Nessa Black Friday, você poderá assinar a Finclass com 50% de desconto e ter acesso a +60 cursos de investimentos e +2 carteiras recomendadas que te mostram onde investir, com recomendações de investimento e 2 cursos do próprio Ricardo Figueiredo! Clique no link, e se cadastre agora: finc.ly/d6e238d8e4
Se usar toda a grana...sendo papel ou tijolo vc tá lascado! Tem q reinvestir parte dos rendimentos SEMPRE para retroalimentar o sistema financeiro que te sustenta.
Tudo que vc falou na teoria esta correto, mas na prática é bem diferente, pq nem fundos de papel nem os de tijolo se valoriazam tanto com o passar dos anos, pq as subcrições não deixam isso acontecer, tendo isso em visto prefiro investir no fundos de papel que pelo menos pagam um dividendo maior
O problema não é nem ter uma carteira só de papel, afinal de contas o patrimônio está no bolso do investidor. O maior erro é o investidor não REINVESTIR pelo menos a % da inflação apurada para manter o poder de compra.
Engraçado é que os salários não aumentam nessa proporção. Concursos públicos por exemplo, já vi várias situações em que há 10 anos o salário era 1800 e agora é 2100.
Muito obrigado pela aula magistral, Professor Ricardo Figueiredo. Deitei aqui no meu sofá nesse sábado frio e comecei a ver vídeos sobre FIIs e apareceu seus vídeos. Resolvi assistir e estou surpreendido pelos esclarecimentos, informações e didática. O senhor presta um serviço de utilidade pública a toda a nação. Muitíssimo obrigado! O senhor não tem idéia como suas informações, raciocínio e didática estão me ajudando. Comecei a investir em Fiis há um mês. Já tenho investimentos em renda fixa há 5 anos, mas criei coragem de partir para renda variável e estou, por enquanto, focando só em FIIs. Agora entendi porque é importante ter na carteira fii de tijolo. Como estou na fase de acumulação, estou focando 90% em papel para ter um retorno maior e poder reinvestir, reaportar nos fiis. Havia notado que o valor patrimonial dos papéis varia pouco e estava preocupado que o meu capital de investimentos iniciais quase não variariam e por isso não posso gastar os dividendos recebidos. Preciso comprar mais cotas. Mas, depois dessa aula, já vou adicionar mais 2 fiis de papéis e dar atenção a eles também, principalmente porque preciso valorizar também o capital investido e não só ter dividendos. Algum dia se precisar vender as cotas, elas também devem estar valorizadas.
Cara essa aula caiu feito uma luva! No caso estou estudando para montar uma carteira para o meu pai, para aumentar na aposentadoria! Show esse sua aula. Parabéns
Ótimo vídeo Ricardo! Clareou muito, realmente a tentação de buscar os maiores dividendos é grande, ja pensei em montar uma carteira com mais fundos de papel sim por esse motivo.
Eita coisa boa e inteligente é assistir Ricardo Figueiredo sempre MT valioso 👏 apesar de ser iniciante acredito que a carteira está equilibrada e com certeza a fase é de acumulação então, a regra é trabalhar mais pra aportar mais e reinvestir os dividendos.
Gosto muito de você e assistir os seus dois cursos da finclass, vc é omelhor professor de fundo imobiliário parabéns. Um dia quero te conhecer pessoalmente tenho 16 anos e estou no mercado de ações, fiis,investimentos em geral, cripto moedas, empreendedorismo, entre outros. Quero atingir a liberdade financeira quanto antes.
Só uma coisa que não entendi. Se estruturalmente os fundos de papel pagam mais a curto prazo, quando chegar la na frente, o que vai manter esse pensamento? Já que os fundis de tijolo já vão ter crescido seu dividendo e o patrimonio do fundo de papel permaneceu o mesmo
Conheço um catador de latas que investe há 15 anos, só de vale ele tem 45k, investe até em bitcoin, é um senhor de cor, desdentado mas muito simpático e inteligente
@@antonioestevaocarvalho5875se ele tem 45k vai cuidar dos dentes caraio. Não tem dinheiro que pague a sensação de comer bem sem ter que engolir a comida e não sentir dor de dente. Depois ele continua investindo que ainda vai sobrar bastante. PQP
Então se pegar da carteira um percentual médio da sua inflação, multiplicar pelo dividendo e reenvistir o resultado, indiretamente transformo o fii de papel em um fii de tijolo? Hipoteticamente claro.
Estou iniciando nesse negocio de fundos imobiliários e essa aula apresentou uma série de esclarecimentos fundamentais para nos ajudar a tomar decisões. Muito obrigado!
Mais um ótimo vídeo! Eu ainda estou na fase de acumulação, sendo assim, reinvisto todos os dividendos e faço os aportes mensais, mas já trabalho com uma proporção de 30% a 40% de fundos de papel na minha carteira de FII's.
A gente nunca explica um mercado pela exceção, nunca … e não obstante, MXRF11 só para variar, está caro, mas tem muito investidor que só olha dy e paga caro, cedo ou tarde a conta vem, uma verdade que inexorável
Eu tenho alguns FIIS,AÇOES,Bdrs, comecei a investir em 2022, demorei muito para tomar coragem para começar a investir na bolsa de valores, mas hoje graças a Deus estou conseguindo 🙏
Professor! Qual o momento de comprar FOF???? existe esse momento como o que estamos vivendo agoar com a manuteção da taxa Selic???? Existe algum parâmetro que podemos levar em conta que quando for atingido é a hora de comprar????
@@JulioCesar-us5cq entendi perfeitamente. Só disse "EU" particularmente não invisto 1 centavo em papel.....simples assim...nada contra quem investe em papel.
A minha carteira de FIIs só tem FIIs de papel, que uso os dividendos pra comprar ações de boas empresas que esteja descontadas. Claro que já me ferrei comprando HCTR 11 e DEVA 11, mas já fiz uma limpa e troquei as porcarias por FI Infra, que são muito mais seguros e está dando certo.
----------------------- dúvida --------------------------- boa tarde professor, excelente aula, mas fiquei com dúvida: os fundos de papel atrelados ao IPCA já não possuem uma "proteção" contra a inflação já que pagam IPCA + alguma coisa? Obrigado.
Certo, mas o problema é que essa proteção sai no dividendo e não fica no patrimônio do fundo. Então, se a pessoa gasta o dividendo o patrimônio da pessoa perde pro IPCA. Nos FIIs de tijolo o valor dos imóveis é corrigido pela inflação e isso não é distribuido.
Parcialmente sim @rafa2581 veja só, um título que paga cupom com indexador IPCA, remunera os juros (semestrais ou mensais) somente pela parte pré-fixada, dessa maneira, o fundo levando o CRI até o fim, recebe o principal corrigido pela inflação (torcendo para que não haja default). No FII de tijolo fica acumulado no imóvel e reajuste dos contratos que não são imediatos, mas numa eventual venda, tem essa valorização dupla (imóvel valorizado e renda aumentada pelo contrato com ajuste a um indexador, geralmente IPCA ou IGPM).
Ricardo eu estou começando a montar minha carteira e agora neste início estou fift/fift entre 1 fii de papel e 1 fii de galpões logísticos. Quando eu alcançar um valor investido que eu acho interessante para os 2 vou pegar os DY dos 2, 100% e pesquisar e iniciar 1 Fii de lajes corporativas, e por último em um Fii voltado a residências ou prédios como hotéis. Mas a minha idéia é ter 25% do capital alocado em casa área. O que vc acha dessa estratégia?
Por isso é importante ter uma carteira diversificada, investindo em outros ativos, como ações por exemplo, e sempre reinvestir parte dos dividendos, além de ter outras fontes de renda!!
Pessoal, na declaração de IR precisa colocar preço médio dos ativos do ano passado ou não? Vou colocar só o quantidade de ações e fiis e o valor total deles
Infelizmente eu só comecei em fii a 6 meses atrás, porém usei uma estratégia que está dando certo, o valor que tenho investido é baixo mas servirá de base para aportes futuros, minha carteira tem 105 fii que atingem no máximo 1% cada um ,meu rendimento mensal 1,15% (14,5%anual) eu reinvestido pelo menos 50% destes 1,15% e a valorização da carteira está em 1%, com esta estratégia eu estou conseguindo assimilar quedas de uma parte dos fundos, hj 40 fiis estão negativos e 65 positivos ,pra mim está ótimo, é como se eu estivesse com um CDB de 165%.
Grato pelas informações. Ainda não estou na fase de usufruto da carteira, mas tenho um mix de tijolo e papel. Reinvisto todos os dividendos recebidos e ainda faço aportes mensais.
Que sonho seria pagar apenas R$ 500 de mensalidade de escola para filho em São Paulo, eu gostaria de ter mais de 1 filho, porém o custo de educação de qualidade é tão caro no Brasil que fica difícil. O Brasil está exterminando sua classe média alta, (a classe média alta é a que deveria mais crescer para o Brasil se tornar um país desenvolvido), justamente porque o ensino público é ruim e a a classe média alta tem muita despesa para pagar escola particular. Os mais pobres continuam a ter 2 ou 3 filhos porque conseguem manter seu padrão de vida utilizando serviços públicos e escola pública pros filhos. A base da pirâmide brasileira continuará cada vez com os mais pobres crescendo e a classe média alta diminuindo, a classe média não tendo filhos e se mudando pro exterior, tornando o Brasil cada vez mais um país subdesenvolvido. O Brasil não tem plano de país infelizmente.
Na verdade eu penso que a gente paga escola particular pela segurança dos filhos, se pudesse ensinar os filhos em casa e colocar todo esse dinheiro num investimento, poderia pagar qualquer faculdade particular que ele quisesse, e já deixar uma carteira de renda e aposentadoria para seu filho já gerando retornos. Vejo qtos pais despejando dinheiro nas escolas, e depois o filho não quer seguir carreira em nada... e se o pai não deixou um capital pra ele herdar.. ai a porca torce o rabo!
Se o sujeito tem por exemplo 500.000 em 15 FIIS de tijolos distribuídos igualmente nas cotas e investir outros 200.000 em papel, é melhor pulverizar o máximo em bons fundos de papel para reduzir possibilidades de perdas? Ex.: 500.000 em 15 tijolos e 200.000 em 15, 20, 25 fundos de papel, FII, FOF, INFRA e Fiagro...
Eu iria em bons high grades e alguns "midles" de boas gestoras, antes alguns dos bons do que pulverizar e acabar colocando em fundos ruins/arriscados... Hgcr kncr knip (high grades)/ knsc afhi (midles)
Só esqueceu de falar se a cota cair e os 400 mil virar 300 mil, ao invés de receber 4 mil de juros por mês recebe 3 mil, é isso produção? Melhor ficar na renda fixa mesmo
Errado. Se o preço da cota cair, mas o fluxo de CRIs está plenamente adimplente, você continuará com o mesmo fluxo de renda, afinal você tem a mesma quantidade de cotas. Ocorre que no cenário citado, seu dy corrente ficou maior, ao preço de mercado, ainda que seu yield on cost permaneça inalterado afinal, seu preço médio não mudou, o que mudou foi a cota de mercado
Na verdade não Ricardo, nesse caso o dy sobe pois pagaria o msmo provento só que agora referente a uma cota que vale menos.. fazer uma conta de padaria pra tentar te explicar, se 400mil virar 300mil teve uma queda de 25% no patrimônio, mas vc continua com o mesmo número de cotas, que se não tiver nenhuma inadimplência vai continuar pagar algo em torno do que vinha pagando por cota (claro q tem a questão do indexador e se for ipca tende a ter uma variação maior que um cdi por exemplo, mas como estamos apenas analisando o fator patrimônio/proventos vamos continuar na logica), logo 25% a menos de patrimônio pagando o mesmo valor nominal de proventos, teríamos um dy de 12% + 1/4 que seria = a 3%, logo seu dy passaria a 15% a.a em.cima desses 300mil que eram 400mil, entende?
@@lucasdisanto4505 e eu falei algo diferente disso meu caro? Releia o que coloquei. Se valor de cota cair e fluxo de dividendos permanecer, DY sobe ainda que yield on cost fique inalterado
Na verdade ele só pode utilizar para fins particulares no máximo 50%, o restante é reinvestir, ou seja ele vai reinvestir de forma a corrigir a inflação média.
Ricardo: e se o investidor do FII de papel reinvestir 100% dos dividendos? No médio/ longo prazo o Fundo de Papel, que paga um DY maior que o tijolo não é mais interessante?
Quando pegamos o histórico dos fundos de tijolo nos últimos 5 anos só andam de lado,tanto faz papel ou tijolo tem que investir pelo menos 30% para tentar garantir que acompanhe o IPCA,eu pelo menos faço assim e da certo,aporto nos mais descontados e a cada ano faço o rebalanceamento se assim for necessário!
Se você não faz nada para aumentar o rendimento mensal como exemplo fazendo novos aportes, daqui a 10 anos estará com o mesmo rendimento, porém o poder de compra cai. Posso dar exemplo da bolacha danix quando tinha 15 anos era R$1,50 hoje tenho quase 30 anos o dobro do tempo e a bolacha tava R$3,50 na padaria, mais que o dobro.
Sugestão, veja o máximo de vídeos sobre o assunto e entenda o máximo sobre risco e JAMAIS invista por qualquer q seja a indicação, msm se for uma carteira recomendada PAGA, pode até usar como um filtro inicial, onde vc aplicará o conhecimento adquirido para a sua decisão final, acredite, algumas indicações da Internet e até de indicações de casas de análise pagas, estão repletas d conflitos d interesse e até com análises q entrarão em conflito com algumas coisas q vc discordará, QUANDO TIVER ALGUM CONHECIMENTO, aí o fiel da balança, não invista se não tiver um conhecimento q vc julgar mínimo para entender o comportamento do ativo investido, especialmente sobre seus riscos
Já tenho por volta de 60 anos. Pouco pra investir por mês e uma reserva na poupança. Me aposento em três anos. Séria melhor comprar AÇÕES OU COTAS DE FIIS? 🤔🤔🤔
O meu pai foi pegando as indenizações das firmas da vida que demoram a sair e investiu tudo em fundos e com isso ele tem o equivalente a um salário a mais todo mês. A aposentadoria miserável desses pais que muitos nem conseguem é sem condições. Já estou fazendo minha carteira porque talvez eu não tenha essa sorte. As poucas causas trabalhistas que eu ganhei que tem pago hoje e destruíram minha saúde são migalhas. Ainda é pouco mas já consegui o suficiente pra não ter mais que ser escravo de firma nenhuma.
O patrimonio que está falando no video , é o valor investido em todas as cotas ? tipo assim se eu comprar 100 cotas de um fundo de papel hoje , daqui a um ano o valor das 100 cotas no mesmo fundo de papel vai tar praticamente o mesmo preço ? ou seja o valor das cotas de papel tem pouca variação ?
não , ele esta falando para quem recebe os dividendos dos fiis de papel e usa tudo sem reinvestir uma parte , se fizer isso com o passar do tempo o valor do seu dinheiro perde o poder de compra , exemplo 4 mil reais hoje compra x coisas no mercado , daqui a 10 anos esses 4 mil não consegue comprar as mesmas coisas , importante reinvestir uma parte do rendimento mesmo a pessoa já estiver vivendo de juros .
@@danielfelix2252Isso que eu não entendi…, por exemplo, se eu tenho 5 mil cotas de papel e hoje ela me gera 3 mil reais por mês, daqui 10 anos eu continuarei com as mesmas 5000 cotas e essas cotas estarão recebendo mais dividendos pq estarão corrigidas e é isso que eu penso. Tudo bem, se eu eu tinha 400 mil reais investido e não reaportei, esses mesmos 400 mil não valerá quase nada, porém, em questão de dividendos por cotas terei um bom valor mensal caindo na conta. Não é isso ou me equivoquei em algo? Me ajuda a entender melhor essa parte…🙏🏼
Pensando em se proteger da inflação la na frente quando de fato for viver de renda, uma carteira balanceada (ex 65% tijolo 35% papel), qual a porcentagem dos proventos que eu deveria reinvestir? A porcentagem do ipca acumulado dos ultimos 12 meses ja seria o suficiente? Ou alem do ipca acumulado algo a mais pra trazer uma margem de segurança? Ex. Ipca + 2% dos meus dividendos? Obrigado e parabens pelo canal!! Espero que possa me responder! 😁
Minha carteira está horrível com Irdm e Bari, fundos de papel que vem caindo muito de dois anos pra cá. Fico com esperança do preço subir para eu sair sem muito prejuízo
Quem está nessa faze de usar aos dividendos, já está mais perto do fim, então 10 anos está no lucro. Se a coisa complicar que vá o capital...Simples assim...kkk
Quer aprender a investir e analisar fundos imobiliários com o Ricardo Figueiredo? Na Finclass, isso é possível! O Ricardo possui 2 cursos na Finclass, um de análise de FIIs de tijolo e outro de análise de FIIs de papel. Nestes 2 cursos, você tem acesso a mais de 20 anos de mercado imobiliário, e aprende de verdade a analisar um fundo imobiliário como profissional! Ao todo, você tem +65 cursos e +2 carteiras de investimento na Finclass, por menos de R$2 por dia. Para fazer a sua assinatura por um preço especial, clique no link: finc.ly/9792e62421