Eu tenho uma admiração muito grande por esse canal,o Carlos utiliza de uma boa oratória permitindo que todos tenham um bom entendimento sobre o assunto,além de outras qualidades.
@@PauloPereira-jj4jv é o que chamamos de SPDA. Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é destinado a proteger uma estrutura, linhas de transmissão por ex:. contra os efeitos da queda de raios. Existe ainda outro cabo que acompanha as linhas sob o solo, ambos estão interligados em todos os sistema, saindo das hidrelétricas até as subestações. Outra coisa que talves vc não saiba é que, todo o sistema Eletrico nacional é interligado na frequência exata de 60 Hz, com excessão das linhas de Corrente contínua Itaipú-Ibiuna de + (-) 300-+(-) 600 Kv. No caso do acidente em Caaratinga é possível que aquele cabo do para raio tenha evitado uma explosão da aeronave. O cabo para raio está ligado a um sistema de proteção que desliga a linha de transmissão em centezimos de segundos em caso de curto circuitos. abç
@@vicenters4978 Parabéns, Vicente. Além de muito educado é perfeito conhecedor do sistema. Como já trabalhei na área, isso que você afirma é possível, sim. A energia da aeronave pode ter sido absorvida pelos cabos.
Obrigado Sr. Carlos, pela sua disponibilidade e excelente explicação. Acontecimento muito triste, a perda de uma excelente Cantora. Obrigado e os meus pêsames à família
Fala Carlos ... Ótimo o vídeo e muito melhor as suas explicações e do CMTE Pamplona sobre esclarecimentos de forma muito transparente e didática. Valeu ! ! !
Grande Carlos, que bom conhecer sua perspectiva, sempre profissional, etica e respeitosa, sem achismo como normalmente muito se ve por ai.Admiro seu canal!
Carlos MD e comandante Pamplona, contribuindo para esclarecimentos dos fatos com honestidade , integridade e respeito em passar as informações , sempre respeitando a premissa das investigações oficiais. 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa tarde, já fiz varios pousos neste aeródromo, mas sempre segui os procedimentos padrão, aproximação recomendada, usar sempre o setor oeste, mas este piloto optou por uma aproximação direta, e em baixa altitute, nesta regiao não é a melhor opção, mas vamos aguardar o Cenipa....
3 года назад
Obrigado pelo comentário, muito coerente e técnico !!!
Por isso eu creio que essa opção não foi por acaso e sim por possíveis problemas ,pois existe informação suficiente pra não se fazer da forma que foi feita e não era um só piloto mas dois,e se eram pilotos de táxi aéreo eram si. Experientes,pelo menos um ,não eram dois aventureiros radicais brincando com a adrenalina transportando uma equipe de artista renomada
A função principal deste cabo é para raios tanto que ele é liga direto na torre sem isolação. Hoje a maioria destes cabos são opgw, que consiste de uma camada externa de alumínio para condução da descarga elétrica, mais uma camada de aço para função estrutural e a alma uma fibra óptica para transmissão de dados.
Boa tarde Carlos; Agradeço por suas inéditas explicação, assim como também a do comandante. Ficou TOP os esclarecimentos passados p'ra nós, desde já... AGRADEÇO-LHE, boa semana! ! ! . . .
Uma das testemunhas disse que viu o avião "rodando" após o choque com os cabos. Resta saber o que exatamente ele quis dizer com isso, mas considerando a forma como estava o avião na posição final, dá pra supor que ele entrou em parafuso chato. Também é difícil dizer se essa testemunho realmente falou o que viu, muita gente exagera na hora de relatar algum fato.
Só viagei de avião por três vezes mas só em vôos regulares, esses taxi aéreo todos sabemos que pousam com certa frequência nessas pistas que além serem muitas vezes estreitas costumam não permitir pousos por instrumento, temos no youtube uma vasta lista de vídeos de pousos filmados na cabine onde se percebe que a realidade dos pousos na categoria regular são muito bem sucedidos até mesmo em situação noturna além de casos de tempestade.
Carlos Dariva, receba meus respeitos e admiração por sua ética e pelo seu conhecimento a qual você tem a capacidade de transmitir de maneira simples, didática e com humildade Deixo meus respeitos e admiração por seu trabalho!!
Sou de caratinga minas gerais estou muito triste com esse acidente e a perda da nossa rainha e estrelinha quantas saudades de você Marilia Mendonça olha dai do céu e proteja seu filhinho Leozinho com a permissão de Deus
Como sempre, mais um excelente vídeo. Parabéns grande CMD....
3 года назад
O cabo golpeado foi o OPGW (optical grounded wire). É um cabo coaxial, cabo de aço por fora e cabo de fibra óptica por dentro. O cabo externo é aterrado e tem função de para raio. O cabo de fibra é pra comunicação/monitoramento da rede. Não é energizado.
Parabéns pelo video. Agora na minha opinião deveriam ser tomadas medidas imediatas pra evitar outro acidente como OBRAs para o AUMENTO DE PISTA facilitando a visão aérea e o POUSO e identificação com as BOLAS coloridas na fiação da CEMIG e até mesmo luzes. Infelizmente essa pista me traz a sensação de abandono total. As mudanças são necessárias para preservar as vidas.
Tenho a sensação de que ele realmente não viu os cabos dessa torre,vi uma simulação feita com o mesmo trajeto e a torre fica meio que escondida entre as árvores...
Bom dia Aquele cabo na parte superior conhecido como cabo de guarda, está ligado à estrutura metálica das torres e por aí ligado à terra serve para proteger os cabos de alta tensão de raios, assim, a energia do raio é canalizada por esse cabo e não entra no circuito de alta tensão que poderia causar graves problemas na rede. Quanto ao acidente em si, tal como disse, serão os órgãos oficiais que vão investigar, que poderão esclarecer um pouco mais o que se passou, mas parece um pouco estranho, que a aeronave ainda a uma distância razoável do aeroporto (se se pode chamar isso), voasse tão baixo, falta de conhecimento do terreno? Avaria? Falta de combustível? Tantas interrogações, é difícil dar resposta assim sem mais dados. Parabéns pelo canal. Abraço aqui de Portugal.
Piloto de avião pode ser erro humano causou a queda. A Marília Mendonça morrer antes aproximar a torre de alta tensão dá CEMIG, avião é muito pequeno leve de 5 passageiros morrer de acidente. Co-piloto não pode pilotar ANAC pode tomar providência necessariamente.
Boa tarde, Carlos! Caso a aeronave tenha colidido no cabo superior da linha de transmissão, ele se chama de "Cabo guarda" ou para raios. Como é um equipamento de proteção ele só receberia descargas atmosféricas para proteger linhas e estruturas(torres). Como houve falta de suprimento de energia numa região próxima, logo após o acidente, pode ter havido rompimento do cabo e ter provocado curto circuito entre fase(s) e atuando abertura de disjuntores ou religadores que são equipamentos de protecao/isolação com segurança. Grato pelas informações do vídeo. Você é fera!
3 года назад
Agora sua resposta tirou algumas dúvidas, valeu abraço !!!
Excelente video mas creio que faltou um melhor planejamento logistico dos pilotos e da empresa de táxi aéreo, para operar em regioes desconhecidas que os proprios pilotos nunca estiveram.
Muito bom , explicando e não opinando , isto mostra o seu profissionalismo , comenta o que tem conhecimento e deixa para outros que conhecem o assunto de outra área. Mais uma vez admirando a sua conduta .
Boa semana à todos. À aqueles que farão voos, que tudo ocorra bem. Acidentes com finais fatais, como esse, são em decorrência de uma sucessão de erros e eventos. Vamos aguardar o trabalho dos técnicos e especialistas. Agora o momento é de pesares.
Acompanhando os comentários e novamente muito abalado com o acidente de Caratinga,infelizmente, o fator humano deve ter sido fundamental entre outros contribuintes...Existe uma regra operacional que devemos observar : EVITE FAZER APROXIMAÇOES DIRETAS PARA OPERAÇÃO VISUAL E ENTRE NO TRAFEGO PADRÃO PARA O AERÓDROMO DE POUSO. A altura do circuito de pouso é em média 1500 pés acima do terreno,proporcionando um ângulo de descida correto para reta final na aproximação para pista. Aparentemente, não foi executado o tráfego PADRÃO e nesta pista é MANDATORIO ! Já operei em Caratinga e além das elevações ao redor da pista,ela tem somente 1088 metros e um pouco mais de 2000 pés acima do nível médio do mar.Ela fica num caldeirão que até na perna base do tráfego, nos dificulta a visibilidade e julgamento de altura....É uma operação DIFERENTE,que nos proíbe uma aproximação direta sem executar o tráfego padrão.Esta seria uma explicação por terem albarroado os fios de alta tensão. Cada piloto terá sua impressão e não quero manchar a memória dos companheiros que perderam suas vidas na nobre atividade do transporte aéreo!
3 года назад
Parabéns, essa foi uma ótima explicação e me abriu mais a mente....obrigado !
Gostei do seu trabalho muito importante ! Minha solidariedade as famílias ! Foi muito triste este acontecimento ! As cinco vítimas descansem em paz na Glória de Deus !
Uma sugestão, gerar um formulário para saber se o piloto está bem de saúde, período de descanso está ok, experiência de vou, se conhece o aeroporto, histórico da companhia etc...
Carlos, parabéns pela sua simplicidade e profissionalismo. É triste ver outro canal parecido com o seu onde o " apresentador" não soube muito bem administrar a fama e a ganância em ganhar dinheiro. Parabéns Carlos.
O canal do cidadão já passou da casa do milhão. É natural o alcance e os ganhos dele ser maior. E também se ele não fizer um vídeo ou uma live os inscritos certamente iriam cobrar. E também ele ta sendo muito requisitado pra explicar sobre acidentes por ser um estudioso do assunto. E agora que ta aposentado t a dedicando a profissão de RU-vidr. As consequências do trabalho vão sendo colhidas e o número de inscritos e haters crescem.
Parabéns Carlos pelo vídeo ...admiro seu trabalho ...gosto muito de aviões ...mas tenho medo de voar ...mas sei que e o transporte mais seguro...Abraço amigo GUARULHOS SP...
3 года назад
Obrigado, se desejar passa lá no avioesecianaweb@gmail.com
O que eu mais achei estranho ao ler a notícia la no dia que aconteceu, conhecendo a região aqui em MG, foi: "Mas pq bateu nos fios, pq estava tão baixo? Os aviões passam muito acima das torres. Mas muuuito acima mesmo.".
tenho uma pergunta: este aeroporto possui alguma carta de aproximação e procedimentos padrão específicos apontando todos os obstáculos e características da pista?
Fui militar da aeronáutica no 6º Esquadrão de Transporte Aéreo - 6º E.T.A. e lá, atuei na Operações - setor que cria as operações aéreas do esquadrão e quando solicitado por outras fontes oficiais -, atuei também no setor de Navegação - setor que prepara as rotas aéreas paras os vôos - e, todos dos militares da Operações e Navegação, inclusive, até os soldados, cabos e sargentos que auxiliavam nos setores, eram treinados no sentido de saber de todas as condições (climáticas, estudos topográficos, presença de aves, presença de construções altas, etc) que envolviam os locais para onde as aeronaves voariam, exatamente para garantir ao máximo a segurança do voo. Inclusive, as aeronaves levavam mapas para auxiliar os pilotos. Na época, os voos eram finalizados com bastante antecedência e era rotina dos pilotos que foram escalados, realizarem um estudo prévio sobre o voo e local para onde voariam. No caso do acidente do King Air em Caratinga, uma coisa que está chamando à atenção é que, em vários vídeos com pessoas que conhecem e/ou são e/ou foram pilotos e tiveram envolvimento com a aviação, falam sobre "conhecer a área" ao redor do aeródromo, exatamente por causa das torres e também pela topografia do local. E muitos deixam no ar, se o piloto conhecia aquela área ao redor da pista. Acredito que a investigação vai ficar mais focada nesse ponto, pois, são várias pessoas falando sobre o mesmo ponto ("conhecer a área" ) e possíveis riscos quando não se conhece. Vamos aguardar as informações quanto a investigação e saber se o piloto conhecia a área.
Me pergunto o que o levou a escolher uma rota que não é , e nunca foi de aproximação de descida para a pista de aterrisagem.Algo deve ter acontecido, pois a aproximação é pelo oeste.Uso este aeroporto há mais de 63 anos,.Temos um sítio na nascente da cachoeira desde 1950 e nunca foi local de aproximação para aterrisagem. A companhia que por volta de 1950 já operava aqui, era a Nacional e com avião de porte bem maior naquela época.Nunca teve acidente.Hoje tem várias aeronaves operando aqui.A perícia vai esclarecer os fatos.Este avião deve ter recebido a carta de voo com orientações da região, realmente fico no aguardo dos esclarecimentos do por que escolheu outra rota de pouso.
Muito triste o acontecido....Daqui há 01 ano, depois das investigações saberemos o que aconteceu... Parabéns ao Aviões & Cia, um show de conhecimento e informação. - Só um comentário, não conheço nada de aviação.... Atualmente temos sistemas de gravações simples e baratos, porque não instala-los nas pequenas aeronaves, mesmo sem a Obrigatoriedade dos órgãos de aviação! Nessa hora ajudaria muito na investigação...
isso n foi uma postagem foi ummmm showwww pamplona vc resumiul os pequenos aeroportotos do brisil e do mundo em poucos minutos ja ouvi falar de vc mas agora sou seu fã e parabens ao canal por ter um achado assim com profissional e pessoa .obrigado podem fazer resumo assim nas redes mais esse foir o melhor e o primeirooooooooooo
Poxa, como o comandante disse, sem carta de aproximação numa pista exclusivamente visual e com torres de transmissão no percurso bem que poderia haver aquelas identificações esféricas laranja pelo menos no alinhamento da pista, não?
3 года назад
Acredito que as esferas laranjas, aumentariam bem as chances de visão dos cabos !!!
Complementando: Segundo relatório obtido pelo XXXX, o sistema de informações aeronáuticas do aeroporto de destino apontava a existência de torres de alta-tensão em montagem, oferecendo risco à aproximação. O relatório, chamado Infotemp, afirmava que as torres que estavam sendo instaladas violavam o plano básico de zona de proteção do aeroporto de Ubaporanga. O relatório que aponta essa irregularidade foi divulgado pelo sistema nos dias 3 de julho e 13 de setembro.
Piloto e co piloto precisam ser mais preparados no senítido de vôos reconhecimento dos locais de pousos, para que pessoas moram de graça, como aconteceu com Marília Mendonça e as outras vítimas. Estou muito triste.
Saudações. Salvo engano de minha parte, o cabo superior da linha elétrica de transmissão é o pára-raio. Ou seja, o protetor contra descargas atmosféricas. Não tem condutor de neutro nestas linhas elétricas. Só os condutores "vivos" e a proteção. Quanto ao depoimento do comandante, fiquei na dúvida com relação à questão da largura da pista. Eu tenho vaga lembrança de ter assistido em outro canal uma explicação sobre as faixas que marcam o início do ponto de contato ideal da pista. A quantidade delas seria um indicador visual da largura aproximada da pista.
Pelos relatos de algumas testemunhas que vi na tv parece que ele vinha baixo já com problemas e acabou batendo nos cabos, mas vi em algum documentário que testemunhas nestes casos são menos confiáveis por vários fatores, mas é uma pena a aviação geral não ter a mesma fiscalização da comercial.
Será que uma aproximação "longa" no alinhamento da pista, em uma rampa de 3 graus consegue ultrapassar as torres e linhas de transmissão de energia? A diferença de altitude entre a pista e a tal linha é muito grande para a distância
1. Por que alguns aviões optam em não ter caixa preta? Para economizar? Menos manutenção? Ou talvez para fazer manobras fora do padrão recomendado?
3 года назад
Não é opção da aeronave, é pelo regulamento para homologar a aeronave, se a aeronave leva a partir de 20 passageiros, ou se é jato para 2 pilotos, enfim o regulamento é que determina !
Boa tarde! Excelente abordagem deste tema tão triste, centrado somente em dados conhecidos até esse momento. Quando ao aspecto geral da aeronave, aparentemente íntegra demais para a gravidade do acidente, somente um acelerômetro para medir as forças G. Fico pensando se algum smartphone da tripulação ou passageiros não gravou automaticamente, os movimentos durante o impacto. Um abraço a você e aos que assistem os seus vídeos
Os bombeiros mais o rapaz que fez o guincho da aeronave acidentada disseram que dentro do avião parecia um furacão: "o assoalho estava todo destruído, os bancos pra fora do lugar"......
Olá Carlos,aquele primeiro cabo de cima das torres são justamente para proteger as linhas de transmissão aérea (LTA) e outra proteção é como para-raio. Excelentes vídeos, como você nos ensina,Bons Ventos à todos.
O cabo na posição mais alta na linha de transmissão é chamada de cabo "pára-raios" e aterrado junto com a torre. Minimiza o risco de o raio atingir a rede de alta tensão. É muito resistente pois tem alma de aço e se um avião bater nele pode desequilibrá-lo.
Olha fica aqui meu achismo. Se provado for que não existiu falhas em equipamento embarcado no avião. Então se confirmado for primeiro vôo da empresa até a região pode passar por ai o que principiou tudo. Excelente o conteúdo do vídeo.
Parabéns pelo vídeo Carlito. Obs: a última coisa que pode acontecer é os passageiros terem levado choque. Avião suporta raios e não afeta os passageiros.
concordo com vc. aliás precisamos primeiro saber se realmente o fio tem culpa ou se realmente estava em baixa altitude. pq se falaram isso na mídia eu aposto que será desmentido no futuro ao fim das investigações. a única coisa que da pra especular mesmo é o que podemos ver. a aeronave caiu de barriga com mais velocidade vertical que horizontal. pq caiu e lá ficou. portanto, obviamente foi stoll. pode ter sido oriunda de uma falha de motor, instrumentos de aviônica ou até mesmo algum cabo rompido ou mangueira de óleo.... a lista é grande. abraço 🤗
3 года назад
Acho que não é por ai Rick, isso não causa stall, o mais provável é o stall provocado pela manobra e ou impacto com o cabo, já que o avião estava em velocidade de aproximação, baixa velocidade !!!
Eu acabei de ver umas fotos dos motores. Tem cabo de aço enrolado pra todo canto na hélices. Que porrada. O Cabo rancou os dois motores na mesma hora. Deve ter sido um barulho feio e os avião deve ter dado um "freiada" violenta. A minha única curiosidade é saber se ele estava baixo por algum motivo de pane. Ou foi "barbeiragem" mesmo, pq aquele aeroporto é chato de operar, tem muitas particularidades.
Meu Deus um avião que não tem caixa preta Um aeródromo que não tem informações e nem equipamentos e nem torre de controle . Isso pra mim não pode ser levado a sério
3 года назад
Na aviação geral isso é normal e não tem nada errado, para isso existem procedimentos para mitigar erros e é constantemente atualizado.....
Por isso esse normal na minha opinião não é admissível. Outra coisa o piloto não realizou o procedimento da carta de descida orientada no rotaer e o livre arbítrio não pode existir, somente em caso de urgência urgentíssima
Boa noite sou escrito no canal minha tire uma dúvida por favor o q e considerado uma aeronave Velha essa d marilia com 37 anos não e velho o que e velho o 14 bis de Santos Dumont obrigado
3 года назад
Aviões possuem um plano de manutenção muito rígido, a cada revisão geral, o avião sai como novo, tenha ele 100 ou 50 anos.....
Excelentes esclarecimentos! O senhor poderia em uma próxima oportunidade fazer um vídeo sobre o PIPER SENECA que também é muito utilizado no Brasil, (inclusive em alguns táxis aéreos). Sucesso! Obrigado!!
3 года назад
Sim, vários aviões serão abordados no canal.....abc
Caro MD, o Sr disse que não conhece detalhes dos cabos de energia em questão, obviamente por não ser de sua área, se o Sr me permite, já trabalhei com isso e posso detalhar: o cabo que o avião colidiu foi o mais alto, no topo da torre, esses cabos não tem energia, pode reparar que são conectados diretamente nas torres, sem isoladores como os demais. O nome técnico deles é " cabo guarda " que são aterrados nas duas extremidades ( usina ou subestação ) da linha de transmissão, e servem como para raios para proteger os cabos de energia de descargas atmosféricas, quando as linhas cruzam rodovias, rios, próximo a aeroportos, etc as empresas são obrigadas a colocar aquelas esferas laranja parecidas com bola de basquete, tecnicamente chamadas de "esferas de sinalização" que tem justamente a finalidade de alertar helicópteros e aeronaves. Nas imagens do acidente não consegui ver nenhuma. No canal de Viracopos, onde os spoters mostram as decolagens da cabeceira 15, quando os aviões ultrapassam a cabeceira 33 dá pra ver essas esferas nos cabos. Desculpe entrar com assunto fora do foco de sua publicação e também desculpe o texto longo, mas minha intenção foi só colaborar com um dado extra.
3 года назад
Obrigado pela informação, perfeita e com maestria ! Abraço
Uma condição que observei ... Naquele horário 15 horas voando na proa 010 da pista em uso ... estaria recebendo o sol pela esquerda NNO causando dificuldades na visibilidade horizontal . Podendo contribuir a não visão das Torres e fio .
Eu sou de Caratinga mg.moro a 3 km do acidente.. conheço.a palmo o local.. já existe este aeroporto aos 30 anos nunca teve acidente..o que aconteceu...foi um erro de cálculo do pilotos..está fiação está cituada no cume de uma montanha.. muinto alto.local de alinhamento para pouso..o avião veio bateu no fio do fio enrolou no motor.tem pedaço de Cabo enrolado no motor..o avião deceu em parafuso...caiu na cachoeira.... resumo a montanha e muinto Alta....
Tinha o piloto e o co- piloto, os dois não conheciam a área, os dois eram inexperientes a ponto de voarem muito abaixo da rampa ideal? Eu suponho e acredito que a aeronave apresentou algum problema é por isso a rampa baixa se preparando pra um possível pouso forçado de emergência sendo pegos de surpresa pelos cabos por não conhecerem a área ou por perda abrupta de altura proveniente de problemas na aeronave, acredito muito nessa hipótese mas na dúvida é mais fácil declarar falha humana
A senhora, vizinha, afirma que o avião desceu rodopiando e bateu de lado com uma das asas. Segurança nunca é demais, a rede de transmissão deveria estar sinalizada com as esferas cor laranja, mesmo estando fora da área base de influência como alguns dizem. Mas em segurnaça deve-se prever váriadas situações, como por exemplo, o piloto não ter experiência na região e estar voando muito baixo, com tempo ruim ainda mais provável o voo mais baixo. Portanto a rede deve ter as esferas e até leds nas torres piscando.
3 года назад
Eu concordo com você, com certeza agora irão instalar as esferas.....