar as melhores oportunidades, ativos descontados, boas empresas de crescimento e ter ações, fiis, bdrs, fiagro, etfs, criptos, renda fixa CDB, IPCA, SELIC, CDI, tesouro e não pode esquecer da reserva de emergência.
Mas acredito que se tivesse nao aumentado o renda mensal durante a pandemia, teria tido uma reserva bem maior. Estavamos todos dentro de casa, daria pra manter a retirada mais baixa.
Acho que não da pra misturar crise com seus investimentos, crises vc não tem controle. Por isso é cruscial ter uma reserva de emergencia de uns 2 anos. Então caso uma crise corte seus rendimentos pela metade vc retira da reserva de emergencia para suprir isso.
Sensacional, um resumo completo na prática de como é importante diversificar a carteira, acompanha-lá e reinvestir uma parte do proventos dos fundos de papeis referente à inflação no período de usufruto. Obrigado, pelo ensino que nos proporcionam!
Excelente estudo da Ellen, e que serve como lição para repensarmos sobre em quais seguimentos investir. E a pandemia, com a qual ninguém contava, fez com que hoje, pudéssemos ver quais gestoras conseguiram durante o período, fazer uma belo trabalho, de forma que há FIIS que seguiram pagando seus dividendos de forma resiliente e com menor volatilidade do patrimônio do que outros do mesmo seguimento. Parabéns, Ellen, e obrigado pelo estudo!
Baroni falou ali se seus custos são 10k por mês....ideal ter ganhar 12.5k por mês com FII... reenvistir 2.5k todo mês.... seria ideal isso então? Reenvistir 25 a 30% por mês?
Amigo, eu já vi em algum lugar, (salvo engano, em uma live do Baroni com convidados) um número interessante! Reinvestir 50% da renda dos fii's de papel e 25% da renda dos fii's de tijolo! Aí, você faz a proporção, de acordo com a sua carteira! Na minha, seria um valor próximo de 30% mesmo!
Nesta simulação apresentada o valor acumulado é o mínimo para a renda desejada, obviamente não seria seguro. O ideal é gerar o dobro da renda desejada para que haja margem de segurança e até mesmo para manter reinvestimento mensal. O reinvestimento é fundamental mesmo no período de utilização dos rendimentos recebidos.
Bom noite acho que falaram certo uma reserva de emergência é muito necessária apesar de gostar muito de fundos estou tentando montar minha reserva de emergência
Ninguem esperaria q uma assessora de investimento falaria bem de investir numa unica classe, ne ?! Consciente ou inconsciente ha uma necessidade de tornar o fato de investir e formar patrimônio algo mais complexo, nao pode ser vendido como algo q pode ser mais simples
Gostei muito do vídeo e tb das considerações feitas após a apresentação do estudo e fiz uma continha rápida aqui com a fala da Helen sobre a reserva, nesse caso a reserva do Carlos, de 10x a renda mensal, seria em torno de 35-37% do patrimônio total dele, portanto o % FIIs estaria bem mais longe dos 100% da carteira. Mesmo pq essa “reserva”, pelo montante dela e por representar um valor considerável da carteira, na minha opinião, tb precisaria de uma certa diversificação na renda fixa de curto prazo, certo?
Otimo Video, muito esclarecedor. Essa é a minha maior questão, será que realmente é possivel viver de renda? quanto é necessário gerar de renda a mais que a despesa mensal para realizar reinvestimento e não perder poder de compra?
Bom dia, muito boa a live e o estudo, tenho como meta atingir renda passiva para aposentadoria no futuro, e consegui muitas certezas com o estudo. Muito obrigado para os dois.
Excelente live, muito obrigado professor!!! Pelo que estudei em três anos ainda estou aquem do que desejo, mas pelo que aprendi a Ellen falou de segurança que os fiis trazem, mas sigo na minha jornada.
40:00 essa questão de diversificar em várias classes de ativo é complicado, por que diversificar só por diversificar sem ter um bom conhecimento é perigoso, pra uma pessoa que trabalha com mercado, que dedica diversas horas do seu dia a estudos, fica fácil entender de várias classes o suficiente pra investir em todas elas, agora imagina pra uma pessoa que trabalha em outra área, que não tem como se dedicar tanto a estudar tudo, esse é meu caso, então por isso hoje 75% da minha carteira está em FIIs pois eu me sinto seguro em relação ao meu conhecimento desta classe, eu sei escolher bons fundos pra minha carteira e oq esperar dela, não posso dizer o mesmo de ações e renda fixa teria que estudar muito pra ter a mesma segurança e não tenho tempo pra isso. esse vídeo me deixou mais seguro ainda pq os mesmos pensamentos que eu tive sobre o estudo dela o Professor Baroni foi lá e pontuou, ainda acho que faltou só falar sobre a questão dos fundos de papeis não reporem a inflação, em um momento da conversa ela fala tipo "a falam que repõe a inflação, quero ver se repõe mesmo", só que fez uma carteira cheia de fundos de papel e sem reinvestimento dos dividendos, acho que ela se perdeu um pouco nessa parte, seria bem legal refazer o estudo levando em consideração as dicas que o Professor deu, principalmente a carteira ter uma renda maior do que o gasto e reinvestir na própria carteira...
Se a proposta do estudo era “viver com a renda”, se reinvestir, como vai pagar as contas? Mas foi falado que essa não é a melhor estratégia, o ideal é realmente ter uma folga e não depender totalmente da renda dos fundos.
Dependendo do valor é possível viver de renda com Fiis, com uns 2 ou 3 milhões investidos a maioria das pessoas teria vida tranquila, mas a questão é se vale a pena. Ações seguras e pagadoras de dividendos como de energia elétrica, bancos e saneamento seriam mais interessantes que Fiis, tanto para renda como, muito melhor, pra crescimento de patrimônio. Fiis tem crescimento de patrimônio muito lento em comparação a ações.
Por mais vídeos com essas pegadas, muitos insights ótimos! Coisa de qualidade pra aprender e refletir. (ps. só diria pro Baroni melhorar a qualidade/potência do microfone, é sempre baixo/um pouco abafado)
O problema do aposentado é dedicação para acompanhar, porque quem aposenta joga o relógio fora, ler romance policial, etc… , nada haver com stress do mercado financeiro.
Eu peguei um desses fundos que ela selecionou pra ver a variação dos proventos dentro do período de 5 anos, o GGRC por exemplo, fica variando sempre os mesmos números, se há correção do aluguel todo ano, não deveria ter aumentado desse patamar?
Sim, deveria, mas a gestão ativa, vacância, alavancagem, não repasse de inflação em alguns contratos, venda e compra de imóveis, têm impedido isso nos FIIs. No caso desse FII ainda teve o efeito Americanas.
Eu não invisto em FOF. Já invisto em Fiis de Lajes, Logística, shopping center e de papel. É igual o professor baroni falou, os Fofs só vão replicar os outros Fiis que você já tem.
Tesouro Ipca com juros semestrais, não precisa acompanhar, corrige a inflação automaticamente, corrige os cupons automaticamente, pode gastar os cupons sem precisar reinvestir, imposto sobre valor final é 5% menor do que fiis, prefiro pagar imposto sobre os cupons do que ter riscos na renda variável.
Muito bom o vídeo.. Professor, vc acha que quanto mais fundos vc tiver na carteira menos riscos vc corre ? Pois pela minha forma de investir eu achei que 15 fundos na carteira muita coisa 😅.
Eu sou investidor de fii, imóveis, tesouro e renda fixa. Uma coisa que percebi é que comprar imóvel hoje não está valendo a pena mas os que comprei há 12 anos atrás eu já paguei!!! Olhando pelo yield eles estão no mesmo patamar de muitos fundos de tijolo pela recente valorização do aluguel. Não sonho em viver de fii mas do patrimônio que já acumulei, não sonhem muito com renda variável pois não prevemos o futuro!!!
Claro, até porque absolutamente todo mundo que tem um milhão nasceu com isso e é vagabundo, foi tudo muito fácil. Eles não construíram isso ao longo do tempo pensando no longo prazo, foi dado de mão beijada sem o mínimo esforço. O problema não é ser pobre de grana, mas sim de mente.🤣🤣🤣
@@Willowisp927 Claro, até porque é super fácil construir um patrimônio de 1 milhão. É só se esforçar que todo mundo consegue... afinal de contas "não tem pobreza que resista a 14 horas de trabalho". O problema não é ser pobre de mente, mas sim ser pobre de grana mesmo 🤣🤣🤣
Esse aí é o exemplo da exceção. Quantos Barsi existem e quantos exemplos de pessoas físicas que investem há 50 anos são divulgados. É uma pessoa só O ideal é diversificar, pq não somos o Barsi.
Valeu por trazer a Ellen, Baroni. É importante abrir os olhos do povo com alguém que não participa de nenhum fundo de fundo, sendo imparcial. Diferente de você que não tem como ser imparcial, né? Tem que ficar em cima do muro, pq faz parte da Suno e isso te deixa cego e replica sua visão ruim.
Foi constrangedor o jeito c com que o professor tratou a convidada. Foi muito deselegante a forma que ele quase obrigou a moça a concordar com ele. Precisamos entender que nem todo mundo gosta de fundo imobiliário. Só penso que se ele chamou alguém a ir no canal, ele precisa respeitar as posições da pessoa. E não ficar tentando invalidar o estudo do outro.
Obrigado pela atualização e continue fazendo o que você faz. Minha jornada no mercado atual me ensinou muitas lições, pensar em investir na diversificação certamente é a chave, por isso me engajei em setores baseados no crescimento projetado. Não existem atalhos para ficar rico, mas existem maneiras inteligentes de fazer isso. a profissional JEREMY ELTON JOHNSON tem sido minha conselheira e trader há algum tempo, ela tem feito um ótimo trabalho revisando todos os gráficos e negociações no BTC, o que aumentou o crescimento do meu portfólio para seis dígitos recentemente.
Tenho sucesso todas as semanas com a orientação do meu CORRETOR e desde que entrei em contato com meu CORRETOR, Jeremy Elton Johnson, ganhei muito com pequenas perdas, sua estratégia de negociação é excelente.