O Rev. Ricardo é sempre claro nas suas explicações, ao final de tudo ou em última instância tudo vem de Deus , particularmente eu não entendo , pois , a nossa mente não compreende , mas , tudo é para mostrar a sua glória.
@@jonatasmoraes2716 Mas é isso mesmo...Deus não rem nenhum tipo de surpresa na história humana...ele estava no princípio e já revelou como será o final...conviva com isso.
@@cida1204 ninguém crê que Deus tem surpresa, a menos que Ele "pause" Sua oniciência, a liberdade que Ele deu ou dá às Suas criaturas é o que causa essa discussão toda. Os calvinistas não aceitam a possibilidade de Deus dar esse espaço para Suas criaturas. Ele interage com as decisões de Suas criaturas. O conceito do que é mal sempre existiu, pois o mal é o oposto do bem. Se Deus criou o mal, este faz o que Deus quer, logo o mal não é mau, é apenas mais uma criação desígnio dEle!
Realmente, percebi que o pr. Jamierson ficou perdido em seus argumentos, e que foram atropelados com uma teologia muito consistente, precisa e objetiva. Realmente foi uma verdadeira aula do Rev. Ricardo.
Muito bom o debate. É uma ótima oportunidade de fazermos uma reflexão mais ampla sobre o mundo físico e espiritual. E com humildade reconhecer que nós somos seres muito limitados, pois "o pensamento de Deus é mais alto que os pensamentos humanos" por isso toda boca se cale diante de Deus. A nós cabe apenas e tão somente ter Fé e cremos que a vontade de Deus é justa, perfeita e agradável. Louvado seja Deus em Jesus Cristo, eternamente. Amém!
Rev Ricardo analisou e argumentou com maestria de acordo com as escrituras como um todo. Enquanto o pr. Jamierson usou mais de falácias e história da igreja, distorcendo diga-se de passagem Agostinho!
Em Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Aceitamos como verdade inegável esta afirmação de Deus. Agora, como devemos entendê-la? Algumas pessoas têm usado este versículo para definir o caráter de Deus como um ser mal, até sugerindo que o Deus do Velho Testamento é malevolente e vingativo em contraste com Jesus, o bom e benevolente Deus do Novo Testamento. Tais conclusões contradizem as claras afirmações do Velho Testamento ("Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores"-Salmo 25:8) e do Novo Testamento ("Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim"- João 14:10-11). E Isaías 45:7. O que Deus fez? Outras passagens nos ajudam. Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17). A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original). Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniqüidade. Mas Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém.
Ministro Everton, parabéns pelo seu comentário, muito bom, glória a Deus! Porém, tem muita gente cega. Dizer que Deus é o autor do MAL é uma blasfêmia!
QUANDO UM POLICIAL PRENDE UMA PESSOA QUE ESCOLHEU ROUBAR OU MATAR, O POLICIAL É MAL? NÃO ELA ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL .DA MESMA FORMA SE NÃO DER LUGAR O DIABO FUGIRÁ DE VC. E IRÁ ATRÁS DO CULPADO QUE DER LUGAR. A PALAVRA DIZ SE FORES ZELOSO DO BEM QUEM LHES FARÁ O MAL .O MAL É A VARA DE DEUS PARA PUNIR A DESOBEDIÊNCIA SÃO MINISTROS DE DEUS CUMPRINDO ORDENS POIS,NÃO HÁ NENHUMA AUTORIDADE QUE NÃO VENHA DE DEUS. POREM QUEREM NÃO TEMER O MAL? FAÇA O BEM. VEJA ROMANOS CAP 13. A DABEDORIA DO CRIADOR É ADMIRÁVEL.
@@joaocamine2562 como preferir, é sua escolha! Ops! Vc não pode escolher, então... "Como já está pré-estabelecido desde a eternidade, tudo já foi decidido e defino!"
Pra mim o calvinista tenta entender Deus através da lógica humana, como se Deus fosse um editor de um filme aonde ele mesmo definiu o papel dos atores, inclusive o do lúcifer. Pra mim o arminiano deu check mate no debate quando citou Agostinho.
Não foi revelado para a criação terrena de Deus o que Deus teria criado antes da terra com o objetivo de colocar nela sua sua nova criação. Seus filhos o conhecem somente a partir de do Edem e nunca poderão entender tudo!
Nos minutos 40:22 o Pr. Jamierson cita um versículo errado, fora que, em alguns momentos ele faz malabarismos pra propor a sua posição. Parabéns ao Pr. Ricardo.
A origem do mal foi na EGOLATRIA de satanás em tentar USURPAR a gloria do Criador.O surgimento do mal foi para mostrar o amor de Deus que excede a todo entendimento pela humanidade caída, depravada e desviada dos caminhos do Senhor.Eliamar Vidal
Deus criou anjos perfeitos, eles que se corromperam , o que os calvinistas, não entendem é o livre arbítrio suas criaturas, celestiais, humanas, tem vontade própria, do contrário seriam robôs.
Se Deus criou o mal criou também o pecado e se Ele criou o mal Ele que é o culpado da desgraça da humanidade que errou o alvo. O mal só surgiu com a egolatria de satanás em tentar usurpar a glória de Deus.
O mau surgiu desde de q Satanás se rebelou contra Deus Ele é o próprio mau. O diabo cria as coisas,se Santanas fosse bom, Não precisaria Jesus ter descido do céu pra morrer na cruz, pra nos salvar não. Se Jesus fez isso. É pq ele Sabe q tudo de mau se originou nele. Pensa em um ser mau , e multiplica Por um milhão × milhão ×××assim é o mau q está no Diabo.
Ricardo, não usou a Bíblia usou conclusões humanas, e, por isso, faz mais sentido na nossa mente. Mas, a Bíblia, vai além, do que podemos compreender e entender. . Mas os Calvinistas insiste em manchar o caráter de Deus..
Vocês é use não conhecem o mínimo sobre Deus. Criam um Deus vassalo, um Deus que serve o homem como se esse fosse uma criatura, vocês acabam com a glória de Deus, transferem a glória para o homem, vocês são burros.
Ou vcs pensam que lá no Céu também não tem limites? um anjo pode da ordem a DEUS? Pode sentar no trono de DEUS?CLARO que NÃO. 😊 O inferno quem criou? O lago de fogo ardente quem criou? existe outro ser poderoso igual a DEUS? Claro que NÃO. 😊nimguem pode passar do limite. Nem na terra, nem no Céu. Se passar, ELE puni!
Essas teses de raiz arminiana só fariam sentido se Deus não fosse onisciente. Ora, supor que Ele pode ser surpreendido por algo que aconteça no universo que Ele mesmo criou é uma ideia que beira a blasfêmia.
O mal veio de Lúcifer O anjo caído Quem criou e formou Lúcifer?🤔 O mal veio do fruto Quem criou formou e colocou lá no jardim o fruto?🤔 O mal veio de EVA e Adão Quem criou e formou os dois?🤔 E por último para calar esse pastor que está enrolando O mal vem do ❤️ quem formou e forma o coração do homem?🤔
Deus disse: nao matarás! Ele criou o mal ou isso nai seria pecado se nao ouvesse essa determinação? Torna-se maldade o executar tal pensamento pecaminoso por alguém.
A argumentação do Rev. Ricardo Moura é sem arrodeios. Quanto ao arminiano, gagueja demais, é inseguro e não é objetivo. Mais parece uma enrolação. Além do mais, parece-me que por vezes tentou colocar palavras na boca do Rev. Ricardo. Arminianismo é isso! Não dá.
Eu entendo quem criou foi: DEUS. No Éden tinha um jardim. Quem plantou esse jardim? Existe outro ser poderoso igual a DEUS? NÃO. 😊 Veja o livro do Gênesis cap.2 vs 9.A quela árvore era, boa? Claro que não .
Mais uma vez assistindo esse assunto, o pastor Jamerson só não se torna calvinista porque não tem coragem e vergonha dos outros arminianos, é o que eu vejo e entendo.
Observem o uso sistemático de ideias e argumentos filosóficos do Calvinista Ricardo, não consegue pensar e discursar com Bases Bíblicas. Diferente do Irmão Jamierson, Parabéns!
O irmão Ricardo foi mais feliz por considerar a passagem como está escrito,Deus criou o mal e não se contesta ,mas não concordo muito com a doutrina Calvinista.
O zeca leu tiago 1:13 mas não leu o 14 que diz que somos tentados pela nossa propia carne. E o eber fala que é o saranas espiritual , kkkkk cade os teologos , o espírito santo não ensinou eles ate agora sobre isto
O calvinista está certo em quase tudo ... Diferentemente da falácia agostiniana de que o mal é ausência. E há mais coisas nos céus e na terra do que a Bíblia expõe.
Por Deus ter criado satanás como anjo de luz não significa que Deus foi o Criador do mal .Se satanás não tentasse USURPAR a gloria de Deus o mal jamais existiria.Eliamar Vidal
O Pr. Jamierson é um "bom filósofo usando A Bíblia." Detalhe, ele usou textos bíblicos com o sentido de mal moral. E todos sabemos que estamos falando da existência do mal, jamais do agente prático do mal.
O professor Ricardo deu um banho e uma aula sem enrolação firulas e cambalhotas teológica.🤔 A teologia arminiana é só chutar Versículos isolados do contexto.🥱
O melhor debate do Jamerson. Nunca vi o reverendo Ricardo tão nervoso. A respeito do suposto rodeio do Jamerson é simplesmente porque ele não tem uma boa dicção, NÃO SOU FÃ do Jamerson, mas NESSE debate o show foi dele