Esse lance de pressão social é muito fóda e rola muito tbm com carro, vendi meu carro pq acho que é um péssimo investimento mas pra explicar isso pra parentes e amigos é foda, nego acha que vc perdeu emprego, tá devendo argiota, tá passando até fome ou tá viciado em crack kkkkkk
Kkkkkkkkk. Desse jeito!!!! Nego não consegue entender esse racional. Já expliquei, desenhei, fiz com tijolinho, mostrei as contas, mas, mesmo assim, acham que sou louco!!!! Kkkkkkk
@@eliasperadeles9216 aconteceu comigo, fui ter meu primeiro carro com 32 anos, enquanto todos já tinham carros. Só q agora, só com meus rendimentos, sem trabalhar, posso comprar um carro todo ano e ainda sobra kkkk...
Eu admiro quem tem o conhecimento que você tem e compartilha com as pessoas, como vc tem feito no seu canal. Doação não é só de dinheiro. Muito generosidade da sua parte e gratidão da nossa!
Vou dar o meu exemplo, deve servir para alguns aqui. Sempre morei de aluguel e investi o valor referente ao imóvel em empresas. Pois bem, é a segunda vez que acontece, decoro o apartamento, quadros, plantas, monto um escritório e….com menos de 1 ano de contrato o proprietário solicita o imóvel. Isso pq eu não tenho filhos, escola etc. A sensação de ter que desmontar sua casa pq vc não é o dono é péssima. Esse mês comprarei um imóvel mesmo sabendo que financeiramente não é o melhor investimento.
Duas coisas imprescindíveis: Valorização do imóvel ao longo dos anos: Depois de dez anos você não compra o mesmo imóvel por 1.000.000 Reajuste dos aluguéis: Com toda certeza o valor do aluguel será ajustado… imagina o IGPM correndo solto. A capacidade de investimento da diferença pode cair. Esse matemática não se sustenta. Acho que tudo depende, taxas de juros, expectativa de inflação, oportunidades .. Mas seus vídeos mais recentes são excelentes.
Tenho uma casa que vale uns 400.000,00 e um excelente saldo do FGTS...acabei de comprar uma casa na planta de 1 M que será entregue em outubro do ano que vem . No meu caso valeu a pena comprar, pois já entre quitando a casa....paralelo já tenho minha aposentadoria em fundos imobiliários e uma excelente carteira de ações .
Na minha opinião compensa compra imóvel a vista, ou comprar financiado direto com o proprietário sem juros, eu mesmo comprei o meu com uma entrada e parcelei o resto direto com o proprietário sem juros, contrato feito em cartório. Agora compra imóvel financiado em 30 anos com o banco é dar um tiro no pé, eu não faço isso nunca na minha vida, no final das conta acabar pagando 03 apartamentos. Comprei carro parcelado financiado pelo banco, fiz duas vezes pra nunca mais, aprendemos com os erros. Parabéns pelas dicas, não perco um vídeo seu, você explicar de forma clara com muita sinceridade, muito obrigado.
É isso aí, se ele falasse corta pra mim, eu teria certeza que era o Marcelo Rezende. Mas semelhanças a parte, mais uma ótima aula, sem custos e de muita qualidade.
Financiei meu imóvel 30 anos a quatro anos atrás mas vou quitar em 6 anos pois daqui a 2 anos vou me desfazer de um automóvel e do meu FGTS pra quitar pois o juros são muito altos por exemplo paguei 60 mil eles descontam 12 mil do financiamento um absurdo. Bem isso que você comentou Charles. Fato!
Minha Sagrados Carteira de Fundos Imobiliário em Charles isso é uma mina de Dinheiro Brother ensina o pessoal a ganhar dinheiro Dormindo ai Charles eu sei que vc manja muito disso brother
Àquelas pessoas ,que optam pelo aluguel ,por ser financeiramente viável, eu só tenho uma coisa a dizer: "Você quer que as pessoas parem de falar que você mora de aluguel? Então, fique rico!". Você acha que alguém fala do aluguel do Bruno Perini? O qual paga R$3.000,00 de aluguel por mês e está morando muito bem obrigado em um condomínio em SP.
Gosto muito do Charles, mais é difícil encontrar um video que demonstra o financiamento com amortizações, porém também não vale a pena. Comprei um apto financiado por 15 anos ,paguei em 10 anos, lógico que qdo vendi tomei prejuízo, quase 70k de prejuízo. Total 300k vendi por 229k, isso incluindo a diferença do aluguel que consegue por um período
Como sempre o canal trás otimomconteudo. Já vi outros vídeos de simulação e a maioria tem por base imóveis de 1 milhão de reais. Porém para imóveis de menor valor 300 a 400 mil a diferença entre o aluguel e a prestação (que pode ser decrescente) não é tão grande. Poderia fazer uma simulação com valores menores? Obrigado
Muito bom ! A matemática não deixa dúvidas sobre a vantagem do aluguel. Realmente a pressão da sociedade é bem clara: Se você não possui o seu imóvel praticamente é considerado um fracassado. Obrigado pelo conteúdo.
poblema é quem ganha 1.000,00 por exemplo,paga 500,00 de aluguel e 500,00 de água,luz,alimentação,então é melhor pagar 500,00 de prestação pelo menos um dia a casa será sua ,pra quem ganha 5.000 , 10.000 reais é outra história
Charles, eu fico tentada a comprar pq “ as parcelas dao no me orçamento” , ai venho e reveno seu video. Sao ja 3 vezes q vi o “imovel dos sonhos” no estande decorado e respirei fundo e nao entrei nessa furada. Esse video eu preciso ver e rever de tempos em rempos
Charles, tranquilo meu irmão? Sou um médico recem formado e estou em fase de acúmulo de capital, já estou investindo aos poucos, mas essa questão de imóveis na planta e outras comparações me interessa muito, se puder continuar a série, seria excelente, um grande abraço, sou fã da sua visão para investimentos!
Sempre achei q não valia a pena comprar imóvel, mas por pressão social, inclusive da minha mulher, acabamos decidindo comprar. Dei sorte de comprar direto do proprietário e consegui um preço razoável numa em uma fase que os juros estão historicamente baixos. Hoje no terceiro ano (de 30) do financiamento pago a parcela mais baixa que o valor do aluguel no mesmo prédio (vivo pesquisando no zap e no 5o andar). Atualmente não tenho a menor intenção de amortizar. Deixei o apê lindo e continuo melhorando. Estou localizado num bairro Top de São Paulo, próximo a um parque, museus (tipo 5 minutos a pé), 2 estações de metrô (15 minutos a pé), um monte de bares e restaurantes. Muito perto do meu serviço. Sim, eu sei, tem o fator sorte. Agora essa conta de um imóvel de 1mi com aluguel de 3k, só se for em um mundo de sonhos. Pelo menos em São Paulo garanto que é impossível encontrar isso. Mas enfim, apesar da sorte que tive, mesmo achando que o aluguel está mais para 0,5 a 0,7% do que para 0,3% do valor do imóvel como foi usado no exemplo e o “pequeno” detalhe de não levar em consideração a valorização do imóvel. Acredito q esse seja um assunto muito mais complexo do que uma simples conta matemática, tem muitos outros fatores financeiros e emocionais q devem ser analisados na decisão de compra.
A conta foi feita com 1 milhão, pq é mais realista alguém que compraria um imóvel de 1 milhão morar em um imóvel com valor de aluguel de 3 mil ( médio/bom padrão) do que uma pessoa que compraria um imóvel de 500 mil, morar em um imóvel de 1500 ( 2 qtos e mal localizado). SIMPLES. Deixar de comprar imóvel para investir não é para todos, apenas para uma pequena parcela.
Vc poderia falar sobre comprar um imóvel em Portugal, já que aqui os juros é muito baixo. Um imóvel de 70.000 euros para pagar em 15 anos com prestações por volta de 400 euros por mês. Paga se 72.000 euros no final com juros de 2000 euros (valores aproximados). Mostrar esse outro cenário seria interessante também. 💋
@@economistasincero bom dia ,tarde ou noite ! Amigo tenho um terreno que comprei em 2015 p 53 mil financiei e ficou p 65 mil hj ele vale entre 90 a 110 mil ! O que eu quero fazer juntei uma grana é quero fazer uma casa própria para gastar máximo 85 nessa média! Depois de terminado esse imóvel vai acanlcar mais de 230 mil 230 a 260 , um aluguel numa casa de porte lá seria uns 700 a 800 reais , mas estou tbm na hipótese de fazer dois galpões com casa na 1 andar ! Dois galpões gastaria acredito q uns 50 a 60 mil ! Que se aluga p 700 a 800 , qual seria melhor uma casa só p morar gastar 85 ou 120 mil ficar morando numa casa pequena e tentar isso investir 60 mais metade do terreno q seria hj 50 totalizando 110 mil para render 700 mês ?
Excelente conteúdo! Agora, se eu decido realmente juntar o que 'sobraria' da diferença do financiamento para comprar em 10 anos, valeria a pena diversificar? Um Tesouro IPCA+ 2035 resolveria?
Para imóveis com valores menores, de 150 a 400 mil, a diferença entre o aluguel e a prestação, que pode ser decrescente, não é tão grande. Poderia fazer uma simulação com valores menores? Aqui onde moro, as casas são em torno de 160 mil, com entrada de 32 mil, as parcelas ficam 960 (30 anos). O aluguel é de 700 a 1000 reais. O que compensaria? Obrigada.
Bom dia!! Você já fez o vídeo sobre a compra de imóveis na planta para investimento? Se não, vai sai quando? Este tipo de material é muito importante para analisar futuros investimentos. Obrigado pelos vídeos e parabéns pelo canal!
Recomendo o conteúdo do site Clube dos Poupadores do Leandro Davila ele tem uns ebooks sobre imóveis ótimos também. Charles o grupo no insta tá meio conturbado acompanhar...
Professor, sua colocação é ótima. O único ponto que me deixou com dúvida é o fato de que aquele imóvel de 1MM, depois de 10 anos, estará quase 2MM com a valorização. E aqueles 5 mil nao conseguirão comprar. Obrigado.
tenho imóveis que nos últimos 10 anos desvalorizaram, imóvel nem sempre valoriza além de ser difícil vender, povo não tem $ e outra coisa, concreto armado tem vida útil de 40 a 50 anos, ou seja, prédio com mais de 30 anos já tá rumo ao desmoronamento
Fala ai Charles gente Boa mora de Aluguel é bem melhor do que compra porra de casa brother , Alugar casa concerteza tem mais vantagem e saí mais barato também .
O problema de quem tem dinheiro é que acha que nunca vai acabar. Se põe em uma situação em que vc tinha uma vida financeira estável e que vc perde o bom emprego que vc tem hoje e não possui uma casa própria vc vai morar onde na rua? Falar em imóveis de 1.000.000,00 e pra quem tem muito dinheiro ou ganha muito bem. A imensa maioria das pessoas levantaria as mão pro ar para poder ter uma casa de 100.000,00 reais. O problema é vc ter 100.000,00 juntado com muita luta e investir em um negócio que vc não sabe se vai dar certo, onde sua família irá morar se amanhã você perder o seu emprego ou se sua empresa falir. Como você irá alugar um imóvel sem fiador e sem crédito na praça. Quando temos dinheiro e está tudo correndo bem, a escolha de alugar um imóvel e investir o dinheiro é muito boa. O problema é que o futuro só a Deus pertence e que se acontecer algo prefiro ter uma casa própria do quer não ter onde morar. Em resumo acredito que se você estiver ganhando um bom dinheiro compraria uma casa nem que for de 100.000,00 e alugue ela é vá morar em uma casa melhor de aluguel do que torcer para nada de ruim aconteça e você não tenha nem onde colocar sua família.
Você esqueceu de considerar que o imóvel em 30 anos tenderá a valorizar-se. Ou seja, uma apartamento de 1 milhão em 30 anos valorizará e provavelmente com o dinheiro que você juntou, pelas suas contas, seria impossível comprá-lo. Fora que hoje, devido à recessão fica fácil encontrar um apartamento nesse valor por 4.000,00 mas não em fazes de alta do imóvel. Você não acha?
Nem sempre se valoriza!!! Veja o caso do Rio de Janeiro!!! Há determinadas áreas da cidade que se desvalorizaram muito, devido ao crescimento da violência e à chegada de comunidades. Embora haja uma correção que acompanha a inflação, há também custos com impostos, manutenção e modernização do imóvel, dentre outros. Há ainda um outro detalhe: não adianta o imóvel ser avaliado em 1 milhão, se na localidade só pagam entre 70 e 80% desse valor. Ainda há questões relacionadas à liquidez ou a falta dela. E por fim, para não me alongar mais, pobres daqueles que adquiriram imóveis no pré-estouro da bolha, terão de esperar um novo ciclo completo, para se desfazerem. É uma faca de dois gumes. Sugiro estudo, preparo e um acompanhamento constante.😉😉😉
Flávio Silva de Araújo E verdade que no Rio houve desvalorização mas no entanto isso é temporário. Qualquer um que esteja observando o cenário Brasileiro e consciente de que o ramo imobiliário seja cíclico, sabe que estamos em um momento de retomada, ainda que modesto. É claro que existem as exceções, mas no geral o cenário é promissor. As baixas taxas imobiliária associado a baixa inflação torna o ambiente propício a bons negócios. A expectativa é que com o novo governo, as finanças do país melhorem, mas só o tempo dirá. O fato que afirmar que morar de aluguel seja melhor comprar o imóvel ou vice-versa, no meu ponto de vista, depende muito do momento do ciclo em que estamos. Penso que não há um só investimento que seja 100% bom. Tudo depende do momento. 😉😗
@@flaviosilvadearaujo8096 cara em São Paulo não houve queda significativa nos preços, o máximo que observei foi uma certa estagnação em 17,18, 19. E hoje já enxergo uma retomada, com muitos empreendimentos residenciais, especificamente nas redondezas onde moro (bairro de classe média, média alta)
Meus sogros me perguntam direto. Desde quanto eu casei já mudei para 3 cidades, tivesse entrado em um financiamento e comprado um imóvel eu não iria utilizar, ficaria lá alugado para alguém usar. Eu sempre fui um gastão, agora que estou poupando e investindo todos os meses.
Eu e minha esposa (34a ambos) ja temos um apto proprio e compramos um pra minha sogra. Vamos quitar a entrada 6 meses adiantado e pretendemos quitar o financiamento em 6 anos. SÓ QUE NADA PODE DAR ERRADO NO MEIO TEMPO! Aja disciplina
Perfeito Mas se não comprar aí vc estaria entrando no risco da incerteza sobre a valorização do imóvel. Por quanto vc compraria esse mesmo imóvel em 10 anos? Não dá para afirmar que ganharia 20 anos por causa disso.
Muito bom o conteúdo 👏😍 minha duvida foi qual a rentabilidade que você usou para calcular o exemplo que ganhou mais 20 de liberdade em vez de ter financiado ? Abraço 👍
A verdade é que um grande montante aplicado em alguns fiis, vão te render muito mais dividendo do que vc usar todo o dinheiro juntado e comprar um único bem. A renda dos dividendos todo mês irá pagar o seu aluguel e ainda sobrará.
Se eu ganhasse esses R$8.000 reias por mês, eu compraria uma casa/apartamento de uns R$280.000 com parcelas de até R$ 2.000. Usaria mais uns R$2.000 para amortização todo mês, para pagar o imóvel mais rápido! Me sobraria ainda R$4.000. Desses R$ 4.000 precisaria mais ou menos de uns R$ 2.000 para despesas fixas (mercado, conta de luz, internet, conta de água, plano celular, netflix, combustível). Os outros R$ 2.000 que sobraram seria uma reserva de emergência. Para comprar um imóvel desses de 1M teria que ganhar no mínimo uns R$25.000 ou para alugar um imóvel de R$ 3.000 teria que ganhar uns R$ 10.000, isso quer dizer o que, usar mais ou menos 30% da sua renda para alugar ou comprar, não ultrapassar isso.
Otimo video professor.! só nao entendi a parcela de quase 8mil reais. adicionou juros no 900mil que financiou ? porque as contas não fecham com 30 anos = 360 meses / 900.000mil = 2.500 reais, bem abaixo do 7mil e pouco que colocou como parcela. Abraça!
acho que nao vai ver meu comentario mais preciso de uma ajuda. tenho um imovel que quero alugar e pagar o financiamento de outro imovel assim podendo ter dois imoveis e sem comprometer me redimento mensal (comprar um imovel basico no valor de 180.00 um bom imovel na minha cidade)
10:35 só que tem um detalhe, daqui a 10 anos, aquele apartamento que vc gostou, naquele lugar maravilhoso, já vai valer muito mais e o do valor que vc juntou, vai ser mais longe, mais mal localizado e mais "capado", kkkkkk
Charles , seria correto adicionar aos R$ 2,7 milhões o custo de oportunidade, isto é, a rentabilidade dos R$ 4,9 mil que poderiam ser aplicados todo mês?
Eu vejo várias pessoas relativamente simples comprando ou construindo casas grandes, bem decoradas e algumas até bem localizadas, vejo as orientações para não comprar imóvel e investir o dinheiro e me parece muito contraditório. Ou o brasileiro é muito eficiente ou dão muito sorte.
Endividados até a alma, tem alto padrão sólido feito gelatina. O que mais tem é cara com carro de +100 mil que não tem 10k na conta. Aí dá um problema qualquer de saúde, perde emprego e em 12 meses desaba tudo, perde e ainda fica com dívida.
O grande problema no Brasil, é a estabilidade do emprego, pois muitos preferem comprar o imóvel, por segurança, por ter onde morar, mesmo que fique desempregado.
Mas é isso q não entendo, pq a pessoa não investe? Alguém com pelo menos 6 meses da renda mensal jamais iria ficar preocupado com isso. Ao invés de fazer isso a maioria gasta bem mais do q ganha.
10:22s. O cara só esqueceu de dizer que o apartamento que custava 1 milhão, depois dos 10 anos deverá estar valendo uns 3 milhões... Não sei se esse sujeito sabe, mas os apartamentos no Brasil aumentam brutalmente de preço a cada 6 meses ou 1 ano, seja por inflação, seja por valorização imobiliária.