Тёмный

História dos Ônibus PAPA FILAS no Brasil 

VOLANTÃO
Подписаться 260 тыс.
Просмотров 316 тыс.
50% 1

O papa-filas foi uma espécie de veículo misto utilizado como alternativa para o transporte público no Brasil durante as décadas de 1950 e 1960, tratava-se de um semirreboque adaptado com carroceria de ônibus e tracionado por um cavalo mecânico. Era um período que historicamente foi marcado pelo avanço do processo de industrialização brasileiro, que resultou em rápida expansão das principais capitais do país, elevando rapidamente a necessidade de locomoção de passageiros. Com Isso, o transporte público se via obrigado a apresentar rapidamente soluções para o transporte em massa de passageiros, e a indústria via e aproveitava a oportunidade de negócio de fabricação de ônibus, tanto é que na década de 50 surgiram a maioria das marcas brasileiras de ônibus.
Porém, a capacidade de transporte da época ainda era pequeno, assim, buscando uma solução inédita no país, foram criados os semi-reboques adaptados para passageiros, que seriam tracionados por cavalos mecânicos, a ideia, transportar grande quantidade de passageiros, substituir os já defasados bondes, reduzindo as filas nos terminais, daí veio o apelido para filas.
Originalmente, os primeiros papa-filas surgiram nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, no Brasil os primeiros modelos foram produzidos entre 1955 e 1956, surgindo a partir de uma parceria entre a Massari S.A., que era uma fabricante de implementos e carrocerias, fundada em 1953, e a Fábrica Nacional de Motores (FNM), fabricante estatal de caminhões, que iria ceder para o projeto principalmente os modelos D9500 e D11000 de até 150cv.
A Massari fabricava o chassi do semi-reboque que receberia o encarroçamento de outras empresas, como a Grassi, Germava e Caio, que chegariam a capacidade de 200 passageiros.
O conjunto foi encomendado pelas companhias e empresas responsáveis pelo transporte nas capitais, como CMTC em são Paulo, era envolto em grande publicidade e expectativas, chegava também logo no início a Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Embora a FNM produzisse os primeiros cavalos mecânicos para o conjunto, a chegada de outras marcas permitiu também que outros cavalos mecânicos fossem utilizados, como Scanias e Mercedes-Benz, a própria fabricante de carrocerias Grassi produziu um modelo próprio baseado em seus ônibus.
Não era exatamente a primeira vez, e com certeza não seria a última que se necessitava resolver o problema da mobilidade urbana em grandes capitais, inclusive em uma ocasião anterior, por volta de 1928 no rio de janeiro, foi importada a ideia dos ônibus de dois andares europeus, aqui apelidados de chopp duplo, ideia que se repetiria na década de 80 com o Thanco ODA, urbano de dois andares, apelidado de fofão, fato é que as soluções repentinas, trazidas de fora, muitas vezes não levava em conta as reais necessidade locais, assim como as características urbanas.
As expectativas eram grandes com relação ás carretas-ônibus, más em pouco tempo operando, os papa-filas mostraram suas dificuldades dentro das cidades, não funcionando como esperado, pois eram absurdamente lentos, pesados, desconfortáveis e barulhentos.
As grandes cidades, começavam então a aposentar os papa-filas, logo na década de 60, más eles teriam ainda uma sobrevida em empresas privadas e outras companhias, surgindo ainda algumas soluções mais fáceis e menores, como o Marcopolo, se expandindo ainda para vários estados do brasil. Algumas unidades foram utilizadas por construtoras e fábricas para transportes de funcionários, entre elas a CBT, Camargo Correa, Usiminas, e Mercantil Suissa, algumas unidades das forças armadas também usaram os Papa-Filas.
Enquanto isso, as várias encorraçadoras investiam na criação de carrocerias urbanas mais eficientes, como a Caio, Incasel, Carbrasa, Nimbus, e Marcopolo. A Massari investiu na produção de ônibus próprios com inéditas tecnologias, como a construção em monobloco, e os primeiros Trólebus, inclusive com suspensão a ar.
Curiosamente, entre os anos 60 e 70, surgiam em cena também os ônibus do tipo Romeu e Julieta”, como os Marcopolo San Remo, Marcopolo Veneza e CAIO Grabriela.
O Papa fila, sairia de cena completamente na década de 70, o fato dele não ter sido o sucesso que se esperava, não apagou sua história na contribuição para o desenvolvimento dos transportes de maior capacidade no país, ele ficou sendo considerado o precursor do articulado, cujo primeiro modelo no Brasil seria produzido em 1978, e que hoje ainda é uma das principais soluções para o transporte urbano de maior capacidade, más a história do articulado é um tema para outro vídeo.
CONTATO do Canal: qravolantao@qravolantao.com.br
FACEBOOK: / qravolantao

Опубликовано:

 

23 окт 2020

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 418   
@jajacarvalho5924
@jajacarvalho5924 3 года назад
A vantagem de trabalhar nesse tipo de transporte coletivo é que não tinha como os passageiros encher o saco do motorista. Pobre do trocador!!!
@marcellocaetano7531
@marcellocaetano7531 3 года назад
Lentos, barulhentos e desconfortáveis? Muito melhor que os caminhões enlatados do transporte coletivo de Goiânia, hoje!
@denilsonlima1880
@denilsonlima1880 21 день назад
Se eu viajasse nisso, eu me sentiria uma carga. Porque isso é nada mais nada menos que um caminhão tracionando uma carroceria de ônibus.
@luizclaudiolopes
@luizclaudiolopes 3 года назад
lembro de mim, criança de quatro anos, segurando a mão de minha mãe e esperando o papa-fila parar bem em frente de casa e nos levar da VIla dos Sargentos até outro ponto da Base Aérea de Pirassununga, onde meu pai era controlador de vôo. Nunca pensei que voltaria a ver um papa-fila novamente. Valeu!
@airtonviagens6702
@airtonviagens6702 Год назад
QUANDO ESTAVA BA AERONÁUTICA TINHA UM ÔNIBUS DESTE TRANSPORTAVA OS MILITARES 🇧🇷🇧🇷2️⃣2️⃣
@telmoryoiti9646
@telmoryoiti9646 3 года назад
Já vi algumas fotos e sinceramente se tratava de uma ideia bem pouco prática, para não dizer que era ruim. O papa filas tornava difícil a visualização dos passageiros pelo motorista, o que era ruim demais para a segurança, e havia uma enorme dificuldade de comunicação entre o motorista e o cobrador, fora os solavancos da suspensão (Quem já andou em carroceria aberta de 1113 toco, GM C60 e Ford F600 sabe o que estou falando).
@jrsantos5723
@jrsantos5723 Год назад
Bom dia, a Fazenda Amália situada em Santa Rosa de Viterbo-SP, tinha um desses. A fazenda pertencia ao Conde Francisco Matarazzo, existiam muitas sessões com muitas casas e centenas de famílias morando praticamente de graça; o compromisso de trabalhar na IRFM já dava direito de ter uma moradia desde que tivesse disponível. A fazenda contava com clube de desportos, cinema, salão de baile, campo de futebol tamanho oficial com vestiário com tunel de acesso, supermercado, hospital, banca de jornais e revistas, escola, igreja, água encanada em todas as sessões, eletricidade, dentre tantos outros confortos. Contava com uma garagem de veículos onde os Mercedes Benz eram uma minoria, Caterpillar, White, Scânia, Chevrolet, Dodge, Jhon Deere, Whashigton, Massey, Chase, Clarck, Komatsu, Deultz, FNM eram os integrantes da frota. Era um tempo em que os mais novos respeitavam os mais velhos, tempos em que homens se levantavam e sediam o acesso para as mulheres e crianças, tempos em que juízes, delegados, promotores, policiais, prefeitos e médicos eram considerados autoridades. A vida não era fácil, mas todos eram felizes. As pessoas morriam de morte morrida e as meninas usavam renda em seus vestidos. Aaaah se existisse a máquina do tempo...
@batistapontesdeoliveira2211
Até hoje acabou o Papa tudo.😂😂😂😂😂😂😂
@omaisqueridodobrasil9438
@omaisqueridodobrasil9438 3 года назад
O papa filas evoluiu para os ônibus sanfonados.
@danieltchegaita3586
@danieltchegaita3586 3 года назад
A soul é aqui de alvorada RS e a vicasa é aqui de Canoas-RS. Quando fizeram o trensurb de São Leopoldo a Porto Alegre e cortou Canoas ao meio foi feito O viaduto para sair do bairro Mathias Velho e esses venezas com julieta da vicasa era tudo MB 11triste maçarico a primeira viagem da manhã que ia lotado para Porto Alegre nao conseguia subir o viaduto, engolia o caroço, me lembro como se fosse hoje, tempo dos homem que eram homens descia uns trinta grudava no parachoque do venezinha e empurrava viaduto acima, ninguém reclamava e iam tudo faceiro pra trabalhar na capital . Isso foi la pelos anos de 1985,1986.
@MrCarlosGoncalves
@MrCarlosGoncalves 3 года назад
Meu Pai era motorista de bonde da CMTC e foi "piloto" dos primeiros papa-fila do Brasil, depois "troleibus"
@lladem2009
@lladem2009 3 года назад
Apagou sim da história.
@Francisco63438
@Francisco63438 3 года назад
Que saudade! Eu andei nesses veículos e gostava de ir lá na frente da carroceria para ver as manobras e a competência dos motoristas em dirigir esses monstros nas rua apertadas da cidade de Santos e São Vicente no estado de São Paulo.
@otaviorodriguescaldasdeoli4690
@otaviorodriguescaldasdeoli4690 3 года назад
Se nao me engano a FAB em Lagoa Santa MG, ainda tem um deste em atividade. Ele e uma beleza.
@euclidesfaria8243
@euclidesfaria8243 3 года назад
A Xavante era de Rio Grande, RS. Tinha mais de um papa filas e vários Romeu e Julieta. Andei muito nos dois voltando da escola na infância.
@ncesarb
@ncesarb 3 года назад
Os avós dos articulados e biarticulados atuais...
@fraciscosadarochasa975
@fraciscosadarochasa975 3 года назад
Cheguei andar em um da antiga Oriental(Romeu e Julieta), tinha na linha Cpo. grande - Tiradentes
@Oswald_Anthony
@Oswald_Anthony 3 года назад
Eu morava em Santos-SP, devia ter 3 ou 4 anos quando andei no papa-filas. A SMTC Serviço Municipal de Transporte Coletivo, empresa Municipal de Santos implantou esses veículos antes dos ônibus. Eu já andava com meu pai, nos bondes abertos ou então nos bondes fechados eram os "camarões". Depois de algum tempo só os ônibus passaram a transitar. Mas havia também os ônibus eletricos, os "Trolebus".
@jedielsonsilva2337
@jedielsonsilva2337 3 года назад
Nossa muito bom vê que esse transporte tinha em outros Lugares do Brasil 🇧🇷.. aqui no Pará tinha esse veículo era chamado de (Catacorno) 🚛🚃 kkk😂era puxado por cavalo mecânico Mercedes 1313 e Scania 112 eu andei muito neles no ano de 1994 era de uma empresa aqui de Barcarena chamada RODOMAR que faliu em 1999 e foi vendida pra Jarumã..😃 valeu pelo video foi bom relembrar 👍😃
@anthrax9508
@anthrax9508 3 года назад
Caramba que massa, não sabia que existiram ônibus assim, esse papa-filas hj fariam sucesso., certeza, é uma novidade pra muita gente assim como foi pra mim.
Далее
GRASSI primeira marca de ônibus brasileira
8:42
Просмотров 131 тыс.
A história dos ÔNIBUS da COMETA
16:52
Просмотров 439 тыс.
Ônibus MAGIRUS DEUTZ e seus motores refrigerados A AR
8:17
A história dos monoblocos Mercedes-Benz
29:25
Просмотров 257 тыс.
10 ônibus que foram um Fracasso
11:26
Просмотров 224 тыс.
A história da Viação Garcia
40:03
Просмотров 294 тыс.
A INCRÍVEL história dos CAMINHÕES FENEMÊ (FNM)
16:26
História das Cegonhas
12:52
Просмотров 87 тыс.