prof foi o que o jobim fez com samba de uma nota só (B) agora entendi o que foi feio ….. muito bom professor …… eu havia escutado a explicação focal ( harmonizou a nota) agora com sua aula. entendi aonde está isso no universo das possibilidades …. obrigado
Pow, que maneiro professor! Grande aula e o conteúdo muito importante, onde poucos dão essa dica. Aprendendo bastante, estou engatinhando,cruz credo! rsrsrs
@@profpetersonbrito Professor tenho uma dúvida sobre acorde. Se eu fizer um acorde por exemplo De C7M é colocar o C na nota mais aguda, qual seria o nome disso? É meio que uma inversão de tônica, isso existe?
@@reclamaidomeucomentario00 Oi... Considera-se um acorde invertido apenas quando alteramos a nota mais grave do acorde, substituindo a tônica. A posição das demais notas, incluindo a tônica, não altera o nome do acorde, apenas muda a sonoridade.
Se for nota a nota gosto de pensar com acordes modais e determinano um intervalo de um pra outro, como 2 ou terça Ou 4 e assim em diante. Pensando tbm nas resoluções modais pelas cores do acorde.
Conteudo bem avansado com um linguagem bem simples onde muitos como eu consegue entender, Obrigado...! Pergunto: nessa mesma melodia se ouvesse um A# posso colocar acorde mesmo fora do campo harmonico de C?
Muito obrigado pelo seu comentário! Quanto à sua pergunta: Sim, se na melodia houvesse a nota LA# você provavelmente usaria um acorde fora do campo harmônico de DO Maior, visto que a própria nota LA# não está presente na escala de DO Maior.
Suas aulas são excelentes, Professor! Tem me tirado muitas dúvidas. Comprei seu e-book, mas só para adiantar, o conteúdo são dessas aulas do RU-vid? Obrigado!
Que bom que o conteúdo tem lhe ajudado. Fico feliz! Sobre os e-books: Sim, eles são a versão “escrita e revisada” das aulas do RU-vid. Qualquer dúvida, estamos à disposição! Obrigado, amigo! Um abraço!