Тёмный

Espondilolistese, Escorregamento das Vertebras Lombares - Dr. André Mansano Tratamento da Dor. 

Dr. André Mansano - Tratamento da Dor
Подписаться 132 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Neste vídeo, o Dr. André fala sobre a Espondilolistese, um escorregamento das vértebras lombares. Uma condição que pode trazer muita dor e desconforto para o paciente e que, em determinadas situações, pode até ser perigosa.
A Espondilolistese geralmente ocorre na parte inferior da coluna e caracteriza-se pelo desalinhamento entre duas vértebras da coluna, como se uma "escorregasse" para fora do alinhamento. O principal fator que pode levar a esse desalinhamento é a degeneração do disco intervertebral.
Existem vários graus dessa condição:
- Grau I: quando o desalinhamento é de até 25%.
- Grau II: quando o desalinhamento está entre 25% e 50%.
- Grau III: quando o desalinhamento está entre 50% e 75%.
- Grau IV: quando o desalinhamento está entre 75% e 100%.
- Grau V: quando o desalinhamento é superior a 100%, com a vértebra completamente fora do eixo da coluna.
Pode parecer estranho, mas não há uma relação direta entre o Grau da Espondilolistese observado nos exames de imagem e a intensidade dos sintomas; isso pode variar muito de caso a caso. Portanto, por exemplo, não é raro pacientes apresentarem Grau I e se queixarem de muita dor, enquanto pacientes com Grau III ou IV não apresentam dor alguma.
Claro que os exames de imagem são muito importantes, mas mais importante do que isso são os sintomas que o paciente apresenta, e também o exame físico.
Os sintomas podem ser variados, mas o principal deles é, de fato, a dor lombar. Essas dores podem piorar muito quando o paciente se curva para frente (pois isso pode aumentar a sobrecarga na região lombar), e alguns pacientes se queixam de piora das dores simplesmente ao permanecerem sentados.
Dependendo do grau de compressão da raiz nervosa que sai da coluna lombar, essa condição também pode provocar uma compressão nos nervinhos que descem para a perna, fazendo com que as dores irradiem para um ou para ambos os membros inferiores. Muitas vezes, também se manifestam com fraqueza, dormência, falta de sensibilidade e, eventualmente, câimbra nas pernas.
Em casos mais graves, o paciente pode, inclusive, ter dificuldades de coordenação dos membros e perda do equilíbrio corporal.
O tratamento desse "escorregamento" das vértebras é realizado, geralmente, seguindo uma abordagem que começa pelo mais simples e com menor risco, e avança para procedimentos mais complexos e arriscados, como a cirurgia.
Uma situação em que optamos pela cirurgia imediata é quando há perda de força muscular na perna causada pela Espondilolistese. Nestes casos, o paciente precisa corrigir esse alinhamento o mais rápido possível.
Quando isso não acontece, nós então iniciamos o tratamento com uma Fisioterapia Especializada, que vai inclusive fortalecer a musculatura que ajuda a sustentar a coluna.
Quando a Fisioterapia não traz o alívio completo, nós podemos empregar os Bloqueios da Coluna Lombar.
Neste procedimento, com a ajuda do Raio X Digital, vamos localizar a região desses nervos que estão comprimidos pelo escorregamento, e vamos injetar substâncias anestésicas e anti-inflamatórias na região, com o objetivo de aliviar a dor do paciente.
Quando nada melhora a dor do paciente, ou naquela situação em que o paciente perde força muscular dos membros inferiores, optamos então pela cirurgia. Normalmente, optamos pela realização da Artrodese da Coluna Lombar, uma cirurgia que visa fixar a posição das vértebras com auxílio de parafusos e cicatrização óssea.
Existem várias técnicas para a realização da artrodese. A mais comum é a artrodese via posterior.
Neste procedimento, é realizada uma incisão nas costas para que o cirurgião tenha acesso à região da coluna que precisa ser fixada. Ao se deparar com a estrutura óssea da coluna, é preciso realizar a Laminectomia, um procedimento que retira fragmentos ósseos da vértebra a fim de alcançar a região dos nervos e do disco intervertebral.
Então, com cuidado, são afastados os nervos. Acessando o disco intervertebral, o cirurgião o preenche com enxertos ósseos e, depois, fixa a posição das vértebras com pinos e parafusos, estabilizando o segmento que estava desalinhado.
Você pode se interessar:
Tratamentos Para Hérnia de Disco Lombar.
• Tratamentos Para Hérni...
Tipos de Cirurgia da Coluna Lombar.
• Tipos de Cirurgia da C...
Bloqueio para Hérnia de Disco Cervical.
• Bloqueio para Hérnia d...
Acompanhe pelo Instagram:
/ drandremansano
Acesse o nosso Site:
www.drandremansano.com.br/
Agendamento de consultas:
WhatsApp: 11971175715
Ou pelo link:
agendar.amplimed.com.br/andre...
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Dr. André Mansano - Médico Especialista no Tratamento da Dor. São Paulo - SP.
__
#espondilolistese #dorlombar #dornascostas

Опубликовано:

 

4 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 22   
@regianemariadacosta4700
@regianemariadacosta4700 11 месяцев назад
Cirurgias de artrodese lombar só em ÚLTIMO CASO no grau 3/4 fiz a artrodese L5-S1 em 2018 hoje ela virou uma anterolistese grau l e outro escorregamento na L4-L5. Estou com limitações e dores contínuas de quadril devido a síndrome do impacto femoroacetabular, esclerose subcondral sacroilíaca bilateral com fissura do lábio dos acetabulos e condropatia de carga do quadril direito. Aposenta "NÃO" faço cirurgia de quadril NÃO, de coluna NÃO. NÃO mexam no que tá bom. Fiz por convênio e só querem lucrar, depois nós ficamos com o prejuízo das rigidez matinal, dores e consequências de sobrecargas para outras articulações. CUIDADO! Fujam disso o quanto puderem. Paz profunda 🙏🏿
@aleksandramachadoferreira298
@aleksandramachadoferreira298 3 месяца назад
PARABÉNS DR
@mauriciogusbertti147
@mauriciogusbertti147 11 месяцев назад
Eu fiz com grau 3, l5-s1, daí o primeiro médico não colocou enxerto, tive que refazer adicionando l4 e enxerto, no quinto mês crise de dor de noite sem motivo aparente, um mês sem dormir, mais um de muita dor, e agora com médico da dor marcado, pois meu cirurgião especialista não identificou nenhuma lesão do fato. Muita luz a todos aqui dos comentários, tenho 27 anos e desde a infância com dores, a vida normal e feliz vai pro saco, mesmo com a cabeça firme. A esperança é recuperar, ou que a vida seja curta e sem dor na partida, viver em espírito é muito melhor q em corpo com defeitos, quem vive com dor física não vê a hora de se libertar disso, só q passa sabe.
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 11 месяцев назад
Olá Mauricio, já fez teste para ver se pode ser espondilite anquilosante?
@mauriciogusbertti147
@mauriciogusbertti147 11 месяцев назад
@@_aaandstkmnul44v44j1 No meu caso não é
@marisasilva7845
@marisasilva7845 11 месяцев назад
Sofro tanto com estas doenças. Queria ter condições financeiras para ir mim tratar com o senhor. Mas não tenho condições. 😢 😢
@kingdesign9367
@kingdesign9367 2 месяца назад
O que vc ta fazendo?
@ledafranca5032
@ledafranca5032 Месяц назад
Lendo esse comentários aqui fiquei assustada,preciso fazer essa cirurgia e fiquei com medo agora 😭😭😭não faço pode piorar futuramente.Não sei o que fazer
@devanildosouza9061
@devanildosouza9061 11 месяцев назад
Boa noite, eu tive escorregamento da L5S1 com perda de movimento do pé e perca de força da perna direita, fiz artrodese lombar posterior em 2019, com colocacao de 4 parafusos em L5S1 e não melhorou as dores, fiz fisioterapia e também não melhorou, fiz em 2020 a denervacao percutânea sem melhora, fiz eletroneuromiografia que deu lesão pré glanglional L4-L5 em 2021 fiz a rizotomia sem melhoras e em 2022 fiz novos exames e ficou identificado pseudoartrodese com remodelação óssea, terei que fazer outra cirurgia para colocação de mais 4 parafusos, minhas dores são intensas, vivo a base de medicamentos como, tramol, codeína, gabapentina, amitriptilina e omeprazol, já passei em outros médicos para outras opiniões mais só me indicaram coisas mais absurdas, e mais agressivas como até o implantes de bomba de morfina, aí como meu médico e um excelente médico e muito humano, continuei com ele, e fui bem transparente com ele disse que tinha buscado uma segunda e terceira opinião e ele me disse que era meu direito, mas como ele sempre foi bem transparente comigo, e disse que ele não e a favor de cirurgia de imediato neste caso, e sempre é melhor outros tratamentos como o Dr André sempre se posiciona em seus videos, "só que no meu caso eu dei entrada no hospital com um déficit com perda de movimento do pé direito e com perda de força de 50% da perna direita, ele foi obrigado a intervir com cirurgia, mas sempre me deixou informado das possibilidades dos resultados. Está e minha história, agora estou criando coragem para fazer a nova cirurgia, por que como ele mesmo disse existe a probabilidade de também não alcançarmos melhoras, é muito complicado. E minha coluna está com abaulamento discal desde L1 até L4 E hoje infelizmente tem na medicina médicos que não se preocupam com os seus resultados e sim com os valores que iram receber, e de imediato já indicam cirurgia, e quem já está em tratamento sabe que cirurgia não tem garantia nenhuma. Fica a dica. Obrigado Dr André seus vídeos sempre sao os melhores que vejo sobre o tema.
@regianemariadacosta4700
@regianemariadacosta4700 11 месяцев назад
Fiz artrose na L5-S1 em 2018 agora ela virou uma anterolistese e a L4-L5 também tá escorregando, mas minhas limitações e dores contínuas tá no quadril. Cirurgia (NUNCA MAIS) Desejo boa sorte e paz profunda 🙏🏿
@marcioferreira2826
@marcioferreira2826 27 дней назад
Eu estou em treinamento meus amigos não é fácil mas estou fazendo de tudo pra não operar
@alexandracenyribeiro6128
@alexandracenyribeiro6128 2 месяца назад
Doutor , o Sr atende no Rio? Eu fiz uma artrodese lombar de L4 L5 + infiltração no quadril(2017) Em 2020 fiz o primeiro bloqueio,em 2022 o segundo e esse ano em março o terceiro bloqueio. Trato na clínica da dor desde 2021 Sinto dores muito fortes Faço todo ano a eletroneuromiografia que deu lesão crônica/antiga,sem des ativa,, pré ganglionar L5/S1 bilateralmente com significativa perda axonal. Ando de bengala Poderia deixar o contato para consulta? Grata
@rivaberardi1477
@rivaberardi1477 11 месяцев назад
Boa noite, Dr mansano obrigado pela explicações sobre patologias da coluna lombo sacra, tenho espondilolistese grau 1 em l2-l3 e l3-l4 de caráter degenerativo ,também discopatia degenerativa ,estenose foraminal, osteofitos marginais ,abaulamentos da na coluna lombar de L1 até S1 bilateral , tenho dores crônicas, caimbras, choques, fraqueza muscular nas pernas ,também minha lombar parece dura ,sensação de peso na coluna, convivo com isso diariamente, ja tomei pregabalina ,Tramadol, paracetamol com codeina e gabapentina nada melhora ,estou esperando a liberação da fisioterapia no SUS para tentar resolver😩😩😩,só Deus para nós confortar, 🙏🙏🙏🙏
@rivaberardi1477
@rivaberardi1477 11 месяцев назад
Fiz a pouco tempo a electroneuromiografia nos mmii,apareceu radiculopatia dos miotomos na lombar l4-l5 e l5-s1 crônicas, com perda axonal e reinervacao estavel
@rosianepereira9413
@rosianepereira9413 11 месяцев назад
Bom dia Dr André, eu sofro com muita dor na coluna cervical há mais de 20 anos e durante todo esse tempo fiz todos os tratamentos paleativo, em 2022 fiz artrodese continuei com muita dor implantei neuroestimulador, mas o estímulo não chega no local da dor vai apenas para a mão, agora vou retirar o neuroetimulador, fiz tbm bloqueio. Recentemente fiz um raio x e deu no laudo Retrolistese grau 1 em c6 é justamente onde sinto uma dor insuportável, seria possivel essa dor ser causada pela retrolistese??
@rivaberardi1477
@rivaberardi1477 11 месяцев назад
Fiz a pouco tempo a electroneuromiografia dos mmii,apareceu radiculopatias cronica l4-l5 e l5-s1 dos miotomos com perda axonal e reinervacao estavel
@PauloHenrique-fu4gs
@PauloHenrique-fu4gs Месяц назад
Fiz artrodese por espondilolistesis L5S1 há um mês, porém no raiox X feito posteriormente consta a espondilolistesis no msm segmento, posso ter que ser operado novamente?
@rosimeiresoares6595
@rosimeiresoares6595 11 месяцев назад
Eu tive perca de força nas pernas e equilíbrio
@aleksandramachadoferreira298
@aleksandramachadoferreira298 3 месяца назад
Tenho isso muita dor
@josecrisogodecarvalhofilho209
@josecrisogodecarvalhofilho209 2 месяца назад
Quando vou escova que eu me curvo sinto esse escorregamento.
@claudiocostavargas5279
@claudiocostavargas5279 3 месяца назад
Retrolistese eu.
@danilarosa6190
@danilarosa6190 3 месяца назад
Bom dia dr... eu fiz a cirurgia e coloquei 6 parafusos eu fui diagnosticada grau 2 e já estava com fraqueza e formigamento na perna ... fiz a cirurgia um dia e tive que refazer no outro pois o parafuso pegou no meu nervo ... agora faz 1 ano que estou com fortes dores cervical e a dor na lombar que nunca deixou de existir ... a cervical pode ter sido afetada pela cirurgia?
Далее
🎸РОК-СТРИМ без ФАНЕРЫ🤘
3:12:10
Просмотров 1,4 млн
кажется, началось
00:45
Просмотров 1,7 млн
Estenose na Coluna: Sintomas, Tipos e Tratamentos
13:46
Espondilolistese
6:29
Просмотров 13 тыс.
Lesão de menisco, o que acontece se não operar?
10:33
Como avaliar uma hérnia de disco na ressonância
5:56
HÉRNIA DE DISCO: 3 Razões para não operar
8:20
Просмотров 229 тыс.
TRATANDO ESCORREGAMENTO DA VÉRTEBRA COM QUIROPRAXIA
18:37
Hérnia de disco: quando preciso operar?
6:05
Просмотров 274 тыс.
Espondilolistese explicada de forma Simples
12:31
Просмотров 8 тыс.
🎸РОК-СТРИМ без ФАНЕРЫ🤘
3:12:10
Просмотров 1,4 млн