Тёмный
No video :(

Breaking Bad dá ânsia de vômito | Estrangeiro e Mito de Sisifo (Albert Camus) 

Olá Bocós
Подписаться 58 тыс.
Просмотров 11 тыс.
50% 1

É possível que o ABSURDO de Camus consiga explicar porque eu não aguento ver Breaking Bad?
SIM EU DISSO O NOME DO MITO ERRADO O VIDEO TODO HAHA QUE ENGRAÇADO VAMO ZUÁ A DEBS
Atenção: estou ciente que o Camus não se definia como "existencialista" até porque pra se definir alguma coisa você precisa ligar pra alguma coisa, o que não é o caso, certo? Mas estou seguindo a linha do professor José Monir Nasser, ok?
Ao comprar pelos links abaixo, você ajuda a financiar este canal! Obrigada!
O Estrangeiro: amzn.to/3uNltit
O Mito de Sísifo amzn.to/3da8Sjn
Vídeos recomendados
Jordan Peterson sobre o niilismo
• Talvez Deus esteja só ...
Chesterton e a magia da vida
• As árvores que fazem o...
POR FAVOR VAI CAIR A MÃO SE APOIAR O CANAL QUE VOCÊ GOSTA?
www.apoia.se/olabocos
Para comprar a caneca #sejamenosboco​​
www.estampei.com.br/olabocos
Lista de desejos do canal (pode dar presente sim!)
www.amazon.com...
Para comprar a caneca #sejamenosboco​​
www.estampei.com.br/olabocos

Опубликовано:

 

28 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 125   
@jhonatansantana9175
@jhonatansantana9175 3 года назад
Debs, obrigado por errar o nome Sísifo todas as vezes que o falou, me proporcionou muitas risadas. Me flagrei pensando que você deve ter lido todo livro chamando ele de SiFÍsio. Enfim, uma lenda na Argélia diz que Mersault matou o árabe pois, PASME, ele achava que BBad dava ânsia de vômito. Mas não se preocupe, pode dormir tranquila, viu? "É preciso imaginar SiFÍsio feliz." Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
@academiabocault
@academiabocault 3 года назад
MALDITO obrigada
@oscaralencar2576
@oscaralencar2576 7 месяцев назад
Querida Débora admiro muito seu trabalho mas nessa análise você "viajou na maionese" quase todo vídeo, não falou no absurtismo de Camus como contra ponto ao existencialismo de Sartre. gostaria muito de vê-la fazer uma nova análise de Camus ( o estrangeiro, o mito de sísifo e o homem revoltado). abraços.
@jeancunha3789
@jeancunha3789 3 года назад
Com toda vênia, você não entendeu o livro de Camus. Não sei se por motivo da edição que você usou. Explicou muito mal o livro, com isso poderá afastar alguns interessados. Primeiro, Camus diz que " só há um problema realmente sério: o suicídio." Uma questão que você escamoteou foi, como Camus explica a origem da ideia do suicídio, que parte da constatação do absurdo: " o sentimento do absurdo não nasce do simples exame de um fato ou de uma sensação, mas sim da comparação entre um estado de fato e uma certa realidade, uma ação e um mundo que a supera. O absurdo é essencialmente um divórcio. Não consiste em nenhum dos elementos comparados. Nasce de sua confrontação." Mais a frente Camus diz " e levando ao extremo essa lógica absurda, devo reconhecer que tal luta( confrontação entre um estado vivido VS um realidade externa superior que o suicida gostaria) supõe a ausência total de esperança" ( o suicida não tem esperança em alcançar essa realidade superior). Tendo isso em vista, ele dirá mais a frente que não pode haver absurdo fora de um espírito humano : " por isso o absurdo acaba como todas as coisas, com a morte." Uma mente suicida deve ter a ideia que sua angústia poderá acabar pondo termo em sua existência. Outra questão interessante é que: Camus, diferente do que você falou, quando fez uma comparação com Chesterton, ele não diz que a vida não deve ser vivida, quando constatado o absurdo. Ele simplesmente tenta dissuadir um potencial suicida dessa ideia, não tendo que recorrer a uma metafísica religiosa. Ele quer dar uma resposta e uma solução para esse problema de forma eminentemente humana; pois, recorrendo para uma filosofia religiosa ele diz que aconteceria um " suicídio filosófico" um verdadeiro " salto" que para melhor entender essa questão, Camus aborda a filosofia de 3 autores existenciais, Chestov, Kierkegaard e Jasper. Não irei me aprofundar, pois já estou sendo prolixo demais. Apenas, para arrematar, queria dizer que Camus acredita que o homem tem condições de resolver esse problema, quando extrai do absurdo três consequências que são: a revolta, a liberdade e a paixão. " com o puro jogo da consciência, transformo em regra de vida o que era convite à morte - e rejeito o suicídio." Para entenderem bem, terão que ler essas 3 consequência. É um livro bonito, porém perdeu a beleza com sua crítica. Me desculpe. Minha edição de Camus é um boxe recem lançado pela editora Record, uma edição de luxo em capa dura, com 4 livros dele.
@jeancunha3789
@jeancunha3789 3 года назад
Tudo que você falou sobre chesterton, quando o comparou com Camus, serve para esse livro de Camus. Camus diz exatamente isso no seu livro. Tenha mais atenção.
@vitoria_leonida
@vitoria_leonida 3 года назад
Quero parabenizar o teu incrível trabalho. Além disso, quero deixar meu relato aqui: Certa vez, nessa semana para ser mais específica, eu tinha visto o teu vídeo de Arquipelago Gulag e já coloquei no carrinho de compra da AMAZON o livro kkkk só falta dinheiro, mas vou juntar o dinheiro e vou compra-lo. Dai eu fui pesquisar sobre o livro e ver relatos de Gulag, pois eu nunca ouvi falar na escola e CLARO fiz questão de compartilhar isso com meus amigos da universidade. Eu estudo da universidade federal e lá é muito forte a ideologia marxista, já tive aulas só de Paulo Freire, mas nem prestei atenção na aula (No entanto, não só no ensino superior, mas no ensino médio já tive prof de sociologia que disse q é socialista e defende sim o Marxismo, eu até gostava do prof pq eu tirava notas boas na prova dele kkkk, além dele já tive um prof de história q defendeu o comunismo e por ai vai) Voltando a história quando compartilhei com meus amigos o livro Arquipelago Gulag Nossa, ELES ME DETONARAM, dizendo q não tinha nada a ver e defendendo o comunismo, pqp, eu fiquei em choque e até uma amiga minha ficou chateada e disse pra mim q admira a minha leitura, mas eu deveria ter cuidado com que tipo de livro que eu leio. Com tudo isso ( que não é a primeira vez q acontece) Eu me sinto só em relação as minhas ideias anti marxista, ser jovem e universitária e anti marxista é algo revolucionário e triste ao mesmo tempo. Espero que todos q vão ler esse meu relato é... nunca deixa de elucidar, esclarecer as pessoas sobre as ideias marxista, infelizmente GRANDE parte delas tiveram profs que criaram na mente delas q Gulag nunca existiu ou muito menos falaram sobre isso. Profs marxistas que falaram para eles que quem é de direita detestam gays, mulheres e q são bando de religiosos e na verdade a gente sabe q isso não é verdade por exemplo eu sou negra, lesbica, mulher e uma universitária, mas que não caiu nessa ideia marxista desde do ensino médio (confesso q quase q caia kkkkkk) é isso ai! Esperam q tenha entendido kkkkkk E sobre Jordan Peterson, infelizmente nesses dias, a Marvel comparou as ideias dele (sobre ordem e caos) com o caveira vermelha (nazista), no qual é inimigo do capitão América. Fiquei com muita pena de JP. Podem ver no canal da filha de JP, ela fala muito melhor sobre esse assunto. Fiquei muito triste por ele e família dele.
@vitoria_leonida
@vitoria_leonida 3 года назад
O vídeo da filha de JP falando sobre a Marvel: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-s5tl8B6u8Uc.html muito lamentável e triste. Sempre gostei da Marvel e achei sacanagem q fizeram
@veronicanascimento3558
@veronicanascimento3558 2 года назад
Segue firme Vitória! Imagino a dificuldade que você passa, deve ser realmente solitário viver nesse ambiente tendo ideias contrárias. 👏👏👏
@garciapqdt
@garciapqdt Год назад
Boa tarde. Imagino que desde então sua vida acadêmica foi rodeada de perseguições, mesmo que veladas, demonstrando que o Marxismo cultural é muito forte na educação brasileira. Não deixe de buscar a verdade, não deixe ser calada, a espiral do silêncio é o que mantém o marxismo sempre no pedestal da moral pedagógica. Busque a verdade pelos mártires que deixaram suas marcas encravadas no âmago da filosofia. Se você ainda continua na academia te desejo força para superar e alcançar a verdade e não se deixar calar.
@andreupt8737
@andreupt8737 8 месяцев назад
Obrigado, Vitória! Seu comentário foi uma brisa de esperança 😅🙏🥰
@fabricio_santana
@fabricio_santana 3 года назад
Excelente vídeo, Débora! Quanto ao Walter White, acredito que, mais do que com a rotina ordinária, ele se revoltou com a sua própria covardia, com o fato de nunca mais ter erguido a cabeça desde que os colegas de faculdade (os donos da bilionária Gray Matter) lhe passaram a perna. À altura dos vinte e poucos anos, traumatizado, ele enterrara todas as suas ambições. Quando o câncer veio, despertou novamente para a vida (para a urgência de empregar o seu gênio em alguma ambição digna). Fazer isso e ao mesmo tempo deixar uma herança milionária para a sua filha recém nascida era matar dois coelhos com uma cajadada só, era o plano perfeito. A pena é que, ao longo da jornada, ele se tornou um monstro de maldade e mendacidade.
@w58461
@w58461 3 года назад
a parte boa foi virar o monstro
@fabricio_santana
@fabricio_santana 3 года назад
@@w58461 não deixa de ser verdade hahaa É isso que tornou a série interessante pra valer. Mas que é trágico é.
@renansilva5418
@renansilva5418 Год назад
Eu acho o enredo breaking bad meio vazio. Não consigo entender onde há revolta, só vejo um sujeito ruim que se fazia de manso. Um sujeito ambicioso e materialista que foi cretino e covarde no passado, e assim foi vivendo até esse que nunca morreu, retornar. Porém não vejo nenhuma claridade , nenhuma exposição dessa minha suposição, nem mesmo contrária, simplesmente vejo um vazio no enredo, no personagem.. Quanto ao pinkman é uma tragédia, tanto é que a melhor temporada, a primeira e o melhor episódio, o primeiro, ele é só uma ancora para a trama do Walter e familia, depois desanda tudo e ele é recheado de um sentimentalismo vazio, pra atrair fãs mesmo.. E também a obsessão vazia de Hank com walter, no começo como uma válvula de escape ao seus medos/traumas, porém depois, sem explicação vira aparentemente uma sólida, profunda, natural e honesta busca. O velho porradeiro, é triste de tão mesquinho e cliche. O Saul é legal, porém na sua série quando tentam explicá-lo, criam uma outra besteira totalmente vazia, Gus e o quartel com todo o potencial que tinham.., tremendamente cliche e tosco. Em better caul saul o que da pra aproveitar sequer trata do Saul, mas sim do drama familiar entre Chuck e seu irmão que ainda não teria se tornado o personagem de breaking bad, porém, denovo, quando o Saul finalmente entra é uma mesquinharia só, tosco ao extremo, aquela Kim é o pinkman da segunda empreitada do Gillingan, só que mais cliche, mais vazio e mais tosco.
@fabricio_santana
@fabricio_santana Год назад
@@renansilva5418 Acho Breaking Bad bastante divertido, apesar de não ser tão profundo, e Better Call Saul um pouco mais profundo e igualmente divertido (porém num outro estilo de diversão). Série não é romance, não é poema. Existe uma fórmula comercial a ser seguida. A vasta maioria é ainda mais superficial do que BB, então dou graças a Deus por ela, House of Cards, Mind Hunter, etc. Aliás, devemos esperar bem menos de séries do que esperamos de filmes, porque os filmes conseguem ser, com muito mais facilidade, simultaneamente profundos e comercializáveis.
@davidmendonca9219
@davidmendonca9219 3 года назад
Minha vida no mundo da leitura divide-se em antes e depois de " O estrangeiro". Lembro que eu tinha 17 anos. E hj, aos 36, lembro do choque causado por um turbilhão de sensações oriundas daquela leitura. Antes de " O estrangeiro" eu gostava de ler. Mas aquele contato me fez chegar a fase adulta precocemente no mundo da leitura. Lembro que eu passei dias bastante reflexivo. Nada antes havia me tocado daquele jeito. Há algo intrigante e enigmático nessa obra. Não há como peregrinar pelo mundo da leitura sem ler "O estrangeiro".
@williamcarvalho2953
@williamcarvalho2953 3 года назад
Às vezes o calor aqui de Palmas-TO, também me faz refletir sobre a minha existência e se ainda vale à pena viver. kkkkkk
@podkelvin2599
@podkelvin2599 3 года назад
Nossa kkkk acho incrível como certos livros ou séries podem causar sensação das mais diversas intensidades nas pessoas. Senti o clima existencialista de Breaking Bad, mas nunca cheguei a passar mal assistindo a ponto de não aguentar mais assistir. Vale frisar que o existencialismo está presente em Tolstói e Dostoiévski também.
@simonedeantonio549
@simonedeantonio549 8 месяцев назад
Engraçado que eu tenho um livro do Camus que não lembro o nome ( e está perdido na minha Biblioteca), uma espécie de diário de uma viagem que ele fez ao Brasil( e que não gostou, na maior parte do tempo😢) que ele descreve como se sentiu mal no calor do Brasil e ele descreve que não sabe como as pessoas conseguem raciocinar nesses lugares. Então, acho que foi muito acertada essa chamada que vc deu ao livro em relação à sensibilidade ao calor etc. . Tem um pouco do Camus nele e sim , concordo que o personagem possa ter uma espécie de autismo...
@ZEROthzr
@ZEROthzr 2 года назад
Existe sim esse aspecto filosófico pautado no existencialismo em Breaking Bad, tanto que Kafka é citado algumas vezes. E também temos o episódio da mosca. Mas eu não acho que a série se resuma a isso e assistir a série com essa lente certamente deve estragar a experiência. O Walter White é um personagem fantástico, porque não é que ele fosse um homem comum e fracassado que decidiu chutar o balde (por sinal, é o que significa breaking bad) e então despertar o seu potencial. Walter sempre foi um gênio. No entanto, ele nunca foi exposto a situações que realçassem esse seu lado. Nisso entra a relação com a química que é muito presente na série. Se você pega um elemento A e mistura com o elemento B, absolutamente nada acontece. Mas se você pega o mesmo elemento A e junta com o elemento C, você tem uma grande explosão. Walter também não era um homem bom que se tornou cruel. Walter sempre foi esse personagem ressentido e amargo, pois ele sempre esteve ciente do seu potencial escondido, mas nunca teve a oportunidade de despertá-lo. É somente no momento em que ele se depara com a morte, aliado com as circunstâncias da família dele, que ele resolve ter esse contato com o elemento C, e daí a explosão acontece. Walter tendo seu gênio despertado, dinheiro e poder as suas mãos, se transforma no Heisenberg. E as consequências disso se alastram para todos os personagens, que agora se misturam com esse novo elemento e geram suas próprias explosões.
@ZEROthzr
@ZEROthzr 2 года назад
E apenas explicitando esse elemento C como sendo a metanfetamina, que é o material canalizador que desperta o potencial do Walter. Temos até a música final da série como "Baby Blue" do Badfingers que podemos ver na letra exatamente o tipo de relação que Walter tinha com a metanfetamina.
@GabrielFreitas30
@GabrielFreitas30 3 года назад
Ótimo vídeo! Qualidade excelente, pode continuar fazendo via webcam que tá suave! Pode mandar logo o video do JP x Camus tb!
@brunolll9771
@brunolll9771 3 года назад
lê o deserto dos tartaros debs, vai passar calor também rs adoro os seus videos porquê você quase não faz cortes(coisa rara hoje em dia)
@lewisonstage
@lewisonstage 3 года назад
Debs, o seu vídeo me deu um estalo FORTÍSSIMO sobre uma outra obra fictícia: Bird box. Consegui ver um paralelo que as entidades que se manifestam pras pessoas naquele filme, é a vida se manifestando na sua verdade absoluta, tanto que, ao decorrer do longa, as pessoas permanecem vendadas para não acabarem ficando loucas e tirando a própria vida. Além mais, os indivíduos que tem contato com essas entidades e acham aquela manifestação extremamente maravilhosa, ativamente buscam que todos ao redor presenciem o mesmo que elas, mas no fim são vistas como insanas (no aspecto clínico da coisa mesmo). Não faço ideia se existe alguma influência existencialista forte nesse sentido, ou se o diretor só quis fazer uma historinha conceitual, mas a inter-relação não sai mais da minha cabeça.
@victorcarvalho9789
@victorcarvalho9789 3 года назад
Ótimo vídeo, Debs. Não tinha conhecimento sobre o existencialismo quando assisti Breaking Bad, mas faz bastante sentido mesmo.
@fabiosuneiv9806
@fabiosuneiv9806 3 года назад
Depois desse paralelo eu gostaria de ver sua opinião sobre a série True Detective(apenas a season 1) o a obra de Lovecraft e o niilismo...
@paty1505jesus
@paty1505jesus 3 года назад
Quero simmm seu vídeo analise com Jordan Peterson
@humbertoserra9292
@humbertoserra9292 3 года назад
Estou ansioso para ver o vídeo sobre a análise comparativa do pensamento de J Paterson e o Estrangeiro de Camus. Eu nunca tive ânimo d ler Camus e Sartre, os textos isolados deles q conheci foram suficientes para ver o quão indigesta e desagradável é a produção intelectual de ambos.
@marciomoura9556
@marciomoura9556 3 года назад
Concordo , mas infelizmente, ou talvez não, li a Idade da Razão, O muro, o Estrangeiro e a Peste, todos antes dos 30 anos de idade! Na minha geração, sou de 1959, esses livros eram quase uma " bíblia" para se ter um mínimo de " cultura" ! Mais tarde, com mais maturidade e discernimento, entendi o que representou Sartre, sua esposa mais todo o " pensamento " da escola de Frankfurt para o entendimento dos rumos do mundo atual! Revelador e assustador!!
@cbcb-zr3jb
@cbcb-zr3jb Год назад
Vc me deixou com curiosidade sobre a serie, pois sempre ouvi falar muito, mas me dava aquela mesma impressão do "poderoso chefão": lá vem o pessoal justificando dar um f*da-se na moral pra fazer o que quer... Sobre o calor vc traduziu certinho a minha sensação de resignação e revolta com a vida quando fica insuportável! Muito legal! Parabéns pela suas análises e pela sua ideia de expressar suas sensações e impressões com o assunto - muito legal!
@alexandre3307
@alexandre3307 3 года назад
Eu comecei a assistir Breaking Bad ano passado e parei na metade da segunda temporada, apesar de ainda querer terminar de assisti-la, eu tive uma sensação muito estranha, talvez uma coisa "esquisita" e até craustofóbica... Sem falar que de alguma forma eu me identifiquei com o personagem principal, por já ter abandonado 4 faculdades, estar no mesmo emprego mediano há uns 10 anos e de alguma forma saber que estou bem distante do meu potencial, essa sensação de impotência, saber que poderia ter ido bem mais longe as vezes até me faz não querer interagir com as pessoas, principalmente as que me conhecem de longa data ou que conviveram comigo enquanto eu estudava, até pq eu sempre me destaquei com boas notas e era tido como inteligente por muita gente. O fato de eu não ter convertido esse potencial todo em sucesso profissional/financeiro, as vezes me faz sentir um fracassado, eu até evito ter contato com a minha família em muitos momentos, o que não é tão difícil por eu morar distante da maioria deles (uns 300 km). P.S.: Eu tenho 33 anos, sempre fui católico e me identifico como tal, senão fosse as minha fé (que anda fraca) certamente eu não teria mais motivos para estar aqui... Eu também tenho dificuldades com sentimentos... Até brinco que eu meus principais sentimentos são: frio, fome, sono, cansaço e as necessidades fisiológicas. Apesar de não sentir muita coisa como as pessoas normais eu aprendi a interpretar e até mesmo tentar agir como é esperado pela sociedade diante de algumas situações, já tendo tido problemas em velórios de familiares próximos por não agir como era esperado... Eu não conhecia os livros, mas, vou tentar lê-los e estudar mais sobre o tema, até pq é mais fácil lidar com o que conhecemos. Obrigado pelo vídeo e o excelente trabalho prestado.
@ninjagaro.
@ninjagaro. 3 года назад
conheço essa sensação
@rosivanmorais
@rosivanmorais 3 года назад
Me identifiquei com você
@Happy-dn3dq
@Happy-dn3dq 3 года назад
*Quem tem problemas com a existência é gados do Bozolino.* 😠
@luisanb
@luisanb 3 года назад
Quem nunca teve essa sensação no calor é porque nunca passou perto do leste de Minas! (E a câmera tá boa!)
@marcelosilveira4649
@marcelosilveira4649 3 года назад
Coronel Fabriciano-MG é ante sala do inferno rsrs
@danielaodetesilvasilva6331
@danielaodetesilvasilva6331 2 месяца назад
Acho que a diferença do olhar de cada indivíduo é sempre a rotina que tem,pois é impossível ver beleza em uma rotina de 12 horas de trabalho,mais algumas horas de transporte público, então sim... é um absurdo enorme ter que passar por tudo isso sendo que a única certeza é a morte.
@duka6915
@duka6915 3 года назад
Tenho essa mesma sensação ao olhar onde eles moram Debs, é realmente muito estranho aqueles lugares em que nada acontece, se tem um lugar que eu não gostaria de morar é um suburbio desse, da depressão só de olhar.
@davidminowa1117
@davidminowa1117 3 года назад
A primeira vez que assisti a Breaking bad eu tinha 14 anos, entao entendi bosta nenhuma. Ano passado quando comecei a ter mais contato com filosofia e principalmente com o existencialismo, reassisti a serie com outros olhos. A serie é carregada de dilemas existenciais e morais. Os dois protagonistas seguem em linhas diferentes. Enquanto o Walt supera esse dilema e incorpora o Übersmensch do Bigodudo, o Jesse ainda permanece na angústia de entender entre o certo e o errado e as consequencias de seus atos na vida de outras pessoas, que lembra muito a Dostoiévski e a obra Irmãos Karamazov. No entanto, eu não senti que a série enaltece essa posição amoral e iconoclasta. A riqueza do enredo mostra exatamente as consequências que um sujeito irá se deparar ao adotar tal postura, como se fosse quase uma lei universal na conduta moral. Como te disse la no twitter, o unico vídeo que vi foi da ligação do episódio da mosca com a obra do Kafka. Mas o resto eu consegui deduzir muito intuitivamente depois de ler os existencialistas, principalmente à luz do Jordan Peterson.
@teofilosantos
@teofilosantos 3 года назад
A qualidade da imagem está boa. Sobre a Skyler, mulher do Walter White, finalmente achei alguém que pensa como eu, pois aquela mulher é uma das mais detestáveis que eu já vi em uma série ou no cinema, e o pior é que só vi gente puxando o saco dela, como se ela fosse uma heroína.
@caleberoberto
@caleberoberto 3 года назад
Eu me sentia meio incomodado assistindo a série também, via muito dessa tentativa de uma construção de uma nova moral e aquilo me fazia mal. Parei por volta da terceira temporada, pois depois de cada episódio também me sentia muito ruim.
@camilaborges2275
@camilaborges2275 3 года назад
só ouvi verdades. eu q moro em mato grosso do sul tb tenho lugar de fala sobre o calor xd
@luizpaulosouza2083
@luizpaulosouza2083 Год назад
Só uma aspas extremamente importante. O Camus não nos convida ao absurdo do Estrangeiro, neste livro sim. Mas a proposta de Camus é totalmente outra em suas obras que completam Estrangeiro, deste modo é perigoso colocar somente esta obra como a visão toda do pensador, teríamos que verificar também o mito de sísifo e o homem revoltado por exemplo, para ver como Camus responde a esse sentimento, atenção. Muito do que voce viu em Chersterton por exemplo, está na proposta de Sísifo de Albert Camus. É preciso muita perspicácia para ler sua obra, é um autor aparentemente simples, mas que guarda muitas camadas
@tiagorotava
@tiagorotava 3 года назад
Eu vejo também "O retrato de Dorian Gray" em Breaking Bad. O que acha?
@laetificatjuventutemeam
@laetificatjuventutemeam 3 года назад
Sempre ouvi que Camus odiava ser rotulado "existencialista" e preferia ser chamado "absurdista". Se bem que de fato, considerando todas as vertentes mais diversas do existencialismo, Camus inevitavelmente pode ser enquadrado como um.
@luisantonionobredebrito
@luisantonionobredebrito 3 года назад
Câmera está ótima e o conteúdo do vídeo idem. Aproveitando, você tem um canal para indicar (é para minhas filhas) que trate de leituras pré-adolescentes, como Harry Potter e livros do gênero, mas com alguma profundidade (se é que é possível)?
@academiabocault
@academiabocault 3 года назад
Luís, tem o “onde moram os livros”, mas tem algumas listas circulando aí pela internet. Harry Potter é bom. Senhor dos Anéis. Crônicas de Nárnia.
@Luis_Carlos_A_P
@Luis_Carlos_A_P 3 года назад
A qualidade do vídeo está excelente 😁
@andrewvini3284
@andrewvini3284 3 года назад
Ainda não assisti a série e nem li o livro, mas graças a Deus assisti seu vídeo, você me esclareceu muito antes de tentar consumir ambos os conteúdos!
@JoaoPaulo-jn6gx
@JoaoPaulo-jn6gx 3 года назад
Eu estava revendo Breaking Bad a algumas horas atrás, q coincidência kk
@yuri.studies
@yuri.studies 3 года назад
Eu tbm kkkk
@luanluk3908
@luanluk3908 3 года назад
"Se eu assistisse Breaking Bad dormingo a noite minha depressão já atacava" kkk
@marlonfurlan6893
@marlonfurlan6893 3 года назад
Caralho, fiquei doido pra ler esse livro, bicho.
@davidminowa1117
@davidminowa1117 3 года назад
Cade os creditos pra mim que falei sobre o Kafka em dona Debs????? Brinks kskxksks otimo video!
@ThiagoFerreira-xu4ej
@ThiagoFerreira-xu4ej 3 года назад
Franz kafka e kierkegaard são as raízes do existencialismo. Eu li metamorfose, Castelo, América, o processo. Desespero humano de kierkegaard.
@DireitoConstitucionalProfGeral
@DireitoConstitucionalProfGeral 3 года назад
Eu sei que você é inteligente, uma excelente leitora, mas não pode ter autodidatismo em todas as áreas e subáreas do pensamento humano. Teria sido interessante você conhecer, antes de concluir individualmente, um bom comentador da obra de Camus, especialmente para não enquadrá-lo naquilo que ele não aceitou ser: "existencialista". E falo isso não apenas no caso de Camus, mas de outros autores. Não apenas quanto à difícil interpretação da obra, como também para evitar reducionismos, em etiquetar pensadores em "ismos" : existencialismo, niilismo, etc. Pois é. Às vezes teremos competência, através da leitura direta de muitos pensadores, de concluir sobre suas teorias. Outras vezes, é necessário e recomendável buscar em estudiosos de determinados autores um guia para a leitura.
@academiabocault
@academiabocault 3 года назад
Pois é mas quem enquadra ele nisso não sou eu, mas o grande professor José Monir Nasser
@DireitoConstitucionalProfGeral
@DireitoConstitucionalProfGeral 3 года назад
​@@academiabocault "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes." (Isaac Newton). Desculpa, mas não tenho esse senhor, José Monir Nasser, no meu quadro de referência. Em história e teoria filosófica ainda prefiro autores estrangeiros reconhecidos.
@leviata85
@leviata85 2 года назад
Infelizmente não somos contemporâneos de Albert Camus. Mas Olavo de Carvalho tá aí pra fazer tudo piorar. Um brinde a Camus.
@FrancelyBs
@FrancelyBs 3 года назад
Meu deus que vídeo incrível! 😍
@juarez3650
@juarez3650 3 года назад
Sobre a qualidade da imagem, nada a reclamar. Não é uma Imax mas tá atendendo a todos requisitos de boa imagem😉.
@RicardoAlencarr
@RicardoAlencarr 3 года назад
Contra o absurdo do existencialismo, assista a série FARGO da Netflix! Será um excelente contra exemplo (principalmente na figuras dos policiais (das 2 policiais, principalmente). Acho que na segunda temporada eles fazem até referêcia a "SíFIsio" quando uma balconista entediada passa o dia lendo Camus. Já reassiti Fargo e pretendo de vez em quando revisitar esta obra.
@lincolnaraujo
@lincolnaraujo 3 года назад
A primeira temporada é uma das minhas preferidas de todas as séries. Fargo é fidedigna à vida. Na série há o confronto entre o bem e o mal, que se dá tanto entre diferentes personagens, como na luta interna de dois deles. Um vai para o lado do bem e o outro para o do mal, e ambos se resolvem após esbarrarem com o mesmo personagem.
@worldcollapsedeathblack
@worldcollapsedeathblack Год назад
Queria ver algo sobre Gramsci.
@opethgrey5372
@opethgrey5372 3 года назад
Confesso que deu um bug aqui, por uns breves minutos, imaginei que tivesse lido errado, o nome Sisifo, esse tempo todo, rsrs. Será um dos próximos da lista de leitura! Estou no aguardo do livro sobre Justiça; tinha ficado de olho nele um tempo atrás. Outra coisa, RS Absurdo mesmo é eu gostar do nome antigo do canal "Reserva legal" e nem saber o porquê desse nome, rsrsrs
@irilandiaholanda9125
@irilandiaholanda9125 3 года назад
Gosto muito dos seus vídeos
@dielloarias
@dielloarias 3 года назад
Meu canal favorito!
@irilandiaholanda9125
@irilandiaholanda9125 3 года назад
Por que vc mudou o nome do canal? Eu assisti poucos vídeos e não lembro seu nome.
@rodrigobonfim9011
@rodrigobonfim9011 Год назад
Rapaz, quando eu assisti breaking bad foi bem esquisito também. Eu tenho a mania de assisiti analisando tudo (seja lá o que for), e essa série me prendeu de uma forma estranha; Em cada espisódeo assistido eu me sentia compelido a analisá-lo em demasia. Eu via um episódeo por dia e depois passava boa parte do tempo pensando sobre os eventos desenrolados, kkkkkkk... E aquele final então, nunca mais tive coragem de reassistir a série denovo. Pelo menos o filme deu uma aliviada na dor que sentir daqueles malditos personagens.
@haykay6564
@haykay6564 2 года назад
Amo o estrangeiro, mais vc precissa estar bem de cabeça para lér
@arcsux
@arcsux 3 года назад
O os primeiros episódios de BB são claustrofóbicos mesmo... Depois da uma aliviada, parece q vai engatar alguma sensação boa mas não engata... Os últimos são até legais, mas a sensação continua, apesar de já um pouco acostumado
@lincolnaraujo
@lincolnaraujo 3 года назад
Essa claustrofobia eu senti assistindo How To Get Away With Murder. Parei de ver ainda na primeira temporada.
@angela.aguiar
@angela.aguiar Год назад
O Camus faz uma analise e critica à indiferença da sociedade pós moderna atraves de seus livros e filosofia do Absurdismo.
@blandapalhares3639
@blandapalhares3639 3 года назад
Debs a qualidade ficou ruim não, claro que com câmera é melhor, mas se você não tivesse avisado que está gravando com webcam eu não teria notado kkkk
@Master-by1gh
@Master-by1gh 3 года назад
Esse reflexo de luz no seu óculos me deu ansia.
@pat6050
@pat6050 Год назад
Agosto 2023, ganhei o Box do Breaking Bad, iniciei a série e na segunda temporada, joguei no lixo. Juro.
@lizardkking
@lizardkking 3 года назад
Eu achei que você ia citar The Office também rs
@academiabocault
@academiabocault 3 года назад
Tem que ter um vídeo só pra The Office porque se não ia ter 1h a discussão
@lincolndeoliveira1929
@lincolndeoliveira1929 3 года назад
ALERTA DE SPOILER Meu comentário só convém a quem assistiu à série Breaking Bad. . . . . . O que eu acho mais interessante em Breaking Bad é o senso de resgate e libertação que Walter White descobre aos poucos com a possibilidade de manifestar, de maneira completamente irrestrita, toda sua personalidade. A vida do personagem contempla os fenômenos morais mais importantes já tratados pela filosofia, e inclusive o amor e a compaixão acompanham a trajetória maluca do protagonista na figura de sua relação com seu sidekick, Jesse. Vivendo duas vidas, ele tem a oportunidade de exercitar, nos graus mais elevados, toda sua hipocrisia, mentira, vulgaridade, cinismo, violência, mas também sua lealdade, inteligência, afeto, sensibilidade e virtude. A redenção de Walter White coincide com uma iluminação legítima diante do "absurdo" que você cita no vídeo. Quer dizer, o que seria mais justificável pra um “foda-se essa porra toda”, senão a iminência da morte somada ao desejo de garantir o conforto e talvez um pouco de consideração a seus entes queridos? Mas o choque de realidade acontece, segundo minha leitura, quando Walter White descobre que seu câncer entrou em remissão. Nesse momento, o personagem tem que confrontar, inescapavelmente, o fato de que ele não precisa continuar com aquilo. Mas, como ele mesmo confessa, “I did it for me. I liked it. I was good at it. And I was really… I was alive!” (ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-FQlAfI91cZ8.html) Aí, não há mais volta. Tudo o que ele pode fazer então é se consumir nessa liberdade que, ironicamente, o privou completamente da possibilidade de fingir pra si mesmo qualquer sentido existencial que não fosse o seu próprio. Não demora muito pra que tudo se torne, afinal, uma via crucis pela remissão dos pecados do mundo e pela necessidade humana de dignidade, o que ele satisfaz se entregando à missão de resgatar o amigo Jesse, depois de ter deixado toda a fortuna que acumulara a sua família, por intermédio daquele casal de antigos colegas. Além da evolução psicológica dos personagens, a profundidade intensa desse nosso conflito comum pela busca de sentido na vida faz dessa série uma das coisas mais interessantes que eu já vi. Você cita A Metamorfose do Kafka no vídeo, mas acho que a obra kafkiana que mais se assemelha à série Breaking Bad, senão no valor existencial, pelo menos nesse nível de “agonia claustrofóbica”, é O Processo. No mais, acho que não tenho competência pra fazer algum comentário sobre a tradição filosófica existencialista, não sei muito a respeito, mas posso dizer, por uma perspectiva pessoal, que o maior valor dessas obras, tanto Breaking Bad quanto O Estrangeiro e O Processo, esteja nessa deflagração do mistério da vida por trás da mecanicidade da rotina. A propósito, outra leitura que expõe isso de maneira muito poética é o conto Amor, da Clarice Lispector. Recomendo também. Maravilhoso seu trabalho, Débora. Abraços!
@joaoleite9405
@joaoleite9405 3 года назад
Maravilhoso vídeo
@lucasmels
@lucasmels 11 месяцев назад
Simplesmente amei Breaking Bad e a continuação Better Call Saul, acho que vou gostar do livro então kkk
@elisangelamenezes7550
@elisangelamenezes7550 2 месяца назад
Claro que e opinião, voce tem todo o direito de não gostar de Breaking Bad, o episodio da mosca pode ate implicar na filosofia do absurdo mais eu tenho certeza se voce assistir a serie inteira ter uma opinião formada sobre ela voce iria ver que não se vê a filosofia do absurdo clara a serie aborda varios temas importantes na sociedade e por isso e maior serie de todos os tempos com uma das maiores atuações de todos os tempos, mais isso não vem ao caso. A serie e baseado no mundo de O poderoso Chefão e isso foi dito ja pelo proprio diretor e um homem que se ve a frente do abismo, e se reiventa por meio do mundo das drogas, e isso causa sua autodestruição e mais tarde ele paga as consequencias do seus atos, e sobre o Autismo não se concretiza isso justamente por que ele tem a consciencia do que se passa, tanto que no final ele tem o seu Plot Twist ele meio que acorda, ele estava anestesiado para o mundo e ve que não fazia nenhuma diferença, como no Sisifo ele jogava a pedra pro ar e pegava de novo.
@w58461
@w58461 3 года назад
que legal isso aq pelo que se falou desse personagem me identifiquei com ele e tb tenho um grau de autismo vai ver é mesmo
@shirleysilvasantos4148
@shirleysilvasantos4148 3 года назад
a qualidade da webcam está ok pra mim.
@Ziegler111
@Ziegler111 3 года назад
16:00 de qual livro ela se refere aqui?
@Asapjoao
@Asapjoao Год назад
QUEREMOS O VÍDEO SOBRE CAMUS E JORDAN PETERSON
@alanaremor
@alanaremor Год назад
Para mim, a diferença entre Camus e Chesterton é que um não aceita o absurdo, tanto que pensa em se matar e, o outro, por aceitar o absurdo, pode se maravilhar com ele.
@luizpaulosouza2083
@luizpaulosouza2083 Год назад
está errada essa visão cara alana, se Camus nos mostra o absurdo é somente para dizer como superá-lo. Quando li O estrangeiro fiquei desapontado com o autor, mas somente pude entender, quando aprendi que o livro era apenas uma etapa da sua filosofia, é preciso muito cuidado. A autora do vídeo também parece desconhecer essa questão
@walacenogueiraobeid859
@walacenogueiraobeid859 Год назад
Eu vi BB de uma vez só. Viciante...
@mauriziosantos4102
@mauriziosantos4102 3 года назад
O estrangeiro e a Peste, Tem uma atmosfera , em que Deus não está presente.
@ademirsilva1724
@ademirsilva1724 Год назад
Só quem nunca andou na Almirante Barroso (talvez a principal avenida de Belém/Pará) às 14h da tarde num dia de Sol ou esteve no TICEN em Florianópolis às 15h da tarde no verão pode dizer que estar numa quentura desgraçada não te faz pensar na vida e querer a morte kkkkkkkk Adorei esse ponto do vídeo. Agora, sim, a história despertou meu interesse kkkk
@angela.aguiar
@angela.aguiar Год назад
Eu já estive no Ticen em temporada e, a quantidade de gringos que se cabe no ônibus é absurda kkkkk
@paulor3310
@paulor3310 2 года назад
O título do vídeo poderia ser esse "uma pílula esquisita 💊 "
@AlanHudson-do3yt
@AlanHudson-do3yt 8 месяцев назад
Desconheço breaking bad
@jhoncochrane1299
@jhoncochrane1299 3 года назад
Breaking bad é uma ótima série..🤨🤬🤬😠
@caiofabrizio
@caiofabrizio 3 года назад
falar twitch n dá problema? geralmente a galera fala "roxinha"... mas tb nao sei qual o problema q pode dar 👍
@ricardo200x
@ricardo200x 3 года назад
Quando vi breaking bad também pensei nessa questão de "que vida de merda" de alguns personagens e depois transportado no Better Call Saul no personagem do Mike, mas acho que fica mais claro no filme "el camino" . Acho que a vontade de suicidio é diária nesses personagens. Ou pior , pois atentam com a vida de outras pessoas como Jordan Peterson fala.
@intervaloliterario1594
@intervaloliterario1594 Год назад
Assistindo. E já caçando a aula do Olavo de Carvalho...
@MichelBarcellos
@MichelBarcellos 3 года назад
Eu odiei Breaking Bad e parei de assistir no episódio da mosca. Não interessava o que acontecia aos personagens, eles continuavam na mesma merda. Eu digo que eles eram o Patolino e o Frajola, sempre fazendo planos cada vez mais elaborados e sempre se dando mal ao final deles. Fora isso, eu me identifiquei com o Mersault e fiquei afim de ler o livro
@anselmomartinsmenezes910
@anselmomartinsmenezes910 Год назад
até que enfim, alguém que não gostou de Breaking bad. Achava que só eu não tinha gostado.
@bimbosiqueira1719
@bimbosiqueira1719 3 года назад
Já morei em: Porto Velho, Mossoró e Teresina... entre outros lugares quentes e fui filho único. Deveria tender mais p'ra Albert Camus do que p'ra Nietzsche e Epicuro?
@VITORNAOTEMTV4k
@VITORNAOTEMTV4k 4 месяца назад
Mossoró RN?
@shaianecristina4735
@shaianecristina4735 3 года назад
Também nunca consegui assistir Breaking Bad me fazia mal , ficava deprimida, finalmente encontrei alguém que sentiu a mesma coisa 😂😂😂😂
@ThiagoFerreira-xu4ej
@ThiagoFerreira-xu4ej 3 года назад
Ķkk kķk
@marmachadom
@marmachadom 3 года назад
ta boa a qualidade da webcam.
@intervaloliterario1594
@intervaloliterario1594 Год назад
Eu vi 5 episódios de BB, e não gostei!
@intervaloliterario1594
@intervaloliterario1594 Год назад
Ah, nada como Chesterton para refrigerar as palavras esquisitas do Camus!
@patriciaaraujo8342
@patriciaaraujo8342 3 года назад
Breaking Bad perturba, mexe com o psicológico de uma forma bruta. Naquele episódio que a namorada do Jesse está morrendo de overdose e o WW CAGA pq precisa pegar a droga e vazar, jurei q não ia assistir mais. Mas depois veio o comichão e continuar foi inevitável. Só sei que até hoje, ao lembrar da série, a sensação de perturbação se faz lembrar rs.
@elmermikael5066
@elmermikael5066 3 года назад
Ele não caga, ele pensa em salva-la mas viu que se a salvasse o jesse poderia continuar usando a droga e consequentemente morrer, ele pensou no jesse primeiramente
@academiabocault
@academiabocault 3 года назад
Acho que foi aí que eu parei também!
@deniseneves4544
@deniseneves4544 3 года назад
Toodos insistindo p q eu assista...só de ver essa resenha...naposso deixar de perder...q chato...prefiro o Dexter...sem sacanagem
@miniraissa
@miniraissa 3 года назад
Web cam tá jóia :)
@luisantoniomeireles611
@luisantoniomeireles611 3 года назад
muito bom
@Relivrando
@Relivrando 3 года назад
Achei esse seriado “inassistível”. Não consegui entender o propósito. E o Camus que eu não tinha nenhuma vontade de ler? Depois deste vídeo talvez eu arrisque. Bjs.
@OelVCA
@OelVCA Год назад
Quem lê "O Estrangeiro" e "A Queda" sem se sentir mal por achar tudo estranho, boa pessoa não é. Excelente leitura.
@professora_francimar
@professora_francimar 3 года назад
Eu não li mas qdo vc começou a falar percebi a mesma coisa. Autismo
@marciomafiaespartana3442
@marciomafiaespartana3442 3 года назад
Vim correndo assistir só pq tem meu Breaking Bad no meio
@antonyb.oliveira4620
@antonyb.oliveira4620 3 года назад
Eu não assisti a nada de Breaking Bad rsrsrs
@andrewn8178
@andrewn8178 3 года назад
Pronuncia-se Sísifo (proparoxítona). Deu uma onda ruim, admito.
@andrewn8178
@andrewn8178 3 года назад
Nenhum desses é pra você se sentir bem. Pelo contrário. Como nas artes modernas, o mérito do artista é fazer você se sentir mal e ir, assim mesmo, até o final, pois há um fiapo de cativante ligando início e fim. Se o leitor ou espectador morrer no final, maior ainda o mérito.
@andrewn8178
@andrewn8178 3 года назад
Assisti Breaking Bad até o fim, mais pela cinematografia. Achei muito bonitos os cenários e os planos. O resto achei bom, mas nem tanto.
@andrewn8178
@andrewn8178 3 года назад
E falando de asfixia e sol, Breaking Bad é filmado no deserto do Novo México e no país México um pouco, creio, para transmitir essa atmosfera, especialmente nos pontos altos.
@mariapaulasantos2781
@mariapaulasantos2781 2 года назад
Eu senti a mesma coisa com essa série. Não consegui assistir nem mesmo a um capítulo inteiro! E até hoje não entendo do que as pessoas gostam ali!
@franklinsilva8261
@franklinsilva8261 3 года назад
Esse canal é sensacional!
Далее
Resenha de Vassoler: O estrangeiro | Albert Camus
26:31
А ВЫ УМЕЕТЕ ПЛАВАТЬ?? #shorts
00:21
Просмотров 1,8 млн
✅ O ESTRANGEIRO -  Albert Camus -  AUDIOLIVRO COMPLETO
3:44:30
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
36:38
DETETIVE DANIELE - Inteligência Ltda. Podcast #887
1:50:45
The Linguistics Iceberg Explained
2:07:06
Просмотров 2,4 млн
THE CALL CENTRE | Omeleto
16:49
Просмотров 2,1 млн
O Estrangeiro (Albert Camus) | Tatiana Feltrin
25:18
Просмотров 129 тыс.