Тёмный

COMO COBRAR O PREJUÍZO DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO - Icetran em Foco  

Icetran em Foco
Подписаться 8 тыс.
Просмотров 30 тыс.
50% 1

Vamos falar sobre trânsito? INSCREVA-SE NO CANAL!! goo.gl/21ldtw
No vídeo de hoje vamos falar sobre como cobrar o prejuízo de um acidente de trânsito.
Site: icetran.com.br/
Blog: icetran.com.br/blog/
Acompanhe a gente nas redes sociais:
Facebook: / institutoicetran
Twitter: / icetran
Instagram: / instituto_icetran
Google+: plus.google.com/+IcetranOrgBr
Alertamos que a legislação de trânsito é dinâmica, portanto este vídeo está baseado na legislação vigente na data de sua publicação.

Опубликовано:

 

8 янв 2020

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 193   
@sergiojosedonascimentojuni7361
@sergiojosedonascimentojuni7361 3 года назад
Uma verdadeira aula, incrível muito bom, ótima acessoria!!!!
@pilotogo09
@pilotogo09 3 года назад
Obrigado me ajudou bastante
@laurentinadonascimento8083
@laurentinadonascimento8083 Год назад
Olá, bati em um Corolla, a condutora do Corolla estava errada pois ela passou com cruzamento q tem a placa pare para ela, no fim tive fratura exposta no braço etc, ela n teve nada, foi acionado a destra e eles alegaram q ela tava errada, pois o marido dela q o proprietário do carro n quer pagar os dano causado na minha moto, e olha q e só o valor da franquia da moto pois ela tá no seguro, o valor e aproximadamente mil reais, o marido dela veio falar cmg, dizendo que não ia pagar, e perguntou se eu tinha dinheiro pra gastar com advogado pra colocar pra frente,
@laurentinadonascimento8083
@laurentinadonascimento8083 Год назад
Gostaria de saber se vale a pena contratar advogado pra ele pagar o valor da franquia,e eu n tenho condições alcontrario dele
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Laurentina Nesse caso você pode procurar o Juizado Especial Cível do Fórum da sua cidade para ingressar com ação judicial sem necessidade de contratar advogado. Caso prefira, também podes procurar a Defensoria Pública da tua cidade para verificar se há disponibilidade para eles ingressarem com essa demanda judicial em teu nome. A contratação de advogado pode ser uma opção, mas é válido verificar se o profissional consegue ingressar com a ação judicial sem que seja mais caro do que o valor que possas receber como indenização.
@laurentinadonascimento8083
@laurentinadonascimento8083 Год назад
@@InstitutoIcetran isso é um processo demorado??
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
@@laurentinadonascimento8083 Depende de vários fatores, como a complexidade do processo, se será necessário ouvir testemunhas e da quantidade de processos na unidade judicial. Se houver um acordo entre as partes, pode ser mais rápido.
@flavioosa3778
@flavioosa3778 9 месяцев назад
Parabéns Parabéns!!! Estou impressionado como vocês respondem todos os comentários. Nossa. Por favor, se puderem responder agradeço. Uma moto chocou-se cobtra a traseira do meu carro. Estou sendo compreensível com o causador se ele nao pagar os danos. Vou seguir as orientações de vocês, tenho vídeo, fotos, testemunhas, não fiz o BO porq a polícia me deu um prazo de 15 dias. Essa é minha dúvida, após 15 dias o BO será válido mesmo send orientado pela PM? Seguindo muito!
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 9 месяцев назад
Olá, Flavio Você pode realizar o boletim de ocorrência a qualquer momento. O ideal é que faça no mesmo dia ou nos dias seguintes ao acidente, já que você lembrará mais detalhes e poderá relatá-los no BO. Verifique com a Polícia Militar se eles não fizerem um BO no local, pois em alguns Estados a PM realiza esse registro
@ViniciusCarvalho-dp9mm
@ViniciusCarvalho-dp9mm 11 месяцев назад
Boa tarde, fui vitima em um acidente e foi feito o b.o, onde eu vou para proseguir com os meus direitos na justiça?
@coordenacaopedagogicaicetr6197
@coordenacaopedagogicaicetr6197 11 месяцев назад
Olá Vinícius! Se você não conseguiu um acordo com o responsável pelo acidente, então terá que entrar com uma ação na justiça para cobrar os danos do seu veículo. Caso os danos sejam de até 40 salários mínimos você poderá entrar no juizado especial civil e não precisará de advogado. Caso os danos sejam maiores, terá que contratar um advogado. A primeira medida é fazer 3 orçamentos para definir o valor dos danos. Se você teve alguma despesa médico hospitalar, também poderá acionar o seguro DPVAT. www.caixa.gov.br/servicos/dpvat
@wellingtonalves6668
@wellingtonalves6668 2 месяца назад
Oi me acidente nun cruzamento onde o carro nao respeitou a placa pare e se responsabilizou a pagar o prejuízo da moto, porem esta demorado para a moto ficar pronta e eu dependo dela para trabalhar(sou motoboy entregador) e gostaria de saber se posso cobralo pelos dias parado juntamente com o meu celular que tricou a tela
@vicentejunior4599
@vicentejunior4599 2 года назад
Olá, boa noite. Eu e dois amigos estavamos indo a outra cidade e por falta de atenção, o motorista( meu amigo) estava dirigindo o meu veículo (Siena 2006), que por ventura acabou colidindo lateralmente em uma Chevrolet Tracker 2021, o farol trincou um pouco, teve amassados no paralama dianteiro e no capô do veículo colidido, foi solicitado a presença da prf que pediu que fizesse o bafômetro, como já havia tempo que tínhamos bebido, meu amigo fez o teste e acabou acusando para alcoolemia... Mas onde eu quero chegar... Eu me dispus a ir com o motorista fazer o orçamento do veículo dele, só que o valor é bem elevado ao que eu posso pagar(17.790) eu tentei chegar a um acordo com ele para pagar em 20 prestações, mas ele disse que só aceita em 12, e eu não tenho condição de dividir esse valor apenas em 12 parcelas... Solicitei a ele que fizesse o orçamento em outro local da confiança dele e que eu faria outro orçamento em um local de minha confiança, mas o mesmo alegou que não queria e não iria fazer, pois só aceitaria se fosse na própria concessionária... Nesse caso, quando eu manifesto interesse em pagar, mas nas condiçoes que ele quer impor eu não conseguiria arcar com as despesas e ele fala que vai entrar na justiça para que eu pague tudo, inclusive o valor que ele está perdendo sem o veículo e despesas com táxi e uber, o que aconteceria se ele entrasse na justiça, e o que aconteceria comigo? Estou sem saber o que fazer... E também Corre o risco do motorista perder a CNH em um processo judicial?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Vicente Nesse caso, o ideal é que você notifique o condutor do veículo Tracker manifestando seu interesse em pagar o conserto através de carta encaminhada com aviso de recebimento. Havendo recusa deste condutor em consertar nas condiçōes que você propôs, torna-se mais difícil a procedência de eventual pedido de lucros cessantes (período que o veículo Tracker ficou parado). Você não é obrigado a custear o conserto na concessionária, bastando que seja uma oficina idônea. Se ele entrar na justiça, você deve constituir advogado para representá-lo judicialmente assim que você for notificado da ação. O condutor que teve detectada a presença de álcool poderá ter a CNH suspensa por decisão administrativa do Detran.
@Brunalohainefas
@Brunalohainefas 2 года назад
Meu esposo si involvel num acidente ele estava errado ele pagou o concerto da moto ...e está ajudando com medicamento ...com o que pode pois o envolvido fraturou a perna.. Até quando devemos prestar assistência???? Não temos muita condições financeiras..
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
A responsabilidade do culpado pelo acidente se estende, a princípio, até a recuperação plena da vítima. O ideal é que o seu esposo guarde todos os documentos comprovando os gastos com assistência prestada em caso de o outro condutor vir a judicializar essa situação em algum momento. Se a situação perdurar e os custos forem elevados, um acordo homologado judicialmente é uma alternativa para estipular previamente os gastos e a duração da assistência.
@romariarodriguessales5617
@romariarodriguessales5617 3 года назад
Olá,tudo bem. Fui envolvida em um acidente, eu estava parada no semáforo,esperando o mesmo abrir , vários outros carros a minha frente. A pessoa simplesmente colidiu na traseira,alegando que o semáforo já estava aberto. Ela se comprometeu a pagar ,fiz 3 orçamentos mais baratos para facilitar pra ela,agora ela não me atende, visualiza mensagens mais não responde. No ato do ocorrido, tirei foto da placa do carro dela,perguntei se ela se importaria em me passar o CPF dela e nome completo,no entanto ela se negou,dizendo que estava sem o mesmo. Registrei um B.O,e pretendo entrar com uma ação.. Mesmo que demore.. Gostaria de saber,se essa ação ,caso ela não pague o meu prejuízo,trás algum prejuízo pra ela?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá, Romária! Nesse caso, existe a presunção de culpa daquele que colide na parte traseira do outro veículo. O Juiz examinará as provas como BO, imagens e eventuais testemunhas, a fim de verificar o culpado pelo acidente. Com a placa do outro carro, você consegue identificar o proprietário deste e pode demandá-lo judicialmente. Caso seja verificado que a outra condutora foi culpada, ela terá que arcar os prejuízos que você comprovou no processo.
@bruno_campos_2.0
@bruno_campos_2.0 Год назад
Eu encostei meu carro quando estava saindo de uma vaga de estacionamento, que acabou trincando o farol do outro carro e um leve trinco no para choque, na mesma hora eu esperei a dona do carro chegar, tentei negociar o conserto do carro e a mesma não quis fazer o acordo...ela quer que eu coloque tudo novo, e não tenho condições pra isso. Lembrando que não me evadi do local, a dona do carro queria que eu deixasse meus pertences ( celular e habilitação) com ela como "garantia"...mas não deixei. O que devo fazer ?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Bruno! Em caso de acidente de trânsito, todos os danos causados que puderem ser recuperados, não há a obrigatoriedade das peças serem substituídas por peças novas. A lente do farol não sei se é possível recuperar. Você fez muito bem em permanecer no local e aguardar para propor um acordo. Agora, o que você deve fazer é comunicar a dona do outro carro que você não se nega a reparar os danos do carro dela, recuperando as peças danificadas. Pode ser até uma mensagem por wattszapp. Tendo isso registrado, irá servir de prova que você não se negou a assumir os danos causados.
@adrianedualhatka7688
@adrianedualhatka7688 2 года назад
Boa tarde, um rapaz bateu intencionalmente no meu carro durante uma briga com a esposa que estava comigo, foi feito boletim de ocorrência da batida e de agressão que elaela sofreu no dia. Eu entrei em contato com ele mas ele disse que não pode pagar. Meu carro está na oficina há 2 semanas e já tive gasto com guincho, no total o valor será de aproximadamente 800 reais
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Adriane, De posse do boletim de ocorrência você pode ingressar com uma ação de cobrança de danos no juizado especial de pequenas causas ou contratar um advogado.
@antoniocarlosoliveira7670
@antoniocarlosoliveira7670 2 года назад
Sofri um acidente de moto em setembro/21 onde o condutor do carro nao respeitou o sinal e entrou na esquina sem parar. Fiquei tres meses internado onde fiz cirurgias na coluna e pulmão e estou com joelho com desligamento e tendão do pé cortado. Faço fisioterapia diaria. Agora que estou quase recuperado pretendo entrar em processo contar o condutor por todos os danos. Como devo proceder?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Antonio Você deve juntar toda a documentação envolvendo o acidente (BO, comprovantes de despesas médicas e de gastos com o conserto da moto) e buscar um advogado ou defensor público para ingressar com ação judicial visando a reparação dos danos que você teve.
@brunadealmeida6203
@brunadealmeida6203 2 года назад
Boa noite, uma motoqueira me ultrapassou pela direita numa parada obrigatória na rotatória alegando que dei seta em cima da hora que entrar a direita...amassou meu carro e a moto teve pequenos danos, agora ela quer q eu divido com ela a franquia do seguro dela e não quer pagar meu prejuízo já que ela que bateu no meu carro fazendo uma ultrapassagem totalmente errada..como faço caso ela se recuse a pagar ?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Bruna, Nos casos de acidentes de trânsito, principalmente aqueles com pequenos danos materiais a melhor solução sempre é o acordo, porém quando isso não é possível a solução é entrar com uma ação na justiça para cobrar os referidos danos. Para isso você deve juntar o boletim de ocorrência, orçamentos dos danos no seu veículo e arrolar testemunhas se tiver. Pode entrar no juizado civel de pequenas causas para ações de até 40 salários mínimos, sendo que até 20 salários mínimos não precisa de advogado.
@adrianolima5846
@adrianolima5846 Год назад
Um motoqueiro bateu na traseira do meu carro, ocasionando prejuízo de 14 mil reais, o mesmo não quis pagar e chamou alguns "colegas" para intimidar. Fui obrigado a sair do local e após fazer orçamentos e deixar o carro parado, o carro apresentou outros problemas. O que devo fazer neste caso?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Adriano, Você deve fazer 3 orçamentos e entrar com uma ação judicial para cobrança dos danos causados no seu veículo.
@fabianafrennato4108
@fabianafrennato4108 2 года назад
Olá Um condutor embriagado bateu na frente do meu veículo, acabando com ele em 90% ele disse que o seguro que ele tinha iria cobrir todo o dano. Mas como no boletim de ocorrência constou que ele se negou a fazer o teste do bafometro e estava embriagado a seguradora negou o pagamento dos danos ao meu veículo. No momento do acidente o carro e CNH do condutor foram apreendidos. Tentei um acordo com o condutor e família mas se negam a pagar todos os custos do meu automóvel. Eu que tive que abrir o sinistro e pagar por 2 guinchos, sendo que ele quem deveria arcar com todo o custo, mas se negou. Como faço para ter todo o valor gasto e o valor da tabela fibe do meu carro ou o valor do concerto? Obrigada!
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Fabiana Nesse caso, esgotada a possibilidade de um acordo extrajudicial, você deve ingressar com ação judicial para pedir ressarcimento de todas as despesas que você teve. Se o valor for até 20 salários mínimos, não precisa de advogado obrigatoriamente. Mas recomendamos que você busque um advogado ou defensor público, pois é possível que o processo não tenha acordo e nesse caso haverá várias etapas, como defesa do réu, audiências, alegações finais e até mesmo recursos das partes. O boletim de ocorrência é o principal documento que comprova as condições em que ocorreu o acidente. Todas as despesas que você vier a fazer no veículo deverão ser realizados 3 orçamentos previamente. O advogado poderá orienta-la melhor.
@iunilsonsantos1366
@iunilsonsantos1366 Год назад
Um segurado da hdi bateu meu caminhao que ficou com media monta já fez 7 meses até hoje não fez os reparo tem que entra na justiça de pequenas causas
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Lunilson Você precisa verificar qual foi o posicionamento da seguradora quanto ao reparo. É importante para embasar a ação judicial. Caso o valor do prejuízo esteja dentro do limite do Juizado Especial Cível (pequenas causas), você pode ingressar com a ação, devendo acionar a seguradora e o segurado.
@mariana-ho5il
@mariana-ho5il Год назад
olá, eu acabei batendo na traseira de um carro, eu fiquei de arcar com os custos, mas o concerto ficou puxado em três oficinas especializadas que a pessoa levou, e aí eu dei a opção de levar em um de minha confiança, porém chegando lá ela acabou destratando do meu mecânico pelo valor ser inferior, e disse que ia me levar na justiça, eu entrei com uma causa pra poder resolver esse problema, não tenho como pagar o valor total, será que eu consigo pagar em parcelas mínimas? eu quero resolver o problema 😢
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Mariana, O juiz é quem deverá decidir sobre a forma de pagamento dos danos. Porém, se você comprovar que não tem condições financeiras de arcar com as despesas à vista, é possível que seja aceito o parcelamento.
@caiorichard7978
@caiorichard7978 2 года назад
Tem uma semana que sofri um Acidente de moto Fui fazer a ultrapassagem e o carro só entrou na frente sem sinalizar nem nada , no momento ele me levou ao hospital e ele próprio fez o boletim que fico cmg disse que ia paga meu prejuízo que deu 3700 na minha moto , só que ele quer paga 600 por mês , porém eu trabalho com a moto e necessito dela pra trabalhar , será que eu fazer isso posso em causa ganha receber o valor dele
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Caio! Caso não cheguem num acordo você pode cobrar os danos em juízo. Por não ser um valor muito alto, você pode entrar no juizado especial cível de pequenas causas. Porém, as ações em juízo costumam demorar um pouco e nunca se sabe antecipadamente qual será a decisão do juiz. Então, sempre a melhor saída é tentar um acordo. Quem sabe ele assuma a despesa de forma parcelada diretamente com a oficina. O importante é manter uma conversa amigável tentando encontrar uma solução, pois se ele está disposto a pagar o prejuízo isso já é muito bom. Explique para ele que você precisa da moto consertada para trabalhar.
@JoaoPaulo-gs7ny
@JoaoPaulo-gs7ny 2 года назад
Sofrir um acidente de moto, estava a caminho do trabalho e um veículo ultrapassou a placa PARE. Tive perca de um dente frontal e derrame no olho direito, fui levado ao hospital com leves ferimentos no corpo. Logo após entrei em contato com o protagonista do acidente para arcar somente com o custo do meu dente, o mesmo informar que não iria arcar com meu lado pessoal, somente com danos causados a moto, pelo fato que o carro dele possuí seguro.. Não sou habilitado mas estava na faixa correta e respeitando todas as as sinalizações da pista ( há filmagens do acidente por uma câmera de monitoramento) nesse caso há risco de perder a ação judicial por não se habilitado ?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Joao Paulo O fato de você não ser habilitado não tem qualquer relevância para definir se você foi culpado ou não pelo acidente.
@euBrunoaraujo
@euBrunoaraujo Год назад
Se não é habilitado não era nem pra estar pilotando um veículo, sem chances na justiça mesmo estando "certo".
@matheuspn2722
@matheuspn2722 Год назад
​@@euBrunoaraujo 😂😂😂😂😂😂😂
@brunam8334
@brunam8334 2 года назад
Um cara de moto com carona não respeitou a placa de pare e entrou na via preferencial onde meu marido estava passando. O cara da moto está vivo, mas quebrou a perna. Meu marido fez BO, prestou socorro; e teve danos materiais serios. No BO o condutor da moto assumiu ter entrado na via prefencial.Como proceder? Meu marido pode ser processado? Como cobrar o cara da moto que está no hospital?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Bruna O primeiro passo é procurar o condutor da motocicleta para verificar se ele tem interesse em resolver amigavelmente a situação. Caso o condutor da motocicleta não queira fazer um acordo, o seu marido pode ingressar com uma ação judicial para ser ressarcido dos prejuízos. Qualquer dos condutores que queira uma indenização e ingresse com eventual ação judicial terá que provar a culpa do outro condutor. Se o Juiz reconhecer que o outro condutor foi integralmente culpado pelo acidente, somente este terá que arcar com as despesas.
@GabrielRodrigues-zz8wh
@GabrielRodrigues-zz8wh Год назад
Minha mãe e irmão se envolveram em acidente de moto. O motorista que provocou o acidente não quer pagar os danos causados. Ele é servidor público, professor de uma escola estadual, nesse caso o que devo fazer?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Gabriel! Você pode ingressar na justiça com uma ação de reparação de danos materiais. Precisa fazer o boletim de ocorrência e realizar 3 orçamentos. Se você não tiver condições financeiras para contratar um advogado poderá solicitar na defensoria pública. Se os danos forem de até 40 salários mínimos poderá ingressar no juizado especial cível, sem a necessidade de advogado.
@elaineaparecida8445
@elaineaparecida8445 Год назад
Boa noite! Estava subindo uma ladeira, fui reduzir a marcha, o carro começou a descer puxei o freio de mão, pisei no freio e não funcionou, fiquei apavorada quando veio um carro atrás, tentei desviar mas ele veio pro mesmo lado, parei na calçada e o outro lá em baixo, ninguém machucou, ele disse que iria acionar o seguro dele e era pra mim pagar a franquia e arrumar meu carro. Porque não foi o culpado, agora o seguro quer que eu pague os danos, estou desesperada. Como devo proceder? Se for um valor muito alto, não vi orçamentos de nada.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Elaine! Você tem que responder para o seguro que no momento do acidente o outro condutor assumiu a responsabilidade de acionar o seguro. E isentou você de arcar com os danos no veículo, portanto agora você não pode ser responsabilizada. Se no momento do acidente houvesse questionamento sobre a responsabilidade pelos danos você teria chamado a polícia e lavrado o boletim de ocorrência para esclarecimento dos fatos . É importante que você apresente testemunhas que viram quando vocês chegaram num acordo no local do acidente.
@wesleyhenrique4547
@wesleyhenrique4547 Год назад
Boa noite! Um rapaz em horário de trabalho, estava em alta velocidade e colidiu com meu carro de moto própria, o orçamento ficou 2000, fiz um acordo para ele pagar parcelado com uma entrada com valor até um pouco mais baixo, o mesmo não o fez, agora quer um novo acordo, caso ele pague um mês, no outro não, caso não cumprindo o acordo total, posso entrar com ação contra empresa, já que foi feito o BO? Mesmo passando um 1 mês ou dois (detalhe que a moto está alienada, no nome da pessoa, mas alienado por outra empresa, deve tá pagando )
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Wesley! Faça um acordo com o rapaz com a concordância da empresa. Assim, caso ele não cumpra, a empresa deverá assumir a responsabilidade. Sobre o prazo prescricional, o Código Civil de 2002, define que uma ação indenizatória pelos danos morais e materiais seja de três anos. Um acordo é sempre melhor do que uma ação na justiça.
@claudioroberto4592
@claudioroberto4592 2 года назад
Boa tarde estava na avenida principal e colidi em um carro q atravessou na minha frente de uma rua que corta a mesma e tinha um baita pare pra ela estou com fratura e fazendo fisioterapia será que é causa ganha
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Claudio Pelo teu relato, o outro motorista foi culpado pelo acidente. Somente quando houver decisão judicial final é que se poderá ter certeza da culpa dele pelo acidente bem como a indenização devida. Além disso, você pode acionar o seguro DPVAT que cobre as despesas médico hospitalar até o valor estabelecido em lei. Confira em: www.caixa.gov.br/servicos/dpvat/Paginas/default.aspx
@valdeciantunes3487
@valdeciantunes3487 3 года назад
Como os Fóruns estão fechados, a alguma forma de ser feito pela Internet?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Valdeci, Com o fechamento dos fóruns, é possível, na maioria dos estados, ingressar com ações judiciais pelo próprio sistema informatizado do Poder Judiciário.
@walissonalcantara4556
@walissonalcantara4556 2 года назад
Boa tarde um rapaz bateu no meu carro e fugiu , mesmo assim peguei a placa e fiz um boletim , mais acabei achando ele , e ele arcou com o conserto do carro. Queria sabe se tem como eu retirar o boletim que fiz contra ele ?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Boa tarde Walisson, Você deve procurar a delegacia ou internet onde registrou o BO e fazer uma comunicação de que a ocorrência foi resolvida e o autor do acidente assumiu a responsabilidade. Porém o registro inicial não será excluído.
@bielgameplay9014
@bielgameplay9014 2 года назад
Sofri um acidente estava com meu marido agente tava subindo uma rua era uma curva estavamos parados vendo se vinha carro descendo tinha um caminhao a nossa frente meu marido tinha que virar pra outra rua só que um carro da impresa de internet veio com tudo na outra mão de frente quando ele foi virar e bateu eu foi a unica que me machuquei levei pontos na cabeça além dos danos materiais mais como meu marido não e abilitado não corremos atras de direitos acho que ñ sei se meu marido tava errado e o homem que tava dirigindo o outro carro queria chamar a policia
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Pela sua narrativa não é possível indicar quem foi o culpado pelo acidente. É interessante que você verifique pelo aplicativo google maps ou vá ao local pessoalmente e verifique se era possível, de acordo com a sinalização do local, fazer a manobra que o seu marido executou. O fato de um motorista não ser habilitado é uma infração administrativa, mas não influencia na verificação da culpa pelo acidente. Sugerimos que consultem um advogado ou defensor público para orientá-los quanto ao ingresso de ação judicial.
@phelipepetrone2552
@phelipepetrone2552 Год назад
Olá, sofri um acidente de moto no qual um carro me fechou, o motorista alegou que iria fazer uma conversão de pista, algo que no local é proibido pois é sinalizado com faixa contínua. Estou tentando acordo sem entrar com uma ação (o conserto da moto ficou em torno de 3 mil reais) ele disse que vai ver se consegue me dar 1500 reais e caso eu não queira ele irá entrar com um processo contra mim. Segundo ele, por ele ser aposentado e pagar 800 reais de aluguel ele só deve me pagar por 30% dos danos. Minha dúvida é se caso tenha o processo o juiz pode determinar porcentagem para pagamento dos danos ou ele deve arcar com todas as despesas. Obs: Foi um acidente com vítima, eu e minha esposa fomos encaminhados ao hospital por isso a única prova é o boletim de ocorrência e a conversa com ele pelo whatsapp, pois só consegui tirar fotos e videos da moto dois dias depois e ela ja estava na minha casa. Fotos do acidente somente as do boletim de ocorrência. Obrigado.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Phelipe! O juiz poderá determinar o pagamento das despesas decorrentes do dano, de forma parcelada de maneira que as parcelas mensais não ultrapassem o percentual de 30% do salário do responsável.
@TheLuan477
@TheLuan477 2 года назад
Uma mulher bateu no meu carro! Mas porém não fiz a transferência somente o dut preenchido, nesse caso posso entrar na pequenas causas ou somente o antigo proprietário?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Luan Você pode entrar com a ação, pois o registro no Detran não transfere a propriedade de um automóvel, que se transfere com a entega do bem. Porém, recomendamos que você regularize a transferência no DETRAN.
@dido0722
@dido0722 Год назад
É somente o proprietário do veículo que pode ingressar com a ação?… porque no meu caso é o seguinte, o carro é da minha mãe e o condutor no momento do acidente era eu, um sujeito colidiu na traseira, aí eu paguei a franquia do seguro pra minha mãe e agora estou tentando receber do cara que bateu em mim, eu não posso ingressar com a ação pedindo isso? Sendo que fui eu que fiquei no prejuízo por causa da franquia… Lembrando que eu não fiz 3 orçamentos pois o valor do reparo seria muito superior ao valor da franquia, no caso o valor do reparo ficou em 11,700 reais (valor que a seguradora liberou para a oficina) e a franquia era de 4,092, então paguei a franquia e agora estou no prejuízo, tenho todos esses valores que me foram repassados por e-mail da seguradora…
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Nesse caso, você pode demandar judicialmente o outro condutor, mas é necessário que tenha comprovante de pagamento do valor correspodente à franquia em seu nome. Caso não tenha, sua mãe é que deverá acionar judicialmente o outro condutor, pois ela acionou o seguro e presume-se que ela pagou no caso de não haver algum comprovante no teu nome.
@wallisonleoni6554
@wallisonleoni6554 Год назад
Na lei dos juizados especiais não é mencionado se tem competência ou não para entrar com ações de trânsito por lá, gostaria de saber qual o embasamento legal que ate ação trâmite pelo jec....
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Wallison A lei, como regra geral, não consegue mencionar todas as situações em que a pessoa pode ingressar com uma ação judicial. O embasamento nesse caso é o artigo 3° da Lei dos Juizados Especiais, pois o acidente de trânsito é uma causa cível (envolve responsabilidade civil).
@wallisonleoni6554
@wallisonleoni6554 Год назад
@@InstitutoIcetran obrigado
@laeloliveira2585
@laeloliveira2585 Год назад
Boa noite, poderia me ajudar? Eu acidentei ontem, eu estava de moto em via de mão dupla, horário de pico (saída do trabalho) e tinha vários carros enfileirados em um trânsito médio, me davam passagem para prosseguir a esquerda, até que vi um Corolla imbicando na frente do carro virando em direção ao sentindo contrário que eu vinha, e tentei frear mas não tive êxito, e acabei me colidindo com o carro. Nesse caso com trânsito ela poderia ter efetuado aquela conversão mesmo estando no pare ? A mulher alegou que o carro que estava no mesmo sentido que eu parou para dar passagem, mas não teve sinalização por parte do motorista. Gostaria de saber quem seria o culpado para arcar e se posso me defender judicialmente ? Ela não tem seguro. Obrigado
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Lael, Nestes casos de acidente é necessário analisar os registros do boletim de ocorrência para entender melhor como o acidente ocorreu. Pelo que você está relatando o outro veículo cortou a sua frente e então, em princípio ele é o responsável pelo acidente. Com certeza você pode se defender judicialmente. Caso você não tenha condições financeiras de constituir um advogado pode solicitar um defensor público na Defensoria Pública do Estado. Caso o prejuízo seja de até 40 salários mínimos você poderá recorrer no Juizado Especial Cível, sem a necessidade de contratar advogado.
@laeloliveira2585
@laeloliveira2585 Год назад
@@InstitutoIcetran obrigado pela resposta
@leticianakamura3169
@leticianakamura3169 11 месяцев назад
Poderia me responder por favor: meu marido estava de moto e foi "atropelado" por um carro que a motorista aparentemente estava embriagada. No veículo, estavam mais três pessoas e ele me disse que, todos ja tinham falado que não era pra ela ter dirigido. Inclusive, o filho da motorista falou que eles estavam voltando de uma festa e que a motorista tinha bebido. A polícia foi acionada e foi feito o B.O. no local do acidente. O policial disse que não poderia fazer o teste do bafômetro, pois ela poderia estar sob efeito de medicamentos tbm. A motorista disse que tem seguro, mas já se passaram três dias do ocorrido e nada dela vir falar comigo. Fizemos alguns orçamentos e as peças só tem em concessionária, devido, a moto ser importada. Pelo jeito ela não vai acionar o seguro dela e nem me ressarcir. Estamos cogitando entrar com uma ação na justiça de pequenas causas. Mas, como fica quando a pessoa tem seguro, não aciona e ai vai pra pequenas causas? Nós, temos chances de ser ressarcido desse prejuízo todo?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 11 месяцев назад
Olá, Leticia Com base no teu relato, caso a outra motorista não acione o seguro, deve-se ingressar com ação judicial pleiteando o ressarcimento dos prejuízos sofridos. Como a motorista possui seguro, a ação poderá ser movida contra ela e a seguradora. Com base nas provas do processo, o Juízo irá determinar o quanto deve ser ressarcido.
@leonardosouza7759
@leonardosouza7759 Год назад
Eu tô com um problema aqui eu estava indo trabalhar as 5 horas da manhã e o sinal estava fechado porém eu passei pq ninguém geralmente para no sinal nesse horário mas qnd eu passei um carro da SMTT vinha e bateu em mim do lado esquerdo eu estava de moto meu ombro bateu no capo do carro e fui lançado no chão tô sem conseguir levantar meu braço esquerdo tenho que começar fazer fisioterapia pra ter os movimentos do braço de volta e o pessoal lá da SMTT quer que eu pague um para-choque novo fui fazer o orçamento fica em 6 mil reais na consercionaria pois tem que pintar tbm o que devo fazer não tenho o dinheiro pra pagar esse valor. Eu poderia até mandar reformar o parachoque do carro deles pois quebrou bem pouquinho mas eles só querem um novo o que faço tô até sem dormir por causa disso
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Boa tarde Leonardo! Se o para-choque do carro puder ser recuperado a empresa não pode exigir que você compre um para-choque novo. Você deve enviar uma mensagem para a SMTT comunicando que você está a disposição para ressarcir o dano mediante a recuperação do para-choque do veículo em uma empresa idônea. Informe em qual o local, qual a oficina eles devem levar o carro para recuperar o para-choque. De preferência tenha em mãos o orçamento do serviço a ser realizado. Guarde essa mensagem para comprovar que você não se negou a pagar o prejuízo. Daí para frente deixa com eles. Se eles não quiserem fazer a recuperação do para-choque, não poderão dizer que você se negou a pagar o prejuízo.
@leonardosouza7759
@leonardosouza7759 Год назад
@@InstitutoIcetran muito obrigado vou fazer isso
@leonardosouza7759
@leonardosouza7759 Год назад
@@InstitutoIcetran no dia que eu estive lá eles disseram que me ajudaram pq até agora não tinha feito nenhuma infração contra mim e tbm falaram que teriam que acionar o procurador do município fiquei pensando nisso sabe em ter problemas na justiça não quero isso pra minha vida
@LuisFelipe-zx1kg
@LuisFelipe-zx1kg Год назад
opa, eu estava descendo uma avenida de moto e um motorista que estava estacionado do lado direito não deu seta e saiu do nada me fechando, batendo em mim praticamente na contramão, pois tentei sair pra evitar a colisão, tem um vídeo mostrando o acidente, não tive fraturas, mas o conserto da moto vai ficar uns 1300$. Ele parece que não vai arcar com todos os prejuízos da moto, pois o guidon empenou e o protetor de carenagem amassou, caso ele se recuse a arcar eu posso acionar o juizado de pequenas causas? tenho muita chance de ganhar e ser ressarcido mais tarde? Obrigado!
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Luis Felipe Sim, você pode ingressar com uma ação judicial visando ser ressarcido dessa despesa. Como você tem provas, tem chances de êxito, mas somente a decisão final do Juiz poderá confirmar isso.
@leonardosouza7759
@leonardosouza7759 Год назад
Vc conseguiu resolver amigo seu problema?
@leonardosouza7759
@leonardosouza7759 Год назад
​@@InstitutoIcetran parabéns pela atenção dada às perguntas
@moisesmartins8023
@moisesmartins8023 Год назад
Conseguiu resolver irmão ??
@filhadodonofilhadodono3262
@filhadodonofilhadodono3262 2 года назад
E qdo o réu não tem condições de pagar? Meu irmão bateu meu carro em 2014 e a dona do veículo entrou com processo contra mim! Mas não tenho a mínima condição de pagar 😔 complicado estou esperando a audiência pra ver oq dá
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá! Nessa situação, caso você seja condenada a ressarcir os danos e não pagar, o autor poderá se valer de meios para induzí-la ao pagamento, como protesto do seu nome, restrição de venda e penhora do seu veículo, penhora de dinheiro, dentre outros. Caso não consiga pagar, os bens penhorados poderão ser leiloados ou entregues ao autor para satisfazer a dívida. Você pode ainda no processo indicar o seu irmão como réu, exceto se o processo tramitar no juizado especial. Nesta hipótese, poderá ingressar depois com ação regressiva contra o seu irmão, a fim de cobrar os prejuízos que você teve.
@giseleoliveira285
@giseleoliveira285 2 года назад
Boa tarde... Bateram na minha traseira, eu estava dando seta para entrar em um estacionamento e aí veio a batida... Meu parachoque de ferro amassou muito e o carro da pessoa não amassou nada. Fiz 3 orçamentos e o motorista que estava dirigindo o veículo, não era o dono e não quer pagar a peça original, quer consertar a minha peça e quer que eu va em uma oficina que não conheço a credibilidade. Sou obrigada a ir onde eles querem e consertar a minha peça na qual as outras oficinas me disseram não ter conserto, ou eles têm que pagar um dos 3 orçamentos que cotei?? Caso ele não pague, qual a possibilidade de eu ganhar no pequenas causas?? Desde já agradeço se puderem me ajudar
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Gisele, Você não é obrigada a consertar o veículo na oficina indicada pelo outro condutor. Nesse caso, como ele não pretende ressarcí-la e nem custear o conserto numa oficina de sua confiança, você deve ingressar em juízo para se ver ressarcido dos danos que sofreu. Como o outro condutor colidiu na traseira de seu veículo, existe uma presunção de que ele foi culpado pelo acidente, o que aumenta a sua possibilidade de ter o seu pedido julgado procedente. Sugerimos que tente fazer um acordo amigável antes de ingressar em juízo, pois pode demandar tempo e gerar algumas despesas para você
@giseleoliveira285
@giseleoliveira285 2 года назад
@@InstitutoIcetran obrigado... vou tentar que paguem os orçamentos que tenho,caso contrário vou pro pequenas causas
@fulaninho8716
@fulaninho8716 3 года назад
Me envolvi em um acidente de trânsito, fui o culpado, mas eu paguei todo prejuízo desse acidente, paguei todo concerto do carro da outra pessoa, só que agora ele está agindo de má fé e está me processando, o que eu devo fazer? Meu veículo já está até com restrição de venda.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá, Nesse caso, você deverá constituir advogado ou, caso não tenha condições financeiras de contratá-lo, procurar a Defensoria Pública para representá-lo judicialmente. É importante que você reúna provas, tais como testemunhas, notas fiscais, orçamentos e conversas por aplicativos de mensagem, mostrando que você efetivamente arcou com o conserto do outro veículo envolvido no acidente.
@fulaninho8716
@fulaninho8716 3 года назад
@@InstitutoIcetran pior q eu não tenho nota fiscal de nada, a única coisa q eu vou conseguir é a palavra do dono da funilaria onde eu levei o carro pra arrumar., Será q vai adiantar alguma coisa ?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
@@fulaninho8716 Nesse caso, a sua defesa ficará mais difícil, pois o outro condutor também poderá trazer testemunhas que indicaram que o carro não foi consertado, bem como outras provas que o juiz examinará . Se você conseguir uma declaração do dono da oficina que fez o conserto seria interessante. De qualquer forma, sugerimos que você procure um advogado de sua confiança para defender seus direitos na ação judicial que foi movida contra você.
@edmilsonoliveira8627
@edmilsonoliveira8627 Год назад
Boa tarde. Bateram na lateral do meu carro no estacionamento de um supermercado, no primeiro momento a pessoa do carro ao lado assumiu a culpa, disse que iria pagar sem problema, agora me disse para procurar a justiça que não foi ela que bateu, fui na delegacia e registrei o B.O. Será que posso acionar tanto a proprietária do veículo e o supermercado na ação?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá! Sim, pode acionar os dois para que respondam conjuntamente pelos danos causados ao seu veículo, cada qual de acordo com a sua responsabilidade.
@edmilsonoliveira8627
@edmilsonoliveira8627 Год назад
Muito obrigado 🙏
@gersinho510
@gersinho510 3 года назад
Bati em um carro e me coloquei a disposição para pagar a pessoa fez um orçamento caríssimo e me passou me desdobrei e consegui o dinheiro que não tinha. A pessoa combinou um dia para ir comigo fazer o reparo e não compareceu e desde então não me responde mais. Como devo proceder? Devo ficar esperando ela me responder?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá, Gerson Nesse caso, você poderá notificá-lo extrajudicialmente (por exemplo: carta com AR ou mensagem de whatsapp) para fazer o reparo do veículo, o que demonstra que você se dispôs a pagar o conserto. É importante guardar o orçamento feito e as mensagens entre vocês, pois poderão servir de prova caso o outro condutor queira pedir uma indenização de maior valor pela via judicial.
@gersinho510
@gersinho510 3 года назад
Estou fazendo isso mesmo usando o whatsapp para deixar registrado todas as conversas venho batendo print de tudo tenho arquivado o orçamento feito por ela e conversas. E se ela não entrar mais em contato? Pode-se entender como falta de interesse em resolver ou algo do tipo?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
@@gersinho510 Ela não tem obrigação de resolver amigavelmente o conserto do veículo dela. Claro que sem a necessidade de processo judicial, a situação será resolvida de maneira mais breve e econômica para ambas as partes.
@arthurandrade4394
@arthurandrade4394 3 года назад
Bom dia eu escostei em um veículo e estou disposto a pagar porem ela quer que eu pague a franquia porem a franquia e mais de 2 mil e nao tenho o valot por necessidades propus que a mesma fizesse orçamentos para facilitar o concerto mais a mesma se nega o que eu faço?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá Arthur! Você não tem obrigação de pagar a franquia do seguro, desde que você se disponha antecipadamente a reparar o dano causado. Você pode autorizar a realização do reparo do veículo em uma empresa especializada de comprovada idoneidade e capacidade técnica. Caso ela ( a condutora do veículo danificado) se negue a fazer o reparo em outra empresa e você queira se resguardar de que ela não vá alegar que você se negou a fazer o reparo do dano, é importante que você faça uma notificação a ela informando que se dispõe a reparar o dano causado no veículo em decorrência do acidente de trânsito (encostada) e relacione algumas empresas em que ela poderá optar para fazer o reparo. Pode entregar essa notificação pelo correio com Aviso de Recebimento ou mesmo entregar em mãos, e caso ela não queira assinar o recebimento é importante que tenham 2 testemunhas que comprovem que você entregou a notificação. Obs: Sempre que possível a resolução consensual (amigável) do problema é a ideal. Quando se recorre a via judicial o desgaste é maior e o resultado final e demorado e imprevisível. att. Equipe ICETRAN
@arthurandrade4394
@arthurandrade4394 3 года назад
@@InstitutoIcetran ela me ligou hj e ainda quer que eu pague a franquia alegando que nao tempo para orçamentos o que eu espero ela entrar na justiça para que eu haja com a minha parte
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá Arthur! Não espere ela entrar na justiça. Se antecipe e faça a notificação que já informei. Declare que se dispõem a reparar o dano do carro dela em uma oficina idônea e com capacidade técnica. Pode até relacionar as empresas em que ela poderá levar o carro para fazer o serviço.
@jamilebarbosa7731
@jamilebarbosa7731 2 года назад
Olá, boa noite!! Me envolvi em um acidente de trânsito em que estava entrando em uma garagem no centro da cidade, já estava com o carro praticamente dentro da garagem quando veio um outro veículo e bateu no meu farol traseiro esquerdo. O outro condutor me acusou de ser autora da batida sendo que dei seta e entrei na garagem corretamente.. e agora está querendo que eu pague o prejuízo dele, que segundo ele é um radiador furado.. mas eu não tenho como pagar e também estou no prejuízo, pois estou com o farol traseiro quebrado e lataria amassada.. o que eu faço?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá! Os conflitos decorrentes de acidentes de trânsito podem ser resolvidos de forma consensual (amigável) ou quando não há entendimento, judicializados. No seu caso, se você considera que o outro condutor foi o responsável pelo acidente, deve fazer um boletim de acidente de trânsito e 3 orçamentos e solicitar que ele faça o ressarcimento do dano causado no seu veículo com o menor orçamento. Caso ele não responda ou se negue a pagar você poderá cobrar dele em juízo. Como aparentemente o valor é pequeno você poderá entrar no juizado de pequenas causas. Lembro que sempre um acordo é melhor do que uma demanda judicial. Esse mesmo procedimento vale para ele, que se sentir lesado, poderá tentar de cobrar de você ou entrar em juízo.
@suzetecandia3597
@suzetecandia3597 Год назад
olá boa tarde, me tira uma dúvida , meu filho estava de moto e bateu no carro que estava a sua frente, o condutor do carro virou com tudo sem dar seta ,meu filho não conseguiu segurar a moto é bateu na traseira dele, daí foi chamado a polícia de trânsito e o rapaz assinou assumindo a responsabilidade, mas agora ele disse q não vai pagar o prejuízo que foi de 4 mil da moto e disse que vai recorrer, o que vc acha que devemos fazer ,como agir ? a moto era nova apenas 25 dias de uso
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Suzete Nesse caso, é preciso verificar se o outro condutor assumiu, de forma expressa, a sua culpa pelo acidente, pois como o seu filho colidiu na traseira do outro veículo ele tem presunção de culpa pelo acidente, tendo em vista que a Lei entende que ele deveria ter guardado distância suficiente para evitar uma colisão. Caso esteja bem comprovado que o outro condutor teve culpa pelo acidente, seu filho deve ingressar com ação judicial para reparar os danos que ele teve.
@suzetecandia3597
@suzetecandia3597 Год назад
@@InstitutoIcetran Sim estava com distância correta, mas devido a freada brusca do condutor do carro ,meu filho não conseguiu segurar a moto é bateu, mas o condutor assinou a responsabilidade, todos os documentos lá na hora quando foi chamado a polícia de trânsito se responsabilizando pelo prejuízo por ele não ter dado a seta, mas agora mudou de ideia disse q não vai pagar nada , daí vamos entrar com ação judicial
@tiagoferreira9458
@tiagoferreira9458 3 года назад
Quais argumentos poderiam ser utilizados quando não há testemunhas ou filmagens, apenas fotos? Exemplo, batida na traseira. As fotos seriam suficientes?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá Tiago Ferreira! As fotos são importantes para que o julgador possa ter a noção mais precisa dos fatos ocorridos. No entanto, é fundamental que nos argumentos de defesa sejam esclarecidos os fatos ocorridos e as circunstâncias em que ocorreram. É necessário também que informe os fundamentos legais em que se baseiam as suas argumentações. Faça busca na internet e encontrará diversos julgados em relação a esse tipo de acidente. Atenciosamente, Equipe ICETRAN
@rick2862
@rick2862 2 года назад
Quanto tempo tenho para entrar na justiça depois do boletim de ocorrência
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Rick, O Código Civil de 2002, define que na ação indenizatória por danos moral e material o prazo é de três anos.
@junioramaralreis
@junioramaralreis 2 года назад
pode pedir bloqueio de contas quando o causador muda de casa e se nega a atender o celular?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Não há previsão legal para tal pedido. Caso o causador do dano se recuse a ressarcir os danos, você deve ingressar com ação judicial contra ele. O Juiz dispõe de acesso a sistemas de consulta de endereço e poderá oficiar a outros órgãos públicos para tentar localizar o réu. Caso este seja condenado e se recuse a pagar, é possível solicitar a penhora em dinheiro de conta bancária, impor restrição à venda do veículo, dentre outras medidas
@dehhnihh4535
@dehhnihh4535 Год назад
Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida... ano passado um rapaz bêbado bateu no carro que trabalhava de aplicativo que era alugado, porém minha carta estava suspensa e não sabia... fez b.o e ele acionou uma advogada (ele estava bebado e no dia não chamei uma viatura). O carro dele tem o valor de tabela 8100 e a advogada dele me pediu 10 mil reais, e fiz um acordo de 20x 500.... atrasei 29 dias a décima parcela e ela quer que pago uma multa, sendo que já está em dia...a multa é de 100% do valor, sendo que ela está pedindo 25% a mais do valor da tabela do veículo, na época não trabalhava registrado e hoje consegui meu primeiro emprego, e sinceramente estou triste pela situação porque estou pagando mas infelizmente ela quer levar para juiz
@dehhnihh4535
@dehhnihh4535 Год назад
A minha dúvida é, continuo pagando normalmente e mesmo se vir o processo, mostro que não estou me negando a pagar porém não tenho condições de pagar multa, que é um valor desproporcional
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
@@dehhnihh4535 Olá, nesse caso recomendamos que você continue pagando as prestações normalmente. Se for judicializado, você poderá alegar no processo que a multa é abusiva e o Juiz irá analisar sua alegação. Pelo teu relato, tudo indica que a multa é abusiva.
@andersonaraujoluz8978
@andersonaraujoluz8978 Год назад
No meu caso estava fazendo entrega na caminhonete da empresa e bati num carro estacionado quando eu dava ré. Eu que devo arcar com todos os prejuízos? Da caminhonete da empresa e do carro da pessoa??
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Anderson! Se foi você que bateu no outro carro quando fazia a manobra de marcha á ré, em princípio você é o responsável pelos danos dos dois veículos. É sempre bom tentar fazer um acordo para não judicializar, pois além do incômodo e dos gastos com advogado, normalmente você perde a possibilidade de realizar o reparo em uma oficina idônea, com um preço mais em conta.
@andersonaraujoluz8978
@andersonaraujoluz8978 Год назад
@@InstitutoIcetran, obrigado por responder minha questão. Ps: Recentemente finalizei com sucesso dois cursos com vcs; "Transporte coletivo de passageiros" e "Transporte escolar". Depois de uma semana consegui serviço numa linha escolar. Muito obrigado pelos trabalhos prestados.
@andersonaraujoluz8978
@andersonaraujoluz8978 Год назад
Hoje tenho dois empregos. A coisa tá feia...
@newsedocumentarios1293
@newsedocumentarios1293 Год назад
Bom dia tenho 2 duvidas, quando os 2 condutores tem culpa, como fica o pagamento? A segunda o proprietário do carro envolvido no acidente trabalha no fórum e disse que vai acabar com a minha vida na justiça, ele pode pedir o bloqueio do meu veículo sem ao menos ter tido uma audiência?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Em relação à primeira dúvida, cada condutor responderá na medida de sua culpa ou vocês podem entrar num acordo para dividir as despesas. E quanto à segunda dúvida, não tem possibilidade jurídica de determinar o bloqueio ou qualquer restrição em seu patrimônio antes de uma decisão judicial definitiva. Caso você tenha provas dessa ameaça, analise a possibilidade de registrar um boletim de ocorrência relatando a situação.
@newsedocumentarios1293
@newsedocumentarios1293 Год назад
@@InstitutoIcetran Deus te abençoe, muito obrigado.
@CarlosDaniel-ru9zq
@CarlosDaniel-ru9zq 2 года назад
Bati minha moto em outra ea polícia fez eu assinar um papel mais não tenho condições de pagar será que posso ser preso
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Carlos O documento que você assinou provavelmente é um BOAT (boletim de ocorrência de acidente de trânsito), que serve como registro da ocorrência que foi atendida pelos policiais. Caso o proprietário da outra moto queira cobrar eventual prejuízo, terá que resolver num acordo com você ou por meio de ação judicial. Pelo seu relato, como houve apenas danos materiais, não há chance de prisão, pois a Constituição Federal proíbe, em regra, prisão por dívida.
@fernandalimacleto747
@fernandalimacleto747 Год назад
No meu caso bateram na traseira porém o primeiro causador lá trás bateu em um carro que grudado na traseira bateu no meu ! O primeiro causador não tem condições de pagar e só deu metade do valor do conserto e o segundo que tb no meu ver estava errado pq por lei devemos manter distância não quer saber ! Posso entrar na justiça cobrar desse segunda valor para completar o pagamento do conserto?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Fernanda Com base no teu relato, o responsável pelo pagamento da despesa do conserto do teu veículo é o proprietário do automóvel que colidiu diretamente no teu veículo. Nesse caso, você pode demandá-lo judicialmente para ser ressarcida dos teus prejuízos.
@percorrendokms2136
@percorrendokms2136 Год назад
Agradeça que ainda recebeu metade
@saldimardeodato3938
@saldimardeodato3938 2 года назад
Olá boa noite hoje uma pessoa bateu em minha moto na traseira me atropelado eu e minha esposa falou que ia pagar mas não foi no local mas é nem falou mas nada
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá Saldimar, Você deve registrar um boletim de ocorrência relatando o caso à autoridade policial. Se houve lesões você deve procurar a Delegacia para fazer exame de corpo de delito. Após essas providências você deve procurar um advogado ou defensor público para o representar.
@gr0ker610
@gr0ker610 2 года назад
Eu bati em um carro que estava estacionado. Tentei negociar o conserto, cerca de 650 reais que só poderia pagar no próximo mês. O dono do carro se recusou e disse q iria entrar na justiça. Oq devo fazer? obs: O carro que eu conduzia não é meu e eu não tenho cnh.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Nessa situação, o dono do outro carro poderá acionar judicialmente você e o proprietário do carro, ou apenas um de vocês dois. O fato de você não ter cnh não influencia em nada no processo judicial para o ressarcimento do outro condutor. O ideal é que você entre em contato novamente com o proprietário do outro veículo para resolver a situação amigavelmente, já que se houver processo judicial, terás que comparecer à audiência e eventualmente ter ás despesas com a contratação de um advogado, além de ter que pagar o valor do conserto conforme o orçamento mais econômico trazido pelo outro condutor, mais juros e correção monetária.
@gr0ker610
@gr0ker610 2 года назад
@@InstitutoIcetran Sim, estou tentando negociar com ele, de no dia 5 do mês que vem eu pagar o conserto. Mas parece que ele quer o reparo urgente e não está aceitando a negociação. Oq eu faço?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
@@gr0ker610 No caso, esgotando-se as possibilidades de negociação, você poderá entrar num acordo com ele em juízo. Se for pelo procedimento do juizado especial, não precisará obrigatoriamente de advogado para representá-lo na audiência, apesar de ser recomendável. Também é possível celebrar um acordo diretamente com ele antes da audiência.
@gr0ker610
@gr0ker610 2 года назад
@@InstitutoIcetran Entendi. Muito obrigado pelo esclarecimento.
@mythzee4926
@mythzee4926 2 года назад
Um rapaz furou minha preferencial com um ONIX2016 FIPE R$ 44.245. Tenho um KWID que rodou so 10mil KM, e os danos materiais pelo orçamento da concessionária deu 20mil. Tenho filmagens do acidente. Me recomenda entrar com uma ação ou fazer um acordo no CEJUSC (Junta de Conciliação e Julgamento de Cascavel)? Obs: o acordo me levaria a ficar sem o carro pelo de 1 a 1 ano e meio.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Se não for possível reduzir o prazo para conserto do veículo no acordo com o outro condutor no CEJUSC, sugerimos que você entre com a ação, pois mesmo no curso da ação poderá ser feito um acordo.
@francieleborgesrocha502
@francieleborgesrocha502 2 года назад
Acabei de passar pela mesma situação. Voce entrou com a ação? como ficou sua situação?
@mythzee4926
@mythzee4926 2 года назад
@@francieleborgesrocha502 Entrei com a ação, fiz 3 orçamentos peguei o menor de R$18.250,00 no valor da ação. Juntei tudo nos autos provas, 3 orçamentos, B.O, e a inicial. Uma dica de extrema importância, pede uma cautelar para bloquear a transferência do veículo que colidiu em vc para ser garantia de execução futura. Fiz o acordo que foi homologado, com entrada e o resto em parcelas de R$450,00
@francieleborgesrocha502
@francieleborgesrocha502 2 года назад
@@mythzee4926 Mas essa medida cautelar eu só consigo pedir no dia da audiência? Ou tem outra forma? Que bom que deu certo pra vc 🙏🏼🥺 estou tão aflita com tudo isso…
@francieleborgesrocha502
@francieleborgesrocha502 2 года назад
@@mythzee4926 ontem eu fiz tudo isso, entrei com uma ação no juizados especiais, mandei tudo… o BO, fotos, 3 orçamentos, tudo… O primeiro orçamento deu 12 mil, fiz a cotação com peças usadas ficou 9.350 e ele veio alegando que não tem esse dinheiro… Mas o carro dele mandou arrumar no mesmo dia
@Brunosantos-kd9po
@Brunosantos-kd9po Год назад
Olá bati no carro de outra pessoa, tenho algum prazo pra pagamento ou parcelamento?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Bruno, Você terá que entrar em acordo com a outra parte para definir o prazo e as demais condições de pagamento. Caso não entrem em acordo a outra parte poderá cobrar na justiça, o que normalmente acaba saindo mais caro para o devedor. Portanto o acordo sempre é a melhor solução.
@marcio9718
@marcio9718 2 года назад
Eu processei um rapaz q bateu no meu carro ,PARADO. NÃO teve a primeira conciliação, devido pandemia,o juiz estipulou 15dias para o autor da batida se manifestar . Porém, Ele não foi achado ! Agora acontece o que ? Alguém poderia me explicar por favor.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Marcio Nesse caso, você será intimado para se manifestar a respeito da não localização do réu. Poderás informar novo endereço em que o réu pode ser encontrado, insistir em nova intimação do réu no mesmo endereço(podendo dizer em que horário é mais fácil encontrá-lo) ou solicitar que o Juízo consulte sistemas da segurança pública, de concessionárias de água e luz e outras entidades públicas que possuam o endereço atualizado dele.
@marcio9718
@marcio9718 2 года назад
@@InstitutoIcetran ....Entendi! Por q eu acompanho no site o processo. Aparece isso aqui : AR Negativo Juntado - Endereço Insuficiente Juntada de AR : AR383594930TJ Situação : Endereço insuficiente Modelo : Processo Digital - Carta - Citação e Intimação - Apresentar Defesa Escrita - Juizado Destinatário : Janderson ................
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
@@marcio9718 Pelo que consta nessa movimentação, o carteiro não conseguiu localizá-lo para entregar a intimação em razão de o endereço não estar completo. Em seguida, o Juiz certamente irá solicitar que você se manifeste, conforme explicado anteriormente.
@marcio9718
@marcio9718 2 года назад
@@InstitutoIcetran .....Entendi. Obrigado pela atenção me dada.
@thaislourencodasilva9027
@thaislourencodasilva9027 2 года назад
Sofri acidente onde a colisão de 2 motos e o moço estava errado atravessou a placa pare invadindo minha via, ele disse no B.O feito pois fraturei a clavícula com a queda! O orçamento mais barato entre os 3 feitos foi de 4.019,00 e eu tentei negociar, tirei peça, diminuiu 1.045 ficando 2.975,00. Ele quer pagar só 2,300 pois que é oque alega ter. Eu ja diminui custo e ele não quer arcar com todo! Vou entrar judicialmente, estou errada?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Thais! Você deve avaliar essa decisão levando em consideração as despesas que terá com advogado, a possível duração do trâmite processual e os riscos do processo judicial. Se você entende que o valor proposto pela outra parte é próximo do que você espera obter na ação judicial, um acordo parece ser uma boa alternativa.
@thaislourencodasilva9027
@thaislourencodasilva9027 2 года назад
@@InstitutoIcetran então no caso se eu aceita ainda perco 667,00. Mas a empresa do orçamento disse que pode ser feito o alinhamento do chassi da moto. Nesses 4.019 esta incluso o alinhamento. Em 1 dos orçamentos falaram que não precisara, mas a outra empresa disse que precisa ver tb se precisa do alinhamento e se precisar vai ficar mais caro. E esses 2300 o cobre quase nada, sera que compensa. Gastos sao 700 mão de obra/ 800 alinhamento/ peças parte mecânicas 1.000. Carenagem 880,00
@thaislourencodasilva9027
@thaislourencodasilva9027 2 года назад
@@InstitutoIcetran tentei negociar dando a opção dele pagar 2.975,00 e se precissse de algo a mais e ele não aceitou, disse que não tem mas ps 2,300.00. Sujeri ate em pagar od adesivos que por troca das peças eles estap cobrado tb fica a 80,00 ai ele pagaria uns 2.895,00 e a diferença da 600 e pouco mas não quiz tb Pois se n precisar do alinhamento eu uso pras partes que riscos mais, mas não quer
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
@@thaislourencodasilva9027 com todos esses seus argumentos e com a insistência dele em afirmar que não dispõem de mais recursos para pagar você tem que decidir qual é a melhor opção.
@thaislourencodasilva9027
@thaislourencodasilva9027 2 года назад
@@InstitutoIcetran acredito que entrarei, ele estava a trabalho da empresa fazendo entregas com a moto da empresa uniformizado. E não é registrado, mas acredito que entrarei com recursos.
@rodrigominetto3359
@rodrigominetto3359 2 года назад
Sofri um acidente a 8 anos, fiquei tetraplégico, e estava certo no boletim de ocorrência ainda posso tacar na justiça?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
Olá, Rodrigo O Código Civil estabelece o prazo de três anos para ingressar com ação judicial visando à reparação civil dos danos a contar da data do acidente. Nesse caso, já transcorreu o prazo. De qualquer forma, é válido procurar um advogado ou defensor público para saber de outros direitos que eventualmente você tenha por essa condição.
@rodrigominetto3359
@rodrigominetto3359 2 года назад
Eu tenho algumas pra fazer ou não?
@rodrigominetto3359
@rodrigominetto3359 2 года назад
Eu devo ir na defensoria pública?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 2 года назад
@@rodrigominetto3359 Leve a documentação que você possui relacionada ao acidente e sua condição médica que a Defensoria Pública poderá orientar quanto a benefícios assistenciais, previdenciários e outros decorrentes da sua condição.
@rodrigominetto3359
@rodrigominetto3359 2 года назад
Obg Deus abençoe
@feliperamos5631
@feliperamos5631 Год назад
Um motoqueiro idiota bateu no meu carro na Oscar freire, bairro do jardins, farol fechado e mesmo assim ele fez essa cagada. Tirei foto da CNH dele e da placa da moto, conversei com ele por alguns dias no WhatsApp, no qual ele me disse que irá pagar o conserto, porém já faz alguns dias que ele não me responde e nem atende minhas ligações. Vou até a delegacia fazer um B.O contra ele e depois disso oque devo fazer? Obrigado.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá Felipe! Depois disso você precisa fazer 3 orçamentos do conserto e depois mover uma ação judicial de indenização para cobrar o dano causado no seu veículo. Se o valor for até 40 salários mínimos você poderia ingressar no Juizado Especial Civil (pequenas causas), se ultrapassar esse valor terá que procurar um advogado
@carmelinemelo1706
@carmelinemelo1706 3 года назад
Posso entrar com ação.mesmo.sem b.o
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá, Carmeline! É possível sim, desde que haja outros elementos que comprovem que o acidente aconteceu. Sugerimos que você faça o BO,pois é documento oficial que contém informações importantes sobre o acidente e os envolvidos.
@edineiavicentini556
@edineiavicentini556 Год назад
Olá, uma mulher bateu no meu veículo se comprometeu a pagar e depois que entrei em contato falou pra mim procurar a justiça, danificou a roda do meu veículo que só encontro na concessionária, consigo entrar com uma ação somente com o orçamento?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá! Você deve fazer um boletim de ocorrência de acidente de trânsito (pode ser pela internet). Relate no BO que a pessoa se comprometeu a pagar o dano do seu veículo mas posteriormente negou-se. Faça 3 orçamentos e entre com a ação na justiça. Se possível arrolar testemunhas do fato.
@edineiavicentini556
@edineiavicentini556 Год назад
@@InstitutoIcetran já tenho o boletim, vídeo que consegui de um vizinho, porque o acidente foi na mesma rua que resido, apenas o orçamento tenho dúvidas porque a roda do meu veículo não tem em comércio paralelo somente na concessionária, como vou fazer três orçamentos? Se só consigo a roda na concessionária? Consigo entrar com ação apenas com o orçamento? Porque no momento não tenho condições de fazer a troca da roda!
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
@@edineiavicentini556 nesse caso, você poderá ingressar com apenas um orçamento, mas deve justificar a impossibilidade de levar outros dois orçamentos.
@edineiavicentini556
@edineiavicentini556 Год назад
@@InstitutoIcetran ok, muito obrigada 🙏🏻☺️
@jonbonjonathan100
@jonbonjonathan100 Год назад
Boa noite, consigo abrir o processo com apenas o número da placa e CNH da outra parte? Ou seja tenho o endereço...
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran Год назад
Olá, Jon Sim, você deve solicitar junto ao Detran ou a Ciretran da sua cidade, mediante requerimento administrativo, informações sobre o proprietário do veículo envolvido no acidente. Nesse requerimento, você deve juntar o BO do acidente para justificar o teu pedido. Após isso, ao ingressar com a ação judicial, poderá solicitar que o Juízo promova buscas no sistema a fim de descobrir o endereço da outra parte.
@marcolima8701
@marcolima8701 3 года назад
Qual a necessidade do autor apresentar três orçamentos, sendo que um só já comprova o dano e o valor para reparação? Penso que cabe ao réu, se não concordar com o valor deste orçamento, apresentar outros. Mesmo que seja apresentado três orçamentos o autor não é obrigado a fazer o serviço no mais barato, pois este mais em conta pode ter peças e mão de obra com qualidade inferior ou sem confiança do autor. Salvo engano a legislação não fala em três orçamentos.
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Boa noite, Marco A apresentação de 3 orçamentos possibilita que o autor mostre que o valor orçado para o conserto do veículo esteja compatível com o preço de mercado, evitando-se que o réu o impugne e o Juiz determine a realização de prova pericial, que além de onerar financeiramente as partes, pode prolongar a demanda por mais tempo. Se o processo tramitar no juizado especial, o Juiz não pode determinar a prova pericial, o que poderá acarretar na extinção do feito. De fato, não há legislação que obrigue a apresentação de 3 orçamentos, mas alguns Tribunais tem jurisprudência exigindo-os. Nesse sentido, ver: (TJDF - ACJ 20010710133846 - DF - 2ª T.R.J.E. - Rel. Des. Benito Augusto Tiezzi - DJU 29.08.2002 - p. 38)
@marcolima8701
@marcolima8701 3 года назад
@@InstitutoIcetran Sendo assim, com certeza é mais sensato apresentar três orçamentos. Ainda bem que existem pessoas inteligente, competentes e com boa vontade em passar seus conhecimentos para outras pessoas. Obrigado dra.
@rafaelmiranda8540
@rafaelmiranda8540 3 года назад
quanto tempo posso entrar na justiça ?
@rafaelmiranda8540
@rafaelmiranda8540 3 года назад
após o acidente
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
@@rafaelmiranda8540 O prazo é de 3 anos a contar da data do acidente de trânsito.
@gabrielaquino5320
@gabrielaquino5320 3 года назад
Um cara bateu em minha moto pela contra mão, tenho testemunhas, fotos e ele assumiu diante do policial que registrou o b.o, disse pra mim fica tranquilo que o seguro cobria, e no final falou que não tinha cobertura e iria me pagar por semana, porém agora ele sumiu não responde e não atende mais, e não me pagou nada, quando tempo demoro pra ter o julgamento?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá, Gabriel! Não é possível prever quanto tempo demora uma ação judicial. Isso depende de vários fatores, tais como: realização de audiências, provas a serem produzidas e quantidade de processos pendentes de julgamento na Vara em que tramita o processo. Pelo procedimento do juizado especial, o processo tende a ser julgado mais breve, mas o acordo, quando possível, é preferível
@gabrielaquino5320
@gabrielaquino5320 3 года назад
@@InstitutoIcetran pelo juizado especial como eu faço?
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
@@gabrielaquino5320 Podes comparecer presencialmente à Vara do Juizado Especial do Fórum da Comarca onde moras e preencher formulário indicando como foi o acidente e juntando os documentos relacionados ao acidente, tais como orçamentos, Bo, etc. Em algumas regiões, o Fórum está fechado em razão da pandemia, sendo possível fazer o teu requerimento pelo site do Tribunal do teu estado. Para ingressar com o processo, podes também optar por contratar advogado da tua confiança
@avesecantos4698
@avesecantos4698 3 года назад
Culpado do acidente pode pagar a metade do valor do orçamento
@InstitutoIcetran
@InstitutoIcetran 3 года назад
Olá Igor, Se for culpado totalmente do acidente, deverá pagar integralmente as despesas do outro condutor. Se for parcialmente culpado, poderá dividir o valor das despesas. Caso haja acordo, valerá o que você e o outro condutor acordarem. Se for em juízo, valerá o que o juiz decidir.
@albersoncosta3365
@albersoncosta3365 Год назад
Ola, infelizmente aconteceu comigo, a causadora do acidente ficou de arcar com o prejuízo, mas nao arcou, minha moto ela é 2023, so consigo o orçamento completo da autorizada, as demais lojas nao tem todas as peças, o que fazer nessa situação, para fazer mais de um orçamento?
@coordenacaopedagogicaicetr6197
Olá Alberson! Nesse caso, você precisa pegar uma declaração dessas empresas de que não é possível fornecer um orçamento, pois a motocicleta é nova e eles não possuem todas as peças para o reparo, estando disponíveis somente na rede concessionária.
@Caua5517
@Caua5517 3 года назад
É simples compra um canela fina e cobra o caloteiro
@ramongoncalves4770
@ramongoncalves4770 Год назад
Juizado Especial não é a regra, pois quase sempre terá perícia, e ações complexas não tramitam no juizado. @ramonn.goncalvess
@wallisonleoni6554
@wallisonleoni6554 Год назад
já ia fazer esta pergunta, na lei dos juizados especiais não é mencionado se tem competência ou não para entrar com ações de trânsito por lá, gostaria de saber qual o embasamento legal que ate ação trâmite pelo jec....
Далее
Schoolboy - Часть 2
00:12
Просмотров 4,1 млн
Bateram no meu carro e fugiram. O que fazer?
10:23
Просмотров 13 тыс.
Bateram No Meu Carro! Quem Paga A Franquia??
4:42
Просмотров 13 тыс.
Dano material e moral em caso de acidente de trânsito
13:40