Estou "maratonando" seus vídeos. Estou achando ótimos. Eu não sei se é lucrativo escrever um livro, se você tem interesse, mas todo esse material que você divulgou em vídeo se fosse reunido em meio físico daria um ótimo livro, mais completo até que as obras do Almir Chediak e do Ian Guest.
Que bom que tá curtindo... Tenho intenção de criar materiais, sim, como e-books, cursos personalizados, entre outros... Os autores que vc citou são grandes nomes, agradeço pelo comparação...hehehe.
Quanto à sua dúvida: No campo harmônico maior temos dois graus que exercem função subdominante, o quarto e o segundo grau. Como o exemplo está na tonalidade de SOL MAIOR, o acorde Am7 é o segundo grau do campo harmônico, configurando-se como um acorde de função subdominante. Abraço!
Chamar o Sol - aos 4:15min. do vídeo - de Sol "com 4ª suspensa" não é errado? A que foi suspensa foi a TERÇA, sendo assim... o correto, a meu ver, seria Sol suspenso COM 4ª e não 4ª suspensa.
Olá! Obrigado por comentar… Eu entendo o seu argumento e concordo que muitas vezes os termos usados em música não são os melhores e deveriam ser revisados, mas por enquanto a forma correta seria essa do vídeo mesmo. - Acontece que, ao invés de interpretar que a terça foi suspensa e substituída por uma quarta, entende-se que uma quarta foi suspensa à partir de uma terça. Nesse caso, o verbo suspender possui o sentido de “elevar” e não de “cancelar” ou “anular”. Espero ter ajudado! Um abraço!