Тёмный

Is it possible to live without Adobe? - What do the experts say? (English Subtitles) 

Diolinux
Подписаться 709 тыс.
Просмотров 86 тыс.
50% 1

Is it possible to be a professional designer without using Adobe suites? Today professionals in the field @Thalita Lefer and @Davies Media Design share their experiences in relation to the market and software. Can GIMP replace Photoshop? Can Inkscape replace Adobe Illustrator?
👉 Search for courses on Classpert:
bit.ly/2UQ5xMl
👑 Be a member!:
diolinux.com.b...
⭐ About Us: diolinux.com.b...
🎤 PodCast: diolinux.com.b...
🎮 Games: diolinux.com.b...
🛒 Store (Lolja): diostore.com.br
📬 Business Contact: blogdiolinux@gmail.com
📎 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:
- Davies Media Design: bit.ly/3kPWCoY
- Amarelo Criativo: bit.ly/2TXDPxE
- PhotoGIMP: diolinux.com.b...
#Adobe #Photoshop #Design

Опубликовано:

 

6 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 454   
@Diolinux
@Diolinux 3 года назад
Pessoal, vi que vários pediram sobre a camiseta, então vou fixar aqui. Ela faz parte da nossa nova coleção da DioStore em parceria com a Lolja, você pode saber mais acessando diostore.com.br
@m_sullivan87
@m_sullivan87 3 года назад
Falaaa Dio! Tô aguardo teu review do Ubuntu Web Remix, só tô achando nas gringas tô sentindo falta de um da BR.
@roneyalessandro8558
@roneyalessandro8558 3 года назад
Dio, faz um video desse mesmo formato comparando o unity com o godot
@DaviesMediaDesign
@DaviesMediaDesign 3 года назад
Thanks for including me in this important discussion, Dio, and it was great hearing Thalita's take as well! I'll have to get to work on my Portuguese for next time 😋
@matheuspegorari1094
@matheuspegorari1094 3 года назад
Use google translate
@thiagosardenberg-oviajante
@thiagosardenberg-oviajante 2 года назад
@Davies Media: I've found the channel a few months ago and coultn't see many videos from him but what I have seen I liked.
@giovanefortuna2530
@giovanefortuna2530 2 года назад
thank you :)
@D.HenriqueDeLima
@D.HenriqueDeLima 2 года назад
Tendi nd
@flaviasouza6303
@flaviasouza6303 3 года назад
Gostaria de parabenizar o autor do vídeo e emitir uma singela opinião, como empresária do setor e alguém que acreditar conhecer muito bem os dois mundos. Tenho uma empresa com 64 profissionais de diferentes áreas do design. Sou entusiasta, apoiadora e consumidora de tecnologia open source, mas antes de tudo, sou realista. Os principais concorrentes das tecnologia open source, como Gimps, Inkscape, blender, etc. custam abaixo de R$ 5.000,00 uma assinatura. Para a pessoa física, o artista individual pode ser caro. Para uma empresa, não significa absolutamente nada. Preço definitivamente não entra na comparação, os projetos são em outras escalas. O que pesa na minha escolha é: 1) Os grandes institutos de formação de artistas e os profissionais de mercado são treinados em tecnologias pagas. 2) As ferramentas pagas são insuperáveis, pelo menos hoje, em escalabilidade, estabilidade e suporte. Isso é muito importante para uma empresa. 3) Compatibilidade de hardware: é indiscutível e incomparável o nível de compatibilidade de soluções pagas. Se você vai fazer trabalhos pontuais com imagens, use o GIMPS. Se vai fazer coisas simples com vetores, use o Inkscape. Se vai usar 3D com cenas pequenas, sem integrações complexas, use o Blender 3D. Se você for trabalhar para indústria e escalas que a maioria das pessoas não trabalham você AINDA precisa de software pagos. P.S.: Usamos GIMPs, Blender 3D e uma tonelada de projetos opensource aqui também e um dia, quando os 3 pontos que coloquei acima não pesar tanto na escolha, certamente faremos a migração.
@atxp00
@atxp00 3 года назад
Sou da mesma opinião. Concordo plenamente que é possível ser um bom profissional com essas ferramentas, mas se você trabalha profissionalmente com outros profissionais é preciso um padrão. Se eu recebo uma demanda para um mockup e envio em ele em GIMPS eu perco o cliente. Eu acho que utilizo e renderizo muito melhor no blender do que no maya, mas se eu mando um .blend para uma construtora ela me informa que mandei o arquivo errado. É ótimo ter possibilidades, poder utilizar ferramentas open source com tanta qualidade, mas sejamos razoáveis.
@eliassparda
@eliassparda 3 года назад
"um bom artesão nunca culpa suas ferramentas"... Faz um tempo que ouvi essa frase e tô tentando levar ela vida, muito obrigado Dio, acredito que esse é disparado um dos melhores vídeos, todos são incríveis, mas esse aqui esclarece MUITA coisa.
@renan_bodom
@renan_bodom 3 года назад
Também utilizei PhotoShop por muito tempo, e quando comecei a usar apenas Linux, decidi que iria fazer tudo com o GIMP, mesmo que encontrasse alguma dificuldade. E não é que a dificuldade realmente apareceu, aquele truque que eu sabia no PhotoShop não se aplicava ao GIMP, veio aquele pensamento "Se eu estive no PhotoShop, já estaria pronto!". Mas resisti a tentação, e busquei tutorial para aprender o que eu precisava! No final, entendi que o GIMP e PhotoShop é como o Linux e Windows, em ambos podemos fazer a mesma coisa, mas o processo é diferente! Ter determinação para sair da zona de conforto que proporciona as mudanças de habito, e assim como Linux, no GIMP senti bem mais envolvido com as tarefas. Não posso negar que as soluções do Adobe são excelente, mas o mundo open source é muito gratificante pra mim, acompanhar cada update é maravilhoso, gosto muito de mudanças, sair da zona de conforto é meu passa tempo kkkkk... (Não é atoa que uso Arch Linux, curto cada update!)
@canaljb8748
@canaljb8748 3 года назад
Mesma coisa aconteceu comigo, e as mesmas coisas que você pensou eu também pensei, hoje estou no linux por que cansei de piratear as coisas.
@ToquemeuTOC
@ToquemeuTOC 2 года назад
@@canaljb8748 Esse também foi um motivo pelo qual eu não tive grandes problemas em me adaptar ao Linux. Desde que me converti ao cristianismo, tenho muita dificuldade em usar coisas piratas. Já tem 5 anos que usava os mesmos programas, no Windows, que uso atualmente no Linux.
@canaljb8748
@canaljb8748 2 года назад
@@ToquemeuTOC Parabéns, continue firme.
@alandunaway3000
@alandunaway3000 2 года назад
Percebi isso também saindo do PsCS6 pirata pro Gimp. Mas eu quero mesmo aprender mais sobre ele.
@diadetediotedio6918
@diadetediotedio6918 2 года назад
@@ToquemeuTOC o cristianismo não é anti-pirataria se serve de conforto
@tmzxp4903
@tmzxp4903 3 года назад
Trabalho como técnico de computadores faz bastante tempo e sou aspirante a programador, faço um curso superior de tecnologia em ADS, e também um curso técnico em desenvolvimento de sistemas, ambos por escolas publicas e bem conhecidas principalmente pelos paulistas. Digo por experiência própria que somos condicionados a aprender apenas com softwares premium no que diz respeito a trabalhos artísticos como design de UX e tratamento de imagens para web. Não é problema já que querem nos preparar para o mercado, o problema é que nem sequer citam os softwares livres, o que faz todo sentido se pensarmos que nessas escolas públicas, pressupõe-se que os alunos tendem a ser menos favorecidos financeiramente, logo seria muito bom apresentar para estes, ferramentas tão boas quanto e grátis. Em um exercício, logo no começo do curso de Desenvolvimento de Sistemas, foi pedido para tratar uma imagem para a web usando o Photoshop, eu já tinha o GIMP e executei a tarefa usando ele, houve muita discussão por conta da maioria dos estudantes não terem assinatura do PS e depois de muitos, inclusive eu, sugerir o GIMP, eles citaram o GIMP e fizeram até um pequeno tutorial para executar a tarefa. Resumindo: Os cursos, mesmo os públicos, já te condicionam a usar ferramentas pagas daí o novo profissional que muitas vezes não tem grana para se dar ao luxo de aprender uma ferramenta open source, acaba cedendo. Não sei se essas instituições fazem isso porque os professores só sabem usar tais ferramentas ou se é por conta de parcerias do governo com empresas privadas. Ai vem outro pensamento: As empresas são muito espertas em facilitar o acesso em suas ferramentas pelos estudantes, já treinam e geram dependência das suas ferramentas para no futuro terem que pagá-las, como é o caso da Microsoft que nos fornece uma cópia do Windows 10 versão estudante, o pacote office 365 e serviços Azure, que são excelentes ferramentas mas que é inviável pagar por estes serviços quando se sai da faculdade a não ser que já venha de uma família mais abastada. Só gostaria que essas instituições de ensino levassem isso em conta na hora de desenvolver as aulas. Mais uma vez, conteúdo altamente útil. Vlw Dio
@anonymousgamer3486
@anonymousgamer3486 3 года назад
Esse vídeo me lembra que no início da pandemia eu fui ajudar na minha igreja com a parte de mídia, editando os cultos e fazendo as thumbs para o canal no RU-vid. Curiosamente eu sempre fui usuário de Gimp e quando cheguei no PC para trabalhar a primeira coisa que eu fiz foi instalar o Gimp mesmo tendo o Photoshop Original baixado no computador, e toda vez que alguém me via trabalhando me chamavam de doido por usar um software open source e não um software pago
@simyaocabral29
@simyaocabral29 3 года назад
Kkkkk
@Lerguy
@Lerguy 3 года назад
Belo e moral
@ToquemeuTOC
@ToquemeuTOC 2 года назад
Que preconceito ridículo que tiveram com vc.
@AndreAntonioDantas
@AndreAntonioDantas 3 года назад
Enfrentei esse problema num escritório de perícias há uns 5 anos. Lá todos trabalhavam com o Office da Microsoft e um software diferente (nem lembro qual) para a geração de PDF's. Só que com a implantação dos cartórios digitais, boa parte da infraestrutura destes cartórios era baseada em softwares livres, e neles há um filtro que só aprova um PDF se ele for "puro". E esse filtro era um dos problemas diários naquele escritório. A questão é que a rotina dos peritos é pegar laudos antigos e aproveitar a estrutura deles para escrever novos laudos. Isso não seria um problema se não fosse o acúmulo progressivo de marcas invisíveis de formatação no meio dos documentos de texto. Quando o arquivo do Word era exportado para PDF, aquelas marcas invisíveis eram exportadas junto pelo programa conversor, e o filtro do cartório digital sempre dava erro sem uma indicação clara do problema ou onde ele estava localizado. Aí as moças do escritório passavam o dia apanhando do Word, do conversor e do filtro do cartório, modificando textos, apagando num canto para reescrever em outro e assim por diante até o cartório aceitar o documento em PDF. Era muito retrabalho sendo que ninguém sabia o que fazia o documento ser aceito a cada vez. Para piorar, o perito, dono do escritório, sempre fazia a revisão dos textos e para isso usava um software no iPad que nem o Word era, e inseria as correções na forma de comentários, o que adicionava mais um monte de novas marcas invisíveis de formatação no texto original. Eu sabia que a ferramenta ideal para trabalhar com os cartórios digitais era o Libre Office e seu exportador nativo. Fiz alguns ajustes no meu editor para exportação, e todos os documentos originais do Word que eu aproveitava, primeiro jogava no bloco de notas para importar apenas texto puro (e eliminando as marcas invisiveis de formatação) que davam erro. Todos os meus documentos em PDF eram aceitos imediatamente pelo cartório digital. Nem sequer demorava. As moças do escritório brigavam para pegar os meus laudos para reprocessar, porque sabiam que eles não davam trabalho. Tentei mostrar como trabalhar do meu jeito, mas todos recusaram, porque saía do lugar comum do Office da Microsoft. O negócio era deixar quieto e ver as meninas se matando todos os dias com retrabalho e amaldiçoando os demais peritos do escritório... Além do Libre Office, hoje eu uso o GIMP, o InkScape e um software chamado XNConvert que faz conversões em lote de fotografias. O XNConvert é necessário pois existem trabalhos onde são geradas 500 fotos ou mais e hoje qualquer celular gera fotos de 10 megapixels ou mais, e usar fotos na resolução original deixa os documentos ODF e PDF muito pesados sem necessidade e nem passam pelo filtro do cartório. Então a melhor solução é fazer uma redução de resolução com filtros de alta qualidade e fazendo ajustes. Isso o XNConvert faz com uma geração de um script que pode ser aplicado foto a foto. Uma vantagem do XNConvert é que ele pode processar diferentes fotografias em diferentes cores e threads dos processadores, agilizando o processo. Melhor que isso só se ele pudesse usar funções das placas gráficas para isso. Fica a dica.
@DanielRios549
@DanielRios549 3 года назад
@@R0MUl0 Infelizmente essa é a mais pura verdade
@nunagoras
@nunagoras 3 года назад
Olhe: Eu vinha aqui dizer quase o mesmo por outras palavras. Muito obrigado pois pelo menos você falou direto de um caso prático e não só de teoria académica... O grande problema aqui chama-se mesmo uniformização de processos. Se você tem uma tecnologia que é aceite como aquela que uniformiza os processos em todo e qualquer caso, essa será a que todos escolherão, mesmo que isso os obrigue a vir fora da caixa. Claro que durante algum tempo isso traz dificuldade. Mas, você mesmo o diz que hoje em dia já não tem esse problema que teve vai para 5 anos!... Com os designers é igual. Se há uma tecnologia - a da Adobe - que todos reconhecem como sendo a que, de facto lhes fornece essa uniformidade de processos, aí ele será o que a maioria irá querer usar. Claro que como diz a Thalita se você não tem a qualidade criativa que se exige, nenhum programa fará de si um profissional de excelência... Mas, em certos caoss, se você não usar os programas que te garantam a uniformidade de processos com todo mundo, então você também não poderá ser produtivo!...
@gohancomfejao
@gohancomfejao 3 года назад
Sou designer e desenvolvedor e estou saindo do universo macOS e migrando pra um PC e não quero usar windows kkk seu canal tá sendo incrível pra mim! valeu demais
@phelipefox
@phelipefox 3 года назад
GIMP é bom! Mas depois que conheci o Krita 😍!!!
@GuilhermeCaspar
@GuilhermeCaspar 3 года назад
Putz, meu, merece 10 curtidas só por dispensar fanboy logo de cara. 🖖🐧
@valerio3695
@valerio3695 3 года назад
@SergioEuclides
@SergioEuclides 3 года назад
kkkkk achei foda também. E eu acho que deu certo pelos comentários.
@alandunaway3000
@alandunaway3000 2 года назад
Fui fanboy da Cyberlink e da Corel(VideoStudio) por bastante tempo.
@NekoTheBrawler
@NekoTheBrawler 3 года назад
E tem outros softwares que vem em outras fontes, porque eu usava muito o Sketchbook para ilustrações que ganhei com uma pentablet antiga que tinha, e hoje em dia é uma plataforma open source, é ótimo para ilustrações, mas pode ser feito todo tipo de arte com ele, é um programa versátil com ferramentas simples e complexas desde que você saiba o que quer fazer. Você pode ser um Designer bom investindo pouco ou muito. O negócio é que você precisa praticar. O mais importante do profissional nem é a ferramenta, é o treino porque vai estimular a criatividade e também lhe adequar para o uso da ferramenta certa para cada situação. Como a mente humana funciona melhor com atalhos, durante minhas experiências eu criei um hábito que me ajudou: Observar e tentar aprender o que eu quero com os recursos de cada programa antes de simplesmente automatizar uma função. Com isso, observando que todos os recursos de programas open source derivam de versões de softwares proprietários, olhar os tutoriais de versões mais antigas pode dar um "paralelo", facilitando que você saiba o que quer e qual ferramenta usar. E depois procurar a ferramenta correspondente no outro programa. A exemplo, eu já usei tutoriais de versões mais antigas de Photoshop com os recursos do Gimp, mesmo que sem algumas automações. Devido a similaridade de funções e objetivos, apenas algumas alterações foram necessárias pra um aproveitamento quase completo dos conteúdos que pesquisei.
@marceloangelim
@marceloangelim 3 года назад
Ótimo vídeo dio! Gostaria de acrescentar minha visão, resumidamente seriam 2 fatores primordiais que tornam-se difícil sair da Adobe: 1. Produtividade A integração dos arquivos nos diferentes programas de edição vetorial, manipulação de imagem, editorial e edição de vídeo torna mais rápida e e prática o fluxo de trabalho de quem precisa lidar com essas múltiplas formas de entrega criativa. 2. Colaboração Nenhum criativo gosta de receber o arquivo do cliente ou fornecedor em uma extensão da qual ele não costuma trabalhar ou não tem o domínio como o caso do querido .cdr . Imagine em equipes onde o fluxo precisa ser rápido e acertivo. Fora o fato de que alguns fornecedores se recusarem a receber o arquivo no formato no qual não trabalham. Acredito que a principal saída seria a adoção de extensões livres como no caso do vetorial em SVG ou EPS. Agora para o equivalente aos arquivos do Photoshop e after desconheço. Tiff talvez 🤔? E qual seria a do after? Estou usando o trio da affinity e gostando bastante porém ainda existem conflitos chatinhos como smart objects sendo rasterizadas. O que complica pois a esmagadora gama de mock-ups estão em PSD com smart objects. É isso só deixar minha contribuição no tópico. Valeeu!
@_n0xart
@_n0xart 3 года назад
Sou designer, uso o Gimp, Krita e Inkscape, me supre muito bem!
@allans.rdasilva4380
@allans.rdasilva4380 3 года назад
eu também
@romulorod
@romulorod 3 года назад
Qual equivale ao illustrator e ao Photoshop? Na questão das ferramentas, como aquela content aware, lá tem?
@softwarelivre2389
@softwarelivre2389 3 года назад
@@romulorod O Krita também é um ótimo subtituto ao Photoshop para trabalhos de desenho e ilustração gráfica, vale a pena experimentá-lo com certeza!
@talkysassis
@talkysassis 2 года назад
@@softwarelivre2389 Na vdd qualquer desenhista vai te dizer que o Photoshop não é tão bom pra desenho. Ele n tem estabilizador, não tem muitos pincéis, não tem como rodar a folha. Ele só é bom nessa área pra pintura, mas o Krita ainda é melhor.
@PauloHenrique-vl3dr
@PauloHenrique-vl3dr 2 года назад
Qual app substitui o after effects?
@omartinslenon
@omartinslenon 3 года назад
Mais um vídeo inteligente sobre o assunto. Fui designer por alguns anos usando ferramentas Open Source como Krita, Inkscape, Seletor de cor do Gnome e a estrutura sólida do Linux que nunca quebrou nenhum projeto. Hoje sou empresário em outro ramo mas a minha carreira de designer me rendeu o sustento por um bom tempo. Já usei softwares pagos excelentes como Pixeluvo e Davinci Resolve e creio que aquele que tem debaixo do capô da sua testa um olhar técnico sobre a intenção olhos de quem compra, sobre o padrão de design que atrai o bicho A ou B, sobre vendas em geral. Esse profissional usará o software como o meio de transferir as suas capacidades para a execução do projeto e não como automação da sua forma de pensar. Só uma pequena anotação: entre Bill e Linus existe uma diferença marcante: um criou uma necessidade e o outro criou uma solução.
@Marcelo-qu5qi
@Marcelo-qu5qi 3 года назад
A suíte do Affinity Serif é muito bom também e o preço é acessível.
@fraufuchs9555
@fraufuchs9555 3 года назад
Sim! Eu uso o affinity photo e abandonei o Photoshop sem pensar duas vezes. O affinity me atende 100%, infelizmente não consegui o mesmo no open source ainda. Mas eu trabalho com fotografia, não design.
@JayJaymusic
@JayJaymusic 3 года назад
Esse aí eu não conhecia! Bate de frente com PS?
@sauloemanueloficial
@sauloemanueloficial 3 года назад
Comprei o Affinity photo na black friday, muito bom.
@rodolfo.branco
@rodolfo.branco 3 года назад
Recomendo também, atualmente uso os 3 softwares da suíte Affinity. Além se serem ótimas aplicações, o fato de ser pagamento único com direito a atualização é uma grande vantagem com relação a Adobe.
@rodrigocamargoyt
@rodrigocamargoyt 3 года назад
Opa, tamo junto!
@jeronimojoga6988
@jeronimojoga6988 3 года назад
atualmente tenho 18 anos e estou estudando design gráfico a quase 1 ano, quando comecei fui pelo ''caminho mais facil'' photoshop e Illustrator, mas com meu amadurecimento pessoal vi que não era legal piratear, foi quando me aprofundei no mundo open source, na maior parte da minha vida usei windows, mas o linux sempre estava presente diretamente ou indiretamente, primeiro computador que existiu aqui em casa veio com linux mint 17, isso foi a uns dentre 6 a 7 anos atras, depois disso só usei windows, mesmo utilizando windows por muito tempo o linux era como um velho amigo, e eu nunca tive dificuldade em aprender uma nova interface, já com o photoshop e o Illustrator foi um pouco diferente, no começo eu quase desisti algumas vezes, eu ja tava acomodado, e mesmo com uma galera falando que trabalhar com esses softwares não ia me dar futuro no design eu não parei, hoje eu vejo esses softwares como a minha casa kkkkkk
@simyaocabral29
@simyaocabral29 3 года назад
Esse desenho do perfil tu fez no gimp?
@pabloalmeida7
@pabloalmeida7 3 года назад
Aprendi a trabalhar com design no Photoshop, CorelDRAW e Illustrator. Tava passando raiva com malwares no Windows e resolvi migrar pro Linux, no começo eu estava relutante em aprender a usar softwares Open Source, achava que não conseguiria fazer as mesmas coisas, mas eu estava redondamente enganado. Hoje trabalho apenas com programas gratuitos e não sinto falta dos proprietários.
@MixPAGER
@MixPAGER 3 года назад
cara muito , bom esse tipo de assunto , ótimo mesmo! uso o Inkscape e o Gimp , exatamente por que as condições de ter um software pago é bem complicado , porem como disse nossa amiga Thalita , NEHHUM PROGRAMA DEFINE TALENTO E PROFISSIONAL! é so usar a criatividade isso sim!!
@JDeufireinho
@JDeufireinho 3 года назад
uso gimp a 10 anos so e complicado na hora de testa animaçoes a tela dele fica cheia 4 giga não fica bom agora 8 para cima para mim photoshop só tem uma coisa boa a ferramenta de distorçao de marionete o resto e noticia
@linuxfornoobs963
@linuxfornoobs963 3 года назад
Que vídeo incrível, Dio! Convidados muito bons! Muito bacana o canal trazer um convidado internacional!
@VladimirPezzoleAlterativos
@VladimirPezzoleAlterativos 3 года назад
Trabalho como ‘designer’ a mais de 25 anos, em vários tipos de mídias, para se desenvolver seja no impresso, áudio, vídeo ou 3D não é exatamente a ferramenta que vai fazer o profissional, pode ajudar muito, mas acredito que o problema maior, são as empresas e os fechamentos de arquivos que na maioria das vezes te obrigam a se não fazer, mas pelo menos fechar o arquivo para tal, como no impresso que necessita de certos perfis de cores específicos e em CMYK, sendo que alguns principalmente Open Source não trabalham dessa forma, coisa que eu gostaria muito de ver em breve programas com o GIMP trabalhando de forma nativa com CMYK sem precisar de 'gambiarras'. Outra coisa uma curiosidade minha que sou um 'Designer daltônico', isso nunca me atrapalhou pelo contrário uma vantagem porque depois me tornou mais perfeccionista com as cores já que eu não via cores e sim números mais especificamente porcentagens '%' isso fazia meus tratamentos de cores mais específicos que dos outros que confiavam na visão, porém criei um limite, sempre trabalhava com CMYK na hora de tratar as cores, hoje após tanto tempo já estou mais familiarizado faço a conversão entre RGB e CMYK quase que automático na mente, mesmo assim ainda minha expectativa de ver esses programas trabalhando com CMYK em breve.
@Daviconceicaodc
@Daviconceicaodc Год назад
Cara, também sou daltônico. Só que ainda tô no início. Muito bom ter lido seu comentário. Obrigado por ter compartilhado!
@RobertoDellanoFotografia
@RobertoDellanoFotografia 3 года назад
Eu já tive muito perto de trocar o Lightroom pelo Darktable, inclusive em alguns aspectos eu achei o resultado do DT melhor do que o LR, como o ajuste de nitidez e redução de ruído no RAW, mas faltou algo no DT de extrema importância para mim, como eu fotografo casamentos com 2, 3 ou até mesmo 4 câmeras, o LR tem uma ferramenta de sincronização dos arquivos RAW, que o DT não tem, quem sabe um dia eles implementam isso, e eu migro. Parabéns pelo vídeo amigo.
@otaviobizariferreira
@otaviobizariferreira 3 года назад
EU utilizo adobe principalmente pela integração entre os programas pois onde eu trabalho eu fico responsável pela edição e montagem do vídeo no premiere, enquanto outra pessoal faz as lower thirds no after, outra monta uma intro no after tb ... e no final das contas todo me enviam o projeto sem mesmo ter renderizado e eu consigo integrar tudo no premiere e renderizar uma coisa só. A empresa já nos solicitou se havia algum outro programa que fizesse isso mas chegamos a conclusão que não valia a pena todos mudarem de plataforma.
@fabianoherval1925
@fabianoherval1925 3 года назад
Nossa, primeiro vídeo sincero e realista que vi sobre isso, eu trabalho em uma empresa, onde realmente preciso usar pacote adobe, não é negociação, quando falo sobre isso com pessoal fã de software libre, eles discutem e acham que é frescura, que eu poderia adaptar e efetivamente, eu poderia, com muito esforço, tempo de conversão e confusão, valeria a pena? não, pq de qualquer forma a empresa tem o pacote adobe para todos e eu demoraria muito mais para entregar meu trabalho. No meu trampo pessoal, meus freelas de ilustração, uso Blender e krita, simplesmente pq são excelentes softwares, excelentes mesmos, fazem tudo o que preciso e não faria sentido eu comprar ou piratear, tendo eles em mão.
@rbcubosengenharia694
@rbcubosengenharia694 3 года назад
Excelente Dio ! Eu como professor de informática sempre encaro olhares confusos quando digo que ensino somente softwares livres, desde programas de escritório a edição de imagens, vídeos e desenho 3D. A maioria das pessoas não questiona, e com isso perde a oportunidade que o mundo open source nos dá de empreender sem piratear.
@ToquemeuTOC
@ToquemeuTOC 2 года назад
Criticam tanto o capitalismo, mas quando têm oportunidade de dar uma furada no olho do sistema, preferem continuar fazendo as mesmas coisas para continuar fortalecendo do que tanto reclamam.
@videosmann
@videosmann Год назад
Trabalhei com Adobe muitos anos, migrei há 2 para o Affinity e não me arrependo (nem meu bolso, porque 50 doletas por mês é dose)
@watashibr
@watashibr 3 года назад
3 awesome professionals in one video, we need to wave our hands! Dionatan Simioni, Thalita Lefer and Davies Media Design. The thumbs up should be 3 times for each click with integration between all these 3 channels! This video works not just for Designer Professionals but also for everyone that are opened, free minds, out of box, to learn for the evolution! Excellent video Dio!
@tcrespi
@tcrespi 3 года назад
Acredito que o software livre pode funcionar bem para tarefas básicas e até avançadas para muitas pessoas. Eu mesmo utilizei o libreoffice para o trabalho de mestrado e foi perfeito. Mas vai faltar a conveniência de fazer uma tarefa mais rápida, mais diretamente (comparado com os softwares proprietários e padrões de mercado). Por exemplo, no libreoffice antigamente para você colocar o número de páginas precisava dar dois comandos: primeiro criar rodapé e depois inserir o número da página. No word, era uma etapa só. Pra mim não houve o menor problema, é até bem fácil e lógico. Mas não é conveniente: poderia dar apenas um comando e tive que dar dois. Numa escala profissional de trabalho intenso, essas coisas acho que incomodam. Porque na hora do trabalho você tem uma demanda de terminá-lo rapidamente e está preocupado com o conteúdo e não com a ferramenta. A boa ferramenta é aquela que "some" quando a gente está fazendo o trabalho. Imagina ter que pensar na tinta da caneta quando está escrevendo uma redação kkk O que vai ganhar destaque é o conteúdo do que você está fazendo. A ferramenta tem que facilitar ao máximo. Mas a conveniência do software proprietário é algo que se paga e caro. Por outro lado, o custo de tempo para manejar as ferramentas livres (trocando os hábitos) também deve ser considerado. Encerrando, acredito que os softwares livres poderiam ter maiores camadas de compatibilidade com os proprietários (que são padrões já estabelecidos, sem problema). Atalhos, organizações dos menus e nomes das opções mais semelhantes. E maior compatibilidade entre formatos de arquivos já estabelecidos. É isso!
@chanruzzi
@chanruzzi Год назад
Essa conclusão foi tão f*_da que me fez pensar que vc montou todo o roteiro do vídeo só por causa desse final 😎 kkkkkkkkkkkk Muito da hora mesmo como sempre Dio 😬
@guilhermefuentes8427
@guilhermefuentes8427 3 года назад
Sensacional Dio! Traga sempre mais pessoas da área, é muito interessante ver o nível do profissional que está utilizando as ferramentas!
@samuelfreitas5914
@samuelfreitas5914 3 года назад
Eu trabalhei com um programador q só usava Mac, e percebi q por ele não estava aberto a mudanças ele ficava limitado e isso dificultava ele de se desenvolver na profissão, da msm forma q um outro colega de trabalho fanático com Linux. Com o tempo eu passei a perceber q a realidade muda de acordo com a situação. Eu uso Linux e prefiro, mas não tenho problema algum de usar windows ou qualquer coisa q for. Não sei de tudo, na verdade ainda sou Jr e tenho muito o q aprender, e percebi q quem tem facilidade de mudar de acordo com as tendências sempre vai estar um passo a frente
@PauloSantos-sf5uz
@PauloSantos-sf5uz 3 года назад
Software não determina talento, mas determina produtividade. Adobe é e sempre será imbatível.
@SnakDIMOM
@SnakDIMOM 3 года назад
"Fanboys de qualquer lado podem ver outro video" Amei.
3 года назад
Há anos trabalho com software livre nas aulas de Jornalismo Gráfico na UFSM/Frederico Westphalen, principalmente Scribus, GIMP e Inkscape. Assim que terminar meu doutorado em Design, vou desenvolver um sistema de redação (newsroom) para pequenos jornais usando Scribus (com scripts Python), LiveCode, e WordPress. Isso seria impossível com software proprietário. E muito importante numa universidade publica: sem gastar um centavo, temos os programas sempre atualizados, podemos dar cópias para as estudantes e até carregar todos estes softwares em um pendrive PortableApps, coisa que nenhum software proprietário consegue fazer.
@aliceayron7212
@aliceayron7212 Год назад
Estou aprendendo o scribus..e achando muito legal
@MrDaniel77907
@MrDaniel77907 3 года назад
Eu uso Photopea e me atende EXTREMAMENTE bem (não trabalho profissionalmente com design, mas gosto de edições de imagem). Para quem não sabe, Photopea é uma ferramenta de design gratuita quase idêntica ao Photoshop. Obs: roda em browser.
@openedeyes6110
@openedeyes6110 3 года назад
Hello, I was sent by Mike here. I really liked the quality of your contents but do not forget to include English captions in your videos because I'll be watching them from now on.
@brunoteodoroguedes9282
@brunoteodoroguedes9282 3 года назад
Eu realmente prefiro mais o Krita do que o Gimp. Seja pra ilustração, edição de imagens ou design gráfico. Para mim as ferramentas são mais intuitivas, e consigo um trabalho de edição melhor com os pincéis do Krita. Fora que as ferramentas vetoriais pra mim são mais fáceis de usar também.
@flaviogomesdesouza1412
@flaviogomesdesouza1412 3 года назад
O Krita tem saida de CMYK.
@FranzSBorges
@FranzSBorges 3 года назад
Eu sou fotógrafo é tenho usado satisfatoriamente a dupla Darktable é GIMP. Há outros softwares proprietários mais em conta que os da adobe e que são ótimos para fotografos: o Luminar (com AI), o Capture One e o Affinity, todos com tutoriais no RU-vid, vale a pena dar uma conferida.
@leandrocorrea7748
@leandrocorrea7748 3 года назад
esse final foi massa! "imagina que o camaro é gratis..."
@ANDRE197474
@ANDRE197474 3 года назад
Muito bom seus vídeos, aborda temas polêmicos de uma forma muito elegante e inteligente, sem depreciar produtos e nem pessoas, parabéns!
@alanalves81
@alanalves81 3 года назад
Vídeo maravilhoso, conteúdo incrível. Já utilizo esses sistemas open source a bastante tempo, bem como, recomendo os mesmos para amigos e conhecidos. Vamos quebrar esses paradgmas da sociedade e deixo um simples recado a todos: "Sim, é possível chegar lá, mesmo contestando todas as expectativas". Vamos nessa.!!
@mghesla
@mghesla 3 года назад
Excelente vídeo! Poderia ter um similar com ferramentas CAD (Solidworks, AutoCAD, Inventor, NX, Freecad, Librecad, etc.)
@rafaelfagiani
@rafaelfagiani 3 года назад
Eu sou designer gráfico, e trabalho com full open source, estou com alguns problemas mas ja estou me preparando pra sair fora do windows e ir pro linux
@fernando2135
@fernando2135 3 года назад
Dio, traz mais vídeos sobre design, principalmente das distros e interfaces, por favor. As contribuições de design em projetos open source muitas vezes não são lembradas
@ssas555
@ssas555 3 года назад
Grava um vídeo falando sobre o sistema operacional: Parrot os :)
@zilceano
@zilceano 3 года назад
Sou designer e trabalho a mais de 18 anos com isso. Também sou desenvolvedor, à 5 anos, e uso linux para os meus projetos. Já usei o Inkscape e o Gimp e acredito que eles substituem muito bem seus concorrentes pagos, so é preciso uma adaptação e curva de aprendizagem que é curta. Já o Scribus não é eficiente. Criei um projeto de publicação com ele e foi uma tortura. Acho que é a unica limitação atual em questão de design.
@Gabriel-fm1vr
@Gabriel-fm1vr Год назад
3:00 poxa dio, não esperava isso de você. Tinha que ter rinha de designer sim!
@heitormarinho1391
@heitormarinho1391 3 года назад
Não é a ferramenta que faz um bom profissional, mas saber fazer bom uso da ferramenta, especialmente o cérebro antes de qualquer outra ferramenta. Lembro que foi difícil migrar do Draw para o Illustrator, trabalhei em gráfica rápida e off-set por 3 anos antes de ir para faculdade e lá era MAC e Adobe, nada da Corel, mas foi bom, hoje tenho conhecimento das duas ferramentas. Ainda pretendo aprender open source de imagem e diagramação, cheguei a instalar o Gimp uma vez mas não consegui sequer abrir uma imagem dentro dele kkk, mas não desisti, estou aproveitando a quarentena para aprender. Para software livre existe uma questão que eu descobri a pouco tempo, discriminação por parte de clientes "grandes". Algumas empresas exigem arquivo aberto em programas da Adobe, por exemplo, precisam de um template ou mockup e tem que ser Ai ou PSD, alguns nem aceitam se for em CDR ou PDF, já cliente "pequeno" não faz essa distinção, já que a maioria não entende de software. Depois de uma semana de tela azul no W10, resolvi aprender Linux e vou tentar deixar o windows de uma vez, pelo menos em casa, é um sistema caro pelo que ele oferece, não estável, não é confiável, o 10 da conflito com alguns anti-vírus e o defender/firewall não são seguros o bastante, tem esse erro de parada que existe desde do XP e nunca foi resolvido. Enfim, vou tentar migrar para open source em casa.
@VictorHugo-xw7qi
@VictorHugo-xw7qi 3 года назад
Que legal saber que você está migrando para softwares FOSS. Confesso que no tempo que estou no linux não tento mexer muito com imagens (muito por causa do medo de tentar abrir uma imagem dentro do GIMP e não conseguir, como sempre haha). Acho que para quem tá saindo do Windows 10 e migrando para linux, uma distro que tenha como interface o KDE Plasma cairia muito bem, apesar de ter uma galera aí recomendar muito Cinnamon nesses casos, o visual dele é bem atrasado e só vai agradar mais quem tá saindo de sistemas antigões como Windows XP, vista ou 7. A distro que rodou o plasma de forma mais perfeita e funcional pra mim foi o OpenSUSE, recomendo fortemente a versão Leap se você quer estabilidade, pois a versão Tumbleweed é pra quem nao tem medo de queimar o HD formatando o PC (brincadeira, não é pra tanto... (((🤫 Mas tbm não é pra menos, cuidado... 🤫)))).
@RafaelMetalOmega
@RafaelMetalOmega 3 года назад
O fechamento foi formidável hehe, eu mesmo estou tentando me forçar a não usar os pagos. Pois na verdade a maioria pirateia, até nas empresas, e programas piratas podem trazer vírus
@gillopes8319
@gillopes8319 3 года назад
Obrigado Dio, sou designer e já vinha pensando em migrar e para o design open source, e isso ajudou bastante.
@rodrigosiqueira7264
@rodrigosiqueira7264 3 года назад
o problema do inkscape, é não ter suporte a CMYC e exportar PDFx1a foi isso que me impediu de trabalhar com ele a anos atrás e até hoje não resolveram. uma verdadeira pena já que é um software extremamente bem elaborado.
@aleszol
@aleszol 3 года назад
Tem o Krita, para desenhos e pinturas digitais, dá tbm para fazer animação nele e um monte de outras coisas, tenho usado faz anos e praticamente não preciso de outro programa para desenho. Os pincéis são customizáveis com centenas de opções. Ele evoluiu muito e hj está leve e dinâmico.
@Ronald_Marcal
@Ronald_Marcal 3 года назад
É possível trabalhar profissionalmente com Design Gráfico usando ferramentas livres, no entanto as áreas de atuação são limitadas ao âmbito DIGITAL do negócio. Se a pessoa trabalha com elaboração de artes gráficas voltadas para web, dispositivos móveis, etc, as ferramentas livres irão suprir 100% a necessidade do designer (mesmo sem os "atalhos" que a plataforma da Adobe oferece). Porém um Designer completo não atua somente com a criação de imagens png para serem publicadas no Instagram e Twitter, uma grande parte (a maior tvz) da produção é voltada para o mercado de impressos (outdoors, revistas, jornais, embalagens, rótulos, etiquetas, etc), e para atuar nesse âmbito as ferramentas livres não oferecem suporte. O motivo pelo qual se usa as ferramentas da Adobe de forna generalizada (e, no Brasil, o Corel Draw) não é pela possibilidade de criação da arte, mas pos suas características, digamos, "técnicas". Profissionais que trabalham com impressão não necessitam apenas de "suporte à CMYK", que muita gente pede à decadas, mas tb suporte à outros perfis proprietários que geram e fecham cores que o cmyk não consegue produzir, como a Pantone. Isso é extremamente importante em se tratando de lidar com marcas consolidadas (ou não) que usam cores próprias que não são geradas por CMYK. E por não terem suporte à perfis proprietários de impressão, as ferramentas livres não podem ser usadas profissionalmente para esse fim (vc não pode criar uma arte harmoniosa com uma identidade visual sem ter a certeza de que as cores ali exibidas pelo monitor conseguirão ser reproduzidas fielmente na impressão), pois para que essa informação de cor seja empacotada e atribuida à uma imagem é preciso de um aplicativo proprietário. Então, o fato de que a produção gráfica para impressão exige o uso de código proprietário, significa que nunca haverá suporte para eles em ferramentas livres, pois deixariam, obviamente, de serem Livres. Ou seja, a forma como a indústria está organizada hoje torna impossível usar software 100% livre para atuar nessa esfera. De qualquer forma, para termos tal suporte no inkscape, gimp, scribus, etc, eles teriam que conter código proprietário, deixariam de ser livres, e o usuário precisaria pagar uma licença. Mas em que isso seria diferente de um software da Adobe ou Corel? Infelizmente essa é a situação que vivemos, e o motivo pelo qual a Adobe não produz versões do software para sistemas Gnu/Linux (ou qualquer que seja o kernel) é lógica, já que o único motivo que sustenta o uso desses sistemas por usuários finais é a política de liberdade de software (se alguém quer o poder e segurança de um sistema tipo Unix sem se importar com o uso de software proprietário já existe o MacOS para esse propósito).
@andreminduka
@andreminduka 3 года назад
Sou Designer grafico e de web desde 98, usando windows, photoshop, illustrator, corel draw entre outros. SIm, quando me aventurei em 2005 no mundo do Linux usando o Ubuntu, me fiz essa pergunta e fui atrás de conhecer os softawares "equivalentes" ao mundo da Adobe. Acabei aprendendo a usar o Gimp, o Inkscape que ganhou meu amor eterno, o Scribus entre outros. Fiz vários trabalhos profissionais e quando alguém me faz essa pergunta, costumo dizer que não é o tipo do lápis que te faz desenhar melhor! Claro que é questão de gosto e de bolso! Hoje existem outros programas inclusive via browser que melhoraram bastante a facilidade de criar no ambiente Linux!
@32421AF_CG
@32421AF_CG 11 месяцев назад
qual vc recomenda para substituir o scketchbook pro da autodesk?
@andreminduka
@andreminduka 11 месяцев назад
@@32421AF_CG Tem alguns. Já usei o Krita e o Gimp. Tem o MyPaint também.
@RedePioneira
@RedePioneira 3 года назад
Estou usando o Linux e seus derivados desde março de 2020 e não me arrependo, meu caro. Ainda tô apanhando e aprendendo, rs (Wilson Barbosa - Jornal GAZETA 369, de Andirá - PR)
@TheSilviorom
@TheSilviorom 3 года назад
Tive muitos problemas usando aplicativos que a maioria não usa. Tive de usar windows com Corel por causa das gráficas pequenas, que geralmente não tem alguém completamente competente para usar programas de designer. Portanto, eu uso o que o mercado pede, infelizmente.
@thiagosardenberg-oviajante
@thiagosardenberg-oviajante 2 года назад
Parabéns pelo vídeo. Tipo de trabalho que faz falta. Parabéns a Thalita pelo trabalho de esclarecimento. Acompanhado de longe o trabalho dela e gosto muito dos vídeos explicativos. Descobri o Davis faz pouco tempo e não vi tantos vídeo dele mas já vi coisas legais por lá. For Davies: I've found the Davis Media Channel a few months ago and coultn't see many videos from him but what I have seen I liked.
@MegaAntenado
@MegaAntenado 3 года назад
O engraçado é que eu sou inscrito no canal Canal Davies Media Design ha bastante tempo, existe um outro canal de design que também só rola sofware livre por lá, inclusive a grande maioria do conteúdo lá é de Inkscape, o canal é o Logos By Nick, infelizmente é em inglês, mais foi lá que eu tive a noção do quanto o Inkscape é poderoso.
@maurocandidofilho5293
@maurocandidofilho5293 3 года назад
Dio, essa questão do hábito é algo impressionante. Usava o word para elaborar documentos. Ficava querendo mudar p o Writer, mas sempre postergava. Aí nestas últimas 2 semanas, simplesmente deixei a preguiça de lado e comecei a usar o Writer. Impressionante como é muito mais intuitivo e acessível. Ainda usarei o word para coisas pontuais talvez. Mas para minhas criações, já não é mais necessário. Obrigado por sempre apresentar estas questões de uma forma inteligente e factual.
@diariodeumdesenvolvedor
@diariodeumdesenvolvedor 3 года назад
Sou desenvolvedor de jogos e relativamente jovem no mundo Linux, mas velho no mundo open source, e eu nunca tive necessidade de softwares pagos ou proprietários, de fato já utilizei softwares proprietários, mas qnd entrei no mundo open source não senti nenhuma falta deles, na vdd me facilitou muito a vida essa mudança. Acho que de fato no meu caso é possível viver sem os softwares proprietários ou pagos, mas isso é uma opinião pessoal, conheço pessoas que não se sentem em casa no mundo open source, acho q tudo é muito relativo.
@kasemir0
@kasemir0 3 года назад
Excelente conteúdo, olha que eu fiquei anos usando no PS, mas faço quase tudo no GIMP, ainda falta uma ou outra coisa que não aprendi ainda no GIMP.
@BrunoMarques7
@BrunoMarques7 3 года назад
Sou FrontEnd e usei por algum tempo o Mac ou Windows por causa do Photoshop (exportar os assets do design) Agora usamos o= Figma (cross-platform ). Ele roda no browser e pode ser instalado pois foi construído em Electron. Quando preciso editar o recortar imagem eu uso o Photopea. Ele é a solução mais parecida, praticamente uma cópia de recursos e interface do photoshop (inclusive alguns atalhos) e que roda via browser.
@WederClay
@WederClay 3 года назад
Eu sou autônomo e trabalhei três anos somente com softwares open source. Usava Gimp para edição de imagens, Inkscape para vetores e o Scribus para fechar o arquivo. O único inconveniente é exatamente no fechamento de arquivos para impressão offset ou outra que utilize cores exatas (pantone), tem que dar muita volta para fechar um arquivo simples. Software não vai fazer um bom profissional e nem vai fazer o serviço pra você. Software não vai tornar você um melhor designer. Porém, o workflow dos softwares da Adobe é melhor. A interatividade entre eles e a facilidade para fechar os arquivos é muito boa. Se você precisa criar um arquivo para um produto onde será impresso em apenas três cores especiais (pantone), mas que possua alguma imagem, você consegue preparar facilmente com photoshop e illustrator. Vai tentar fazer isso com os open souce? Só existem alguma gambiarras para tentar chegar perto. Nem inkscape e nem Gimp trabalham nativamente com CMYK nativamente, você tem que preparar os arquivos de forma que consiga finalizar no Scribus (uma volta tremenda e que faz perder muito tempo). Um detalhe interessante entre Inkscape X Illustrator é que o Inkscape é infinitamente mais fácil e intuitivo que o illustrator e isso a Adobe teria que melhorar e muito. O mesmo eu digo sobre Corel Draw X Illustator. Agora, tudo vai depender das suas necessidades. Se você for um profissional mais voltado para plataformas digitais, aí sim esses softwares vão suprir bem as suas necessidades. Outra vantagem é poder trabalhar em ambiente Linux, que é muito mais seguro e robusto. Hoje, uso a Creative Cloud para desing gráfico, Blender para 3D (Windows - escritório) e tenho uma máquina com AvLinux para música (home studio - em casa).
@canaldoanubis6207
@canaldoanubis6207 3 года назад
Eu sou designer gráfico e vou dar minha opinião sobre o assunto. No que diz respeito a graficos vetoriais me sinto bem servido e adaptado ao Inkscape (antes usava Corel Draw). Agora não posso dizer o mesmo do Gimp. Para imagens bitmap o software opensource que "para mim" e para "minha forma de trabalhar" chega mais perto de substituir o Photoshop seria o Krita (apesar dele se definir como software de pintura digital). Porém pretendo em breve adquirir uma licença do Affinity Photo que me parece ser o melhor (e mais barato dentre os softwares pagos) substituto para o software da Adobe.
@andriomarcos6585
@andriomarcos6585 3 года назад
Ótimo comentário!
@DanielRios549
@DanielRios549 3 года назад
Afinity Photo e Designer DEVERIAM ter pra Linux, os caras estão perdendo muitos clientesz seria um baita diferencial deles...
@nana_just_playing
@nana_just_playing Год назад
eu uso um programa pra cada necessidade diferente seja opensource ou não! é pq as vezes cada programa tem uma certa ferramente que funciona bem melhor do que o outro! ent acho que não faz diferencia se o programa é pago ou não mas se ele vai servir pra oque vc quer fazer!
@lucascastanho31
@lucascastanho31 3 года назад
Trabalho com designer gráfico a quase 10 anos e já pensei em usar open source em varios momentos, porem quando você trabalha em projetos que vierão da mão de outra pessoa ou vão para a mão de outra pessoa você tem que usar o padrão de mercado. Trabalho em uma editora e recebo arquivos do mundo todo para serem localizados para o portugues entçao tenho que usar o padrão que é usado la fora.
@krlospx
@krlospx 3 года назад
Sou designer ha mais de 10 anos, formado com pós e os caralho. Já passei por agência, consultorias grandes, trabalhei dentro de empresa, fui consultor etc. Acho que tenho uma certa bagagem para falar sobre o assunto. De modo geral, acho que não é legal trabalhar como designer na plataforma linux. Eu por sinal, adoro usar o gnome, então no meu dia-a-dia uso um mac com dual boot. Para trabalho entro no macOS, e para o pessoal entro no pop OS. Pode parecer contra-produtivo mas eu gosto de ter os dois universos a parte. Quem quiser se aventurar como designer na plataforma, eu acho que tem certas áreas que são mais afetadas que as outras. Primeiro, muitas vezes o problema é que você vai receber um arquivo em AI ou PSD e mesmo que vc consiga abrir em outro programa isso pode causar alguns problemas de conversão. Esse problema, você vai ter em todas as áreas. O linux pode funcionar para: - Designer gráficos que vão trabalhar quase exclusivamente com vetores. Na minha experiencia, dos open source o Inkscape é o mais maduro. - UI Designer que conseguem viver só com o google fonts. O Figma roda em browser, é a ferramenta que todo mundo usa atualmente. A limitação de não carregar fontes é proibitiva para mim -- e deveria ser para qualquer um encarando de modo profissional e não de hobby. Mas se você conseguir viver com essa limitação O linux não funciona para: - Para pessoas que precisam de muito photoshop. Desculpa, o gimp não consegue substituir o photoshop. Infelizmente, nenhuma alternativa (até das pagas e para outras plataformas) consegue. - Diagramadores. Estou desconsiderando rodar photoshop pelo wine e etc. Pq a questão que não é impossível ser designer e usar linux, a questão que isso vai criar pequenas entraves em vários momentos do seu workflow. E algumas vezes até do seu cliente, pedindo para ele exportar arquivo X de um forma. Esses vários entraves vai fazer o seu tempo de entrega aumentar e isso também é levado em conta como profissional. Por mais que eu ame linux e prefiro usar a plataforma de modo geral, eu pessoalmente, não recomendo para designers.
@julioDinisdLima
@julioDinisdLima 3 года назад
Não entendi a parte das fontes. Se não consegue instalar uma fonte no Linux, o problema não é o software, e sim o usuário, basicamente é clicar em um botão, ou em caso de muitas copiar para uma pasta. ps. da para colocar até aquelas que vem junto com a iso do Windows.
@krlospx
@krlospx 3 года назад
@@julioDinisdLima Oi Julio, pelo visto você nao entendeu mesmo. O Figma rodando no navegador não tem acesso as fontes instaladas no computador.
@ViniciusFfreytag
@ViniciusFfreytag 3 года назад
Claro que eu ainda me considero um amador. Mas eu trabalho exclusivamente com programas OpenSource, e trabalho com criação de imagem. Uso o Ubuntu Studio, GIMP, Inkscape e Krita, basicamente. Me atendem 100%.
@bakunindometal5818
@bakunindometal5818 3 года назад
Gostaria muito de ver um vídeo sobre o sistema operacional do Playstation (Orbis OS baseado em BSD).
@heronbalieiro9905
@heronbalieiro9905 Год назад
A Analogia final foi fantástica Dio, muito bom!
@dantas4409
@dantas4409 3 года назад
aprendi a mexer no gimp com o Davies, muito bom o canal dele
@juliocesarss_
@juliocesarss_ 3 года назад
Fala Dio, muito interessante este seu post sobre Design Open Source. Acredito que a resposta efetiva está no próprio mercado, assim que especialistas em software de Design Open Source criarem cursos para o consumidor, mais pessoas perceberem que é possível entregar trabalhos gráficos com a mesma qualidade de software pagos, tornando realidade que muitos migrem para este universo, e aos poucos veremos os nomes destes softwares de Design Open Source ficarem fortes na mercado
@TRAMETOOLS
@TRAMETOOLS 3 года назад
Na engenharia civil e arquitetura as imposições de mercado são tão ou maiores que no design com relação a programas e formatos de arquivo. Em especial com as gigantes do BIM. Felizmente, depois de muita aplicação, estou conseguindo driblar isto na minha especialidade. Hoje utilizo o Windows em máquina virtual para rodar apenas dois programas comerciais. Minha meta é atingir 100% Linux, com ferramentas pagas ou livres.
@PixelZombie160
@PixelZombie160 3 года назад
Dio! faz uma review do Krita! eu acho que poucos conhecem o programa!
@acmm5107
@acmm5107 3 года назад
Bom, esse vídeo, na minha opnião, deixou bem claro que nem sempre um trabalho ruim é culpa da ferramenta. Eu já usei por muito tempo o Corel Draw e Photoshop versão com tapa olho e conseguia fazer coisas interessantes nos dois. Atualmente eu uso o GIMP e o Inkscape e faço coisas que antes eu nunca imaginava fazer quando usava o Corel Draw ou o Photoshop. Mas isso quer dizer que o GIMP e o Inkscape, por serem gratuitos e de código aberto, me deram maior capacidade pra criar coisas mais elaboradas do que quando eu usava os outros softwares versão tapa olho? É lógico que não! A questão é que mesmo eu usando os dois softwares de renome, eu nunca me interessei em aprender como usar ferramentas para criação tão poderosas como o Corel e Photoshop como eu estou investindo tempo pra aprender a usar recursos e técnicas de desenho e edição que o GIMP e o Inkscape me dão. Ou seja, eu creio que se atualmente, eu precisar um Corel Draw ou um Photoshop, vai ser muito mais tranquilo porque eu tenho uma noção de como as ferramentas funcionam, apesar de terem nomes e interfaces diferentes. E concordo em gênero, grau e número com a Thalita quando ela diz que não é um software que faz um bom profissional. Ela está certíssima.
@marcosnaruto56
@marcosnaruto56 3 года назад
Acho que depende muito.. Eu por exemplo aprendi a usar o photoshop e o Illustrator.. Teve um vídeo do Diolinux em que ele falava da diferença do windows e do linux.. Ele falou uma coisa muito certa em que tudo o que a gente tem dúvida do windows, a gente procura na internet.. Pro linux é a mesma coisa.. Muitas pessoas usam o corel draw.. Acho q o gimp é mais uma ferramenta.. Vc aprendendo nela você vai conseguir desenvolver os seus trabalhos da mesma forma.. Acho q aprender as teorias sobre design é mais importante doque a ferramenta em si..
@renatoschattan3494
@renatoschattan3494 3 года назад
Opa, mto bom o papo com eles. Talvez não seja muito o foco do público do canal, mas o caso do qgis, que ganhou muito espaço ao longo dos anos e atualmente é responsável por uma boas fatia do mercado, antes praticamente dominado pelo arcgis (principal software proprietário do ramo), valia um vídeo.
@josiassouza777
@josiassouza777 3 года назад
eu to aprendendo a usar o blender pra tudo o Gimp e o Inskscape ja estão no meu desktop mas nada que eu use profissionalmente .. so sou intusiasta de desgni
@wtfwtf2797
@wtfwtf2797 3 года назад
Consegue editar imagens pelo Blender?
@turkmanok3213
@turkmanok3213 3 года назад
@@wtfwtf2797 É possível, só não recomendo.
@josiassouza777
@josiassouza777 3 года назад
@@wtfwtf2797 uso o gimp .... mas o blender so falta fazer cafe por que o resto .. ele faz
@Luan3dr
@Luan3dr 3 года назад
Trabalho hoje com Archviz visualização arquitetônica utilizo o Blender e estou super satisfeito. Mas como trabalho muito com imagem, sempre precisa fazer a pós produção e já tentei diversas vezes utilizar o Gimp mas na minha opinião o Gimp é ruim, eu trabalho com muitas imagen. Por exemplo: vamos dizer que eu precise fazer 20 imagens e para essas 20 imagens eu precise aplicar uma série de efeitos por exemplo correção de sombra, equilíbrio de cor, curva, aplicar algum Lut em outro programa eu só criaria algumas camadas de ajustes que não ia destruir a minha imagem e ao mesmo tempo ia aplicar o efeito nas 20 imagens, e no Gimp eu vou ter o trabalho de aplicar vários efeitos em várias imagens uma por uma, isso é inviável.
@averbisadverbera
@averbisadverbera 3 года назад
POOOOTAAAA QUE O PARIOOOOOOO BROOOOTHER, achei que nunca fosse conseguir me adaptar, estava apanhando muito (tenho 20 anos de photoshop) , mas, esse Projeto PhotoGIMP chegou e disse para mim "todos os seus problemas acabaram" Muito obrigado!!!! Foi perfeito para mim, de verdade, muito agradecido.
@josuebarros-desenvolvedorw2490
@josuebarros-desenvolvedorw2490 3 года назад
Hey Davies whats up? I just subscribed to your channel! I love gimp for web design! Salutes from Rio de Janeiro, Brazil!
@nacksonholtz7161
@nacksonholtz7161 3 года назад
Estou migrando por agora, estou começando a usar o Linux - Pop OS GIMP é um otimo app, ainda uso o "Photoscape X e Paint net"no windows ate me acostumar 100% com GIMP (parece que possui bem mais recursos) Na minha adolescência usava era o paint puro no tradicional, levava algumas horas kkkkk Excelente video meu amigo!
@diegocordeirojack
@diegocordeirojack 2 года назад
É o que mais sinto falta, o pacote adobe, mas to aprendendo usar pacotes open source. O ubuntu ta suprindo o que preciso, na vdd tenho apenas 1 problema, nao consigo fazer o genymotion funcionar, o anbox nao instala o app q quero, mas fora isso, perfeito.
@bruno_fm
@bruno_fm 3 года назад
Video massa Dio, faz um no mesmo formato sobre edição de víde, composição, etc.
@JaiPaim
@JaiPaim 3 года назад
Boa tarde!!! faz um video falando da nova versão do kdenlive, parece q agora é possivel usar a gpu pra renderizar....nvenc h264 cbr
@Helheaven
@Helheaven 3 года назад
Eu uso em minhas obras os seguintes softwares: Krita, Gimp, Inkscape e Blender quando preciso de algo gráfico. Teve uma vez que usei o Blender para preparar um vídeo e foi bem traquilo, claro que a renderização demora e precisa de um pouco de paciência, mas de resto supriu minha necessidade.
@aecioplattina
@aecioplattina 3 года назад
Vídeo excelente. Pena que a maioria das pessoas tem a mente fechada para softwares de edição gráfica opensource. Curioso que isso não existe quando se trata sobre ferramentas de programação/desenvolvimento.
@joaolima_neto
@joaolima_neto 3 года назад
Trabalho sem Photoshop a pelos menos uns 10 anos, troquei pelo GIMP, mas os dois são excelentes. Para imagens vetoriais ainda uso os 3 principais, CorelDRAW, Illudstrator e Inkscape, acho que mais o Inkscape, me sinto mais livre nele. Neste seguimento as diferenças entre eles são mais bem definidas e eventualmente eu decido qual usar dependendo do tipo de trabalho que tenho para fazer. Sobe o que a @Thalita Lefer chamou de “Polêmicas” se referindo ao CorelDRAW, é o seguinte: Ele trava, fecha e você perde o trabalho. Ele te mostra uma imagem e imprime algo diferente, elementos ocultos por exemplo, mas isso é meno comum.
@yuricardoso3710
@yuricardoso3710 3 года назад
Nossa esse vídeo é muito rico, trabalhos atualmente somente com adobe, mas já usei muito Corel, porém esses valores da assinatura estão cada vez mais caros, então estou pretendendo mudar mesmo apesar de estar bem mais acostumado ao pacote adobe, vou partir pra essas outras ferramentas
@patopatovai9136
@patopatovai9136 3 года назад
eu já usei ambos pra web design, hoje em dia uso outras ferramentas em vez do GIMP e Photoshop Em edição de imagem em si eu não manjo muito, mas considerando o Photoshop melhor do que o GIMP (sem nenhum plugin, totalmente vanilla) os dois possibilitam fazer trabalhos excelentes, tudo vai depender da sua vontade de investir tempo nessas plataformas
@rafaelk2xt
@rafaelk2xt 2 года назад
Minha nossa que video comparativo, nunca vi nada igual. Parabens. Dio você me transformeou em um Linux Adct
@rrdrosa
@rrdrosa 3 года назад
Opa!!! Ótimo vídeo, parabéns! Trabalho com pós produção de vídeo e uso Adobe simplesmente porque presto serviços a outras empresas e essas usam Adobe, e claro, existe o intercâmbio de projetos. Já estudei softwares livres e os achei muito bons e adoraria usá-los no dia a dia. Um forte abraço e até +.
@victtorcesar1681
@victtorcesar1681 3 года назад
Queria dar meus 10centavos de contribuição, eu sou Designer Gráfico Freelancer, e sim, é possível viver sem adobe, eu mesmo, trabalhei quase 1 ano, usando apenas Gimp, Krita, Inkscape e Darktable e todos me supriram muito bem mesmo, e pra mim são ótimos programas, você consegue fazer praticamente quase tudo nesses programas, porém, ainda sinto que eles estão um passo atrás do Software da Adobe e Affinity, a atualmente, utilizo a suíte Affinity como variação da Adobe, que me atente muito bem, ainda tenho Gimp, Krita, etc, porque eu gosto deles, ainda faço algumas coisas neles, porque eu acompanho a comunidade e a evolução,(inclusive a versão 2.99 do Gimp, está linda), pra mim a única coisa que o Gimp deixa na mão são nas aplicações de Mockups e objetos inteligentes, do resto, ele supre muito bem, então, se você, é um designer em especial, se for freelancer, vale muito a pena testar, porque talvez eles vão suprir suas necessidades e não vai mais precisar pagar quase R$300,00 por mês, pela suíte adobe, não são minhas ferramentas principais, mais ainda estão comigo, por toda minha experiência, o que aprendi e porque são bons de fato e porque eu gosto muito das Distros Linux(sei que da pra usa-los no Windows), e depois que me aprofundei mais sobre linux e nas distros, eu tenho uma paixão enorme pelo linux e sempre que posso uso. Dio, parabéns pelo canal, sucesso sempre.
@Yuri-bl4ec
@Yuri-bl4ec 3 года назад
Muito obrigado pelos vídeos e pelo maravilhoso trabalho que vc faz pela comunidade! A qualidade dos vídeos está cada vez melhor, a iluminação está magnífica, e o conteúdo super interessante e útil! Continua firme, a gente precisa de você Dio!
@PoliticamenteIncorreto1
@PoliticamenteIncorreto1 3 года назад
É simples: Para produzir coisas mais simples ou quando se tem milhões de reais para pagar uma longa lista de profissionais que farão tudo mais lentamente e com mais atenção, o Gimp e cia são uma boa escolha, agora quando se trata de um lobo solitário como eu, que produz tudo do início ao fim e não tenho muito dinheiro, ai já vale a pena investir na suite Adobe que ela fará o grosso do trabalho por mim e eu poderei focar no mais importante que é na parte criativa.
@LungasNeto
@LungasNeto 3 года назад
Parabens Dio, estavamos precisando de um video destes. Foi muito util.
@CarlosAlberto-bi8yb
@CarlosAlberto-bi8yb 3 года назад
Faço muitos trabalhos visuais, uso gimp, inkscape, libreoffice, krita, kdenlive, kate e muitas outras ferramentas opensource, entendo bem quem fala da dificuldade para usar um software diferente do costumeiro, para mim o photoshop é muito complexo, o corel e difícil de encontrar as ferramentas, o msoffice a cada versão piora. Há mais de vinte anos trabalho com Linux e ferramentas opensource, nunca senti falta de apps comerciais. Graças a Deus.
@thomazpfborges
@thomazpfborges 2 года назад
em 13 min51 seg a legenda me parece errada: "what message can you give for the Diolinux followers who whant to pursue a carreer in graphic design". Na tradução está "que querem persuadir uma carreira" . Acho que a tradução correta seria simplesmente "que querem seguir uma carreira"
@DanielRios549
@DanielRios549 3 года назад
Eu penso exatamente como o Mike, tem como fazer muita coisa boa com Inkscape ou GIMP, mas de fato as vezes vc fica um pouco limitado, Inkscape não tem suporte pra artwork, por exemplo, claro que vc pode criar retângulos e usar como se fosse artwork, ou então simplesmente criar fora da parte branca que seria a partr principal, mas seria bom se tivesse. Dá pra viver muito bem com isso, não é algo que eu pagaria pra ter n Illustrator, nem ferrando...
Далее
Adobe: A Disgusting, Criminal Company
10:21
Просмотров 355 тыс.
Why Are Open Source Alternatives So Bad?
13:06
Просмотров 627 тыс.
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Просмотров 4,7 млн
Сказала дочке НЕТ!
00:24
Просмотров 733 тыс.
Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques
58:20
Da pra ser DESIGNER usando LINUX? 🤨
12:51
Просмотров 1,1 тыс.
The perfect imperfection of Google's Material You
15:47
Best Alternative to Every Adobe Program
18:57
Просмотров 257 тыс.
The SECRETS That Make Your Phone ACTUALLY Work
16:25
Просмотров 373 тыс.