Pensei em abandonar a música, mas agora que achei esse canal no RU-vid. Mesmo não sendo muito musical, e não compreendendo totalmente o assunto. Assisto até o final os vídeos e logo de cara dou aquele jóinha. Obrigado Marcelo.
Me lembro de ter pirado muito nisso durante minha graduação principalmente quando conheci a biografia de Coltrane e como ele no fim da carreira chegou a esse tipo de experimentação matemática/visual. Uma outra abordagem que me trouxe nesse lugar foi ter sido aluno do Cliff Korman que desde os fundamentos de Harmonia aplicou aos alunos Koellheuter (recomendo aos que não conhecem) que levou esse tema ao enésimo grau.
O Arqueometro é uma ferramenta de estudo fabulosa. Pena que conheço poucas pessoas que se interessam por esse sistema. Muito satisfatório encontrar um vídeo assim.
Boa tarde Marcelo.. Parabens pelo canal. As musicas que fez para o exemplo ficaram incriveis... vou assistir esse video diversas vezes ate entender.. muito top! Abraç!
I - Tom , IIIb - A.E.M. eólio , IV# - Tom do Tritono , VI Tom da Sub-mediante ( não importa o tipo de acorde escolhido ) ! sistema interessante para compor ,entendendo as funcionalidades também fica ótimo para improvisação ! o Conceito Lidio Cromático também abre as janelas do Universo !
Pode crer Ed.O que é de pirar pra mim é que esse lance dá certinho pra esse tipo de som... (e olha que analisei a parte de muitas trilhas)...e muito mais depois, claro. Pensado em nada, em 3/4 coisas! Assim como tem um monte de caminhos e clichês pra jazz, agora temos para filmscoring, tipo um guia rápido que serve até pra quem não enxerga as funções ainda, entende? No fim, o resumo da ópera é: dado um acorde (maior ou menor) a gente só pode mudar/alternar por 3as (M/m) tritongo e 2a menor - PRONTO! Sinceramente já curti altos experimentos com uns samples, fiz um experimento com uma cena do God of War...enfim, mais uma coisa pra gente se divertir! Legal você participar... O Lidio Cromatico é o máximo. Eu já citei em algum episodio de modos (acho que do Lidio mesmo) e já tá na lista de episodios futuros junto com os modos de transposição de Messiaen ;) Grande abraço
Legal demais né Murilo! Sabia que você ia gostar porque é um prato cheio pras tuas metaleiras e orquestras...sim, SONORIDADES, POSSIBILIDADES. Conforme escrevi pro Ed. No fim, o resumo da ópera é: dado um acorde (maior ou menor) a gente só pode mudar/alternar por 3as (M/m) tritono e 2a menor - PRONTO! E ai é só deixar rolar. Você pode pensar ainda na Mistura Modal! Quando alternar entre os acordes pode pensar em modos - mais fechados e abertos. Vou fazer um ep loguinho sobre o conceito de clareza dos modos - o porque de acordes maiores soarem "alegres" e menores "tristes". Abraço meu caro, e valeu pela presença
Murilo Ospm... Muito bom mesmo. Eu sou inscrito no canal dele e no seu também rs... Muito boa a iniciativa de vocês de compartilhar esses conhecimentos de arranjo, orquestração e música em geral!
La cerise dans le gâteau = A Cereja do bolo. As suas musicas pra dar o exemplo como empregar as Sonoridades .So Faltou umas imagens. Mais conseguimos criar as imagens na nossa cabeça. pelo instrumental. Sou seu Fã..
Pensei em desistir da música por anos, hoje me vejo como um corista no coral black to black em BH -Mg e muito animado com seus conteúdos, ampliou minha perpectiva e inovação
Parabéns sou licenciado em música toco trompete e violão , faço um trabalho de arranjo e composição sentia falta de algo encontrei no seu canal, ganhou mais um inscrito.
Muito bom. Tudo que vejo e aprendo aqui tento aplicar, somar, substituir, subtrair, ampliar, modificar ou manter no meu instrumento guitarra. Mas as vezes me parece que certas propriedades e abordagens são particulares de cada instrumento, no caso o piano. Mesmo assim tiro muito proveito, principalmente dos conceitos, que não se limitam a um instrumento x ou y, tendo o ser humano e seus sentidos como o próprio instrumento. Obrigado.
Cara, li a muito tempo um livro que fazia referência ao arqueômetro, vim pesquisar e caí nesse conteúdo. Sou músico tb e achei o conteúdo incrível! Obrigado por compartilhá-lo!
já peguei algumas obras do Hans Zimmer e notei que ele nao só utiliza esse metodo mas sim tmb o diatonico exemplo do campo harmonico. ele usa todos aqueles acordes do campo harmonico. notei que ele gosta de utilizar bastante Dm e F umas 2 dele ele consegue montar 2 obras totalmente diferentes
Sensacional! Que tal comentar um pouco sobre o “Thesaurus of Scales and Melodic Patterns” do Nicolas Slonimsky ... algumas pessoas afirmam, que este material foi a mais importante base para John Coltrane chegar ao nível que chegou. Parabéns e Obrigado por este maravilhoso canal!
Obrigado professor pelos valiosos ensinamentos e pela encantadora didática de fácil assimilação. Vc poderia fazer um vídeo sobre contraponto e suas espécies? Seria revelador sobre sua metodologia de ensino e ponto de vista. Grato sempre!!!
Valeu Clauber. Contraponto é muito massa e tem pouco pelo abismo (até onde eu sei...) Tô colocando na lista. Vou fazer os outros programados mas considere aceita a sugestão. Mesmo porque é algo que não domino e até lá vou estudando...Até lá não vai dar pra chegar numa pegada Bach mas vou dar meu melhor ;) Abraço!
Não conhecia o termo arqueômetro. Conheci como círculo cromático. Isso é muito poderoso! Por exemplo, se você desenhar uma estrela de 5 pontas você tem a escala pentatônica maior e menor. Sempre usei essa ferramenta de forma intuitiva e agora estou boquiaberto com essa rara explicação!
Boa noite Marcelo. Parabéns pelo seu Trabalho de expandir o conhecimento musical de quem acompanha você. Apenas por curiosidade de uma passeata na obra da gigantesca banda dos anos 70 Uriah heep com o grande organista ken henslay se usavam esse sistema em seus arranjos??'
Marcelo, boa tarde! gratidão pela aula maravilhosa! esse arqueometro tem relação com o sistema de tonnetz ne isso? sistema proposto por Leonhard Euler em 1739, me lembrou muito esse tipo de raciocínio simétrico.
Olá Professor, saudações! Sou estudante do curso de Música com especialização em piano da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) - PB e descobri seu canal aqui na plataforma a pouco tempo. Antes, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e por compartilhar conteúdos de relevância como esse e outros. Gostaria de saber se o senhor poderia me indicar algumas leituras e onde consigo encontrar literatura acerca do Sistema Arqueométrico aplicado a música? Tenho interesse em desenvolver conhecimento sobre esse assunto e quem sabe, tornar isso público em alguma pesquisa ou até mesmo TCC. Forte abraço e continue com esse trabalho belíssimo.
Oi Ruan desconheço estudos aprofundados sobre o arqueômetro mesmo mas a ligação com a música é inerente, assim como linguas, signos 12 notas, 12 meses, 12 horas... A base do sistema é conhecida - tem o siatema de 12 stars do Pat Martino - tem o Coltrane, tem o siatema de eixos do Bartok, tem o DiMaria q explora alguns desses, enfim, O q fiz foi juntar e organizar/selecionar a ideia dos eixos (quadrado/triângulo/extremos) e de quebra o meio tom, dentro do Arqueômetro. Isso me pareceu cobrir a maioria das sonoridades de filmes mais modernas de forma rapida e prática (engloba tbm as mediantes cromaticas) mas ainda dá pra estender um monte. Se vc quiser organizar melhor algum material sobre o assunto estou à disposição. Abraço
@@marceloamazonas2518 , obrigado por responder professor. Gostaria sim, de me aprofundar mais nesse assunto, na verdade iniciar os estudos, tendo em vista que eu tinha uma inclinação a estudar os fenômenos matemáticos correlacionados a música e depois do vídeo do Sr. vi que poderia iniciar os estudos, me aprofundar e buscar direcionamento para uma futura pesquisa como supracitei. Se possível, o Sr me indicando algum material onde eu possa achar essas aplicações de seus comentários para eu dar início as leituras, fico muito agradecido. Se eu fizer uma pesquisa no google com essas referências que o Sr. citou, consigo achar alguma coisa com respaldo científico, uma dissertação/tese, enfim;, ou apenas comentários de blogs, Wikipedia etc? Mais uma vez, muito obrigado Professor! 👋😁
Olá Marcelo tudo bem, vc tem uma capacidade musical grandiosissima, vc consegue montar uma escala encima dessa tese arqueométrica?, é possível? Grande abraço. Até agora vc não respondeu nenhuma de minhas sugestões, estou aguardando.
quem e musico de verdade tem a visao para a compreenssao de todos os misterios de todas as ciencias de todas as possiveis formas de existencia. os misterios da musica, explica todos os misterios de todas as leis que regem a harmonia da criaçao desde o mais remoto dos micro-movimentos da mecanica quantica, ate o macro movimento do cosmos. pois sem ritmo, e absolutamente impossivel a existencia da vida., tudo o que existe e o resultado da divisao e subdivisao ritmica de todas as particulas que constituem qualquer forma de existencia; protons, eletrons, neutrinos mesons, barions, quarqs, etc, ate a teoria das cordas. e por fim; e a epitome de toda a doçura do vislumbre da alma do espirito da consciencia da vida em todos os seus misterios
Legal, caríssimo, mas o triângulo pra gerar os acordes maiores não pode ser equilátero, tem que ser um pouco diferente pra dar C, M, G (acorde maior de C) e não C, M, Ab. Mas é uma boa ferramenta.
Na minha humilde ignorancia apos ter visto o video. Me deu uma vontade enorme de fazer os finais das minhas reharmonizaçoes usando esse sistema. Isso seria uma boa ferramenta professor?
Olá Marcelo tudo bem, tem como criar um campo harmonico sobre isso q vc falou? Desculpas mas eu não consegui entender nada desse arqueometro, tem como criar uma sequência ou um campo harmônico sobre isso q falou. Obrigado grande abraço
Professor nos seus cursos vc ensina passo a passo esses sistemas?? Tenho dificuldades de entender por exemplo a mediantes cromáticas tbm por exemplo. Esse me lembrou muito a mediante cromatica eu não entendo a maneira de se pensar nesse sistema
Oi Thiago. Em resumo: movimentos harmônicos de 3a maior ou menor, 4a aumentada ou 5a dim ou semitom. Depois vc pode pensar na "conexão" - o caminho das vozes. Essa idéia é uma espécie de "guia prático" dentro do escopo das sonoridades utilizadad em muitos fimes e games atuais.
@@marceloamazonas2518 pro mas ai eu sair do dó e ir pro la bemol ou mi bemol por exemplo esse movimento de terça. Mas ainda estou no tom de dó mesmo indo pra esses acordes? Esess acordes de mediante cromatica seriam uma extensão do acorde de dó por exemplo? Qual a função desses acordes de mediante cromáticas ? Ainda estamos falando de tonalismo ? Desculpa minha ignorância professor esse conceito arqueometrico é de mediante é novo pra mim. Dá pra modular né usando esses dois sistemas né professor . E teria uma turma ou quando abre uma turma nova nós seus cursos . Gostaria de fazê-los. Parabéns vc é um gênio.
vc pode procurar pelo sistema do Bartók e tbm o DiMaria... a única coisa que fiz foi juntar tudo dentro do arqueômetro, pensando nas sonoridades de filmes mas dá pra fazer muito mais ;) abraço
o Danny Elfman, Hans Zimmer, Wagner e tantos outros basearam-se no uso de relacoes cromaticas mediantes, nao no "sistema arqueometrico". Nao sei nada da relacao de Wagner com isso. Eu também nao entendi como o tal sistema é entendido como parte da teoria musical e o que ele está explicando exatamente.