Ainda bem que te achei!!! Estou montando meu projeto CNC e preciso aprender sobre tudo isso, tenho bom conhecimento matemático mas ainda não sou universitário em engenharia mecânica, pretendo ver seu conteúdo para me dar um suporte para a montagem desse equipamento que é crucial para mim.
Cara excelente, era exatamente o que eu estava procurando... Um canal que simula e ainda explica a física por trás!! Muito bom mesmo! Like!!! Continue com o trabalho
mestre, muito bom o vídeo. Saber explicar faz toda a diferença. Eu só estou com uma dúvida e gostaria muitíssimo de ajuda para entender. Minha dúvida reside sobre a "fixação", ou seja, uma vez que você conhecia quem era o real ponto de fixação (4 áreas de contato dos parafusos) pra encontrarmos a resultante, por quê você determinou a parte traseira da peça como fixa e engastada? A fixação não deveria simplesmente estar nas áreas dos parafusos? Pois dessa forma veríamos uma leve deformação na chapa também. Perdoe se a pergunta não fizer sentido.
Amigo, uma pergunta nada a ver com o vídeo, qual configuração de exibição você usa para deixar as peças com esse visual escuro e fazendo sombra? Acho isso muito bonito. Parabéns pelo vídeo!
Boa tarde, muito boa a apresentação, mas uma coisa me intrigou, que opções tenho que ativar no meu SolidWorks para obter uma imagem de boa qualidade que nem a sua? Muito obrigado.
Jorge, primeiro você precisará de uma placa homologada pela Solidworks, depois basta habilitar as opções real view e oclusão de ambiente. Para iluminação do ambiente eu utilizo a imagem do solidworks dark, para dar este aspecto mais escuro. Você pode conferir as placas homologadas neste link mas basicamente são as Quadro da Nvidia ou Radeon Pro e Fire Pro da AMD www.solidworks.com/sw/support/videocardtesting.html
Opa. Show de bola. Porém tenho dúvida em relação ao tipo de parafuso. Tenho que usar um 5/8" porém a tabela n tenho certeza se é a certa. Poderia me ajudar ou me mostrar uma tabela da Ciser pra outros parafusos. Desde já agradeço.
Olá Roni, peço desculpas mas não sei se entendi a sua pergunta. Existem várias tabelas com diferentes tipos de parafuso, classe de resistência, etc. A tabela correta irá depender da sua aplicação. Já calculou quanto de força precisa, definiu material do parafuso, etc? Se puder dar mais detalhes, poste aqui novamente que tentarei ajudar ou até faço outro vídeo.
Densidade aparente mínima: 9 Kg/m3 Tensão por compreensão c/ deformação de 10%: >33 kpa Resistência mínima à flexão: >50 kpa Resistência mínima à cisalhamento: >25 kpa Como fica em propriedades do material no SIMULATION? -Coeficiente de Poisson? / N/A -Módulo de cisalhamento? / N/m^2 -Resistência de tração? N/m^2 -Resistência à compressão? N/m^2 -Limite de escoamento? N/m^2@@ClubedoProjetista
Você tem que criar a região em que quer aplicar a força se não delimitar o software vai entender que é em toda a face.É bem fácil só criar um sketch na região, ele faz isso durante o vídeo.
Se substituir o parafuso modelado por elementos de fixação na simulação (em connections/bolt...), após realizar a análise você pode plotar os resultados das fixações que demonstram os parafusos que passaram ou não no fator de serviço. Se utilizar parafuso modelados, terá de realizar uma análise convencional de resistência dos materiais para verificar se está ou não dentro dos parâmetros. Lembrando que para estruturas metálicas, na maioria dos casos, deverá atender aos requisitos da NBR 8800.
O elemento criado para receber furacão é a mesa. Claro que há várias fixações onde a alma é furada, principalmente quando necessita alongar a viga, porém a alma é um elemento estrutural e fura-la vai exigir cálculos específicos pois os furos irão gerar pontos de tensão, diminuindo a resistência da viga.
Desculpe, mas está errado, ou vc faz geometria fixa na base da chapa ou nos parafusos, ou seja, vc colocou fixação na base e nos parafusos, ñ está correto
O estudo está correto, para a simplificação, a base posterior do suporte ficou com todos os elementos rígidos, já a geometria que representa a área da porca recebeu um carregamento compressivo. Os parafusos não receberam fixação, na verdade na simplificação eles foram removidos. Essas simplificações resultam em uma tensão superior ao real, principalmente nas regiões de contato rígido, uma vez que não representaria a realidade uma rigidez infinita, mas ainda assim pode ser utilizado em casos reais e, principalmente, foi suficiente para o propósito do vídeo. Caso tenha outra dúvida é só comentar. 👍