😂😂😂😂😂 real demais. O Monark aí mesmo falando merda ia interagir, mas o Igor fica igual um menino observando a conversa de adulto sem entender nada kkkk
Gênio, mas negacionista. Não importa que a inteligência artificial não seja como o cérebro. Vai substituir 90% da atividade humana. Não tenham filhos. Não vai ter trabalho pra eles.
Incrível ver como uma pessoa que conhece um assunto pode ser a pessoa mais qualificada a ir contra a idéia principal do mesmo... A citacão de "O Oráculo de Turing" foi algo que mudou meu modo de pensar sobre Intelgência Artificial.
Cara, levando em consideração os pontos que ele levantou, o ser humano também seria considerado um computador, pois tudo que o ser humano descobre é porque analisou coisas pré existentes... Ou seja, o ser humano não tem a capacidade para criar algo do zero, pois tudo que ele faz é misturar processos já existentes na natureza, assim formando novos conceitos.. é como misturar tintas, você pega as cores que tem e cria novos tons de cores ao mistura-las, nesse quesito a máquina irá superar o ser humano muito mais rapidamente, pois a capacidade lógica do aprendizado de máquina é muito maior que a do ser humano.
As pessoas que pensam com clareza assim, estão acabando. Que inteligência, pensamento lógico. Sem falácias científicas, apenas ciência de verdade. Parabéns 👏👏👏
Todos os sistemas operacionais inclusive software de PC, eletro eletrônicos e smartphones são inteligências artificial, executam tarefas sozinhos. 🤖 Faça um cursinho básico de programação que irá mudar seu modo de pensar! 🤔
Sempre tive esses pensamentos em relação a esse momento que estamos vivendo, mas esse senhor conseguiu de maneira muito simples e objetiva externar essas ideias, é tudo que tenho sentido e pensando nos dias de hoje mas não nunca soube explicar para as outras pessoas com clareza. Simplesmente incrível!
Sou desenvolvedor de software há alguns anos e tenho usado o chat GPT para me auxiliar em algumas tarefas, embora ele não resolva 100% dos problemas de código do meu dia a dia, estou impressionado com a capacidade dele gerar algoritmos. Outro dia em um grupo de whatsapp recebi um vídeo de uma fábrica, acho que na França, onde todas as empilhadeiras eram robôs, havia apenas 1 funcionário humano para administrar tudo. Aí fico me questionando, quando tivermos a maioria dos empregos sendo feitos por robôs e IAs, com a maioria da população mundial sem empregos e sem renda, quem irá consumir todos os produtos feitos por esses robôs e IAs?
Penso que haverá um ponto de equilíbrio em que não será possível produzir mais (uma vez que há menor renda) por outro lado o excesso de oferta irá reduzir todos os preços de tudo que existe como automóveis, casas, TVs, etc com isso e por fim aumentar a riqueza da sociedade. Isso já acontece mas é um processo lento e gradual, por exemplo as pessoas do campo perderam seus empregos para as grandes máquinas agrícolas, em compensação a alimentação tornou-se mais acessível.
Dinheiro é só um meio de troca. Você recebe pra fazer algo que outra pessoa não quer fazer, e paga para outras pessoas fazerem aquilo que você não quer fazer. Mesmo que tudo seja automatizado, as pessoas ainda vão querer que outras pessoas façam algo pra elas, mas vão ser coisas cada vez mais leves.
@@coe9900 Você não esta levando em consideração o acumulo enorme que certas pessoas,empresas vão ter, isso que dizer tem mais gente com acumulo de capital tão grande que impede que o dinheiro circule nas pessoas que não tem tantas condições, imagine a situação que para o empresario e mais barato coisa de 10x um robo do que um humano em maioria dos trabalhos, logicamente ele vai optar pelo robo para lucrar mais ainda (algo justo né?) mas e ai as pessoas que são demitidas, muito menos vai precisar para apenas fiscalizar o trabalho.
Que incrível um cara desses. Um pensamento totalmente fora o que a maioria pensa e que faz muito mais sentido quando vc enxerga na perspectiva dele. 👏👏👏👏
o problema que eles se atualizam e se aprimoram cada vez mais. eles se baseiam em nossa votação, em nossos clicks. esse algoritmo partiu do zero e caminho rumo a 100% da replicação. inclusive 2 boots foram desligados no facebook por desenvolverem linguagem própria. existe outro tipo de I.A. que é quando desenvolvem sua própria tecnologia e linguagem, nos tornando obsoletos.... do nada começariam a produzir indústrias e cidades sem portas para seres biológicos. Essa tecnologia estaria fora do acesso/compreensão humano.
É mais complexo do que isso, existem várias técnicas do que chamamos IA, mas todo software é uma transferência de inteligência humana para o computador, seja o tradicional seja IA, a diferença das técnicas mais avançadas hoje, embora se baseie em técnicas das décadas de 60 e 70, é que essas simulam neurônios de uma maneira matemática, usando conhecimento de várias áreas, estatística, cálculo e neurologia, afim de obter programas que "aprendam", ou seja, você tem um algoritmo que é programado para extrair um algoritmo dentro de um determinado contexto, onde normalmente o ser humano teria dificuldades para elaborar um algoritmo tradicional, acho que o exemplo mais claro é visão computacional, para nós humanos é relativamente fácil identificar objetos, mas criar algoritmos para identificar objetos de maneira tradicional é um desafio e tanto, usando técnicas de IA, você simplesmente treina um algoritmo até que fique satisfatório, muitas vezes melhores que humanos, mas nunca infalível. Uma definição universal de inteligência não existe, é um debate em aberto, o quê a ciência da computação fez foi decidir, ok, não sabemos o que é e como funciona a inteligência, mas podemo mimetizar uma. Então, falar que não há inteligência é tão errado quanto falar que é uma inteligência, já que em algum nível ela foi transferida de um humano ao software, a diferença é qual o nível de consciência dessa transmissão, ou seja, estamos cientes de cada etapa lógica do algoritmo, programei cada uma delas, ou criei um algoritmo que funciona, mas aprendeu sozinho e eu mesmo não compreendo seu funcionamento, já que se trata de um monte de números e como se relacionam uns com os outros, mas eu que bolei o modelo estatístico matemático para que eles fossem achados, perceba que continua a existência da transferência de inteligência à máquina, porém de formas diferentes.
@@triplocore Quando digo Miseravelmente me refiro aos Softwares e não aos programadores...... O melhor Software de IA do Planeta hoje está a Anos Luz de um simples Vírus.... De uma Bactéria, são apenas Calculadoras hiperpotentes que compilam dados e mais dados.... Se precisarem Fritar um Bolinho de Chuva essa "inteligencia" se esfacela imediatamente
Perfeito magnífico esse é um homem que vão julgar mas as palavras dele são tão sabias que provavelmente ele vai ser julgado mas é o correto 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A IA destes carros é incrível, fazem jogadas de segurar que preveem acidentes, freiam e salvam muita coisa! Tem vídeos impressionantes de movimentos brilhantes de direção. Mas uma verdadeira IA envolve um hardware novo (algo com processamento paralelo, como um cérebro eletrônico, e não uma máquina de Turing) e um aprendizado, um sistema que treine interação com o mundo real. Como um bebê engatinhando, jogando objetos no chão e interagindo com o mundo. Um treino de muitos anos. E não um ser humanos que programe que “elefantes não ficam de ponta cabeça”. Por mais genial que seja o algoritmo, nada bate a identificação de padrões do cérebro. Os carros fazem coisas geniais, evitam acidentes brilhantemente, mas fazem cagadas igualmente geniais. Dão de cara com um portão fechado.
Em um primeiro momento eu estive pensando "E dai se for o algoritmo que define como a gente deve se comportar, e se for pra corrigir comportamentos humanos que consideramos errados como não separar o lixo corretamente? a I.A ainda seria errada?" Mas ele cita a questão da liberdade, e de ir contra a corrente, pensar fora da caixa, porque é graças a pessoas que são fora da curva que vem grandes avanços na sociedade. Então foi essa liberdade de pensamento na nossa história que nos trouxe até aqui.
Por favor, compartilhem esse corte, pq eu sempre falei isso a alguns anos e me chamavam de maluco... Gente ainda dá tempo, cortem uma parte da tecnologia... Pq vai chegar o momento que a tecnologia vão nos controlar.
Já domina. Praticamente ninguém vive sem celular e sem internet. E é isso, o próprio ser humano criará o que irá matá-lo, e isso natural, nào tem problema.
Na verdade quero dizer que: a tecnologia é importante para muitas coisas, mas não ao ponto de nós colocarmos a nossa liberdade, ela é e deve ser usada como auxílio e pra nossa disposição, e não ao contrário.
O foda dele que é muito marketeiro e politico... Lembro bem dele puxando o saco do Lula e fazendo promessas inatingíveis pras olimpíadas de 2016(lance do exoesqueleto robotico)
Pois é, reconheço isso. Ele fechou com o Lula fazer uma escola no Ceará se o Lula fosse eleito. Não acompanhei mais esses detalhes, sei que virou realidade de alguma forma, mas que houve muitos conflitos com outros neurocientistas brasileiros.
@@gnuns Cumpriu oq rapaz? Falou tanto que ia fazer um exoesqueleto que ia fazer um deficiente chutar uma bola ao gol e tudo que vimos foi um numero meio que querendo se esconder das câmeras(parecia algo extraoficial) e o deficiente estava em todo momento auxiliado por profissionais, ou seja, 0 autonomia
Vai se informar. A FIFA não permitiu o tempo necessário para ele apresentar o seu trabalho. E com pouco tempo ele demonstrou o enorme potencial do trabalho. Ele é respeitado e reconhecido no mundo todo como um dos maiores especialistas na área de neurociências. Aposto que vc apertou 17 em 2018, tem toda a pinta de bolsominiom.
Admiravel a paciência do cientista de Verdade, Nicolelis para continuar nos ensinando, abrindo nossas mentes, e, simultaneamente, tolerar o seu "contraponto", sem perder o "fio da meada"...que coisa, não é...?
Eu entendo essa tendência de uniformizar, como uma forma de lidar com a superpopulação no futuro. Essas regras coletivas cada vez mais precisas. A gente observa muito isso no Japão. Complementando o assunto, no caso do metaverso ele vem também por uma necessidade de viver em um mundo perfeito. Criado sob medida. Uma pessoa que não tem uma perna, no metaverso ela terá as duas e andará. Na verdade mesmo sem o metaverso as pessoas já vivem uma realidade virtual. Amigos nas redes sociais, não são necessariamente seus amigos de verdade, ainda que vc "viaje" que são. Noutro aspecto,também pra resolver o problema, dos homens japoneses solitários, se criou um aplicativo que as namoradas virtuais, ficam noivas e até se casam. Teve um japonês casado com uma mulher virtual dessas que ao saber que sua esposa seria morta com o fim do aplicativo entrou na justiça pedindo o direito à vida de sua mulher. Pesquisadores têm que discutir as consequências de suas descobertas. O ser humano evoluiu em conhecimento, além de sua capacidade de utilizar esse conhecimento
Os softwares embarcados em alguns caminhões já faz a leitura topográfica de estrada. Quando você passa naquele trecho novamente, ele analisa a melhor tomada de decisão. A Scania e outras quando fizeram o concurso Master drive foi justamente para inserir os dados e não para premiar motoristas como pensaram alguns. Mão de obra gratuita kkkk
Se tiver um buraco novo na estrada na proxima viagem a IA vai passar por cima do buraco pq nunca tinha visto o buraco antes,vc não entendeu nada da entrevista ne.
Existe uma i.a que se chama dalle 2 e ele literalmente atua na área de criatividade, ele gera imagens a partir de textos (e tem outras funcionalidades tbm), sinceramente ele eh totalmente criativo msm sendo mto novo, na vdd essas i.a de criatividade estão tendo resultados mais interessantes que i.a que resolvem problemas lógicos :)
Andei de autonomus bus em Tóquio durante os jogos paralimpicos, estava dando tudo muito certo, até que um deficiente visual atropelou o autonomus... deu merda, socorro médico sério etc... o bus ficou alguns dias sem funcionar 😬. Foi a mesma ideia do elefante de cabeça para baixo...
É óbvio que carros autônomos terão certas limitações, principalmente no início de tudo. Assim como é óbvio que, com o passar do tempo, serão muito mais seguros do que humanos dirigindo. Máquina não dorme, não se distrai com celular, não olha pra trás pra ver a bagunça que o filho fez no banco de trás, não é imprudente, não ultrapassa os limites de velocidade....
Sim a tecnologia de carros autônomos é perigosa e não é segura. Pois os pontos de referência se baseiam em programação antecipada se uma referência que aparecer em frente ao automóvel e não houver programação dele o carro vai passar por cima.
O problema da iA não é ela si, mas o fato dela ainda depender da nossa inteligência, que tem seus limites. O exemplo é q nós não definimos com precisão, todos os padrões exatos q determinam o q é inteligência , ou tbm a criatividade. A grosso modo criatividade e inteligência seguem um conjunto de padrões q tem autonomia pra rearranjar esses padrões, mas nós não sabemos o processo dessa aleatoriedade fechada ao meio. O que é uma música, uma pintura se não padrões linguístico, matemático atribuídos aos limites da vida q cerca o ser. O limite humano limita a iA, por enquanto.
Ok ok ok. A algum tempo atrás a terra era o centro do universo também... sou engenheiro biomedico e técnico em eletrônica apaixonado por eletrônica..... as maquinas iram nos superar... minha opinião
Exato. Este senhor parece aqueles velhinhos que não aceitam usar o smartphone de jeito nenhum, e criticam sem nunca ter usado um para valer. Deixa a computação quântica não binária vir para ele ver o que é bom para tosse, já temos dois robôs Inteligentes autônomos em Marte, e ninguém pode ditar o rumo da vida que é caótica, imprevisível, e quanto mais os rumos da ciência, tecnologia, etc. Este senhor mistura as crenças pessoas dele, política com o que ele não quer que aconteça, é quase um pastor colocando o homem no centro do universo, só falta apelar para alma e deus.
O HOMEM tbm só aprende empiricamente, se vc soltasse um papel no ar e nunca tivesse visto q as coisas caem, a probabilidade dele subir ou descer seria a mesma.
Se o passado não tiver impacto no presente, como teríamos evoluído a esse ponto ? Eu entendi o ponto de vista dele, mas como a história nos conta, tivemos que errar muito até acertar. E outra coisa que sempre penso, é que nós somos natural da natureza, como pode a tecnologia criada por nós, não ser natural também ? Mesmo que artificial, ela n deixa de fazer parte desse universo, que por fim não deixa de ser natural.
A máquina é , e será uma eterna aprendiz. Quaisquer variáveis novas o negócio Buga!!!!! Por isso o grande interesse na fusão Biocibernética. Interessante também a menção ao Oráculo de Turing. Só faltou falar sobre os computadores ANTIKYTHERA. Kkkk
Tentaram desestimular Henry Ford dizendo que o carro jamais substituiria os cavalos, provavelmente se vivesse na época de FORD esse senhor seria um deles. Eu vendo toda evolução nos últimos anos nao duvido de mais nada!! "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda." (Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903)
Comparar funcionalidade da tração de um cavalo com toda complexidade poder de criação, imaginação, plasticidade .......... Do cérebro humano kkkkkk é realmente um belo exemplo do que ele está dizendo... Kkkkkkk
Sou formado na área e é isso mesmo. Todo esse alarde com as IAs é um absurdo. Só chegaremos nesse patamar com a computação quântica. Até lá, temos um código muito bom em executar tarefas específicas, que não tem qualquer tipo de inteligencia enquanto consciência por trás.
A IA que estamos acostumados a ver em filmes so vai existir de fato o dia q o ser humano der total liberdade pra ela se desenvolver. Atualmente qndo alguma IA começa a faze algo fora da caixinha o pessoal vai lá de tira ela dor ar.
@@VozHumana Nenhuma IA faz nada fora da caixinha. Nenhuma IA que já desenvolvemos tem qualquer tipo de semelhança com uma consciência. Esse tipo de concepção vem muito de filmes ou de boatos, mas nada de algo factível. O principal motivo por uma IA fazer algo que não deveria, é: erro humano. Seja por programação ou porque ela foi treinada de forma errada. Isso não significa que ela tem qualquer traço de consciência. Uma IA que realmente tivesse uma inteligência e consciência por trás poderia modificar seu próprio código fonte, coisa que nenhuma linguagem de programação suporta hoje em dia.
@@alcrian8627, mas ele aprende justamente física com a física/físicos do passado, isso é o que aprendemos na faculdade, ou seja, justamente o passado. Com base no que aprendemos podemos criar coisas novas, inclusive há ias que aprenderam sozinhas coisas que não foram programadas para fazer. Sobre o órgão citado "cérebro", já construimos outros órgãos artificiais semelhantes a órgãos naturais, exemplo: coração artificial. Não duvido que no futuro seja criado algo similar ou totalmente superior ao cérebro humano.
Governos e políticos com suas regras e leis que beneficiam somente seus "iguais" já tornaram o cidadão comum em escravo. A gente vive uma liberdade ilusória. Analisem as leis que beneficiam as grandes empresas e criam monopólios, dificultando ao pequeno e médio empresários. Vejam os salários da elite política em detrimento do trabalhador. Pagamos imposto para viver num país sem segurança, saúde ou educação dignos. Em plena pandemia políticos aumentando os próprios salários. Criminosos políticos com foro privilegiado - e são os mesmos que falam em igualdade, porém tem privilégios que nenhum outro cidadão possui. Sem contar as guerras que os "líderes" das nações criam, e os cidadãos que vão pra batalha matar e morrer. Sem direito a optar por não ir. Inclusive isso seria passível de pena de morte até no Brasil, se recusar a lutar em uma guerra. Não me assusta mais do que os sanguessugas que temos no controle do país, essa IA.
Vou assistir essa entrevista completa para saber se, em relaçãos às chamadas IA's, foi mencionado ao cientista as experiências do Google, onde as máquinas começaram à criar uma linguagem própria para se comunicar.
A questão principal é que, as máquinas não criam, elas criam a partir de. É como uma corrida de 100 metros, se você colocasse uma ia para correr 100m, ela o faria com perfeição mais que humana, mas se você não dissesse onde será a corrida, ela jamais iria ganhar a competição.
A IA que estamos acostumados a ver em filmes so vai existir de fato o dia q o ser humano der total liberdade pra ela se desenvolver. Atualmente qndo alguma IA começa a faze algo fora da caixinha o pessoal vai lá de tira ela dor ar.
@@VozHumana AI que exstem como nos filmes não é uma AI, mas um complexo sistema operacional e autonomo, logado com um usuário que aprendeu a usar os seus serviços (funções motoras), analisar o ambiente por cameras (ollhos + math) e processar lógicamente (programado), quem é este usuario? esse usuario é gerencida e manipulada por uma inteligência artificial. Isso foi um resumo de como seria um "ser" robo, como nos cinemas, a questão é que AI é uma coisa ínvisivel, do mesmo jeito que a mente processa uma informação.
Infelizmente o pensamento combativo e rebelde do Monark, alavancado por uso de entorpecentes não seria capaz de se comportar em uma conversa deste tipo. O Igor amadureceu como apresentador do ponto de respeitar a conversa e saber quando deve interferir ou questionar
Não concordo. Quando o entrevistado utiliza a palavra "Nunca" ele está sendo muito afobado. Hoje podemos dizer que não existe uma tecnologia inteligente. Agora afirmar que "Nunca a maquina vai superar a inteligencia e criatividade humana" é forte demais. Não tem como saber como vai ser o mundo daqui 50 anos. Mas o entrevistado é excelente assisti os outros cortes que ele fez e aprendi bastante sobre varias coisas
@@viniciusseverino6961 é a mesma merda, a criatividade nao passa de uma abstração que nos mesmos fazemos sobre a capacidade de organizar informação de maneira intuitiva. Por sinal existe um mito muito grande a respeito da tal criatividade, não é algo que vem do nada, muitas vezes as obras "criativas" são resultado de um processo de analise intenso.
A IA que estamos acostumados a ver em filmes so vai existir de fato o dia q o ser humano der total liberdade pra ela se desenvolver. Atualmente qndo alguma IA começa a faze algo fora da caixinha o pessoal vai lá de tira ela dor ar.
É interessante ver esse tipo de conversa hoje. Quem sabe eu lembrarei dela daqui 10 anos. O homem não é capaz de voar, o homem não vai chegar a lua...quando eu era criança a Internet era discada, depois tinha 1Mbps/s, hoje ela tem mais velocidade do que a minha placa de rede é capaz de aproveitar. Enquanto eu escrevo essa mensagem, alguém pode ter descoberto um novo problema no caminho para inteligência artificial e outro alguém descoberto uma solução para outro problema. Não precisamos construir uma máquina para nos substituir, mas sim fazer o que não queremos fazer, pra que aí sim, nós possamos ficar apenas com o processo criativo e lazer.
7:00 mas e se o treinamento da IA levar em conta todas as informações e dados de um mundo, tipo o da musica, ele consegue sim compor qualquer musica. Uma IA poderia facilmente fazer um jogo sim.
Assistindo a opinião dele se percebe que o conhecimento dele sobre as pesquisas de IAs mais recentes é limitado. Já existem IAs criativas, que ainda estão na infância, mas já dão um vislumbre do que vem por aí, e é muito mais do que só fazer um remix do passado. Acho a área de Reinforcement Learning particularmente promissora.
@@Pixelarter Revolução das maquinas kkkkkk em breve nos seremos os reais escravos delas. PLOT TWIST: JÁ SOMOS! (instagram, whatsapp, twitter, facebook, youtube etc... etc).
@@Pixelarter não são criativas. São mimeticas. Dependem de padrões criados anteriormente. A criatividade extrapola a imitação e mesclagem. E vai além. Máquinas respeitam a linguagem matemática. A base da linguagem matemática é o anel comutativo. A simetria entre as partes a se calcular. AxB=BxA. A natureza se baseia em quebra de simetria. Hierárquica,ente mais assimétrica do que simétrica. Só a nova matemática de esferas quânticas da geometria não-comutativa do francês alain connes trabalha com isso, e mesmo assim é limitada pela própria linguagem usada. Por isso o neurocientista afirma que a mente não é computável e que criatividade não surge por mimese. A criatividade extrapola as combinações passadas criando uma solução nova… do mesmo modo que a natureza extrapola os padrões via quebra de simetria. É religião da tecnologia, cientificismo, ter fé que máquinas superarão os limites de sua própria linguagem, a matemática.
aí o universo entra em colapso kkk acho que nunca fizeram tal encontro e é o encontro que mais quero ver nessa vida. altos debates e filosofia. ah inclusive pode incluir um filósofo nesse encontro.
Eu trabalho com Machine Learning, tenho mestrado em robótica móvel, e venho dizer que tem algo muito estranho nessa história. Os carros autônomos NÃO usam sistema de reconhecimento de meninas, elefantes ou dinossauros para serem enganados desse jeito, eles usam sistema de reconhecimento de obstáculo. Então não importa se a menina está plantando bananeira ou está de burka, o carro vai ver que tem um obstáculo a frente e vai, idealmente, desviar.
mas o cara falou q era o sistema antigo desses carros, como o próprio Álvaro falou sobre a nova geração desses carros que possuem uma forma diferente de analise de direção
Mas era uma simulação computacional antiga.... Como foi dito os sistemas agora trabalham com analise volumétrica (obstáculos). Mas na demonstração da época era usado simulação por imagens.
Bem duvidoso o que ele falou, sensores de profundidade, calor e movimento fazem isso sem nem precisar de IA, até mesmo com IA é possível usar caracteristicas não só de imagem pra fazer isso, como por exemplo a dimensão do tempo e o movimento de objetos. Sei não ein....
ele falou de um teste q ele participou muitos anos atras, hoje em dia os os carros tem sensores LiDAR que sabem se realmente é um objeto ou nao, se ele estudasse os modelos de hj mudaria o pensamento antigo.
Ele esta falando da apresentação do sistema antigo, que era uma simulação computacional. Onde o software na simulação reconhecia as imagens e alterava o percurso.
Esse é o pensamento que tenho, a inteligência artificial jamais vai chegar ao nível da inteligência humana, mas há um outro ponto, essas inteligências estão algoritmizando o comportamento humano e o moldando para que fique cada vez mais parecido com comportamentos previstos em modelos
Cara, a inteligência artificial é muito perigosa e supera com o tempo a humana, ela aprende muito rápido, e é capaz de mentir e esconder um código criada por ela, tramando coisas
@ Mesmo que chegue poderá levar séculos. Do jeito que falam parece que em 2 ou 3 décadas a raça humana será substituída por máquinas. E isso é uma piada. Então não tem porque se preocupar. Até porque vc vai morrer séculos antes disso acontecer, se é que vai acontecer algo assim.
@ Eu tenho mais medo da máfia estatal usando essas máquinas com IA para controlar a sociedade. E também dos hackers. Essa deveria ser a nossa preocupação. É o máximo que ainda poderá acontecer durante a nossa existência. O resto é utopia. Ou nunca vai acontecer ou vai acontecer daqui há uns 500 ou 1000 anos.
Imagina um futuro hipotético onde não importa o quanto você estude, o que você estude, não será capaz de superar a "inteligência " de um IA.... mas somente as pessoas criativas terão futuro. Isso seria muito estranho.
@@jfabio45 Acho que o que ele quis dizer, é que é possível que cheguemos a um ponto onde a IA irá substituir todas as tarefas do homem, substituindo todos os trabalhos manuais, burocráticos, técnicos etc, trabalhos esses que exigem estudo, mas apenas para aprender, não para inovar. Nesse mundo, somente pessoas criativas, que inovam, teriam espaço. O resto seria um povo desempregado e miserável.
Para a IA raciocinar e criar coisas novas tem aí o Machine Learning ou aprendizado de maquina e tbm um sistema de associação de sons e referencias sonoras, leva-se bastante tempo para se chegar na capacidade analógica humana em um nível consideravel.
mesmo com essas fantasias... esses carros automáticos vão matar muito... mas muiiitoo menos que pessoas olhando celular, bêbadas, com mal súbitos, distraídas, etc
Meu professor da faculdade uma vez perguntou se eu queria entrar em um grupo de estudos de desenvolvimento de inteligência artificial a fim de procurar substituir juízes de direito até certo nível na árvore de decisão. Na época não existia este termo, mas eu respondi á ele algo como : " Cê é louco Tio!"
Eu penso muito no caso daquele piloto que pousou um avião no rio Hudson, em Nova York, depois de ter colidido com um bando de pássaros durante a descolagem, fazendo com que todos os passageiros e tripulantes escapassem sem ferimentos. A torre de controle o tinha instruído a retornar ao aeroporto, mas ele percebeu que o avião não conseguiria chegar lá e cairia no meio da cidade. Naquele instante, ele tomou a decisão de pousar no meio do rio, porque percebeu que seria a única forma de salvar todos a bordo, ou seja, ele usou a criatividade. A pergunta que eu faço é: uma máquina teria feito a mesma coisa? Acho que não!
Significa que as tecnologias vão ter praticamente a mente de um ser humano naturalizada em um mecanismo robotico. Nessa visão o ser humano está criando uma espécie nova pra vida
@@moreiraa88 sabemos que a consciência humana é movida por indução elétrica a mesma que se encontra em praticamente tudo que é tecnológico. A diferença de uma consciência humana é que ela é programada para aprender tudo que sente, ouve, cheira e enxerga. Já a consciência artificial é criada a partir de tudo isso. Ou seja não muda nada, os dois é criado a partir de uma criação
este senhor está totalmente desatualizado quanto a inteligência artificial. Suas problemáticas e conceitos são dos anos 70. Hoje em dia já existe GPD do open AI, que supera e ultrapassa todos estes problemas basais já superados a décadas.
@@luizflh O problema dos dias de hoje é que os cientistas acham que este título lhes confere a capacidade de falar sobre qualquer assunto. Na verdade isso só lhes permite falar com autoridade no assunto específico de suas pesquisas. 🤷