Sensacional!!! Parabéns, improvisação consciente. Ninguém na internet é tão claro em ensinar quando se trata de improviso. Todos não ensinam o cálculo, mais enganações onde vc não se desenvolve. Com o conceito sobre como funciona, muito mais fácil criar!!! Novamente parabéns pelo seu trabalho!!!
O seu canal é a minha nova Netflix. Obrigado por tanto conteúdo de qualidade. Agora é colocar em prática no meu violão. Isso é estudo pra vida toda. Abraço, Marcelo!
Já rodei por muitos canais de música legais, com alguns professores bons e apaixonados, mas só aqui achei alguém que sabe explicar conceitos úteis de uma forma tão simples e apaixonada. Parabéns!!!
Marcelo Amazonas, estou muitíssimo grato por este conceito tão bem explicado, como você mesmo disse, que vale mais do que mil dicas. Eu procurei por este material de estudo por muitos anos. Agora, com sua excelente didática, tenho um horizonte de possibilidades. Muito obrigado! Parabéns por este e por todos os outros vídeos que contribuem para o crescimento de muitos músicos.
Esse canal é fantástico. E olha que nem piano eu toco, meu teclado está ainda na embalagem há uns dois meses. Toco guitarra, bateria e percussão. E gosto de "tocar" filosofia também. Muito bom trabalho.
Parabéns...didática perfeita. Nitidamente você gosta muito do que faz! Teríamos que pagar várias aulas por Esse conteúdo e vc disponibilizou aqui com muita verdade 👏🏼👏🏼👏🏼
Que demais essa aula!!! Eu fiquei super feliz por conhecer seu canal. Realmente é uma diferença gritante em didática e conteúdo em relação aos canais que existem por aí. Meus parabéns!!
Que beleza Sandro, música para os meus ouvidos! É muito bom a gente se perder, se deixar levar e ficar viajando nas possibilidades. As tríades são convidativas ;) Material pra meses de estudos e brincadeiras. Abraços
O senhor por aqui também? Como esse youtube é pequeno. Só cheguei aqui por conta de pesquisar alguns tópicos em inglês sobre o assunto e daí me indicaram esse canal.
Oi professor tudo bem? Senti cheiro de música erudita e quem falou que não há improvisação em qualquer estilo ? E para surpresa achei sua aula . ; parabéns a didática é ótima
Hoje eu aprendi o que é improvisar claro que com você e perdi o medo é simplesmente ser musical eu vou tentar mas só que agora diferente . Serve para guitarrista?Abração e valeu.
Marcelo, e no caso de uma escala que gera duas tríades, como a escala 1 2 b3 #4 5 #6 8. Como aplicar o mesmo conceito de pareamento de tríades para improvisações?
Oi baruc, não entendi bem a escala. C - D - Eb - #F - G - (A#)Bb - C. Você tem esse exemplo de alguma música ou vc mesmo montou esse padrão? De qualquer forma o procedimento é sempre o mesmo porque TODOS os tipos de acorde - e seus modos/escalas implícitas - tem no mínimo 3 tríades dentro, ex.: Cmaj7 tem Em - G - Am, se ele for maj7(#11) teria ainda D e Bm, ou seja 5 tríades... se for um Cdim7 tem D - B - G# - F (maior e menor!) No caso da sua teria Cm - D+ - Eb (maior e menor)... monte as tríades à partir de cada grau, respeitando a escala. Um pouco de como aplicar esta no video... Abraço
marcelo amazonas Eu escrevi erradoooo kkkk. A escala é 1 2 b3 #4 5 6 8. No caso C D Eb F# G A C. Que vai gerar uma tríade de Dó menor e Ré maior e suas inversões respectivamente. Obrigado pela respostaa, continue fazendo esses vídeos que eu to gostando muito. 😁👍👍
Oi Antonio, prazer em tê-lo por aqui. Esse assunto é extenso e me atrai bastante. O que posso dizer em linhas gerais é que você pode ter a mesma abordagem dos músicos de jazz, começar a construir improvisos melódicos à partir de estruturas básicas com harpejos, por exemplo, usando APENAS as notas do acorde/arpejo...depois você pode acrescentar um acorde mais, algo como V-I ainda usando notas exclusivamente desses acordes/harpejos... A síntese é de que melodia vem de da harmonia e que, se for principiante, não tenha que pensar separadamente na harmonia...ela estará implícita na melodia entende... Como disse o Quincy Jones - todos os compositores da história trabalharam com as mesmas 12 notas... ou ainda Jobim: "outras notas vão entrar, mas a base é uma só" ; Os estilos vão se definir de acordo com as cadências, ratificas, ornamentos e etc... Como falei, esse assunto não é bicho de 7 cabeças mas é um pouco longo... quem sabe daria um bom episódio... improviso na musica clássica... Abraço!
aqui um ótimo material (em inglês) sobre esse assunto. Ele possui um livro em pdf com exercícios. Acho vários bem interessantes, sobretudo para iniciantes. Abraço ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-vlibSiESVI8.html