Тёмный

O método de Giorgio Agamben: "Signatura rerum" e o sentido de paradigma (Ricardo Evandro Martins) 

Ricardo Evandro Martins
Подписаться 516
Просмотров 701
50% 1

- Participação na Mesa 1 do Colóquio Virtual do Grupo de Pesquisa temática em Filosofia Contemporânea - GPFC, ligado à Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Pograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL).
-Mesa composta pelo Prof. Roberto Barros (PPGFIL-UFPA), que é coordenador do Grupo de Pesquisa, organizador do evento e mediador, e também composta por mim, Ricardo Evandro Martins (PPGD-UFPA).
-Tema: A assinatura das coisas: o método da filosofia de Giorgio Agamben e o sentido de paradigma.
-Neste evento falei sobre o capítulo 1 do livro "Signatura rerum", do filósofo italiano Giorgio Agamben. E também faço referência ao artigo de Daniel Arruda Nascimento sobre a "Senzala como Campo", assim como referencio o debate com a Profa. Yara Frateshi e a polêmica em torno das declarações de Agamben sobre a pandemia do coronavírus, e seus textos na quidlibet.com
-Data: 05.11.2020
-Belém-PA, Brasil.
- Referência principal:
AGAMBEN, Giorgio.Signatura rerum: sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.
- Link para os textos de Yara Frateshi:
blogdaboitempo.com.br/2020/05...
blogdaboitempo.com.br/2020/05...
-Link para as minhas respostas à Profa. Yara Frateschi:
aterraeredonda.com.br/giorgio...
aterraeredonda.com.br/ainda-a...
-Link para o artigo de Daniel Arruda Nascimento: www.revistas.usp.br/cefp/arti...
-Referência do texto de Mbembe e de
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 2. ed. São Paulo: n-1, 2018.
CESAIRE, Almé. Discurso sobre colonialismo. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1978.
-Link do vídeo com a transmissão original: • Mesa 1 - GPFC/UFPA
-Link do canal GPFC: / @gpfcufpa1240
-Obs: Nesse dia chovia muito em Belém, pois é período de inverno amazônico, então, além da falhas na transmissão de energia elétrica, a transmissão do wi-fi e da Internet estava prejudicada.

Опубликовано:

 

13 ноя 2020

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 5   
@Anascarlate
@Anascarlate 7 месяцев назад
Tentando resumir o que tinha escrito de forma bem mais desenvolvida anteriormente: vejo Agamben desconstruindo universais, nunca o contrário. Pois o que ele "desconstrói ", pegando carona em Derrida, com seu método paradigmático, jamais torna essa "desconstrução" um novo universal. Ao contrário. E a forma poética com que ele escreve, além de evitar qualquer rigidez dogmática por ser fluxo, nos leva para um espaço que chamo de "entre", mas que é também uma junção. Um encontro. O método paradigmático dança. E no ato de dançar se afasta, se aproxima, se mistura ao corpo do "outro" e se unifica a ele. Um estar com que se unifica, mas sem deixar de estar com de forma separada. Opostos que se contradizem e ao mesmo tempo se unem, se encontram em sua fala. Ao menos foi o que vi na única obra que li denominada "A comunidade que vem". Imagino que nesse livro o metódo paradigmático estivesse mais em experimentação que ainda definido como método em si. Essa liguagem que opõe, contradiz e une ao mesmo tempo na forma poética que reconheço na leitura da obra "A comunidade que vem" nos leva a esse além da linguagem quando lemos, que o autor busca alcançar. Mas, me preocupa nesse estilo a questão da tradução. Acho que esse aspecto "tradução" acaba complicando algo que se propõe a ser simples (mesmo que numa forma complexa). Em algumas partes vejo certa confusão que me remete mais a tradução que a escrita em si do autor. Pois Agamben, parece muito claro em sua forma paradoxal de se expressar.
@ProfThiagolibertad
@ProfThiagolibertad 9 месяцев назад
Obrigado pela explanação, professor. Uma dúvida: eu poderia dizer que as assinaturas seriam as "marcas", presentes em cada singularidade, que permitem a analogia e a própria construção do paradigma?
@ceuvermelho1
@ceuvermelho1 8 месяцев назад
Eu que agradeço por ter assistido ao vídeo. Acho que a resposta pra sua pergunta é sim. É isso mesmo. Interessante quando você esta relação entre assinatura e paradigma.
@Anascarlate
@Anascarlate 7 месяцев назад
Fiz um comentário, mas o anúncio infernal travou e perdi o que tinha escrito e que era um texto grande. Droga :(
@Anascarlate
@Anascarlate 7 месяцев назад
Professor, sinta-se a vontade para fazer criticas ao que escrevi. E gostaria de te ouvir sobre a obra "A comunidade que vem". Inclusive, não achei praticamente nada falando sobre este livro. Você poderia fazer um vídeo sobre :)
Далее
The tactic worked 😂#shorts by  Leisi Show
00:26
Просмотров 3,8 млн
What turned out better to repeat? #tiktok
00:16
Просмотров 2,6 млн
Unidade I.1. Aula: Intrdução ao Historicismo
27:29
Просмотров 3,7 тыс.
NEUROCIENTISTA ANALISA O FILME DIVERTIDA MENTE 2
31:13
Просмотров 175 тыс.
Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques
58:20
The tactic worked 😂#shorts by  Leisi Show
00:26
Просмотров 3,8 млн