Тёмный
Thanure Raposo
Thanure Raposo
Thanure Raposo
Подписаться
IMPOSTO RENDA PESSOA FÍSICA 2024 NA PRÁTICA
2:01:26
6 месяцев назад
REGIMES ESPECIAIS E SUBAPURAÇÃO DO ICMS
36:29
7 месяцев назад
REINF R-4000 CARTÃO CRÉDITO NA PRÁTICA
19:37
11 месяцев назад
REINF R-4000 NA PRÁTICA
39:01
11 месяцев назад
EMISSÃO NFS-e MEI 2023/2024
19:45
Год назад
AUTUAÇÕES FISCAIS
39:45
Год назад
LUCRO ARBITRADO
35:53
Год назад
DOMÍNIO X ALTERDATA  - QUAL O MELHOR?
38:01
2 года назад
PRONAMPE NA PRÁTICA
14:06
2 года назад
SPED ECF NA PRÁTICA
1:05:53
2 года назад
DIRF NA PRÁTICA
46:21
2 года назад
PERDCOMP
53:42
3 года назад
REINF NA PRÁTICA 2021
52:49
3 года назад
Комментарии
@FernandoVBatista
@FernandoVBatista 17 часов назад
Não consegui verificar se há algum comentário sobre o assunto, mas o manual da EFD-Reinf informa que devem ser informados de pagamentos sem retenção previstos na legislação, onde deve ser observado a IN RFB 1990/2020, art. 2°, Inc. II. Então, não serão todos os pagamentos de serviços tomados sem retenção que precisam ser informados.
@thanure
@thanure 43 минуты назад
Olá, Fernando! Todas as operações, ainda que não tenham retenção, precisam ser declaradas. Essa informação está na página 6 do Manual de Orientação da REINF. Veja: "Como a informação é mensal, o contribuinte declarante não tem como prever se haverá ou não mais pagamentos ou créditos a um mesmo beneficiário no decorrer do ano, devendo ter isso em consideração. Nesse contexto, até que seja publicada Instrução Normativa adequando o critério de obrigatoriedade de periodicidade anual da DIRF para mensal da EFD-Reinf, recomenda-se que o contribuinte informe todos os pagamentos ou créditos que, por sua natureza, esteja obrigado a declarar, mesmo que não haja retenção do imposto de renda ou esteja abaixo do limite mínimo anual. Esse procedimento evita a necessidade de retificações posteriores, conforme mencionado no exemplo acima." Bons estudos e bons trabalhos!
@marciovitti9589
@marciovitti9589 23 часа назад
Bom dia, professor! Fantástica a sua aula, me esclareceu muitas dúvidas!! Mas uma delas não consigo sanar, veja se consegue me ajudar por favor... O caso é de uma empresa que esteve no Simples Nacional até 31/12/2021 e foi para o Lucro Presumido a partir de 01/01/2022. Eu creditei o IPI referente ao estoque de matérias-primas existentes em 31/12/2021, e como os produtos que a empresa vende são tributados à alíquota zero do IPI, desde então ela apresenta saldo credor na escrituração. Então vou pedir o ressarcimento, mas para isso, não consigo entender onde devo fazer os lançamentos referente ao crédito do estoque. Pode me ajudar? Obrigado!!!
@thanure
@thanure 51 минуту назад
Olá, Marcio! O que acontece é que, se a empresa tem direito a aproveitar créditos de produtos em estoque, esta deve/deveria emitir uma nota fiscal (CFOP 1949) com a indicação do crédito a ser aproveitado do estoque de mercadorias indicando em "Dados Adicionais" a expressão: "Aproveitamento de crédito de IPI sobre estoque de mercadorias de acordo com o § 1º do Artigo 25 da IN SRF nº 608/2006". Depois de emitida essa nota, o crédito entra na apuração do IPI e pode então ser lançado em um pedido de ressarcimento. O validador não possui campo para lançar o crédito sobre o estoque. Sendo assim, a empresa precisa aproveitar o crédito por meio de emissão de uma nota fiscal e fazer o pedido relativo ao trimestre em que emitiu essa nota. Bons estudos e bons trabalhos!
@robertodellarmivillar8599
@robertodellarmivillar8599 День назад
preciso retificar, comop faço? r-4000. Esqueci de lançar uma NF. como teve duas, esqueci de somar.
@thanure
@thanure День назад
Olá, Roberto! Você precisa ir em "Rendimentos Pagos/Creditados R-4000 / Fechamento e Reabertura eventos periódicos". Depois pesquise o mês desejado e clique em "Reabrir". Feito isso, faça os lançamentos e alterações necessárias e depois volte para esse mesmo local e clique em "Fechar" para finalizar novamente. Bons estudos e bons trabalhos!
@vanessasantina3103
@vanessasantina3103 День назад
Boa noite, Qual documento eles importam do e-cac pra comprovar faturamento de uma empresa do LUCRO PRESUMIDO?
@thanure
@thanure День назад
Olá, Vanessa! É o Sped ECF, que é a declaração anual das empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Lucro Real. Ela contém as informações de faturamento dessas empresas. Bons estudos e bons trabalhos!
@rosineymagno9194
@rosineymagno9194 2 дня назад
Olá, precisa informar algo na aba trimestre anterior?
@thanure
@thanure 2 дня назад
Olá, Rosiney! A ficha "Trimestre Anterior" somente precisa ser preenchida se a empresa escolheu pagar o IRPJ e/ou a CSLL em quotas, ou seja, divididos além da data de vencimento. Exemplo: 1º TR/2024 - vencimento IRPJ e CSLL: 30/04/2024 Empresa decidiu pagar uma quota em 30/04/2024, outra em 31/05/2024 e outra em 30/06/2024. Nessa situação deve-se preencher a ficha Trimestre Anterior informando os pagamentos das quotas. Se a empresa não dividiu o imposto em quotas, essa ficha deve ser deixada em branco. Bons estudos e bons trabalhos!
@rosineymagno9194
@rosineymagno9194 2 дня назад
@@thanure muito obrigado
@flaviosouza6000
@flaviosouza6000 2 дня назад
Professor bom dia, sabe dizer como devo informar a utilização do credito PIS e COFINS na EFD contribuições?
@thanure
@thanure 2 дня назад
Olá, Flávio! A utilização dos créditos deve ser informada nos registros 1100 e 1500 do Sped Contribuições. Lá você coloca o valor do crédito disponível no mês, o valor de créditos de meses anteriores e créditos descontados através de PERDCOMP. Bons estudos e bons trabalhos!
@HebromSilva
@HebromSilva 7 дней назад
Sem dúvidas umas das aulas mais completas. Muito obrigado pelo ensinamento!
@thanure
@thanure 7 дней назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@HebromSilva
@HebromSilva 7 дней назад
Boa tarde professor! Qual a diferença de preencher uma retenção em "incluir novo evento" na aba Visualizar pagamentos/créditos ou ir em "Rendimentos Pagos/Creditados) e selecionar se é o R4020 ou o R4010?
@thanure
@thanure 7 дней назад
Olá, Hebrom! Nenhuma diferença. Ambas as opções caem no mesmo local e têm a mesma utilidade. Bons estudos e bons trabalhos!
@adriano2234
@adriano2234 8 дней назад
Boa tarde Professor Thanure, tenho uma dúvida sobre esses estornos, neste caso não teríamos a obrigação de emitir Nota Fiscal de Estorno de Créditos?
@thanure
@thanure 8 дней назад
Olá, Adriano! Sim e não. Vai depender muito de cada regime especial e de cada estado. Alguns estados/regimes exigem a emissão de uma nota fiscal de estorno de créditos no CFOP 5.949 todo mês. Então você deve verificar no texto do seu regime especial se ele exige ou não a emissão dessa nota. Bons estudos e bons trabalhos!
@cleusagimenez2132
@cleusagimenez2132 9 дней назад
vc salvou a minha vida. Estava ha dias para encontrar o passo a a passo PER credito pis. Muito obrigada ! gostaria de saber se tem video DCOMP compensação desse credito, e também gostaria de saber se mesmo nao tendo o defereminto ainda, se posso usar para fazer compensação...exemplo Per ref 2o tri/24, e utilizaria compensação no mês 07/2024. Obrigada.
@thanure
@thanure 9 дней назад
Olá, Cleusa! Quando a empresa faz o pedido de compensação, ela pode já compensar o valor sim, mesmo não tendo sido deferido ainda. Porém, se a Receita Federal indeferir o pedido, a empresa deverá recolher a diferença do tributo compensado com correção ou então fazer um novo pedido atendendo às exigências do fisco. Bons estudos e bons trabalhos!
@alexalmeida8560
@alexalmeida8560 11 дней назад
Bom dia, Professor Thanure. Espero que esteja bem. Gostaria de uma ajuda. Ouço falar na expressão "foco declarante" o que significa? isso está expresso em Lei? Um outro assunto totalmente diferente: é possível justificar uma inconstitucionalidade, devido a falta de uma Lei que trate do assunto, a falta de uma costume e ou jurisprudência? Desde já agradeço.
@thanure
@thanure 8 дней назад
Olá, Alex! Você deve estar se referindo a "enfoque do declarante". Essa expressão significa que todos os documentos fiscais devem ser escriturados de acordo com as regras de tributação do declarante, ou seja, quem está declarando esse documento. Exemplo: Empresa X vende um produto tributado pelo ICMS normalmente (CST 000, CFOP 5.102) para a empresa Y. No entanto, a empresa Y vai utilizar esse produto para seu uso/consumo. Sendo assim, a empresa Y deverá escriturar esse produto com CFOP 1.556 e CST 090, ou seja, a empresa Y não pode seguir as regras de tributação do seu fornecedor, mas sim as regras aplicadas a ela. Então, mesmo que o fornecedor tenha utilizado o CST 000, a empresa Y irá utilizar o CST 090, pois esse é o CST correto para a operação dela. Então enfoque do declarante quer dizer que o declarante precisa declarar todos os documentos de acordo com as regras de suas operações e não de acordo com as regras do fornecedor. Justificar uma inconstitucionalidade é um tema que deve ser consultado com profissionais da área jurídica. Se algo não está previsto na constituição, significa que esse algo não é permitido, ainda que não haja matéria legal sobre o assunto. Então, nesses casos, é necessário solicitar um posicionamento do STF para decidir como proceder sobre a questão. Bons estudos e bons trabalhos!
@alexalmeida8560
@alexalmeida8560 8 дней назад
@@thanure bom dia professor Thanure e muito obrigado. Deus o abençoe
@helithonabrahaodeaguiar8718
@helithonabrahaodeaguiar8718 12 дней назад
Bom dia Me tire uma dúvida, um funcionário teve rescisão então, tenho que preencher os valores na parte tributação rendimentos isentos, porém quais os valores da rescisão eu preciso colocar nessa parte, no campo indenizações??
@thanure
@thanure 11 дней назад
Olá, Helithon! Os valores da rescisão devem ser informados na ficha "Rendimentos isentos e não tributáveis" na coluna "Indenização e rescisão de contrato" no mês em que a rescisão foi paga. Os valores a serem informados lá é o somatório dos valores da rescisão constantes no Informe de Rendimentos como férias, 1/3, 13º etc. Bons estudos e bons trabalhos!
@itamaralves300
@itamaralves300 13 дней назад
Eu, representante da PJ tenho conhecimento fiscal mas não sou contador, posso preencher?
@thanure
@thanure 11 дней назад
Olá, Itamar! O validador da DCTF permite sim que ela seja enviada sem informação do CRC do contador, ou seja, no campo "Dados do responsável pelo preenchimento" você pode inserir seus dados sem preencher o campo CRC. Você conseguirá transmitir normalmente. No entanto, é fundamental que você tenha um contador para acompanhar sua empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
@lucasgomes5335
@lucasgomes5335 13 дней назад
parabéns pelo vídeo, conteúdo muito rico em informações.
@thanure
@thanure 11 дней назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@Vandercontab
@Vandercontab 14 дней назад
Muito bem explicado, faz um sobre ecd por favor
@thanure
@thanure 14 дней назад
Olá, Vander! Várias pessoas já me pediram sobre ECD, porém, a ECD está no campo do Departamento Contábil. Seria necessário então desenvolver aulas sobre Departamento Contábil primeiro para passar o conteúdo. Talvez mais para frente eu avalie essa possibilidade. Bons estudos e bons trabalhos!
@eliviamarianasantos5992
@eliviamarianasantos5992 15 дней назад
Professor a empresa é uma igreja, como lanço as receitas e despesas dentro do validador? Não vi o senhor explicando a parte econômica. As contas da empresa estão bloqueadas por falta de entrega. Eles fazem todo o fluxo de caixa, tenho o saldo inicial e final. Posso por enquanto informar apenas isso? Despesas e receitas? O que o senhor me recomenda fazer? Entregar zerada? E depois retificar? Aí faço a contabilidade e posteriormente entrego como tem de ser? Na coloquei no sistema por que preciso agilidade. Como eles são imunes o que de fato tem pra se informar na ECF?
@thanure
@thanure 15 дней назад
Olá, Elivia! As igrejas devem apresentar os seguintes registros na ECF. Veja: Ocorrendo da pessoa jurídica imune ou isenta (desobrigadas do IRPJ e da CSLL) não estar obrigada a entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD), deverá preencher os seguintes registros na ECF: Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica; Registro 0010: Parâmetros de Tributação; Registro 0020: Parâmetros Complementares; Registro 0030: Dados Cadastrais; Registro 0930: Identificação dos Signatários da ECF; Registro X390: Origem e Aplicações de Recursos - Imunes e Isentas; Registro Y612: Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular. Então os registros contábeis na verdade não são obrigatórios, exceto se essa igreja estiver obrigada à ECD por algum motivo. Bons estudos e bons trabalhos!
@eliviamarianasantos5992
@eliviamarianasantos5992 14 дней назад
@@thanure professor no registro Y612 seria aquele salário do presidente? Mais precisamente o que eles chamam de sustento ministerial, plebenda que eles dizem né.? E para empresa do LP seria o pro labore?
@thanure
@thanure 14 дней назад
@@eliviamarianasantos5992 Olá, Elivia! É todo e qualquer rendimento tributável pago aos responsáveis, sócios, dirigentes ou presidentes da pessoa jurídica, ou seja, tudo aquilo que não for distribuição de lucro entra nesse registro. Bons estudos e bons trabalhos!
@eliviamarianasantos5992
@eliviamarianasantos5992 13 дней назад
@@thanure li que isso não é tributável. Então se caracteriza né?
@thanure
@thanure 11 дней назад
@@eliviamarianasantos5992 o sustento ministerial pago pelas igrejas é um rendimento tributável. Ele deve ser visto como um salário normal. Então você informa os valores pagos normalmente no registro Y612. Apenas distribuição de lucros (algo que a igreja dificilmente terá) deverá ser declarada em outro campo. Bons estudos e bons trabalhos!
@dumasg.hanirev2503
@dumasg.hanirev2503 16 дней назад
Muitos vídeos e matérias que a gente ver em outros canais, a gente aprende aqui com esse cara. Parabébs!!!
@thanure
@thanure 16 дней назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@alyssondasilvaoliveira9642
@alyssondasilvaoliveira9642 19 дней назад
Professor, otima explicação! Chegou cliente novo em que nao era declarado na REINF desde 01/2024. Iremos retificar ifnormando as distribuições de lucros. Minha dúvida é com relacao a multa, sera aplicado aquela multa de 2% limitado a 20% ou a multa minima de 500 ja seria suficiente nesse caso? Ate o momento a empresa nao sofreu nenhm auto de infracao para retificar
@thanure
@thanure 18 дней назад
Olá, Alysson! Depende. Se essas REINFs não foram enviadas e vocês vão enviar em atraso, a empresa talvez poderá sofrer a multa. Pode ser que isso não aconteça também. O quanto antes regularizarem, melhor. Agora, se as REINFs foram entregues e vocês vão apenas retificar as informações, não haverá aplicação de multa. Se houver a multa, será de R$ 500,00 com redução de 50%, ou seja, R$ 250,00. A Receita Federal poderá aplicar ou não a multa. Bons estudos e bons trabalhos!
@Efetizze.contabilidade
@Efetizze.contabilidade 22 дня назад
Fiquei com duvida, quando ao lançamento agregado ou separado, isso fica a critério de quem esta fazendo a declaração? pergunto isso porque essa informação vai ser declarado na DIRF, então se a empresa prestadora do serviço informar agregada e a tomadora informar separadamente, irá apresentar divergência no processamento. Tem algum lugar que define qual a forma correta de declarar?
@thanure
@thanure 22 дня назад
Olá! Tanto faz declarar de forma separada ou agregada. Não há dispositivo legal que obrigue o contribuinte a declarar de uma forma ou de outra. Mesmo que seja um tributo agregado, exemplo, CSRF código 5952, o DARF a ser emitido sairá de forma unificada com o código 5952 ainda que o contribuinte declare os valores separadamente. No entanto, quando se trata de um tributo agregado, como a CSRF, o ideal é fazer o lançamento de forma agregada, já que os campos de valores agregados servem justamente para isso. Os campos em separado servem para aquelas retenções individuais de PIS, COFINS e CSLL onde cada um dos tributos sai com um código específico. É mais uma questão de simplificação para evitar erros. Bons estudos e bons trabalhos!
@Efetizze.contabilidade
@Efetizze.contabilidade 21 день назад
@@thanure obrigadaThanure
@ilanarosenhen3461
@ilanarosenhen3461 22 дня назад
Um cliente comprou mercadoria pra ultilizar em prestação de serviços comprou mercadoria de MG e o cliente é de SP nesse caso dentro do SEDIF eu vou preencher o valor ICMS entrada no quadro sem encerramento ?
@thanure
@thanure 18 дней назад
Olá, Ilana! Depende. Mesmo que a compra seja para utilização na prestação de serviços, haverá cobrança da Antecipação Parcial Sem Encerramento. Se essa empresa tiver como atividade principal prestação de serviços e estiver adquirindo mercadorias unicamente para utilizar nessa prestação de serviços, CFOPs 2.126 e/ou 2.128, você deverá informar o valor devido no campo "Diferença de Alíquota / Uso Consumo". Agora, se a empresa também tem venda de mercadorias em sua atividade e faz compras alternadas, tanto para prestação de serviços, quanto para revenda/industrialização, você lança em "Antecipação Sem Encerramento". Exemplos: Empresa prestadora de serviços de comunicação que compra cabos elétricos fora do estado para distribuição de internet, CFOP 2.126 = Diferença de Alíquota Uso Consumo. Gráfica que compra papel A4 fora do estado para confecção de materiais impressos, CFOP 2.128 = Diferença Alíquota Uso Consumo. Indústria de móveis que compra materiais e ferramentas tanto para aplicação na industrialização quanto na prestação de serviços, CFOPs 2.101, 2.126 = Antecipação Sem Encerramento. Bons estudos e bons trabalhos!
@luciahelena994
@luciahelena994 23 дня назад
O senhor poderia explicar como prencher o m210 e m610 para empresas do lucro presumido?
@thanure
@thanure 23 дня назад
Olá, Lucia! O M210 e M610 são preenchidos automaticamente pelo validador. Nesse vídeo mesmo eu mostro como é feito o preenchimento deles. A escrituração do Lucro Presumido começa em 54:50 minutos. Bons estudos e bons trabalhos!
@kliviatorres-t9i
@kliviatorres-t9i 23 дня назад
Olá, qual o primeiro vídeo? poderia me enviar o link?
@thanure
@thanure 23 дня назад
Olá, Klivia! Segue link da primeira aula: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-i8wNl3RL9jY.html E este abaixo é o link do canal, onde você tem acesso a todos os vídeos: www.youtube.com/@thanure Bons estudos e bons trabalhos!
@martaarmedanechaves1397
@martaarmedanechaves1397 24 дня назад
Boa tarde, professor! No caso de DCTF sem movimento, não preencho nenhum dos códigos? Devo só entregar (do mês de janeiro) e já constará como sem movimento ou preciso escolher alguma opção? É a primeira vez que envio uma sem movimento de uma empresa que foi excluída do SN em dezembro de 2023.
@thanure
@thanure 24 дня назад
Olá, Marta! Quando a empresa está inativa (sem movimento há muito tempo), na tela "Dados Iniciais" da DCTF você marca a opção "PJ inativa no mês da declaração". Depois é só preencher os dados cadastrais e dados do responsável e transmitir. As DCTF dos demais períodos não precisarão ser entregues enquanto a empresa estiver inativa, com exceção das DCTF de janeiro de cada ano. Agora, se a empresa apenas não tiver tido faturamento no mês, ou seja, ela ainda está ativa, funcionando, porém só não teve faturamento, basta preencher os dados iniciais, cadastrais e do responsável (sem marcar a opção de inativa) e transmitir. A DCTF sem movimento vai apenas com os dados da empresa, sem informar nenhum valor ou código. As DCTF dos meses seguintes somente deverão ser entregues quando a empresa tiver movimento, ou seja, tributos a declarar/pagar. A partir do segundo mês sem movimento a DCTF não deve ser entregue e assim fica até que a empresa tenha tributos a declarar. Bons estudos e bons trabalhos!
@martaarmedanechaves1397
@martaarmedanechaves1397 23 дня назад
@@thanure muito obrigada pelo esclarecimento, suas aulas são de grande ajuda 🤝🏼😊
@maiaraperosa4688
@maiaraperosa4688 27 дней назад
Recalculamentos os Ir e Csll de um exercício inteiro. E tivemos um saldo de retorno. Mas agora na declaração da Dctf tem 2 meses que o saldo apurado ficou a maior que o pago. Mas no geral não seria devido. Como que declaro isso?
@thanure
@thanure 25 дней назад
Olá, Maiara! Nesse caso, será necessário retificar as DCTF que estão com diferença. Se o saldo constante na DCTF é maior do que o devido, você retifica essa DCTF colocando o valor correto, caso contrário a Receita Federal vai cobrar a diferença. Vale lembrar que será necessário retificar o Sped ECF também, se for o caso e também estiver com diferença. O processo é o mesmo do vídeo, com a diferença que você deverá marcar "Retificadora" na primeira tela e inserir o número do recibo da declaração original. Bons estudos e bons trabalhos!
@robertonascimento4561
@robertonascimento4561 28 дней назад
Olá tudo bem? E quando tem multa e juros como fica o valor total no preenchimento dos impostos trimestrais?
@thanure
@thanure 28 дней назад
Olá, Roberto! No campo pagamento você informa os DARFs relativos ao pagamento do imposto, mesmo se tiver multas e juros. Então basta colocar os valores de multas e juros normalmente no preenchimento, mas já adianto que mesmo que você não preencha os campos de multa e juros, não haverá problema algum. Você pode literalmente lançar os DARFs no campo pagamento, mesmo se não estiverem pagos. Não vai dar nenhum tipo de problema. O campo pagamento influencia muito pouco ou quase nada na fiscalização da Receita Federal. Bons estudos e bons trabalhos!
@robertonascimento4561
@robertonascimento4561 27 дней назад
@@thanure Quando insere multas e juros dar erro na contagem dos pagamentos somando as quotas com valor total, optei em deixar só com o valor principal. Obrigado pelo retorno!
@PedroSousa-bk2mi
@PedroSousa-bk2mi 28 дней назад
Muitoooo bommmmm
@thanure
@thanure 28 дней назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@lidianelacerda5013
@lidianelacerda5013 29 дней назад
Assistindo em 2024 muito bem
@thanure
@thanure 29 дней назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@maradossantosxavier3323
@maradossantosxavier3323 Месяц назад
Professor, onde fica a informação do faturamento?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Mara! Na DEFIS não há campo para informação de faturamento. O faturamento da empresa é declarado somente no PGDAS-D de forma mensal. Bons estudos e bons trabalhos!
@Paluana142
@Paluana142 Месяц назад
achava que era um bicho de 7 cabeças até que é fácil tudo é fácil é que as faculdades são uma MERDA só ensina teoria e a pratica? kkk cadê?
@thanure
@thanure Месяц назад
Que bom que o vídeo te ajudou. Bons estudos e bons trabalhos!
@itsmenat-l1s
@itsmenat-l1s Месяц назад
Boa noite, professor! Tem possibilidades de haver aulas sobre o Ciap?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá! Vou estudar a possibilidade de fazer um vídeo sobre o tema. Obrigado pela sugestão! Bons estudos e bons trabalhos!
@alexalmeida8560
@alexalmeida8560 Месяц назад
Prezado Professor Thanure, boa tarde. Gostaria de uma ajuda. todo documento que entra na empresa, deverá ser pago de acordo com seu CNPJ? o CNPJ da empresa deverá ser igual ao do boleto? se não for documento a ser pago, como nf de amostra, também devemos observar a questão do cnpj? haveria problema se a empresa por exemplo, a empresa ao pagar um aluguel de um imóvel, pagar também a conta de luz que está no nome do proprietário ou no nome de outra empresa? A receita federal entende como essa movimentação financeira das empresas, nesse exemplo que eu trouxe? Faltou eu dizer algo aqui que a empresa deverá fazer nessa questão financeira, para não haja problema na contabilização dos documentos e na movimentação financeira das empresas, correr o risco de o documento estar num CNPJ e o valor pago ser destinado a um outro CNPJ? Desde já agradeço muito e sempre o parabenizo pelos conteúdos aqui disponibilizados.
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Alex! Sim, o CNPJ nos documentos financeiros deve ser o mesmo das notas fiscais e faturas. Isso inclui contas de água, luz e telefone, por exemplo. É importante que a empresa peça alteração nas contas para que fiquem com o CNPJ da empresa. Ao pagar uma conta que está em nome do proprietário da empresa, por exemplo, esta pode ser lançada como despesa diretamente na contabilidade, sem ser lançada nos livros fiscais. Mas o correto é sempre manter todos os documentos financeiros e fiscais sempre com o mesmo CNPJ. Bons estudos e bons trabalhos!
@alexalmeida8560
@alexalmeida8560 Месяц назад
@@thanure boa tarde Professor Thanure. Obrigado pela atenção. Professor. Mesmo se o documento estiver no nome do proprietário do espaço que não é da empresa. É alugado?
@thanure
@thanure Месяц назад
@@alexalmeida8560 sim, a despesa pode ser lançada na contabilidade, mas é importante providenciar as mudanças para o CNPJ da empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
@alexalmeida8560
@alexalmeida8560 Месяц назад
@@thanure bom dia professor e muito obrigado por me ajudar
@valmiralana1541
@valmiralana1541 Месяц назад
Olá professor! Uma dúvida, para pagamentos recebidos pela empresa com cartão de crédito também é lançado no item " Rendimentos pagos/creditados- Incluir pagamento de crédito- Beneficiário pessoa física"? No caso foi um cliente pessoa física que efetuou um pagamento para empresa via máquina de cartão. Outra dúvida uso o cartão da empresa como débito para compras voltadas para empresa, lanço da mesma forma?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Valmira! Os eventos envolvendo cartões de crédito e débito não precisam mais ser declarados na REINF. Veja: ATENÇÃO! A INSTRUÇÃO NORMATIVA 2.163/2023 DISPENSOU A ENTREGA DAS COMISSÕES ENVOLVENDO CARTÕES DE CRÉDITO E PRORROGOU O PRAZO PARA A ENTREGA DAS DISTRIBUIÇÕES DE LUCRO PARA ATÉ O DIA 15 DO SEGUNDO MÊS SUBSEQUENTE AO TRIMESTRE DE APURAÇÃO. LINK: normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=133987 Bons estudos e bons trabalhos!
@valmiralana1541
@valmiralana1541 29 дней назад
@@thanure Mto obrigada!
@gabrielrubinstein3654
@gabrielrubinstein3654 Месяц назад
favor tem alguma aula que apos ter enviado a efdreinf como faço para finalizar e transmitir a dctfweb ou como proceder Esclarecer se consigo transmitir efdreinf e dctfweb pelo meu gov.br acessando no ecac e para reinf e dctfweb se ja esta liberado sem o certificado digital ,pois no meu caso sou me optante simples sem empregado nesta situacao e possivel me informaram que pela senha do gov.br esta liberado este envio somente para mei e me do simples sem funcionario, seria possível o envio ? pois nao tenho o certificado
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Gabriel! Segue a informação da Receita Federal: "Publicado em 31/01/2024 A partir de 01/02/2024 o acesso à EFD-Reinf pelo e-CAC com Código de Acesso será desativado, mantendo-se o acesso por meio de certificado digital e, a partir dessa data, também pelo Gov.br em nível prata e ouro. Como regra geral, o acesso à EFD-Reinf por meio do e-CAC deve ser realizado utilizando-se certificado digital. Apenas o microempreendedor individual (MEI) e pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional com até um empregado poderão, opcionalmente, se logar no e-CAC e enviar/consultar eventos da EFD-Reinf através do Gov.br em nível prata ou ouro." Então empresas optantes pelo Simples podem enviar a REINF pela senha do Gov se tiverem até 1 funcionário. Depois de transmitir a REINF, para enviar a DCTFWEB, vá em Declarações e Demonstrativos / Assinar e Transmitir DCTFWEB. Clique em Transmitir e efetuar vinculações e siga o processo de transmissão até o fim. Depois é só gerar o DARF. Bons estudos e bons trabalhos!
@sigmamcristinafreire1831
@sigmamcristinafreire1831 Месяц назад
Favor me informar se tem alguma aula recente sobre efdreinf e dctfweb e obrigação tomadores de serviço declarar mesmo os que não tem retenção de imposto na nota fiscal A me optante simples para para sócios o plano de saúde empresarial co participação no caso Amil O plano é pago 100% pela micro empresa e não desconta nada dos sócios Estes sócios não possuem prolabole e a empresa não possuem funcionários Os sócios fazer irpf com desconto único nem declaram nada sobre o plano saúde no irpf pois a empresa não desconta nada dos sócios arcando com 100% plano Como proceder nesta situação o valor pago pela empresa ao plano de saúde Amil co participação não tem nenhuma retenção nota fiscal 4 mil mensal e nem nos informes da Amil comprovantes Como proceder, tem alguma aula recente 2024 houve alguma alteração hoje agosto 2024 em caso positivo me informe Aguardo ajuda pois estou confusa
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá! Não houve nenhuma alteração significativa após as aulas sobre REINF publicadas no canal. Nesse caso, a empresa irá declarar a nota fiscal ou a fatura do plano na REINF informando apenas o valor total da nota, já que não há retenções. E sim, todas as notas de serviços tomados e operações sujeitas à retenção de tributos federais, como aluguel, devem ser informadas na REINF mesmo que não tenham sofrido retenção. Bons estudos e bons trabalhos!
@Nunbankpix1
@Nunbankpix1 Месяц назад
Muito boa as dicas, está bem esclarecido as informações
@thanure
@thanure Месяц назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@maisteladuraes5
@maisteladuraes5 Месяц назад
Como fica o preenchimento da dctf para pis é COFINS monofasicos
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá! O preenchimento é exatamente igual. O que pode mudar é o código do DARF dependendo dos produtos com os quais a empresa trabalha. Na regra geral, os códigos de PIS e COFINS no Lucro Presumido são 8109 e 2172 respectivamente. No Lucro Real, os códigos são 6912 e 5856 respectivamente. No entanto, PIS e COFINS devidos para alguns produtos específicos são tributados com códigos diferenciados. Veja: PIS - combustíveis: 6824 COFINS - Combustíveis: 6840 PIS - Substituição Tributária de Veículos: 8496 COFINS - Substituição Tributária de Veículos: 8645 PIS - Bebidas Frias: 0691 COFINS - Bebidas Frias: 0760 Bons estudos e bons trabalhos!
@lucimarafaustino4697
@lucimarafaustino4697 Месяц назад
OLÁ BOM DIA, ONDE EU COLOCO A RECEITA DO PERSE NO ECF ?? QUAL VALOR VAI NA LINHA 11,20 ???
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Lucimara! Vai depender do regime da empresa. Veja: Preenchimento do Perse para ECF Na ECF, para fins de apuração do IRPJ e da CSLL, a pessoa jurídica que apura o imposto sobre a renda pela sistemática: Do Lucro Real deverá apurar o lucro da exploração referente às atividades mencionadas. Registro N600: Demonstração do Lucro da Exploração: Linha 17.10 - Receita Líquida do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Linha 65.10 - Parcela Correspondente ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Registro N610: Cálculo da Isenção e Redução do Imposto Sobre o Lucro Real: Linha 75.10 - Lucro da Exploração do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Do Lucro Presumido deverá computar, na base de cálculo dos referidos tributos, as receitas decorrentes destas atividades. Registro P300 - Cálculo do IRPJ com Base no Lucro Presumido: Linha 11.20 - Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e o Programa de Garantia aos Setores Críticos (PGSC). Registro P500 - Cálculo do CSLL com Base no Lucro Presumido: Linha 11.20 - Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e o Programa de Garantia aos Setores Críticos (PGSC). O valor que você deve colocar no campo é o valor de IRPJ e CSLL apurados com o benefício do PERSE, pois o valor inserido no campo será deduzido do valor final a pagar. Então suponhamos que a empresa estava habilitada no PERSE no 1º TR/2023 e que conseguiu redução a 0% do IRPJ e CSLL. Você vai então simplesmente lançar o valor total apurado de IRPJ e CSLL da regra geral para que o valor final devido seja 0,00. Bons estudos e bons trabalhos!
@marcelopinheiro276
@marcelopinheiro276 Месяц назад
Dúvida! Ao realizar o fechamento (R-4099), é possível gerar o DARF no próprio e-CAC? Grato pelo retorno...
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Marcelo! Sim. Para emitir o DARF das retenções pelo e-CAC é necessário transmitir a DCTFWeb primeiro na opção "Declarações e Demonstrativos / Assinar e Transmitir DCTFWeb". Depois da transmissão, é possível emitir o DARF pelo e-CAC. É bom ressaltar que o DARF das retenções deve ser emitido pelo e-CAC neste caminho e não mais pelo SicalcWeb. Bons estudos e bons trabalhos!
@thiagomendes1585
@thiagomendes1585 Месяц назад
Qual o correto recolher em guia própria do estado ou em gnre em caso que compro de fora do Paraná e recolho o ICMS St
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Thiago! Quando o fornecedor está na condição de substituto tributário e destaca o ICMS-ST na própria nota, a forma de recolhimento deve ser por GNRE. E quanto o fornecedor não destaca o ICMS-ST na nota, o recolhimento deve ser feito por guia de arrecadação própria do estado do contribuinte. Bons estudos e bons trabalhos!
@thiagomendes1585
@thiagomendes1585 Месяц назад
Professor, quando eu compro de fora do estado e recolho a gnre 1009-9 eu tenho que declarar no destda?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Thiago! Não. A GNRE não deve ser declarada na DeSTDA. Você vai declarar apenas o ICMS recolhido de forma antecipada em guia de arrecadação própria do seu estado. Bons estudos e bons trabalhos!
@jacke275
@jacke275 Месяц назад
Excelente vídeo explicando 💯💯📊
@thanure
@thanure Месяц назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@jackelinemaximo1846
@jackelinemaximo1846 Месяц назад
Como fazer a compensação de um débito com vários créditos de diversas guias? Estou com um crédito de 800 reais pagos a maior em três DARFs (ma darf de R$ 100, outra de R$ 80 e uma de R$ 620) E estou com um débito de R$ 786,00) Quero usar esses créditos pra pagar esse meu débito. Como faço? Já ví que não dá pra fazer isso pela declaração de compensação, pois não é possível colocar vários créditos. Tenho que fazer várias declarações no PERDCOMP?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Jackeline! Infelizmente sim. Você terá que transmitir 3 declarações de compensação para os 3 DARFs pagos a maior ou indevidamente e informar o débito com o qual deseja compensar em cada um deles. Bons estudos e bons trabalhos!
@arnoldoantunes4158
@arnoldoantunes4158 Месяц назад
Obrigado pelas informações que Deus continue lhe dando sabedoria e humildade
@thanure
@thanure Месяц назад
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
@mjr8633
@mjr8633 Месяц назад
Meu Deus, comecei a assistir suas aulas em um momento muito difícil (2016/ 2017) entre altos e baixos estou num cargo de Cordenador em consultoria tributária numa grnade empresa de auditoria na area de indiretos, muito obrigado pelo conteúdo e fico feliz que ainda continua postando e estou retornando a ver seus vídeos
@thanure
@thanure Месяц назад
Eu que agradeço! Fico feliz que elas te ajudaram. Bons estudos e bons trabalhos!
@cristianerodrigues35
@cristianerodrigues35 Месяц назад
Otimo
@thanure
@thanure Месяц назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@carolsantosbatista5303
@carolsantosbatista5303 Месяц назад
Gosto muito da sua explicação é claro entendimento super fácil
@thanure
@thanure Месяц назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@PH79500
@PH79500 Месяц назад
De longe o melhor tutorial
@thanure
@thanure Месяц назад
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
@dejot4_
@dejot4_ Месяц назад
Fala professor, uma empresa que não fechou o balanço, eu posso informar na ECF somente os dados das bases de calculos do IRPJ/CSLL ?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá! Em tese, sim. A ECF pode ser validada e transmitida sem os dados do balanço do livro caixa. No entanto, esses registros podem um dia ser cobrados pelo fisco. Bons estudos e bons trabalhos!
@LeonnardoFellype778
@LeonnardoFellype778 Месяц назад
Olá professor, eu tenho uma dúvida. No caso de uma empresa que era MEI, que no meio do ano mudou pra LTDA unipessoal permanecendo no simples nacional, entendo que empresa do simples em regra geral é desobrigada de entrega da ECD, mas para fins de não precisar entregar livros na junta comercial, a pessoa queria entregar a ECD, nesse caso no registro 0000(abertura) qual o indicador do período se usa? é o 4 - mudança de qualificação da pessoa jurídica?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Leonnardo! Não. Deverá utilizar o Indicador "0 - Regular" e o indicador de situação especial "0 - Normal". A mudança de qualificação da pessoa jurídica é utilizada apenas nos casos abaixo: 7 - Mudança de Qualificação de Pessoa Jurídica Observação: Será utilizado quando a pessoa jurídica mudar a qualificação de “PJ em Geral” para “Financeira”, de “PJ em Geral” para “Seguradora”, de “Financeira” para “PJ em Geral”, de “Financeira” para “Seguradora”, de “Seguradora” para “PJ em Geral” ou de “Seguradora” para “Financeira”. Então um MEI que virou Ltda não se encaixa em nenhum desses exemplos. Se a empresa pretende entregar a ECD e/ou ECF deverá seguir a regra geral e apresentar a totalidade das operações do ano todo. Bons estudos e bons trabalhos!
@maarriielm
@maarriielm Месяц назад
Fiquei confusa em uma questão, no caso de uma entrada vinda de outro Estado que vai ser brinde/uso e consumo, nao será venda. So precisa preencher na parte : ICMS ENTRADA -> DIFERENÇA USO E CONSUMO (COLOCA O VALOR PAGO DA DIFERENÇA DE ALÍQUOTA) apenas! É isso ?
@thanure
@thanure Месяц назад
Olá, Marriel! Em tese, sim, é isso mesmo. No entanto, se a entrada for feita no CFOP 2.911, não é devida a diferença de alíquota. A diferença de alíquota será devida apenas se a entrada for feita no CFOP 2.556. A entrada de brinde não está sujeita aos diferenciais. Bons estudos e bons trabalhos!