Acabei de comprar o 7 Wonders Duel e, como não achei o manual esclarecedor à primeira lida, fui buscar as informações nos canais do RU-vid. Parabenizo vc, porque achei o seu canal suficientemente bem detalhado para poder começar a jogar, tendo resolvido minhas principais dúvidas. Já sou um inscrito do seu canal.
Com vc sempre aprendo! Moro no Japão e quando compro jogos aqui.. já venho correndo no seu canal 👍🏼 vc é dahora dmais. Assisti alguns vídeos e não deixei os meus comentários sobre o qanto é bom seu trabalho. E por isso estou aqui !!!!!! OBRIGADA 💕✨
Como sempre, só entendi o jogo após seu vídeo, nem leio mais manual, só consulto quando da branco, compro jogo novo e ja vejo de vc já fez vídeo de regras Com certeza a melhor pessoa para explicar regras
Parabéns pela explicação, Romir. Eu adoro esse jogo e já tem um tempinho que não jogo. Você me fez relembrar alguns detalhes importantes, vou colocá-lo na mesa amanhã. Valeu!
Excelente explicação! Vi o jogo em promoção e os reviews eram tão favoráveis que comprei, porém só entendi melhor após sua explicação, parece muito bom!
Se você não tem moedas suficientes para pagar o “pedagio” por estar perdendo militarmente, você perde tudo o que possui. Por exemplo, digamos que eu acabo de entrar na zona de penalidade de 5 moedas, mas eu só tenho 3, logo, eu pesco estas 3 e as 2 que faltam eu simplesmente ignoro.
Ótima explicação. Quando uma carta dourada tem o efeito de moeda, como a carta de cervejaria, esse efeito é constante, como nas demais cartas, ou eu adquiro as moedas e descarto a carta?
Desculpe a demora na resposta, mas o RU-vid não me notificou dela antes. As cartas douradas lhe trazem as moedas dela no momento que você construí-las, mas você não as descarta. Elas ficam no seu império, só não trazem mais moedas depois.
Olá Romir, tenho algumas dúvidas: A carta que eu uso para construir uma maravilha eu simplesmente escolho 1 da mesa, pago os custos da maravilha e coloco a carta embaixo da maravilha? Não pago nada por esta carta que peguei da mesa? A carta para descarte, eu escolho qualquer uma da mesa (não pago por ela) e vendo para o banco? Quando vendo alguma carta para banco recebo 2 moedas + as moedas referente ao nº de cartas amarelas que tenho, mas se eu tiver uma carta amarela que tem o nº de 5 moedas (por exemplo)eu recebo essas 5 moedas também?
Oi Romir. Não tenho esse jogo, mas depois de ver o seu video decerto que vou comprar. Tenho duas dúvidas: 1 - As cartas que contam para construir uma maravilha são descartadas, ou continuam no jogo?; 2 - No final das eras I e II todas as cartas de cada era são descartadas e arrumadas na caixa, ou continuam na mesa de jogo? Obrigado.
1. Depende do que você está falando. A carta azul usada para marcar a maravilha como construída fica parcialmente sob a maravilha sem função, mas quaisquer outras cartas usadas para pagar permanecem com você, como em qualquer outra construção do jogo. 2. Uma era acaba quando todas as cartas da estrutura são usadas, logo, não existe o que ser descartado.
E aí Romir, sempre ótimos vídeos. Parabéns pelo canal e continue com os ótimos vídeos. Agora tenho duas dúvidas, vi que a pergunta já foi feita aí nos comentários, mas ainda não ficou claro. 1 - eu posso considerar as cartas de comércio na somatória de recursos (barro ou madeira por exemplo), ou elas só servem para dar o desconto quando eu tiver que pagar por elas? 2 - Posso pagar em dinheiro pelos recursos das Maravilhas? Eu joguei considerando que NÃO pode pagar por elas, porque além de ficar mais fácil, no manual não deixa isso claro. Vi que respondeu isso antes dizendo que pode, mas o cara levantou um ponto válido (que o manual considera as Maravilhas construções diferenciadas). Abraço Romir e obrigado!
Desculpe a demora para responder, mas o RU-vid não me notificou da pergunta. 1 - As cartas de comércio não são mercadorias. 2 - Sim, você pode fazer a compra de recursos para pagar por maravilhas. Um dos autores confirmou isto em foruns sobre o jogo.
Fala, Romir. Tudo Bem ? Tô com uma dúvida Você pode me ajudar ? Romir, como eu uso a ficha de progresso “Lei”, a da balança ? Eu costumo usar ela como uma ficha coringa, por exemplo, se eu tenho um, sei lá, astrolábio nas cartas verdes e o outro não apareceu ou meu oponente pegou, quando eu tenho a chance de escolher uma das fichas de progresso, eu escolho a ficha de lei como coringa desse astrolábio e, em seguida, como tenho um item “duplo” já pego outra ficha de progresso. Mas essa jogada me parece um tanto errada. Querendo ou não estou fazendo dois movimentos em uma jogada Esse é o jeito certo de se jogar ? Obrigado
Olá bom dia, tenho uma duvida com relação a pagamento de custos em moeda por recursos que não produzo e o vizinho produz, especificamente o exemplo do manual na pagina 9 do livro de regras com relação a construção do aqueduto mediante o pagamento de 12 moedas. Não entendi esse custo, achei que eram 2 moedas para cada pedra, ou seja 6 moedas + 2 moedas pelo que o adversário produz, totalizando 8 moedas a pagar e não 12. Alguém consegue explicar isso por favor?
Você está confundindo 7 Wonders (onde você compra dos vizinhos) com 7 Wonders Duel (onde você só pode comprar do banco e nunca dos vizinhos). O custo de cada matéria que você não tenha é de 2 moedas mais a quantidade da matéria que você precisa e que seu vizinho produz. No exemplo que você citou, o oponente produz duas pedras, o que faz com que o custo de cada pedra, para ser comprado do banco, seja 4 (2 + 2).
Realmente Romir eu fiz confusão e o pensamento é esse mesmo, se preciso de 3 pedras ao custo de 2 moedas e o adversário produz duas pedras então o custo aumenta em mais duas moedas ficando então 4+4+4=12 para pagamento ao banco. Obrigado e abraço!
Olá Romir, parabéns pelo vídeo. Muito bacana! Gostaria de saber se o comércio só pode ser usado com Estruturas ou é possível pagar por recursos que não tenho na construção de Maravilhas?
@@RomirPlayHouse Fiquei com dúvida pq no manual explica o comércio como ação para construir apenas Estruturas e o próprio manual diferencia Estruturas de Maravilhas.
Boa tarde Quando o efeito da carta, me permite comprar o recurso ( madeira ), por -1 , mesmo assim ainda pago por cada madeira que meu adversário produzir ??? Exemplo, quero construir uma carta que o custo é 1 madeira, porém não tenho a madeira, mas tenho a carta com efeito que me permite comprar a custo de 1 Porém meu adversário produz 2 madeiras Nesse caso, eu pago 3 moedas ( 1 do custo dela + 2 que meu adversário produz Ou pago só 1, pelo efeito da carta ???
Você tem razão… eu sempre joguei errado, mas fui conferir e existe um tópico sobre isto no BGG, mostrando que muita gente erra… Alterei minha resposta inicial. Obrigado
@@RomirPlayHouse então o efeito de jogar novamente só ocorre uma vez, quando se constrói a maravilha? Estava achando que a partir do momento que eu construía uma delas, meu turnos sempre seriam multiplicados