Acabei de ver inúmeros comentários negativos em relação ao pensamento de Anísio Teixeira, mas não me atingiu em nada, pois veio de pessoas baixas! Sempre serei um eterno admirador de Anísio Teixeira e John Dewey, dois grandes reformuladores do sistema escolar.
O fracasso da educação brasileira, ao meu ver, não está ligado com o pensamento dos reformistas. Nosso sistema educacional visa exclusivamente colocar indivíduos no mercado de trabalho, ou seja, não é uma formação humanista. O nosso sistema educacional não forma, e sim deforma os indivíduos.
@@ander10001000 VIAJOU ! MERCADO DE TRABALHO É A FASE MAIS IMPORTANTE DO SER HUMANO. SER ÚTIL E AJUDAR A HUMANIDADE. HUMANISMO É SER DO BEM E TRABALHAR EDIFICAR A VIDA E O CONHECIMENTO. BICHO FALOU NADA A VER
Olha o pensamento deles...DESTRUIRAM O PAÍS: Não é imperioso ensinar matemáticas, mas é necessário não ensinar, em todos os graus, da escola maternal à Universidade, senão o que interesse, dando a esta palavra seu inteiro sentido: o mais exigente e o mais forte. (BLOCH, 1951, p. 74, grifos meu)
Excelente análise! Importante reflexão sobre o legado de Anísio Teixeira para nos fazer pensar sobre os caminhos da educação nestes tempos de resistência à barbárie.
Lamentavelmente os maiores educadores brasileiros (Anisio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho) são exatamente os menos conhecidos pelos nossos estudantes e professores universitários!
Foi este inbencilizante que fudeu com a nossa "educação" se é que pode dizer assim pq só ouve algum aprendizado de vdd no Brasil no tempo da colônia., por uma série de fatores e deficiências que 99,9% dos brasileiros têm hj em dia que já vem dos anos 50 pra 60. É meu amigo eu não coloco meus filhos em ministério de reforma comportamental.
Primeiro: Parabéns por sua coragem e iniciativa (muitos queriam falar mas...Tm medo !) Segundo: Sua colocação merece crédito e análise profunda terceiro: Pesquisei muito no You Tube e praticamente não existe essa análise. Colega estou com vc !