Тёмный
No video :(

April 25 1974: The Carnation Revolution // History of Portugal 

Portuguese With Leo
Подписаться 242 тыс.
Просмотров 88 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

20 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 487   
@marko6476
@marko6476 3 года назад
I don't speak Portuguese, but I really like this language. It feels so soft and cozy to me. Thank you for the English subtitles^^
@BATO_BRX
@BATO_BRX 3 года назад
Absolutely
@LennyCash777
@LennyCash777 2 года назад
Hey, thanks for saying that, amigo. We appreciate that you appreciate the language. By the way, if you'd like a much more detailed and unbiased account of António Salazar's life and rise to power in Portugal this is an excellent series of videos on the the topic: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-3NsA4FL_4ao.html It was made by an American guy who simply appreciates history and was curious enough to really dig into what Salazar was all about.
@ogator8642
@ogator8642 3 года назад
Uma das coisas boas do "Português com o Leo" é que os comentários são em português, inglês, francês, italiano e de vários países. Que ótima maneira de reunir pessoas de todo o mundo para uma discussão inteligente e respeitosa sobre eventos históricos importantes.
@arteoggivlog-artecontempor2606
@arteoggivlog-artecontempor2606 3 года назад
Grazie mille per le vostre spiegazioni e la contestualizzazione storica. Viva Portugal!
@newtonlimanewtinho5212
@newtonlimanewtinho5212 3 года назад
Sou brasileiro e bisneto de português, sinto muito orgulho disso, conhecer um pouco mais de Portugal é sempre um prazer! Parabéns pelos vídeos!
@filipesilva9267
@filipesilva9267 Год назад
Ao ver isto, você vai conhecer uma visão esquerdista daquilo que se passou. O 25 de Novembro foi o verdadeiro dia da liberdade. O 25 de Abril foi uma tentativa de tomada do poder por parte dos comunistas. Depois, estes "rapazinhos", não sabem nada do que se passou durante a ditadura. Estudaram, dirão alguns. Porém, o que se ensina nas escolas hoje em dia é controlado por uma narrativa de esquerda.
@mariana5011
@mariana5011 2 года назад
Meus avós emigraram para o Brasil em 1958 justamente por causa do Estado Novo. Em 1964, depararam-se com outra ditadura aqui no Brasil. Minha mãe nasceu um ano depois. Mal posso imaginar como se sentiram, crescer em uma ditadura e conseguir fugir e depois ter que ver o inevitável acontecer: suas filhas crescendo na mesma situação que eles cresceram outrora. Das gerações ainda vivas da família, sou da primeira que nasceu e cresceu num período democrático. Muita gratidão por aqueles que vieram antes de mim e ousaram ser os revolucionários. Não sei se muitos aqui em meu país possuem o mesmo apreço por viver neste momento, mas por ter na história da minha família a experiência de ter vivido em duas ditaduras, aprendi a dar graças a Deus por tudo que foi conquistado pelos outros antes de eu sequer estar aqui.
@salvatorecoraggio1993
@salvatorecoraggio1993 3 года назад
Aqui na Itália também o dia 25 de abril é feriado nacional, celebra-se a libertação do nazifascismo, que aconteceu no dia 25 de abril de 1945. Achei a história de Portugal muito interessante também 👏👏👏🇮🇹🇵🇹
@MysteryDoorStudio
@MysteryDoorStudio 3 года назад
Interessante. Não sabia. Vou pesquisar :D
@mauricioribas5677
@mauricioribas5677 3 года назад
Em 25 de Abril de 1944 nessa data as forças armadas Italianas, se rendia a FEB Força Expedicionária Brasileira, depôs de tomarem uma surra na África e na Grécia e na Europa. O Brasil ajudou os americanos e ingleses a liberta a Itália, com o Brasil libertando o Norte da Itália em 1945.
@Theyoutuberpolyglot
@Theyoutuberpolyglot 3 года назад
Eu estou familiarizado com os termo nazismo e fascismo que houve na Itália, na Segunda Guerra Mundial, mas não sabia que esse dia era feriado. Ah pois é, o dia 25 de abril é um dia muito importante que marcou a história dos pais, a onde nasci.
@fabiolimadasilva3398
@fabiolimadasilva3398 3 года назад
Máxima da esquerda caviar: chamar os opositores daquilo que eles são (intolerantes, preconceituosos, etc). Inclusive banalizaram os termos "genocida" e "fascista". Basta discordar de gente assim para receber esses apelidos "simpáticos".
@destrinchandooportuguesdob7909
@destrinchandooportuguesdob7909 3 года назад
Após a unificação da Itália, milhares de italianos vieram para o Brasil, e os do centro-sul da Itália que falavam o dialeto calabres tipo o catani, vieram para Piracicaba. E lá, eles tem essa pronúncia meio britânica nas palavras com R, tipo o dialeto calabres (que inclusive está desaparecendo.) Aqui no Brasil, alguns "gênios dizem que a pronúncia é indígena) porém, ninguém nunca conseguiu fazer um índio de qualquer tribo falar "Araraquara" que é um palavra do tupi, com o sotaque de Piracicaba.
@eva6009
@eva6009 3 года назад
Fantastic video! As a Portuguese learner, Leo´s videos are of double benefits. I can learn history and the language. I wish all Portuguese people a very nice life from now on. This was a very sad period in your history that should never be repeated again. Muito obrigada pelo video.
@juliannaareias3484
@juliannaareias3484 2 года назад
Sou brasileira e aprendi sobre a revolução dos cravos no ensino médio aqui no Brasil!!! Muito interessante!!! 🙂
@time0fy0urlife
@time0fy0urlife 3 года назад
So interesting. As a half portuguese, I am so thankful for these videos to learn more about the history while practising my portuguese!
@LUSO_
@LUSO_ 3 года назад
Olá 👋🏼 🙂 From where?
@time0fy0urlife
@time0fy0urlife 3 года назад
@@LUSO_ Belgium!
@TrooperAl777
@TrooperAl777 3 года назад
Mas vídeos da história de Portugal por favor 🙏
@Anand-ke5md
@Anand-ke5md 3 года назад
Para nós brasileiros sempre é curioso saber pela voz dos portugueses como se deram estes fatos da história de Portugal, da qual muito pouco aprendemos nos nossos bancos escolares. Muito interessante e rico. Grata!
@efercost
@efercost 3 года назад
Na verdade não sabemos nada sobre a história de Portugal, se quisermos saber, temos que pesquisar por conta, porque nas escolas não nos ensinam. Só o que sabemos sobre Portugal historicamente tem a ver com o descobrimento do Brasil até a sua independência.
@Anand-ke5md
@Anand-ke5md 3 года назад
@@efercost, sempre gostei muito de ler e tive a sorte de ter na minha formação exclentes professores, principamente de História. Acredito que, você tenha razão, quando nos informa que quase nada sabe porque muito pouco te foi ensinado na Escola, sobre Portugal, e os fatos e correlações mais relevantes da sua/nossa História. É verdadeiramente, uma triste e vergonhosa realidade...
@TheGabrielPT
@TheGabrielPT 3 года назад
@@efercost vocês não precisam de saber nada de Portugal. Estão no vosso direito. Já são independentes há 200 anos haha
@efercost
@efercost 3 года назад
@@TheGabrielPT Treteiro detected. 🤣
@paulomelo3459
@paulomelo3459 3 года назад
@@efercost isso é mais que natural, nós também não aprendemos nada sobre a história de outros países na escola, exceptuando eventos importantes internacionalmente, como a História das grandes revoluções filosóficas, sociais, políticas e científicas. A nossa História só foi de grande impacto internacional na era dos descobrimentos, de resto pouco interessa à generalidade das pessoas estrangeiras, como é natural.
@juanacingalan
@juanacingalan 3 года назад
Olá! Sou espanhol e agradeço muito a explicação de voçês, não conhecia esa parte da história portuguesa e deu vontade de ficar sabendo mais. Vou dar uma olhada nesse filme de Capitães de Avril, boa dica! Parabéns aos dois e obrigado Leo por deixar ouvir o português de outra pessoa!
@franinfanteandivia8336
@franinfanteandivia8336 3 года назад
Sempre achei a historia de espanha e portugal muito parezidas. Ainda bem aconteceu a revolucao dos cravos, um exemplo e orgulho para o mundo tudo. Recomendo assistir Capitaes de abril da artista lisboeta Maria de Medeiros. Obrigado.
@alejandrokazan8188
@alejandrokazan8188 2 года назад
Lí 2 livros que falam das colônias e dos retornados: “ cadernos de memórias coloniais” de Isabela Figueiredo e “o retorno” de Dulce Maria Cardoso. Acho os dois muito interessantes, são duas perspectivas. Cumprimentos para todos , sou de Buenos Aires, Argentina
@ccristinaaraujo1450
@ccristinaaraujo1450 2 года назад
Não conhecia esses livros. Vou procurar. Obrigada pela informação!
@joandradedasilva
@joandradedasilva 8 месяцев назад
Brilhante caros jovens era um jovem tenente no 25 ABRIL 74, entrei na revolução no grupo dos primeiros Sales grade, Henrique Pedro e eu, Andrade da Silva, entramos às 22h 55m na noite de 24 ABRIL 74. Quanto aos militares e recorrendo à ordem unida, unidos e em bloco devíamos ir em frente, todavia poucos foram em frente, muitos fizeram à direita e à esquerda volver e outros fizeram meia volta volver rumo ao 24 abril. E assim a revolução militar e POVO/ MFA Sucumbiu. . A história Sou hoje membro da associação Salgueiro Maia grande abraço. O documentário mais correcto é A HORA DA LIBERDADE. GRANDE ABRAÇO Andrade da Silva
3 года назад
Excelente vídeo. Ouvia-se muito falar da revolução dos cravos mas pouco sabia-se sobre ela. Quanto à qualquer ditadura, nunca vale a pena ou é justificada. No Brasil, devido à despolitização, há aqueles que são saudosistas da época da ditadura.
@LennyCash777
@LennyCash777 2 года назад
ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-yPxwkguA4eo.html
@ccristinaaraujo1450
@ccristinaaraujo1450 2 года назад
Isso mesmo: devido a uma séria despolitização! Quem sabe bem o que foi a ditadura e é saudosista dela não pode ser uma pessoa do Bem!
@br3menPT
@br3menPT 2 года назад
@@ccristinaaraujo1450 quem apoia ladrões que se auto-intitulam de democráticos também não pode ser pessoa de bem....
@okguimacedo
@okguimacedo 2 года назад
A ditadura portuguesas até tem justificação. Veja o país em 1926 e vai ver.
@PauloCastroRessonante
@PauloCastroRessonante 2 года назад
Eu com 66 anos vivi toda essa época da pseudo ditadura militar no Brasil e posso garantir que se vivia bem melhor que hoje.
@nath6374
@nath6374 3 года назад
dentro do contexto da guerra colonial, do regime de salazar e em busca de maiores oportunidades, na déc de 60, meu pai veio para o Brasil. chegou a voltar por pequenos períodos a Portugal tempos depois, mas permaneceu efectivamente aqui. já o irmão mais novo dele, meu tio, acabou por entrar no exército e, a julgar pela idade dele naquela altura, certamente fez parte do golpe de 74. a única coisa que se comenta é que ele saiu bastante traumatizado, bem como vocês citaram no vídeo. depois dessa pandemia, espero poder conversar com ele sobre como foi e tal pois este é um tópico pelo qual me interesso muito (estudo sobre migrações, política etc). enfim, também fico do lado da liberdade e espero que Portugal saiba bem preservar seu status apesar de figuras a uma direita mais conservadora estarem tentando pautar como que se deve seguir em certos aspectos. no mais, parabéns pelo vídeo, foi extremamente didático. e por curiosidade: conheci teu canal através do podcast italiano (meu lado materno é da Itália), haha grata surpresa!
@silviosouza7313
@silviosouza7313 3 года назад
Muito interessante a história de Portugal, a maioria de nós brasileiros sabemos mais a respeito de Portugal dos tempos que éramos colônia. Gostei muito de saber mais sobre essa nação linda que é Portugal.
@LangAmor
@LangAmor 3 года назад
Seus vídeos são tão legais. Aprendi o português no Brasil e quero aprender a falar a versão europeia também porque vou viajar para Portugal❤️❤️❤️ obrigado!
@manuelrios9239
@manuelrios9239 3 года назад
Muito bom o vídeo, como sempre. Eu acho que o mais importante do 25 de abril de 1974, em Portugal, foi que o exército fosse quem tirasse do poder o ditador. Em Espanha nessa data ainda vivia o ditador Franco, e eu estava a olhar para Portugal com ilusão pelo que via-se na TV. Uns anos mais tarde, após acabar o meu serviço militar no exército espanhol, eu fui para Lisboa pela primeira vez e gostei muito dela, mesmo sendo uma cidade que ainda arrastava os sinais da ditadura que teve o país na pobreza e na incultura. Mas surpreendeu-me que ainda andavam alguns cartazes pintados em alguns muros da cidade com os tanques e os fuzis com os cravos, para mim foi impressionante ver aquelas imagens porque representava que em Portugal o exército fez justiça para o povo, e em Espanha houve democracia porque o ditador morreu na cama dum hospital. Doutra parte, pensei que sendo ainda jovem tinha a liberdade que os meus pais perderam numa guerra em que o exército espanhol, em 1939, tirou à República legal e democrática, o meu pai foi ferido nela e os anos que seguiram foram sem liberdades e de pobreza e fome, eu sendo criança conheci também um país pobre e ainda em desenvolvimento. Tal vez por aquela experiência, Lisboa e Portugal ficaram no meu peito como algo muito especial e foi lá que minha vida começou a mudar definitivamente. Por isso, ainda hoje, ando a aprender português, para voltar ao pais e aproveitar mais a cultura e a gente.
@danglybit1
@danglybit1 10 месяцев назад
Thanks for this well constructed discussion...I am giving a talk at my history club this evening on the Carnation Revolution.
@marthakoumiss4635
@marthakoumiss4635 3 года назад
Entendí 80%..mas tenho muito que practicar..Obrigaga por tu Historia..🥀me Facina las Historia mas sobre los prostestas pazivas🙏💖💖
@carloseduardosantos161
@carloseduardosantos161 3 года назад
Certamente a mais bonita das revoluções. Também é muito interessante o fato do cantor José Afonso ser um dos heróis da revolução através de suas canções. Parabéns pelo vídeo. Abraços!
@jaimepina5800
@jaimepina5800 2 года назад
I just wanted to say how much I really enjoy your video channel. Being Portuguese born and learning the language everyday. I love learning the history as well. It is so true what they say the more you are exposed to a language the more you learn and I think you talking pace is perfect!!!! Muito obrigado 🙏
@Doppiaerre906
@Doppiaerre906 3 года назад
Muito interessante, já conhecia parcialmente a história do 25 do Abril e a canção Grândola Vila Morena, mas vocês explicaram tudo muito bem, sem dar juízos, muito imparciais. Gostei muito e aprendei coisas novas. Obrigada Leo e Miguel. Ah, esqueci, é realmente ótimo ouvir falantes diferentes, para aprender melhor o sotaque.
@quintatorneiro3074
@quintatorneiro3074 3 года назад
Antes do 25 de Abril, a generalidade das pessoas pelo menos na grande Lisboa, sempre se referiram á Ponte Sobre o Tejo.
@chicobat101
@chicobat101 3 года назад
Aqui no Brasil ,Chico Buarque fez uma bela cançãoem homenagem à Revolução dos Cravos chamada Tanto Mar. Foi censurada pela ditadura militar que havia no país
@ishiacatan
@ishiacatan 3 года назад
ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-hdvheuHhF2U.html
@LUSO_
@LUSO_ 3 года назад
Olá 👋🏼 🙂 Aqui lhe deixo o link de uma canção do grande Zeca Afonso ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-Ha-h5bPSxQE.html Abraço deste lado do Atlântico 🙂✌🏼
@PauloRoberto-tm4ur
@PauloRoberto-tm4ur 2 года назад
Nunca houve ditadura aqui no Brasil....ah....se tu soubesse o que é viver em uma ditadura NUNCA mais diria isso.....veja. Venezuela Cuba Coreia do norte e muitos outros. ...o governo militar defendeu o Brasil de ser ais um país comunista.....veja a ditadura argentina 100 vezes mas árdua que nossos militares...tanto é que esses comunistas de hoje foram daquele tempo e tão vivos até hoje tentando transformar nosso Brasil em um pais comunistas....dilma genuino caetano xico buarque gil fernando henrique etc... .e mais um bucado de..m.....o governo nilitar botou ordem na casa e construi os pilares do crescimento do Brasil
@sriga0608
@sriga0608 Год назад
Sou mexicana, e estive a ver o vosso video com o meu filho que é portugues. A vossa explicação foi muito direta, e totalmente clara, foi muito interesante. Obrigada
@alavitabusinesssolutions9205
@alavitabusinesssolutions9205 3 года назад
Olá Leo, óptimo vídeo , como sempre, bom ritmo. O triunfo da razão que a Maia criou faz-nos a todos nós, estrangeiros, que o coração pertence a Portugal, muito felizes. Muito obrigado!
@alvarord350
@alvarord350 3 года назад
Olá Leo, comecei a acompanhar seus vídeos por acaso e confesso que hoje sou mais um fã. Sou brasileiro, filho de pai e mãe portugueses dos Envendos. Sua didática e forma de se comunicar é extremamente esclarecedora, isso sem falar no respeito que tens por seus convidados e interlocutores, sabes ouvir e aplica a empatia com naturalidade. Gosto da variedade dos temas, principalmente sobre a história que me encanta muito. Parabéns, felicidades e sucesso sempre com seu canal. Abraços
@aliochafonseca5973
@aliochafonseca5973 3 года назад
Liberté !FREEDOOM!liberdade ❤all arround the world.democracia paz e liberdade. 25 de Abril 🌹🇵🇹.
@JuanMarkkos
@JuanMarkkos 3 года назад
25 de abril! além da Revolução dos Cravos em 1974, em 1977 nasci eu!! em Espanha! coincidência que essa data é o meu aniversário!! Muito interessante este video, e sempre gostei essa parte da História , e a paralela com a Espanha. Bem, quando morei em Portugal, e falar com muitos portugueses, notei esse antes e um depois do 25 de abril. É verdade que após 25 de abril e as perdas das colónias, a economia e a sociedade estavam más. Portugal entrou a então Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1986 (junto com a Espanha), hoje em dia União Europeia (UE). Agora entendi muito melhor as guerras principalmente em Angola e Moçambique, e mesmo que acabaram a guerra após a independência, a situação não era boa, e nos principios nos anos 90 houve outra guerra acabando em 1992. Quanto ao filme capitães de abril, também recomendo vivamente e foi um dos filmes portugueses que mais gostei (é uma co-produção de Portugal, Espanha, França e Itália). 25 de abril sempre!!
@JuanMarkkos
@JuanMarkkos 3 года назад
@@fernandocarloto2291 então a guerra colonial não foi nos anos 60? E depois a guerra civil (não pensava que fosse tantos anos!!) Já esclareci , muito obrigado!
@dplseusouokira874
@dplseusouokira874 3 года назад
a ditadura de Portugal foi bem mais duradoura que a do meu pais, Brasil, mas foi de data coincidente, pois o brasil teve uma ditadura leve em 1930 até 1945 e um período democrático, que foi até 1964 terminando numa ditadura pesada que foi até 1984... Portugal teve uma ditadura sem interrupção de 33 até 74, Brasil pelo menos teve 19 anos entre uma ditadura e outra, que dizem ser o período mais democrático da nossa história, mas em compensação, o brasil teve outras ditaduras antes, e mais anteriormente era um reinado, império e antes uma colônia
@joaoeduardo7398
@joaoeduardo7398 Год назад
A primeira guerra colonial foi na Índia, quando os portugueses foram obrigados a sair dessas cidades. Damão, Goa e Díli.
@emilianofuentes4129
@emilianofuentes4129 3 года назад
Mais do que comentar alguma coisa referente ao vídeo(que para mim é muito interessante, porque também gosto da história), eu queria reconhecer algo. Leo, eu vi o teu anterior vídeo (da descoberta do Brasil) e queria era dizer-te que fiquei surpreendido quando eu ouvi-te falar espanhol com o sotaque da Argentina!!!🇦🇷 Eu acho esse sotaque o mais bonito!!! Parece até italiano. Se por acaso falas espanhol (eu acho mesmo que sim), acredito que de certeza que o falas igual de bem como o inglês e o italiano. O Leo é um mestre das línguas!! Parabéns e abraços!!! Atualização: 2:32-2:51 Só um datinho pequenino: Acho que esqueceram-se de mencionar Macau 🇲🇴 que foi colónia portuguesa até 1999, quando Portugal 🇵🇹 transferiu a sua soberania à China 🇨🇳. (Disse-vos que gostava da história 🤓)
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
Muito bem visto, esquecemo-nos de mencionar Macau enquanto colónia (o que é um erro), mas é uma colónia pouco relevante para este tema do 25 de Abril, porque não foi libertada, continuou nas mãos dos portugueses até 1999. Respecto al hablar castellano, sí lo hablo mejor que el italiano y casi tan bien como hablo inglés. Lo he hablado toda mi vida, pero por usarlo menos que el inglés, mi nivel de inglés es más alto :)
@andregama6341
@andregama6341 3 года назад
@@PortugueseWithLeo Pero no un castellano argentino o porteno, cierto?
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
@@andregama6341 Sim :)
@jacoboarca8516
@jacoboarca8516 3 года назад
@@PortugueseWithLeo se lle chamas castelán ao español, deberías de falar de galego e non de portugués, xa que a lingua naceu no Reino de Galicia.
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
@@jacoboarca8516 Nada que ver. El gallego y el portugués son 2 idiomas diferentes, mientras que castellano y español son dos términos para designar el mismo idioma, esto incluso lo dice la RAE: www.rae.es/dpd/espa%C3%B1ol
@christines7748
@christines7748 3 года назад
Hello Leo, I love your channel! Thank you for the informative video, it was very educational. If you are taking video suggestions, I would love to learn about the Moorish occupation and how it impacted Portuguese language and culture. My family is from Cascais and I have always been curious about the Moor castles and Arabic names we continue to have (ie. Alcabideche was formerly Al-Qabdaq)
@ernestogilcarmona6901
@ernestogilcarmona6901 3 года назад
Excelente video! Cá no México vocês têm mais outro apaixonado pelo 25 de abril. Fascismo nunca mais!
@Maeva2850
@Maeva2850 2 года назад
Muchas gracias. En España no estudiamos la historia de Portugal, es una pena. Compartimos territorio e historia. Deberíamos conocernos más. Gracias por esta forma de explicar la historia, tan elegante y objetiva. Un gusto.
@juthomepsy1266
@juthomepsy1266 2 года назад
Saber da história dessa maneira explica muitas questões. O porquê, por exemplo, Portugal investe tanto nos seus jovens e na educação do seu povo. Me emocionei e já amo mais esse povo tão lindo e que passou e passa por tantos desafios.🇵🇹❤️🇧🇷
@almerindocenoura3409
@almerindocenoura3409 2 года назад
Que querida. Muito obrigado. Beijinhos.
@boyamerican8655
@boyamerican8655 2 года назад
@@almerindocenoura3409 cê é Tuga não é
@almerindocenoura3409
@almerindocenoura3409 2 года назад
@@boyamerican8655 Sou.
@fernandomullen
@fernandomullen 3 года назад
Meu pai lutou em Moçambique (Mueda, Nampula, Monte Puez). Teve alguma passagem pela PIDE. Com o 25 de abril teve de fugir para o Brasil, veio parar em Anápolis, Goiás e nasci... 😅😅😅
@realramone3455
@realramone3455 3 года назад
Ter passado pela pide não é motivo de orgulho, pelo contrário. Era uma polícia política, criminosa, e assassina, que prendia, torturava, censurava e matava indiscriminadamente.
@TheGabrielPT
@TheGabrielPT 3 года назад
@@realramone3455 não me parece que o Fernando mostrou orgulho nisso.
@portuguesnavegante5686
@portuguesnavegante5686 2 года назад
tenho muitos amigos de Anapolis sou retornado de angola quando for ao brasil irei a Anapolis , seu Pai ainda é vivo? se for Kalimambo para ele
@joaoleiteneto668
@joaoleiteneto668 2 года назад
Excelente vídeo sobre o dia 25 de abril. Uma verdadeira aula. Parabéns ao seu amigo Miguel!
@sandravictoriamaldonadotri707
@sandravictoriamaldonadotri707 2 года назад
Leo gracias por compartir parte de la historia de Portugal y poder entender como llegaron a tener el hermoso pais que tienen hoy.
@neilhierweer4013
@neilhierweer4013 3 года назад
Ola Leo, gosto muito de seus videos. Queria saber mais sobre arte, musica e filmes portuguêses. Talvez seria uma ideia para novos videos. Estas a ficar um bom trabalho ajudar me para aprender português, obrigadissimo!!!
@Cortesdebatalha13
@Cortesdebatalha13 2 года назад
muito obrigado leo e miguel, me ajudaram a fazer o trabalho de historia muito obrigado
@ScottinValbom
@ScottinValbom 3 года назад
Muito obrigado, Leo! I appreciate the history lessons as they help me begin to learn about the Portuguese culture in context. I look forward to learning so much more. Be well.
@miguelmoura2171
@miguelmoura2171 Год назад
O tema só é sensível porque há quem defenda que as coisas como estavam , estavam bem, para esses poucos como é evidente! O 25 de Abril e será sempre uma data importantíssima a comemorar e é importante que a história e o que levou à revolução seja sempre recordado para que as novas gerações estejam avisadas! Um abraço, parabéns pelo teu canal.
@darkicity
@darkicity 3 года назад
Love this material! It's always so interesting to learn about the history of a country from inhabitants of said country speaking in their native language. Muito bem! Obrigado :))
@sallyb425
@sallyb425 Год назад
Absolutely fascinating. I studied the time of the dictators in Europe but admit I didn't know much about Salazar. I now also have a book about this! Thanks for the encouragement. Brilliant conversation.
@jandersoaressilva9591
@jandersoaressilva9591 3 года назад
Muito interessante, sou do Brasil e conhecendo a história de Portugal, percebo que o povo sempre sofre as conseqüências da escolhas dos governantes.
@matematicacommarcospaulo
@matematicacommarcospaulo 3 года назад
Faço minhas suas palavras.
@TheGabrielPT
@TheGabrielPT 3 года назад
vocês metem esses dois pontinhos porquê? Parecem alemães ahahah
@jandersoaressilva9591
@jandersoaressilva9591 3 года назад
Verdade, me esqueci que não se usa mais
@TheGabrielPT
@TheGabrielPT 3 года назад
@@jandersoaressilva9591 ai já não se usa mais? Ainda bem! É que não faz sentido nenhum
@jandersoaressilva9591
@jandersoaressilva9591 3 года назад
@@TheGabrielPT , Você é de onde , amigo Gabriel ?
@Eddie.75
@Eddie.75 3 года назад
Descobri há pouco esse canal e estou viciado. Rsrsrs. Sou letrólogo e me interesso muitíssimo nas diferenças entre os "diversos idiomas" que o português compreende.
@perolagrande
@perolagrande 3 года назад
Thanks for including personal details of your family history during this time. I look forward to your video on Salazar. No nation can blot out its past, and I personally find it shameful that there are people trying to prevent a museum being opened in Santa Comba Dao, Salazar's birthplace, that will house mementos of his life and time as a dictator. Spain's Socialist government removed a memorial to Franco, at Valle dos Caidos, something I do not agree with. A monument to a dead person just remembers their life, and doesn't mean they are being honoured or sanctified in any way. It's a pity people cannot refrain from political gesturing and attempts at moralising, but insist on removing public symbols of a nation's past.
@yuranpower
@yuranpower 3 года назад
Mais uma parte da história que não me ensinaram na escola e nem no colégio. Agradeço-vos. Por acaso , estou em Angola neste momento.
@housingalgarve
@housingalgarve 3 года назад
Obrigada Leo pelo esse podcast. Acho muito bom ouvir falar outras pessoas também! É bom para melhorar!
@aikefarro
@aikefarro 3 года назад
Ontem estava estudando a ditadura militar no Brasil e vcs em Portugal passaram por isso em meio uma história um pouco diferente e datas diferentes, porém estou surpreso por isso
@colacomarcia
@colacomarcia 2 года назад
Adorei o vídeo. Ganhando uma nova inscrita! ❤️❤️ Este é um dos temas que mais gosto de ouvir falar, mesmo nunca ter vivido essa época! Bom trabalho!
@pedroronaldopereiraAdm
@pedroronaldopereiraAdm 2 года назад
Eu pouco sabia da revolução dos cravos agora sei o que se passou, obrigado Leo e seu colega.
@carydarling5278
@carydarling5278 3 года назад
Excelente, Leo, excelente. Eu aprendi muito.
@telsymarinosuarez788
@telsymarinosuarez788 5 месяцев назад
Foi muito interessante e eu adorei a história. Obrigada Leonardo! 👌🌹
@manuelanicolau5110
@manuelanicolau5110 3 года назад
Obrigada, foi um assunto bastante importante e ao mesmo tempo elucidativo. Parabéns
@danieledaroma1446
@danieledaroma1446 3 года назад
Não sejam timidos no dizer que prefiram a libertade... Viva sempre o 25 de abril! Também aquì em Italia festejamos o mesmo dia... por nos foi o 25 de abril 1945, mas significou mesmo a fim de vinte anos de ditadura fascista. Para quem quisesse ler um livro romance que pessoalmente gostei muito, sugiro "As naus" por Antonio Lobo Antunes. Saludos a todos os irmãos portuguêses da Italia!
@ProtoIndoEuropean88
@ProtoIndoEuropean88 3 месяца назад
hahahah "ditadura" fascista. Imagina acreditar de verdade que o Fascismo é algum tipo de ditadura, claro vocês preferem a ditadura dos juros ou do proletariado! É no fascismo que se encontra a verdadeira liberdade!
@robertwhite2628
@robertwhite2628 3 года назад
Um das razões mais grandes para aprender português que eu tinha, foi a música do Zeca Afonso. Para mim, tem uma qualidade única, que ficou no meu cérebro depois muitos anos. Portanto há um discografia longa para escutar, do fado à Cantigas do Maio, etc. Suas políticas eram um bónus. Apesar disso, ainda não consigo perceber as letras dele, quais são bastante complexa e poéticas. Vou manter de tentar, como vocês podem ver, já não sou muito bom!
@ronelalbertidarosa6485
@ronelalbertidarosa6485 2 года назад
Parabéns pela leveza e pela simpatia ao apresentar um evento tão marcante!
@BATO_BRX
@BATO_BRX 3 года назад
Portuguese History is amazing
@crististories
@crististories 3 месяца назад
Eu sou peruana e gosto muito de línguas, estou a aprender português. Historia muito interesante ☺️, gostei muito. Boa dica, espero ver Capitães de Abril em breve.
@patricialaresmontero
@patricialaresmontero 2 года назад
Hola Leo! Conocí tu canal a través de Linguriosa y de inmediato me suscribí al tuyo! No conocía nada sobre la historia de Portugal. Solo sé que los venezolanos hemos siempre convivido con una gran colonia portuguesa y que vinieron a mi país a trabajar. Gente muy pero muy trabajadora, honesta, amable y atenta. Porfa entrevista a Portugueses que han vivido en Venezuela y sus experiencias. Aquí tuvieron logros muy importantes e impresionantes a punta de esfuerzo y trabajo. Abrazos desde Venezuela! Me encantó tu canal y voy a aprender Portugués!
@gladysportilla8376
@gladysportilla8376 Год назад
Muy interesante que aborden temas de historia, los felicito a ti y tu invitado.
@fabiolimadasilva3398
@fabiolimadasilva3398 3 года назад
Há portugueses no Brasil que lembram com saudade dos tempos de Salazar. Inclusive repousam quase anônimos os restos mortais do Prof. Marcelo Caetano no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Como brasileiro não tenho o direito de opinar sobre o assunto por ser bastante polêmico.
@lilianateixeira3617
@lilianateixeira3617 3 года назад
Tenho apenas 32 anos e por isso felizmente nasci num país livre. Mas as histórias contadas pelos nossos avós são aterradoras. Especialmente para as mulheres que eram oprimidas e reduzidas a parideiras e fadas do lar. O ideal era a mulher saber ler o mínimo, não podia votar, não devia usar batom, se trabalhasse tinha de ter autorização do marido e receberia sempre menos 50% que um homem na mesma função. Teria de pedir autorização ao homem da família para viajar. Professoras tinham de pedir autorização ao estado para poder casar. Assistentes de bordo e enfermeiras não poderiam casar porque tinham trabalho não compatível com a vida familiar. Uma mulher adúltera poderia ser morta pelo pai ou marido sem que isso lhes trouxesse consequências. Enfim, desculpe o textão nas isto deixa me muito nervosa. A nossa liberdade é o mais importante que temos. Por isso me envergonho de muita coisa feita pelos portugueses na época dos descobrimentos
@patinhofeio22
@patinhofeio22 3 года назад
Todos temos direito a opinar. Eu, por exemplo, tenho uma opinião sobre os brasileiros saudosistas da ditadura militar brasileira.
@fabiolimadasilva3398
@fabiolimadasilva3398 3 года назад
@@patinhofeio22 a bandidagem não se criava no regime militar.
@br3menPT
@br3menPT 2 года назад
Salazar foi escolhido pelos portugueses como o maior português de sempre....
@OGBthings
@OGBthings 3 года назад
Well done. Thank you!
@enriquenavarro5217
@enriquenavarro5217 2 года назад
Obrigado por nos ensinar um pouco mais sobre a história portuguesa. Esta Revolução dos Cravos, penso eu, é a revolução mais bela e romântica que alguma vez conheci. Obrigado Leo por este vídeo! E viva a liberdade!
@veronicasilva5765
@veronicasilva5765 4 месяца назад
Gostei do vídeo 😊 Assistam também um vídeo sobre o 25 de novembro que completamenta a libertação de Portugal! 🇵🇹❤️
@mesopotamialover905
@mesopotamialover905 Год назад
As legendas são ótimas!! Muito obrigado Leo
@miamontesilva
@miamontesilva 3 года назад
Polémica ? Há pessoas de acordo com uma dictadura ? Com a falta de liberdade ? É uma coisa que não consigo comprender. 😔
@Santfafa
@Santfafa 3 года назад
Que felicidade encontrar um canal como o seu aqui no RU-vid!!
@lilianaurbano8459
@lilianaurbano8459 3 года назад
Moro no Brasil e em 2007 fiz parte de uma equipe de pesquisadores sobre a Educação em Portugal, patrocinada pela Caloust Gulbenkian, e nesse estudo de Portugal Continental e Ilhas , fiquei espantada que a escolaridade média dos portugueses, era de sétimo ano. Na altura achei baixo por se tratar de um país europeu, mas como vocês bem explicaram, estão ainda no processo de desenvolvimento. Parabéns e sucesso ao canal.
@LUSO_
@LUSO_ 3 года назад
Olá 👋🏼 Actualmente o mínimo é o 12* ano de escolaridade. É claro que nas famílias mais pobres muitos não acabam os estudos, no que também origina muita migração. Cumprimentos deste lado do Atlântico
@br3menPT
@br3menPT 2 года назад
Nunca foi o 7º ano..sua pesquisa deve ter algum erro.....
@lilianaurbano8459
@lilianaurbano8459 2 года назад
@@br3menPT não é a minha pesquisa e sim pesquisa envolvendo Universidades Portuguesas conceituadas e de primeira linha. Entendo que incomoda, mas na altura foi o resultado.
@evaritomontcho7044
@evaritomontcho7044 2 года назад
Muito legal mesmo. Eu nem sabia desta história. Mas graças a este vídeo, tenho mais uma informação histórica sobre Portugal. Muito obrigado a vocês dois.
@tashabartho9912
@tashabartho9912 3 года назад
Gostei muito deste episodio. Seria otimo ouvir mais topicos relacionados a historia de Portugal
@kamenkokasikovic2499
@kamenkokasikovic2499 3 года назад
Algumas palavras sobre Zé Afonso, sua Grandola Vila Morena e o começo da revoluçao ?
@jrafaelmcoelho
@jrafaelmcoelho 2 года назад
Muito bom e educativo, principalmente para os portugueses mais jovens.
@quintinoferreira5849
@quintinoferreira5849 3 года назад
Uma das maiores conquistas do 25 de abril, foi a liberdade de expressão. Se não fosse o 25 de abril vocês não podiam fazer este vídeo e muito menos ter essa conversa. Por isso 25 de abril sempre, ditadura nunca mais.
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
Ora nem mais!
@orlandomontfort5101
@orlandomontfort5101 2 года назад
Infelizmente vivemos hoje uma outra ditadura, a marxista/socialista.
@ronaldorodrigues1900
@ronaldorodrigues1900 2 года назад
@@orlandomontfort5101 Vivemos em uma sociedade capitalista, ta na moda hoje em dia chamar qualquer coisa que te incomoda de socialismo. A realidade é outra.
@falabue69
@falabue69 2 года назад
Se não fosse o 25 de Novembro de 1975 possivelmente estaríamos bem poir
@br3menPT
@br3menPT 2 года назад
é exactamente isso que o regime corrupto incompetente e apátrida que faliu a republica 3 vezes em apenas 34 anos quer que pensem....
@miguelbrinas7522
@miguelbrinas7522 3 года назад
Eu realmente gosto do seu canal. Acho que há poucos recursos para português europeu. Bom trabalho!! Uma sugestão: que tal um episódio falando sobre literatura. Gosto muito do João Tordo e acho que talvez possa recomendar bons livros de autores portugueses. Uma saudação.
@sdn7474
@sdn7474 2 года назад
Recomendo vivamente a entrevista de Salgueiro Maia à RTP. Está no RU-vid. Melhor que qualquer filme, na minha opinião.
@giuseppedicerbo5139
@giuseppedicerbo5139 3 года назад
O film que vós colocastes no vídeo também esterou em Itália também e na sua versão se chama "Capitani D'aprile '' onde partecipou o ator italiano Stefano Accorsi
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
Exatamente! Eu não fazia ideia que ele era italiano, no filme o português dele é perfeito.
@giuseppedicerbo5139
@giuseppedicerbo5139 3 года назад
@@PortugueseWithLeo foi um dos primeiros filmes que eu assisti para aprender o português, e o português que ele falou no film era muito giro
@13Miguel72
@13Miguel72 3 года назад
@@PortugueseWithLeo O ator interpretou o filme em italiano, que foi depois dobrado em português. Os atores fizeram o filme nas suas línguas maternas (há atores portugueses, italianos, franceses e espanhois), e foram depois dobrados nas respetivas línguas onde o filme foi lançado. Como há mais atores portugueses no filme, nota-se menos.
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
@@13Miguel72 Obrigado pela explicação! Be parecia que a fala dele estava um pouco descoordenada do som, mas achava que era da montagem do filme em si. Agora pus me a ver algumas cenas com mais atenção e a ler os lábios dele e realmente faz sentido.
@mariaarlete5380
@mariaarlete5380 3 года назад
@@PortugueseWithLeo Esse filme participou em 2000 da Mostra Internacional de cinema, de São Paulo, Brasil e ganhou o prêmio dado pelo público. Eu tive o privilégio de assistir a uma das exibições. A sala era enorme e estava lotadíssima. E ainda tive prazer de conhecer e abraçar a Maria Medeiros. Foi uma emoção muito grande que relembro agora. Obrigada.💖💖
@theandretzace
@theandretzace 2 года назад
Obrigada pelo vídeo!! Eu aprendeu muito :D A história de Portugal é muito interesante para mim, e infelizmente não conheço muito dela. Eu também acho que a liberdade é o mais importante no nosso mundo de hoje em dia. Outra vez obrigada y parabéns pelo increível trabalho!!
@cat41329
@cat41329 2 года назад
Ajudaram me tanto, que explicação simples e explicativa!! Muito muito obrigada!
@user-pt1sv3pq1q
@user-pt1sv3pq1q 2 года назад
Obrigado Léo é amigo, muito importante escutar a história e melhorar o português! Saudações da Costa Rica 🇨🇷👋🏽
@vaniaduca1170
@vaniaduca1170 5 месяцев назад
Sou brasillleira e muito interessada pela historia de Portugal
@dknapp64
@dknapp64 2 года назад
Adoro o seu canal no RU-vid. Eu morava no Brasil 3 anos e gosto da historia do Brasil quanto Portugal. Pelo seu canal, gosto de ficar em contato da lingua portuguesa para ainda "treinar o meu ouvido".
@williamgautreaux5545
@williamgautreaux5545 Год назад
O filme "Capitães de Abril" (April Captains em inglês) está no Tubi (no Estados Unidos). É um aplicativo gratuito para sua TV.
@paolodiamante1884
@paolodiamante1884 Год назад
Foi à Portugal por a primeira vez no julho 1974. Havia sinais de pobreza que na Italia não existiam mais depois muito tempo. Lembro-me da loteria dos " ceguinhos". Chegavam nos restaurantes e nas cervejarias pobres cegos em companhia de meninos vendendo parte de bilhetes à preços infimos. O custo da vida era muito baixo, mas a inflação era ao 30% e lembro-me, também, da publiçidade dos emprestimos de Estado, no Banco Ultramarino, que rezava: " È no juro que està o ganho " quando, ao contrario o juro sò reduzia a perda de valor do escudo. Num comboio entre Lisboa e Porto um empregado dum banco, percebindo que era Italiano, perguntou-me noticias de como se desenvolvisse um" sciopero" ( greve) que era coisa bem nova. O Pais parecia uma colonia inglesa: os carros, os medicamentos, todo o que era em venta era " Made in England", sò os trems eram de Suecia e havia poucos carros da Seat espanhola. Parecia um Pais que se despertasse, enfim, num mondo novo. Mais, o que aparecia " estranho" era que um golpe militar tivesse raizes de " isquerda" e não na direita, come em geral acontece. Havia os " instant books" sobre as perfidìas da Pide e voltavan à ser escutados livremente virtuosos tais como Carlos Paredes, que foi preso por ser comunista, mentre a radio transmetia as protestas do agentes da Pide que, detenidos na prisão das Caixas gritavam " justiça, justiça..." INESQUECIVEL Tinha, nessa altura, 24 anos. Estudei a linguagem depois 1972, mais nunca desejei ir ao Pais, como não foi nos Paises do " bloco sovietico" pois que me pareçia mau visitar povos oprimidos para depois voltar à minha mais rica e libre vida na Italia. Paolo Diamante Roma
@Steppenwolf.85
@Steppenwolf.85 3 года назад
Excelente video como sempre Leo 👌🏼
@devinhendon1996
@devinhendon1996 3 года назад
Portuguese with Leo!💪🏾🇵🇹 First!
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
Indeed you are! Hope you like the video!
@devinhendon1996
@devinhendon1996 3 года назад
@@PortugueseWithLeo I did😊. I learned a lot watching your videos about this beautiful country, the culture, the people, and the language, can’t wait to visit!
@glauciaarruda7040
@glauciaarruda7040 3 года назад
Que super aula maravilhosa! Onde clico para dar mil likes? Obrigada!
@joubertoliveira-JBT
@joubertoliveira-JBT 4 месяца назад
Muito bom o vídeo. Como brasileiro gostei muito. Obrigado
@970726
@970726 2 года назад
Oi Léo O meu sogro lotou na revolução da Angola ... e o tio Ferando virou prisioneiro dos revolucionários angolanos ... Gostei muito sobre a revolução dos cravos. Vou dar um 👍🇧🇷
@paulofernandofz8537
@paulofernandofz8537 Год назад
Sou Brasileiro casado com hj. Cidadã Portuguesa, filha de pais Portugueses. Meu sogro lutou em Angola mas evitava muito falar sobre a guerra e seus imensos traumas. não via porém Salazar de forma tão pejorativa. Com certeza a perda das colônias implicou em consequências óbvias!
@nelsonaraujo4970
@nelsonaraujo4970 2 года назад
realmente foi um grande comentário. pos a saida dos portugues, em ANGOLA o meu avõ. PORTUGUES FOI. DEIXO AMINHA AVÓ GRAVIDA. ERA ANGOLANA. O MEU PAI cresceu há SER MUINTO DESCRIMINADO NO SEU DA FAMILIA. ESTÓ NOS AFETOU ATE NOS COMO NETOS O NOME DO MEU AVÕ JOSÉ ARAÚJO
@josemariabarros6673
@josemariabarros6673 2 года назад
Parabéns pelo vídeo, pelas explicações e, principalmente, pelo conhecimento e viva os "25 de Abril" mundo afora. Sou brasileiro
@claudiaw7010
@claudiaw7010 3 года назад
Ótimo episódio! muito obrigada a vcs pelo vosso trabalho fantástico.
@lentesquevoam
@lentesquevoam 2 года назад
Sou neto de português e gosto de aprender sobre Portugal.
@karolpopielarz5483
@karolpopielarz5483 3 года назад
Obrigado pelo vídeo, acho que não foi fácil para fazer porque todas revoluções são tópicos muito controversos: têm suas fãs e oponentes 😉
@johnmcmanus8764
@johnmcmanus8764 3 года назад
Excellent, as always. For me the most challenging lesson so far - I found the historian more difficult to understand than Leo. But different voices are a good way to learn. Did not include my favourite fact/story about Salazaar: that he died after a freak accident with a deck chair (espreguiçadeira). A strange ending for a dictator.
@PortugueseWithLeo
@PortugueseWithLeo 3 года назад
Haha, my friend's not a historian, but he is a history buff, and knows more than I do about the subject. As for the chair accident, I'll be sure to talk about that when I make a video on Salazar. He didn't actually die from it, but he did suffer brain damage, which is why he was replaced with Marcello Caetano. He recovered, however, and lived for another 2 years thinking he was still the ruler of the country, a facade that everyone around him kept up until he passed.
@johnmcmanus8764
@johnmcmanus8764 3 года назад
@@PortugueseWithLeo Many thanks. I suspected the deck chair story might be apocryphal. It's a pity. I was in Moscow for the end of the Soviet Union in summer 91. People put carnations in the soldiers weapons and referenced the Portuguese Revolution.
@MarcoPolo-xu9te
@MarcoPolo-xu9te 2 года назад
Sou brasileiro e conheci alguns retornados, por vezes me contaram do que sofreram, expulsos de suas terras na África, e depois recusados em Portugal. Por fim, conseguiram se ficar em São Paulo, Rio de Janeiro e até Rio Grande do Sul. Lamento que por aqui pouco se saiba de Portugal; parece que os laços Brasil-Portugal se extinguiram após a Independência.
Далее
Does Olivenza belong to Portugal?
12:01
Просмотров 79 тыс.
Portuguese accent & expressions from PORTO
21:33
Просмотров 286 тыс.
SHIRT NUMBER OR SWIM 🙈💦
00:32
Просмотров 3,7 млн
E o Resto é História: Salazar foi corrupto ou não?
48:38
Can a PORTUGUESE person speak GALICIAN?
30:23
Просмотров 334 тыс.
A Revolução dos Cravos em Portugal
10:34
Просмотров 125 тыс.
The Regions and Districts of Portugal
23:47
Просмотров 224 тыс.
10 Fun Facts About The Portuguese Language
16:12
Просмотров 56 тыс.