Murilo, ótimo vídeo sobre PLA HT. Já uso este filamento há algum tempo e as peças resistem mesmo, chegam até a mais de 120 graus ! Uma dica , dá pra usar água fervendo pra tratar a peça, assim ela não deforma ! Só tem que amarrar ela pra que ela não encoste na parede da panela, mas isso é fácil. Use esse material até pra fazer a presilha de fixação do vidro na mesa. Um abraço!
Muito show Murilo. Parabéns. Observei que a peça deu uma deformada depois do tratamento. Então, proponho que você faça o tratamento da peça dentro de sal. Deve ficar sensacional.
Na realidade a recomendação do fabricante é de se fazer o tratamento em um forno com temperatura constante e controlada. Como eu não tinha acesso à nada disso aqui foi no modo força bruta mesmo kkkk. Mas acho que deu pra mostrar o ponto.... Talvez usar o sal seja uma ótima opção.
Muito interessante! Não tinha imaginado que este mesmo processo chamado "recozimento"ou "annealing", geralmente pra metais pudesse ser utilizado para plásticos. Apenas observando um detalhe, após o processo, a parte superior ficou com leves deformações onde seriam os espaços entre as nervuras internas, deixando a superfície mais ondulada também, mas, supondo que fôsse maciço, isto provavelmente não aconteceria, mas apenas para um efeito de comparação. Acho que este aspecto também vale a pena ser mencionando ou levado em consideração do utilizar o processo. No mais, show! Grato, abração!
Trabalhei com ferramentaria e usei a têmpera do aço. Agora tratamento térmico para plástico PLA, essa é uma grande surpresa. Faz um carburador de motor à explosão. Vai que funciona.
Murilo, muito obrigado por simplificar a explicação sobre cristalinidade de maneira tão clara! Estou cursando engenharia de materiais e, tenho que confessar, quando vc começou a comentar sobre cristalinidade fiquei com medo rsrsrs mas vc foi muito boa e simples sua explicação!! Aliás, não só esse, mas o resto do seu trabalho é incrível. Parabéns!!!
Cara, vc me fez chorar... De alegria Claro! Fico muito feliz por ter essa validação sua! É muito obrigado pelo apoio! Eu sempre falo que esse tipo de apoio é fundamental para o nosso trabalho! Obrigado.
Caramba, mais uma vez sensacional! Estou fazendo peças automotivas e estive utilizando o PLA, mas com um reforço em resina interna por causa dessa deformação. Depois de ver o seu vídeo, já fiz a compra de um rolo para testar! Se der certo, realmente será uma revolução para as minhas peças... Novamente valeu pela dica!!!
Faz um suporte para celular que fique preso no painel do veiculo. como costuma ficar no sol e o calor dentro do carro sobe bastante, seria uma aplicação boa para usar a propriedade do filamento
Vídeo interessante e útil. Como sugestão, um vídeo com teste de compressão, torsão, ruptura e estiramento comparando com o PLA normal. Grato. Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho.
Muito boa essa possibilidade, como alguns aqui eu também venho da usinagem/ferramentaria a cerca de 29 anos e em paralelo trabalho com recuperação de plástico por volta de 8 anos. Realmente as transformações que o plástico sofre em função das mudanças de temperatura são grandes e muitas vezes prejudiciais, mas a têmpera vem para ampliar o horizonte. Parabéns por seu trabalho que é complexo porque literatura sobre o assunto até tem bastante, mas normalmente em outro idioma e circunstâncias de trabalho.
show, utilziando o HT, mas sem fazer o tratamento, a resistencia a temepratura e igual do pla comum, ou mesmo sem a tempera, ele suporta um pouco mais calor?
Ótima dica meu amigo comecei a usar ele depois do seu vídeo , meus parabéns só tenho uma dúvida , no caso se for no forno convencional a Gaz no meu parte apartir de 160 graus , e no caso se eu não fizer o tratamento teria problema ?
Fala sobre os filamento que são de metais que tá tendo agora que tem ferro ou outro material de alumino ou latão titânio fala sobre eles que tão chegando agora
Gostaria de saber se depois do tratamento o PLA HT continua sendo biodegradável. Eu tenho jogado os restinhos de impressão na composteira, será que posso fazer o mesmo com o HT?
Excelente Murilo, mas tenho uma dúvida em relação a resistência dele depois do tratamento, tipo se ele fica mais quebradiço ou resistente como o ABS, se puder poderia fazer um comparativo de esforço entre o ABS e esse PLA HT. Parabéns!
Show Murilo! Excelente vídeo, eu já tinha visto esta denominação (HT) no PLA da 3DX, mas nunca tinha imaginado que seria possível fazer um tratamento térmico. 👍
Só vim deixar meu muito obrigado ao Murilo. Depois da live, comprei finalmente minha primeira impressora, uma Ender 3 V2 com a 3D Prime, com ótimo desconto. E com tanto vídeo legal dá mais segurança pra começar essa brincadeira.
No canal Manual do Mundo foi feito um relógio solar digital. Era feito em ABS por conta do calor que ela será submetido. Uma dica para fazer em PLA HT.
Murilo Parte de Asa de aeromodelo, que não tem suporte e tem estrias e estrutura interna para reforço Ao usar o pla ht 3d prime foi show...porém, no forno a 70 graus, deformou totalmente.... As peças não tem suporte (nem.externo nem interno) Alguma sugestão? Quer que eu lhe mande um arquivo 3mf de uma parte pra testar...? Me fala aí...
Excelente vídeo bem explicado 👏👏,só tenho uma dúvida esse filamento PLA HT tem uma resistência mecânica boa quanto o ABS ou é só na questão da temperatura mesmo??
O HT possui somente resistência térmica mesmo, as demais características são proximas ao PLA basico comum, porém como possui materia prima mais nobre ele é mais fluido e melhor de imprimir.
Gostei! Excelente matéria tratamento térmico em plástico foi novidade está de parabéns ! Pensei em várias aplicações que possa ser exposta a temperatura principalmente automotivas ou que fiquem exposta no sol , mas gostaria que você fizesse uma caneca de chimarrão maneiro com enfeites seria um bom teste (e claro que que teria que provar o chimarrão).
Tô pensando em fazer um letreiro luminoso pra colocar no painel da carreta de meu irmão, mas só trabalho com pla e a temperatura dentro do carro parado no sol já sabe né?! Ele teria q tirar durante o dia e colocar apenas a noite
No começo eu nem me atentava ao tipo de PLA, depois só que percebi que tinha a venda o Basic e o HT. Eu geralmente lixo as peças que imprimo com lixa de parede, o basic é super molinho pra lixar, o HT dá um trabalhinho que precisei de uma lima e fica com uma aparência bem esbranquiçada. Realmente o HT, até mesmo sem o tratamento térmico, já é até mais resistente, imagina depois dele! Grande abraço Murilão!
Muito bom estou entrando neste mundo do 3d comprei uma v400 e obtém comprei 7 rolo de pla ht. Mais surgiu uma dúvida e preciso fazer o tratamento térmico ou posso usar sem tratamento. Estou tentando entrar em contato com a 3d Prime mais ninguém atende
Uma das primeiras impressões que fiz com PLA, foi uma peça de uma escova secadora de cabelo da minha esposa. A princípio deu certo, mas logicamente a decepção veio rapidamente porque derreteu durante o uso, que além da temperatura tinha que resistir a uma forte traçào, para cachear os cabelos. Com esse material HT acho que a história seria um pouco diferente.
Boa!! Sempre que vc vier aqui comentar, dar like e interagir isso mostra para o RU-vid que vc curte o canal e que quer ver mais conteúdos!! Continue por aqui!!!
Parabéns pelos vídeos, Murilo, extremamente úteis. Estou começando agora a estudar esse assunto de impressão 3D e a avaliar se compro uma impressora e seus vídeos estão ajudando demais. Uma pergunta: a contração do PLA HT após tratamento é perfeitamente proporcional nas 3 dimensões? Se eu vou construir uma peça maior à partir de uma série de encaixes precisos de peças menores, posso assumir que os encaixes vão continuar perfeitos (mesmo que a peça final seja um pouco menor)?
Hey Murilo, tudiboa? Eu tava pensando em coisas que precisariam suportar altas temperaturas, cheguei a pensar em um suporte de notebook/smartphone e até um termómetro que iria só marcar os 120°C(?) Mas o que eu mais fiquei com vontade de ver, seria uma tampa de CupNoodles, e com chance de upgrade pra suporte de hashi/garfo. O que acha? :B
@@dutodiboa sim, antichama deve ser uma regra, e tem de ser transparente para fazer lanternas, setas, peças do painel que é o que geralmente está ressecado ou quebrado e não se encontra mais
Ótima dica Murilo, vou testar. Outra coisa, vc já ouviu falar sobre filamento granulado? Vi uma impressora em um vídeo que usava PLA e ABS granulado, achei interessante!
Boa murilo, show de bola, o que me preocupa é o preço que vão cobrar por este filamento! E se cobrar nais ou menos em conta, o abs vai cair o preço e talvez o pessoal acabe migrando para o abs, mas é só o que acho que vai acontecer! Mas mudando de assunto, ta vc ta migrando da area 3d para cientista kkk Abracos!
Rapaiz, vc viu??? Tô tendo que ir na USP pesquisar kkkkkk não tá fácil viu! A diferença para um pla comum se não me engano é de 30 reais a mais, dá uma olhada no site da 3DPrime pra vc conferir
Sim e não! Isso pq vc meio que tá corre do um risco de que durante a exposição a uma temperatura maior ele esteja fazendo a cura sozinho mas essa cura não seja uniforme e constante, com isso não há como garantir essa resistência elevada.
Esse filamento é muito bom, mas já existe há anos no exterior. Demorou a ter por aqui. Já mandei email para empresas faz uns 3 anos explicando que era bom o filamento. Antes tarde do que nunca.
Eu na real, fiquei com a dúvida depois de ver muitas coisas. Sei que a Ender 3 V2 é bem interessante, a CR10 V3 é boa, principalmente a área de impressão, mas a placa dela é de 8 bits... E a Anycubic Vyper, é meio termo na área de impressão, tem algumas vantagens, mas não sei se tem um suporte legal e etc, como a Creality. Fiquei bem na dúvida.