Eu sou encantada com a forma simples, didática e rápida das tuas explicações. Tenho aprendido muito. Parabéns e por favor continue compartilhando conosco.
Esse produto é tão maravilhoso, que em alguns casos até espuma de latinha resolve se souber aplicar, eu já vedei infrações em parede com a espuma de latinha usando uma técnica que eu mesmo desenvolvi. Abraços!
Já tive muitos problemas com estancamento de poço de elevador e paredes diafragma, antes do poliuretano usavamos muito o Pó2 e depois instalavamos tubos ou mangueiras condutoras para aliviar a pressão, era PUNK!
Prezado colega, seus vídeos são muito esclarecedores. Parabéns! Seria bom que o tempinho da vinheta fosse também tão bem aproveitado. Segundos preciosos! Sou a engenheira civil rodoviária que, só depois dos 60 anos comecei realmente a amar a profissão. Estou encantada por esta fase de estudo agradável e descompromissado da web!
Muito legal Silvio. Melhor que muito material de fabricantes desses produtos. Vou acompanha-lo bem de perto e continuar aprendendo cada vez mais. Aqui em Manaus são poucos os espaços para divulgação desses procedimentos. Abraços
Perfeito, eng. Silvio Andrade, já utilizei esta técnica em condomínio e cogito fazê-lo novamente. Entretanto, gostaria que o sr. explicasse como fica a questão das ferragens oxidadas dentro dessas estruturas.
Luiz A corrosão só existe, se existir quatro fatores, um anodo para corroer, um catodo para alimentar a corrosão, ligação metálica entre os dois e eletrólito. A impermeabilização com poliuretano hidroexpansivo, se bem executado, colmata os vazios do concreto. Caso elimine a umidade, não tem corrosão. Agora vale salientar que a função é impermeabilizar. A corrosão deve ser estudada caso a caso. Ok? Abraço
Olá, uso de poliuretono nos EUA é proibido pelo DOT em obras do governo, pois não é um material elástico, possui alta viscosidade e densidade o que dificulta sua penetração em microfissuras impossibilitando que chegue até a origem do vazamento. Por ser um produto monocomponente, ele vai solidificando de forma que sua injeção não seja de forma homogênea e padronizada. Em muitos os casos, devido sua alta viscosidade e densidade ele cria um bulbo de pressão e expande as trincas quando injetado sob alta pressão, podendo comprometer a estrutura a médio prazo. Enfim, o poliuretano tem muitas aplicações interessantes e eficientes na engenharia, mas para impermeabilizar e selar as trincas por injeção, são proibidos por conselhos de fiscalização em países desenvolvidos.
Boa noite, Silvio, parabéns pelo excelente trabalho, grande abraço seu canal e muito bom, meu canal e pequeno e simples mais msm assim vou indicar o seu canal pra juntos aprender cada dia mais. que Deus o abençoe sempre.
Sabia tarde Silvio, existe algum sistema de injeção de espuma em baldrames onde seria necessário realizar instalação de brocas para "voltar" o alicerce no lugar?
Miguel, Muito obrigado. O poliuretano hidro-expansivo é muito utilizado atualmente, não só em grandes estruturas como também na construção imobiliária. Abraço
Boa noite Silvio, Trincas ou rachaduras te m realmente um controle definitivo ou qual o período que se deve refazer o tratamento da mesma? De quanto tempo podemos dar garantia de nosso serviço, desde que bem feito seguindo exatamente os procedimentos recomendados? Pois existem fatores influenciadores das trincas que não cessam, e também o tempo de garantia do produto (que não vem escrito na embalagem). Grata pela atenção e pelos excelentes vídeos. arquiteta Lilian de Oliveira Andrade
Lilian, Não tem condições de determinar como fazer um controle definitivo ou o período em que o tratamento deve ser realizado, de fissuras de uma forma geral. Como também, não tem condições de informar quanto tempo de garantia pode ser dado. Cada caso deve ser estudado para determinar a causa. Determinando a causa e conseguindo eliminá-la, o problema está resolvido e é só tratar o efeito, caso contrário, deve ser feito um tratamento que possa conviver com a causa de forma a eliminar os efeitos indesejáveis. Abraço
En caso tenga un reservorio de agua contra incendio y tenga filtracion de agua con desprendimiento de concreto y acero bastante corroído, primero tendría que reparar el acero, sellar las fisuras y luego aplicar un mortero de reparación? Saludos desde Perú
Boa noite Eng. Silvio, Gostaria de saber se eu posso fazer essa aplicação quando a parede estiver seca? Pergunto isso porque onde há infiltração (na quina de encontro da laje do subsolo com a parede) começa infiltrar quando chove demais, nos períodos de "seca" fica apenas uma marca de umidade no encontro, ou seja, quando não chove seria bom eu fazer uma saturação do solo na região (parte externa do prédio, mais especificamente na calçada com paisagismos) e após isso fazer a injeção de poliuretano hidroexpansivo? O prédio fica localizado na cidade de São Paulo e desde já muito obrigado pelas nobres e construtivas explicações técnicas.
Everton, O gatilho para que ocorra a expansão do poliuretano hidroexpansivo é a água. Quando vamos fazer um serviço que não tenha água, tem que ser injetado água pelos bicos, para que a trinca tenha umidade, e depois injetar o poliuretano. Só não injete água com o mesmo equipamento que vai injetar a resina, pois o PU pode reagir na mangueira devido a presença de umidade. O ideal é utilizar uma máquina tipo wap de baixa pressão, adaptando um bico de saída igual ao da injeção. Abraço
Bom dia da prá fazer peças grandes com esse concreto leve tipo 1m x 1m x 13cm com em caixes para construir um casebre ou espuma espanciva flexível, uma coisa rápida sabe. Faria um molde grande para fazer as peças. Será que dá. UM ABRAÇÃO.
Muito bom o vídeo. Estou pesquisando bastante sobre este tipo de procedimento e me surgiu uma dúvida. Qual a destinação da água que foi estanque? Porque pelo que eu entendi, ocorre um expulsão da água que está minando e um confinamento dela atrás do produto injetado, mas não elimina o foco de vazamento.
Lorena, O foco do vazamento que é a fissura que conduz a água é eliminado. O concreto fica estanque. A água volta para o lençol freático, caso seja impermeabilização de parede ou piso de laje de subpressão, ou para o reservatório, caso seja impermeabilização de parede de reservatório, pelo lado negativo...... Abraço
Na minha casa o chão cedeu os canteiros e todos os cantos ,acredito que seja devido a infiltração por capilaridade e o peso da casa de cima . Esse tipo de impermeabilização resolveria esse problema ? tanto da infiltração pelo solo como o nivelamento do chão?
Endrew, Não consigo visualizar a sua situação. O poliuretano hidroexpansivo faz a impermeabilização, mas não funciona como estruturante de solo. O importante é descobrir a verdadeira causa do recalque, eliminá-la e tratar o efeito. Abraço
Supondo q temos um laje onde a parte positiva é aberta e a negativa e o teto de uma garagem. A parte positiva está com problemas na impermeabilização e tem poucos pontos de escoamento. A impermeabilização com poliuretano seria uma solução a longo prazo ou o problema estaria somente sendo adiado, já que a água teria q achar algum outro lugar pra sair? Ps: Adoro seus vídeos! São muito úteis.
Natalha Normalmente a impermeabilização com injeção de resinas, para impermeabilização negativa, é eficiente e definitiva, quando se sabe que resina utilizar e qual a metodologia adequada de execução. Por gentileza, envie um e-mail para silvioandrade@sasolucoes.com.br, dizendo qual sua cidade, que vou ver se conheço alguem que possa ajudá-la. Ok? Aproveito a oportunidade para dizer que todas quartas-feiras, às 20 horas de Brasília, estamos realizando uma live, aqui no canal, onde debatemos a engenharia civil. Aparece lá para abrilhantar o debate. Abraço
Meus parabéns Silvio Andrade, ótimo vídeo bem explicativo e intuitivo. Já dei um like e também me escrevi no seu canal, vi que tem outros videos, tenho certeza que irei parender muito com você. Obrigado! Estou querendo começar a trabalhar com esses reparos, tenho uma máquina Air less, de marca Turbo 2,1HP - 3lts de vasão x min, utilizo apenas para pinturas. Você acha que consigo trabalhar com esse material, o material é mito viscoso? O que você me aconselharia?
Sandro, o material não é muito viscoso, normalmente tem viscosidade em torno de 200 a 250 cps. A dica que te dou é entrar em contato com uma indústria fornecedora deste topo de material, que ela vai ter o maior interesse em treina-lo. Abraço
Sérgio, O pino é auto-atarraxante com uma borracha expansiva. Ao final, como o poliuretano curado, é só desatarraxar e retirar do concreto. Existem muios aplicadores que fazem a limpeza e reaproveitam o bico. Abraço
Eu moro numa casa onde o terreno do lado é um pouco + alto, e sempre que a caixa de esgoto deles entope, começa a minar água na minha garagem pelas tomadas e onde o bloco é mais fraco, como nos pontos de água do banheiro! Já revesti a parede com vários produtos, inclusive porcelanato, melhora por um tempo e depois volta a sair água, e quando chove é pior pois o quintal deles recebe muita água de chuva que entra junto do esgoto! Já usei várias latinhas de espuma de poliuretano de spray para vedar alguns pontos, funciona se injetado corretamente, mas quando a água acha outro ponto volta a minar. Será que se injetar esse outro poliuretano seria melhor? Abraços!
Nascimento, O melhor seria se você conseguisse fazer a impermeabilização pelo lado externo, pois faria uma barreira onde a água está entrando. Agora internamente e sem conhecimento da real condição, fica muito difícil opinar. A sugestão que te dou é procurar o departamento técnico de uma Sika e/ou Otto Baumgart e solicitar a presença de um técnico em sua residência para que eles possam olhar o problema e indicar a solução. Aí é só comparar as soluções e os preços. Abraço
Sílvio, uma pergunta. Normalmente em trincas as quais estejam vazando água, cria-se em seu interior um lodo ou borra orgânica ou não. Sabe-se que uma limpeza normalmente não atinge boa profundidade. Mesmo assim o resultado da aplicação seria bom? Obrigado
Miguel, Devido a ultra-baixa viscosidade do poliuretano hidro-expansivo, em torno de 250 cps, o fato dele ter uma excelente aderência e facilidade de penetração nos poros e capilares de pequenas dimensões do concreto, esta sujeira não afetará em nada sua performance. Abraço
Tenho um sistema de captação de água feito por canaletas de concreto que direciona a água para os tanques, estas canaletas já tem 14 anos e estão com vazamentos, preciso dar manutenção nestas canaletas, mas não posso parar o fluxo de água, eu consigo vedar os vazamentos com a Injeção de poliuretano hidroexpansivo?
Magno Consegue sim. Me envie um e-mail para silvioandrade@sasolucoes.com.br, que posso te indicar uma empresa especialista em impermeabilização por injeções. abraço
Boa tarde Silvio tudo bem? Você poderia me dar alguma dica de tintas para estruturas metálicas, que suportem locais com altas temperaturas e a produtos químicos.Obrigado.
Alessandro, A minha especialidade é concreto, mas tenho algum conhecimento em revestimentos para estruturas metálicas. Agora, para sugerir algo, é necessário saber que temperatura, que produtos químicos, se o contato com produto químico é permanente ou esporádico, qual o pH e qual a concentração do produto ou produtos químicos. Ok? Abraço
Boa tarde Silvio, e o custo deste reparo é alto? seria por metro²? sabendo a eficiência dele é de fácil aceite? ou somente em grande condomínios que possui grande reserva de recursos seria mais fàcil?.
Marcos, Normalmente é cobrado por preço global, quando o serviço é pequeno ou por litro do material injetado, quando o serviço é grande. Se você está passando por um problema em que a injeção de poiluretano pode solucionar o problema, por gentileza, envie um e-amil para contato@sasolucoes.com.br, dizendo sua cidade, que vejo a possibilidade de indicar algum aplicador para lhe dar uma proposta. Abraço
Felipe, Manda um e-mail para silvioandrade@sasolucoes.com.br, com esta solicitação, que te encaminho para um amigo que, com certeza terá material para te fornecer. Ok? Aproveito a oportunidade para dizer que todas quartas-feiras, às 20 horas de Brasília, estamos realizando uma live, aqui no canal, onde debatemos a engenharia civil. Aparece lá para abrilhantar o debate. Abraço
Prezada Deolinda, Para impermeabilizar uma laje existem diversas possibilidades. O importante é adequar o sistema para o problema da sua laje. A sugestão que lhe dou é entrar em contato com o departamento técnico de empresas fornecedoras de material para impermeabilização, pois eles, com certeza, lhe indicarão a melhor maneira. Abraço
Gabriel, A injeção de poliuretano hidroexpansivo já faz parte de minha vida de engenheiro desde a década de 90 do século passado e já fiz vários cursos de especialização nesta área e executei diversas obras. Não sei se tem norma sobre o assunto. Abraço
José Alexandre, Pelo que entendi você está perguntando se pode ser utilizado poliuretano hidroexpansivio para impermeabilizar junta de concretagem. Caso for isso, a resposta é sim para concreto que suporte a subpressão. Ok? Abraço
Tenho uma laje,de 250 metros quadrados inclinada,eu uso a mesma para capitar água da chuva,dei um piso depois de pronta,mas depois do piso pronto,apareceram trincas e infiltrações,fui orientado a colocar uma manta liquida,por nome vulcan,durante um tempo funcionou,mas na verdade,foi um bom dinheiro 💲 jogado fora!Neste caso,oque você orientaria?é uma laje com pouquíssimo trafico de pessoas.
Marcelo, Fica muito difícil dar uma orientação, sem conhecimento de causa. Como não tem tráfego algum, procure um impermeabilizante que não precise de proteção mecânica, que tenha alta aderência e que seja flexível. Devido as fissuras, seria importante nestes pontos colocar um não tecido para que a fissura não danifique o filme da impermeabilização. Sugiro você ligue para o departamento técnico de fornecedores de produtos de impermeabilização de sua cidade, pois normalmente existe uma equipe técnica para auxiliar nestes casos. Abraço
POLIURETANO HIDROEXPANSIVO não é especificado para reparar a camada de impermeabilização. Em pouco tempo a infiltração irá voltar com certeza. Nunca vi injeção com poliuretano acabar com infiltração.
Frederico, Com mão de obra qualificada e experiente a aplicação do poliuretano hidroexpansivo "expulsa" a água do interior das trincas, fazendo com que a estrutura fique estanque. Já executei e acompanhei diversas obras de piscina, lajes, galerias, túneis, reservatórios, etc., onde o vazamento não voltou. Abraço
@@SilvioAndradevideos Parabéns pelo ótimo vídeo explicativo o Sr não tinha obrigação de repassar nenhuma informação pra ninguém e mesmo assim gastou seu tempo fazendo esse conteúdo,parabéns tbm pela educação com o ser aí acima.