O império estava mudando.Estava se modernizando, estava melhorando.Tinha escravidão no Brasil?Tinha...Mas estávamos evoluindo e corrigindo erros.Belo vídeo Plano Piloto!!!
@@bakate3218 na real o golpe de estado teve pq os grandes proprietários da época os senhores de escravos não queriam perde seus escravo. Então o golpe de estão não foi ao pro liberdade e sim pro a continuar a escravidão
Você está certo mas no final do Império as questões de liberdade civil e política já estavam sofrendo mudanças através da Princesa Isabel começando com a escravidão ,Ganhou mais um inscrito, Ave Glória Ave Império
Não só isso, o governo libertário durante o período do império tinha leis eufóricas que negros ao nascer eles seriam livres, escravos com problemas de saúde livres, e idosos também. Foi assim que aconteceu gradualmente por causa da oligarquia se não golpe.
esse é pra mim sem dúvidas o melhor canal de política do RU-vid, por não ficar contando mentiras ou distorcer fatos por conta de ideologia ou alinhamento político; eu espero que o canal cresça.
Eu acho q se o Brasil nunca tivesse deixado de ser uma monarquia, nos evoluiriamos com o tempo e seriamos um país desenvolvido se a República evoluiu pq não o império? (Opinião pessoal)
Na minha opinião, acho que não mudaria muito. Tipo, se os imperadores sucessores de Dom Pedro II fossem tão bons ou melhores, a chance seria grande. É meio difícil saber como seria a economia. Ela não depende do tipo de governo, e sim da ideologia. Estabilidade política, também depende dos políticos e do imperador (Só teve estabilidade mesmo no segundo reinado. O primeiro reinado e a regência foram uma verdadeira porcaria). Crises acontecem. Talvez as crises de 29, anos 80 e 2008 aconteceriam do mesmo jeito. Então eu concordo com o carinha de cima
@@carlosandrerodriguessantos6559 É praticamente impossível prever como seria. Entretanto, o Brasil é Brasil em qualquer regime. A elite sempre tá no poder, sempre há concentração de poder e o povo assiste tudo praticamente bestializado. As vezes acontece algum movimento contra isso, mas aí fazem um golpe e tudo volta ao normal. Sempre foi assim, só nesse século que está mudando um pouco.
@@guiladislau sim mais o q quero dizer é que com o decorrer dos anos o modelo ficaria mais democrático dando mais poder ao congresso tanto dom Pedro2 gostava mais do partido liberal
Você disse nos vídeos que a monarquia no Brasil não havia liberdade de expressão, e os bem mais informados hoje sabem que havia liberdade de expressão. Por algumas colocações suas que você teve ataque nos outros vídeos. Mesmo assim parabenizo seus vídeos.
Obrigado! Lembre-se que os escravos contam como a população, e eles não eram livres, por isso que não havia tanto a liberdade como hoje, nós contamos com todo mundo na metodologia :)
@@rodrigofelix124 explique isso melhor? Não passe pano para os lados ruins da monarquia, ressalte os bons, mas não esqueça os ruins. Os EUA já não tinham escravos.
@@user-ze2si1en4k 1- A Monarquia é uma forma de governo, não é porque tivemos um escravidão que a culpa é da forma de governo. 2- Não esconda o lado ruim da República, EUA tiveram uma guerra civil para libertar os escravos - já no Brasil a abolição da escravatura foi gradual e democrática, e sem guerras, apenas festas - o presidente dos EUA, autor da guerra civil, disse que "Se a abolição da escravatura fosse como foi no Brasil (gradual e democrática), eu nada teria feito".
@@rodrigofelix124 eu não disse nada sobre a república, apenas achei totalmente sem sentido colocar essa coisa de perdoar uma coisa apenas pela época. Se a monarquia nunca tivesse acabado, o Brasil seria muito melhor (fato). Não devemos tirar pessoas de suas épocas, mas tb n devemos ir ao extremo com isso. Deu problema nos EUA e deu problema no Brasil também.
kkkkkkk Sim, você estava meio alterado. Mas eu entendo. Os comentários anteriores estavam meio pesados. Nem todos estavam na mesma "página" do foco: dar informação, não fazer defesas de pontos de vistas políticos. Vamos em frente.
Bem antes de ver este vídeo, portanto, sem saber do que se trata exatamente, gostaria que tivéssemos um Regime Monárquico. Por ocasião do plebiscito para escolher nosso Regime político votei a favor da MONARQUIA.
Na época nem pude votar, tinha apenas 12 anos. Foi num trabalho escolar que conheci a monarquia parlamentarista e passei a apoiá-la como um modelo melhor. Mas obviamente existem outros critérios para que sejam adotados juntamente para que o modelo funcione melhor.
Querido, não se esquenta não! Eu fui um dos primeiros a assistir seus videos e sempre achei vc altamente imparcial e por isso que gosto! As pessoas confundi ideológia com fatos, e não suporta ser contariado quando descobrir algumas falhas !
Eu acredito que o argumento de que “era comum naquela época” tá meio que válido, considerando que o império brasileiro é considerado (por alguns) livre para os padrões da época. Assim se quisermos uma restauração da monarquia, deveríamos respeitar os padrões da nossa época :)
se ouvesse outro plebiscito para decidir se o brasil continuase República ou voltasse a ser monarquia qual vcs votariam? eu votaria monarquia ave imperio
Ahhhh, aprendendo a cada vídeo Novo com esse canal. Só reclama quem quer arrumar confusão, porq tu explicou tudo certinho no primeiro vídeo povo chato afs kkk
Sensacional :) Gosto de qualquer coisa que faça você publicar mais vídeos. Então: Obrigada haters por terem causado no outro vídeo gerando indiretamente esse vídeo. Bjs
No mais por causa da guerra comercial entre EUA x China, que está fazendo o investidor estrangeiro ter medo e fugir para ativos seguros, os dois ativos mais seguros são dólar e ouro, sendo ouro mais seguro e dólar mais líquido... Dólar sendo a preferência, com mais gente querendo comprar dólar, o valor se eleva.....
Não há só uma razão pra alta do dólar senão vários fatores que estão influenciando. A primeira é a Guerra Comercial entre EUA e China. Os EUA estão em pleno emprego e o banco central de lá está elevando a taxa de juros pra balancear a inflação. Isso valoriza o dólar e o torna mais atrativo para investidores de perfil "rentista", o que provoca fuga de capitais de países emergentes. (Essas são variáveis externas, das quais o Brasil não tem culpa.) Aqui, no Brasil, a inflação está em mínimos históricos. Isso permitiu que o banco central cortasse sucessivamente os juros da taxa Selic. Além disso, a insegurança jurídica decorrente de decisões recentes do Supremo deixa os investidores temerosos de deixarem seus capitais no país.
E diferente do que o Trump disse, o Brasil não está desvalorizando intencionalmente o real para aumentar as exportações. A equipe econômica do governo está fazendo um ótimo trabalho. E os fundamentos do tripé macroeconômico, dentre eles o câmbio livre e flutuante, estão sendo respeitados e mantidos em prática.
É PORQUE OS INVESTIDORES COMPRARAM DÓLAR SÓ QUE FICOU CARO POUCO A POUCO GERANDO UM EFEITO DOMINÓ ATÉ CHEGAR A 5,00 R$, QUANDO ACONTECE ISTO O REAL DESVALORIZA E O DÓLAR SÓ VALORIZA.
Parabéns pelo vídeo! ☺ O problema é que muitos brasileiros acreditam que política é o que eles acham. Não enxergam ela como ciência! Eu como estudante, já fui muito xingado por falar pensamentos de PhDs da área, sendo que o pensamento n era meu. A ignorância de muitos brasileiros sobre ciência politica reflete a eleição de políticos incompetentes. A moda agora é ter um politico de estimação, aplaudir e concordar com tudo o que eles falam. E defender até os crimes contra os direitos humanos que eles comentem; O famoso "passar pano".
Estou gostando muito desses vídeos Da pra definir e esclarecer muito sobre política Aqui no Brasil os partidos políticos são muito desunidos e cada indivíduo busca o seu próprio interesse por isso virou bagunça
Sim,eu sou obrigado a admitir realmente o Império do Brasil possui escravos,os escravos não podiam votar e possuíam poucos direitos mas eu creio que nós também temos que ressaltar os pontos positivos por exemplo: no segundo reinado o Brasil alcançou uma grande prosperidade econômica,a liberdade de imprensa no Brasil imperio era muito boa,por mais que os escravos não pudessem votar e existir o fato deles serem escravizados eles tinham o direito de se organizar e formar um movimento abolicionista tinha até um movimento desse tipo composto por escritores negros que apoiavam a abolição e por fim gostaria de ressaltar que no último vídeo vc comentou que o Brasil tinha apenas dois Partidos é porque o Brasil adotava o sistema bipartidario assim como os EUA adota esse sistema atualmente naquela época o Brasil adotava o mesmo sistema sendo que era permitido a criação de outros Partidos. Então eu creio que nós temos que adimitir os pontos negativos mas também ressaltar os positivos
@@LuizAntonio-mg3wx inclusive alguns partem do ponto que a declaração da república teria vindo devido a abolição (eu acredito que não, pois anteriormente já haviam sido aprovadas leis que a enfraqueceram).
@@heitor9290 de fato existe muita teorias relacionado a isso tanto é que muitos ex - donos de escravos viraram Republicanos de última hora e ajudaram Deodoro da Fonseca a aplicar o golpe
Ganhou um novo inscrito +1. Assisti seu vídeo de Monarquia. É que as pessoas não gostaram da relação de violência que o Império parecia ter com o povo mostrada lá. Ótimos vídeos!
Acho que a nossa monarquia foi muito superior a nossa república e a escravidão acabou dentro da monarquia entretanto acho o ponto de vista do vídeo muito interessante.
O maior problema eh que as pessoas daqui do Brasil foram educadas a pensar sempre na ideologia do vilão e mocinho, nao conseguem entender a granularidade da coisa. Talvez um efeito das novelas Brasileiras né, que deixam isso bem claro, mas enfim, Ciência Política nao eh vilao e mocinho, bem vs mal, eh preciso ter mente aberta para entender os argumentos que sustentam uma ideia, nao existem respostas simples.
Acho que seria interessante fazer um comparativo dessa metodologia também com outros países do século XIX para ver como ficaria o Brasil em relação aos principais países da época. O próprio Brasil começou como uma monarquia constitucional que dava poderes de governo ao imperador e terminou transferindo esses poderes ao primeiro-ministro em 1847 (com a criação do cargo do presidente do Conselho de Ministros, hoje seria primeiro-ministro). O voto censitário (exigência de renda para exercer o voto) não era exclusividade do Brasil e sim regra em qualquer regime constitucional (Reino Unido e EUA também foram assim por boa parte do século XIX). Algumas curiosidades do Império era o espírito liberal de Dom Pedro II, que incentivou o fim gradativo da escravidão até acabar em 1888, já estudava a hipótese de implantar um modelo federativo e até de efetivar o direito do sufrágio feminino. Mediante a falta de interesse da classe política de investir mais no ensino público, era comum o imperador bancar os estudos de muitos jovens promissores pobres de seu próprio bolso, exemplos foram o pintor Pedro Américo, o compositor e maestro Carlos Gomes, os engenheiros André e Antônio Rebouças (eram negros) e a primeira mulher médica do Brasil, que também foi a primeira eleitora do Brasil (já que a constituição imperial não tratava de gênero como critério para votar). Sempre houve total liberdade religiosa, de imprensa e de expressão, além de reformas eleitorais visando o fim das fraudes (inclusive o sigilo do voto, título de eleitor e um órgão fiscal similar à nossa atual justiça eleitoral). Então, seria interessante usar esse critério para termos uma base de como o Brasil evoluiu e sua relação aos demais países no mesmo período entre 1822 e 1889.
Vc falou tudo, mas só tem uma coisa sobre o império é que obviamente ele tinha menos liberdade por estar no século XIX que quase nenhum país no mundo era livre, quer dizer nenhum, obviamente era errado mas só é possível comparar sistemas de governo como monarquia e república durante uma mesma época, tipo eu comparar uma França atual que é uma república com a do século XVIII qye era monarquia, mas as épocas são completamente destintas e só é possível se por um acaso for descobrir se existe um sistema melhor que o outro numa mesma época onde os pensamentos da sociedade sejam os mesmos
Mas não existe só a Monarquia Absoluta, e Monarquia Constitucional, há também a Monarquia Tradicional que poucas pessoas falam, que era bastante livre e praticamente descentralizada
@@oplebeu08987 KKKKKKKKK que belo populismo em... por falar nisso é verdade, olha a mariele franco a nova imagem do movimento negro e dane-se o pessoal do quilombo e a princesa Isabel.
@@nooperz_griffento e o PT vai lá e revoga a medalha da Princesa Isabel alegando que ela é branca e do tempo da escravidão e que ela não merece ser lembrada por qualquer coisa sobre luta pela liberdade dos negros e coloca outra pessoa que lutou pela liberdade dos negros só que de outra forma porem... homem negro. essa é nossa Républica, essa é a esquerda apagando a historia do brasil para manter a narrativa deles, eles tentam distorcer a realidade como se pessoas catolicas e a monarquia brasileira não tivesse contribuído em nada na formação do país.
Olha .... Ta difícil !!!! Não é só com seus vídeos .... Tem outros youtibers com outros assuntos tbm estão passando por saia justa como vc !!!! Desde 89 com Collor ate 18 Themer esta mais claro que agua .... Existe um boa parte da nação de brasileiros uns 70% de analfabetos funcionais !!! Esta grave !!! Esta preocupante !!!
É triste ver como as pessoas implicam com coisas mínimas e ignoram todos os argumentos que os refutam, o vídeo explicava tudo certinho e deixava bem claro tudo mas veio gente para discutir ಠ_ಠ. Seu canal é ótimo e eu aprendo bastante nele, muito obrigado por esses vídeos maravilhosos.
No outro vídeo, você não falar mal da Monarquia e nem da República, só explicou como funcionar os dois sistema e as monarquia que há no mundo não são iguais. Espero que faça o vídeo sobre a minha história, adieus!👍
realmente, mas a maioria é muito melhor do que qualquer républica jamais foi, e todas são boas, e seria muito melhor uma monarquia no brasil do que essa merda de républica como a historia já comprovou edit: eu falo das monarquias obviamente
@@loproan6300 sim teve um motivo para a monarquia cair no brasil, sabe qual foi???, não eu ti digo, FOI MULHER E UM GADO DE MERDA CHAMADO DEODORO DA BUSETA ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-8JcbiCwfO1E.html vê esse vídeo até o final para vc ver como a républica é ridícula
Como é agradável ver seus vídeos e realmente,ciência política é um estudo BEM complicado,acredito que muitos são monarquistas por desacreditarem na eficiência da República no caso do Brasil,por favor me corrijam se eu estiver esquecendo de algo,hoje temos um sistema eleitoral que elege o candidato mais votado,sim,mas como verificar se esse candidato tem capacidade de gerenciar um país? Afinal,presidente é igual qualquer profissional. Em eleições existe uma disputa para ver quem tem o melhor discurso,sem provar as reais capacidades de um candidato. No livro "A arte da guerra" fala um pouco melhor sobre "superar o adversário"para quem quiser. Mas,diante disso,seguindo o que eu disse antes,um rei na teoria precisaria se preparar durante toda sua vida para gerir um país. Se tornando o "mais apto para o cargo". O que vocês acham dessa ideia?
Pelo que eu entendi você apresentou uma idéia relacionado ao sistema eleitoral para fazer a verificação de tal candidato para saber se ele é apto para assumir o cargo de presidente, com esse exemplo você fez uma associação de como funcionaria com o Rei/Imperador?
@@Kachiritos Tirando costa rica os governos religiosos estão muito ricos, seria horrível porra nenhuma, ou você reclamaria de viver em certos países Nórdicos?
Seria uma merda, entre um tipo de Monarquia Teocrática assim e uma República, prefiro a República! É ineficiente, mas pelo menos posso preservar minha liberdade.
Você está certíssimo. Continue produzindo vídeos com essa mesma qualidade e isenção histórica. As pessoas se deixam levar por paixões políticas e se esquecem de analisar os fatos históricos.
Meu amigo, seus vídeos são muito bons e imparciais. Não dá bola para os 'haters' você não precisa fazer um vídeo como este (que ficou muito bom também) para se explicar para os haters. Os haters querem ser assim, independente do que você diga vão te odiar e distorcer tudo que você fala. Só segue em frente. Esses distorcedores de palavra só merecem ser ignorados. Um abraço!
Acho que se o Brasil continuasse sendo uma monarquia ele estaria numa situação melhor do que hoje não pelos mesmos motivos que outros mais sim porque teria menos revoluções que pararam o nosso desenvolvimento com isso atualmente o Brasil seria mais desenvolvido que o atual
SE TÁ RUIM PARA OUTRAS REGIÕES, IMAGINE PARA MEU NORDESTE? O PIOR É A MÍDIA, BOLSONARO FEZ UMA TRANSPOSIÇÃO É TRATARAM ELE COMO REI, COMO NORDESTINO NÃO MUDOU NADA NA MINHA VIDA, MAIS AJUDARAM OUTROS SS! MAIS N AJUDOU TODOS, FORA O MEU MEDO DO CHICO SECAR, COMO SECOU UM GRANDE RIO, AQUI NO NORDESTE, MEU DEUS TENHA PENA DE NOIS! É QUE CAIA A MALDITA REPÚBLICA POR TERRA EM NOMES DOS NORDESTINOS QUE MORRERAM COVARDEMENTE NA MÃO DA REPÚBLICA NA GUERRA DE CANUDOS.
Bom dia irmão, estou muito feliz por ainda existir pessoas como você! Tanta tranquilidade em responder ofensas. Eu sou monarquista, mas tento compreender o por que da pessoa defender tal ponto, compreende? Vejo a Monarquia parlamentarista não como uma forma de resolver totalmente os problemas (creio que isso não é possível), tanto na Monarquia quanto na república, a população vota para escolher quem vai governar, só muda que na Monarquia tem um(a) rei, rainha, imperador, imperadora e etc... Onde na Monarquia parlamentarista, ele(a) serve apenas para moderar o governo, e representar a população, eu acho perfeito! Mas estou com ouvidos abertos para ouvir todos os pontos
"Tem coisas que são básicas, né?: matar é errado; roubar é errado; forçar pessoas a trabalhar, não pagar elas, ter como elas propriedade, achar que você é superior a elas, vender elas como se elas fossem objeto teu, bater nelas porque elas não tavam trabalhando direito, é errado!" - Descreveu o PNA. Libertário detected. kkkkk
@@PlanoPiloto PNA significa Princípio de Não-Agressão: é um conjunto de regrinhas que resume a filosofia da Ética Argumentativa. Basicamente, ela diz q é errado agredir as pessoas q não agrediram ninguém rsrsrs (pra saber mais, vc pode pesquisar o trabalho dos filósofos Hans-Hermann Hoppe e do Murray Rothbard. Aqui no RU-vid tem aulas sensacionais sobre isso tbm) Cara, sou fanzasso do seu canal. Aprendi mto com ele! Qualidade, didática e inteligência emocional impecável pra lidar com os haters rsrsrs! Mto obrigado pelos vídeos, parabéns pela empreitada e te desejo tudo de bom! Um forte abraço!
Segundo a elite brasileira temos tudo isso que eles exigem para a pesquisa, mas na prática a gente sabe que não é bem assim, instabilidade política, intervenção de estado nas ações individuais da população, votamos apenas nos representantes deles e não nossos, a mídia que depende do financiamento do governo não tem liberdade de expressão. É claro que uma pesquisa de fora vai ler o que está na constituição e tirar suas próprias conclusões, mas pra ter um resultado mais preciso eles deveriam analisar a prática.
na época o império era reconhecido pela europa como um pais "estranho" na questão de liberdade de imprensa, já que nós tinhamos uma liberdade alta, diferente da europa. então é questão de épocas. vc não vai pegar o egito antigo e crucificar ele sem considerar os aspectos da época (lógico que escravidão é ruim, mas a realidade é que era algo comum)
A questão que muitos defensores da monarquia não conseguiram pontuar seria: a monarquia do Império do Brasil em 1889 com algumas atualizações seria uma opção melhor que a atual república brasileira!? Uma ideia de se imaginar essa monarquia brasileira atualizada seria a própria proposta do movimento monárquico brasileiro e o que foi apresentado na frente parlamentarista monárquica no plebiscito de 1993 em relação às propostas da frente parlamentarista republicana e da frente presidencialista. Num canal monarquista, um monarquista até fez um comparativo entre as atribuições do monarca espanhol na constituição de 1978 e as atribuições do poder moderador da constituição de 1824, que batiam em tudo. Também citou que o parlamentarismo imperial brasileiro (consolidado com a criação do cargo de presidente do Conselho de Ministros em 1847 para assumir o poder executivo no lugar do imperador) e o atual parlamentarismo espanhol são um modelo de parlamentarismo chamado dualista (quando a soberania popular repousa tanto na figura do monarca, que seria um ombudsman ou fiscal do povo, e o parlamento, cujo primeiro-ministro seria fruto de negociação desses dois, com a aprovação final do parlamento, e impasses de projetos de lei seriam decididos pelo povo em consulta direta), diferenciando dos modelos de parlamentarismo monista (aquele em que o monarca é mais um símbolo e cujas funções de mediação ficam a encargo do primeiro-ministro ou do parlamento, onde de fato a soberania popular repousa e muitas até adotam o modelo de moção de confiança e de desconfiança construtivas do modelo alemão). Acho que seria uma coisa interessante a se trazer em debate para expor ao público quais os principais modelos de democracias que poderiam ser adotados no Brasil como possível melhor solução: conforme forma de governo (monarquia constitucional ou república), sistema de governo (parlamentarismo dualista, parlamentarismo monista, semiparlamentarismo, semipresidencialismo, presidencialismo, colegiado), distribuição territorial de poder (unitarismo, autonomias, federalismo, confederalismo, separatismo), modelo econômico (socialismo, anarcocomunismo, anarcocapitalismo, capitalismo liberal, capitalismo liberal social, capitalismo social democrata ou welfare state, corporativismo fascista, corporativismo feudal, distributismo, minarquismo, globalismo), o modelo legal do Estado (civil, cívico-militar, militar, laico, confessional, teocrático), o sistema eleitoral (distritão, distrital puro, distrital misto, misto, proporcional, majoritário, por ranking, preferencial), a forma de votação (em papel, em cartão, eletrônica, eletrônica com impressão). Já pensou reunir numa série os prós e contras de tudo isso e vermos o que o público acha!?
comentario bem lucido, isso nos lembra que a nossa Républica com os 3 poderes ser uma piada de mal gosto uma monarquia com 5 poderes seria muito mais democratica
Pelo fato do Brasil ter virado república rapidamente, aconteceu um choque, e aí que tudo desandou, se o Brasil fosse república desde o início, acho que a república não seria tão problemática como é hoje.
Se o ruim da monarquia era unicamente a escravidão, Dom Pedro primeiro e segundo tentavam abolir a escravidão desde sempre, mas isso levaria a outras pessoas quererem derrubar a monarquia, então tentaram fazer uma abolição gradual, entretanto, isso estava se arrastando até os últimos anos do imperador. Numa iniciativa de realizar o desejo de Dom Pedro II de acabar com a escravidão, Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, e os donos de escravos viraram republicanos de última hora, e uma minoria aplicou o golpe da República. Ave Império.
Dom pedro I e II morreram,esquece esse sistema irmão,ta achando que botando esses sistema vai vir um novo Dom Pedro? Não sabem escolher presidente e querem escolher um rei kkkkkkkkkkk
@@MonkeyDPablo-ik7up rei não se escolhe ele é criado e educado desde criança para reinar, não vai vir um Dom Pedro ll da vida mas não vai vir um Lula e Cia
@@lucasribeiro1281 é com crtz, todos os reis da história são extremamente competentes KKKKKKKKKKK para, rei decente nem maioria é, a maioria é um nobre mimado de merda, sou mais o povo escolher, pq se der merda pelo menos podemos dizer que a gente escolheu, agora com um rei? Nem
@@MonkeyDPablo-ik7up devo citar todos o paises que tem REIS? como Inglaterra? E você provavelmente não sabe a diferença de Monarquia Parlamentarista e Monarquia Absolutista! todos os paises que ate hoje são monarquias parlamentares são otimos! a questão é que em outros países a republica funciona mas em outros não O sistema da Republica fode com tudo no Brasil, se a Monarquia Parlamentar for restaurada aos poucos tudo se resolve com ajuda não apenas do Imperador mas do parlamento
O vídeo ficou bom sim! O problema é que como vc disse, ciências políticas não é uma ciência exata, e pelo que vi vc desconsiderou muitos fatores ao analisar como uma ciência exata! Por exemplo, argumentou inúmeras vezes contra a monarquia, no entanto desconsiderou o fato de que o Brasil do século XIX era claramente menos desenvolvido do que hoje. É como comparar o capítulo 1 de um livro de matemática com o capítulo 30;-;
Uma Monarquia Constitucional Parlamentar continua sendo a melhor opção para o Brasil, o país foi fundado pela monarquia e encontra nela suas bases, com o golpe republicano (sem apoio popular) pulamos de golpe em golpe, de revoluções em revoluções e ditaduras em ditaduras até hoje, isso gera um país instável. É óbvio que o Império do Brasil tinha problemas, que deveria passar por reformas, afinal era o século XIX e grande parte do mundo passava por tais impropérios, porém a tal "proclamação" da República não foi nem de longe a solução destes, pelo contrário, os problemas que já existiam foram piorados e os que não existiam foram criados. Muitos do que repudiam a ideia de uma Monarquia no Brasil com certeza não pensariam duas vezes em ir morar no Reino Unido, Dinamarca, Espanha, Holanda, Japão, Suécia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Bélgica, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e afins, todos esses países com coroas reinantes e altamente democráticos. O modelo proposto pelos movimentos monarquistas aqui no país é justamente os desses aí de cima, de uma Monarquia Constitucional Parlamentar, ou seja, com uma dinastia representando a continuidade e estabilidade do estado, uma constituição limitando todos os poderes (incluindo os do imperador, por isso não é absolutista) e um parlamento eleito pelo povo, então, com representação popular vigente. Não faço parte do movimento monárquico nem nada, mas tem muita gente mal informada e mal intencionada falando dele como se fosse coisa de outro mundo, mas é sim uma alternativa viável para o país. Quem se interessar pela história do Brasil Império procure pelas obras dos historiadores Paulo Rezzuti, José Murilo de Carvalho, João Camilo de Oliveira Torres, Pedro Calmon e Oliveira Lima, esses somente para começar. Paz.
Algo me diz que seríamos a Potência da América do Sul se o Pedro ll não tivesse levado um Golpe de Estado,ele era um Grande estadista,Pelo que li a Primeira Favela foi dos Soldados que massacraram um Povo na Bahia,os soldados não foram indenizados.
Eu creio que a monarquia constitucional possa ser uma alternativa melhor que a democracia nessa e na próxima década, não só porque a maioria dos políticos tem segundas intenções, mas também porque o monarca seria educado a governar um país de tamanha dimensões e específicas condições; algo que o candidato comum não é educado - ou talvez nem queira aprender. Na minha opinião, uma boa proposta para essa situação seria (caso ainda não exista) uma escola eleitoral, da qual seria preciso ter passado para que então seja possível o cidadão participar na política. comentário tamanho XX+
Obrigado pelo comentário Pietro!! 😀 Lembra que monarquia constitucional e democarica não são coisas opostas. Muitas monarquias constitucionais são democracias 😉
Gosto bastante da Rússia, apesar de seus vários problemas hehe... Eu meio que comentei o motivo nesse vídeo (5:30): ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-uYAHr-RwrvQ.html
@@PlanoPiloto agora que eu vi, não é nesse vídeo que tem os erros, vi um monte de vídeos seus e depois vim comentar nesse rsrs. Mandei no vídeo certo lá
@@PlanoPiloto A razão não é absoluta, ela é universal, um analfabeto pode nascer ou adquirir capacidade intelectual superior de alguém que passou anos estudando, vou dá um exemplo, o Sr ex presidente Lula, ele já venceu dois MÉDICOS em debates públicos, sobre VÁRIOS TEMAS, inclusive SAÚDE PÚBLICA.
Cara, pode me deixar as fontes sobre o comentário que você fez sobre o outro tipo de escravo que a República velha queria arrumar? ------------------------------------- Agora falando sobre seu último vídeo, a verdade é que você errou em alguns momentos visto que Pedro I mandou construir escolas para mulheres, também sobre a impressa, Pedro I era um pouco fechado a isso, o completo oposto de seu filho que dizia "Impressa se combate com impressa" PedroII, e quando a escravidão foi abolida boa parte do país já era livre de fato restando aí cerca de 30% de escravos, ou como Pedro II diria o sofremos ainda com 30% com "O câncer do Brasil". Nossa abolição da escravatura foi pensada para ser gradual por conta da recente experiência no hemisfério Norte que Pedro I tinha conhecido com guerra de secessão, um verdadeiro banho de sangue. Fora isso, excelente trabalho!
Na verdade durante o primeiro reinado a Monarquia foi bem centralizada e autoritária,mais tarde com a subida de dom Pedro II ao poder as coisas se estabilizaram e o país ficou mais democratico com a imprensa sendo livre e o direito a mulheres melhorando
Muito interessante, Plano Piloto, se puder fazer um vídeo do comunismo eu ficaria agradecido, seus vídeos são muito bons, tenho 12 anos e sigo seu canal!👏
Nosso poder público ainda é muito monárquico na relação elite e povo. Pode perceber que nosso dinheiro fica tudo com eles. Mas eu acredito que haverá uma rebelião popular contra o excesso de poder e blindagem da elite, principalmente, política.
Não.... No Brasil o imperador governa, na Inglaterra ele reina e não passa de um fantoche..... Se o Brasil fosse ser que nem a Inglaterra, então seria uma bos...
acredito que pro século XIX a nossa monarquia já era muito atualizada em comparação com a inglaterra que era absolutista, aí hoje a inglaterra tem uma monarquia parecida com o que era a nossa na época kk
Como pode não ter certo e errado na ciência política? Se eu disser que um governo que não liga para a população pode se manter mesmo roubando na cara dura e nenhum caso real corrobora com essa teoria, eu não estou errado?
O que quis dizer é que em ciência política, definições podem mudar dependendo de quem está explicando. Por exemplo, democracia para um brasileiro tem um significado diferente do que para um venezuelano, americano, coreano, japonês, iraniano, etc. 🙂
Está na lista... hahaha... Acho que vou lançar quando chegar mais perto de alguma eleição. Infelizmente na altura que estou e o algorítimo do RU-vid meio que me obriga isso :/
Devemos também revogar o voto obrigatório que escraviza a vontade do povo brasileiro, pois assim, poderemos ter mais chances de restaurar a monarquia e também seria uma boa possibilidade restaurar a monarquia através de um plebiscito sem o voto obrigatório em nosso País com as eleições presidenciais e o bicentenário da nossa Independência que acontecerão em 2022, nesta data comemorativa poderia atrair mais simpatizantes pela causa. O plebiscito de 1993 seria no dia 7 de setembro, mas o Congresso Nacional decidiu antecipar para o dia 21 de a abril, morte do republicano Tiradentes, porque o Congresso Nacional temia que o dia da independência poderia atrair mais simpatizantes pela causa. Esse plebiscito tornou-se fraco e ilegítimo em nossa história. Com o apoio de Bolsonaro e seus poderíamos ter mais chances, porque eles haviam segurado bandeiras do Brasil Império, Bolsonaro e Luiz Philippe de Orléans e Bragança são amigos próximos e Eduardo Bolsonaro já se encontrou muitas vezes com a família imperial, e ele também é a favor da causa.
SEUS VÍDEOS SÃO EXCELENTES, TODOS QUEREM VENDER O PEIXE, O CIDADÃO TEM O DIRETO DE ESCOLHER, DE PREFERENCIA BASEADO EM FATOS E NÃO EM ADJETIVOS PARTIDÁRIOS
6:05 o mapa está um pouco errado, infelizmente o Tibete já não é mais um país independente, ele foi invadido e anexado pela China em 1950. Talvez por isso ele esteja classificado como não livre