@@TimNitro28 so o que vai mudar é o salário mais modesto na williams, na mcalren pagava um salário melhor, só o que muda é o contrato "frágil" e modesto nada muito burocrático
Senna tinha residencia em Portugal por conta dos impostos tbm, ele recebia o dinheiro por la e envia pra onde queria sem a especulacão dos reporteres Brasileiros que nao paravam de investigar a vida dele.
Esperando o vídeo do Piquet. Ele mesmo afirmou que foi um belo salário, porém o desempenho não era mais o mesmo devido ao acidente em Ímola em 87 em que ele perdeu alguns reflexos.
@@bacogodinho No final do vídeo veja quem é o fornecedor de motores da lotus em 88, se ainda duvidar veja o GP do Brasil que foi a primeira naquele ano e dá uma olhada quem fornecia os motores!
Eu lembro quando esses contratos vieram à tona, uns engravatados nos EUA mandaram liberar tudo que era documento da indústria do tabaco e aí como quase todos os contratos dos pilotos top na época eram pagos com dinheiro de cigarro foi aquela devassa. É uma leitura deliciosa, recomendo
se na época de 1988 era assim numa equipe mediana como a lotus, imagine numa equipe grande como a mclaren e pior ainda, imagine numa equipe grande de hoje(2020) o tamanho do contrato onde imagino que deve ter no mínimo umas 50 folhas e deve ser extremamente detalhado.
@@francismarfiuza7165 haha ja viu o do Lewis? 35 entrevistas, 40 aparições para patrocinadores, 5 entrevistas exclusivas para tal canal de TV. Não pode beber isso em público, somente dessa marca. Não pode comprar carro dessa montadora, não pode andar nesse/naquele carro, não pode andar de moto ou qualquer esporte de risco etc etc
Eu nao gosto do piquet, mas quero ver o contrato dele. Caraca, em 87 o Senna ganhou 1.87kk de dolares, acho que dever ser um dos salarios mais altos do esporte na epoca
Parabéns o Projeto Motor, vejo sempre. Gostaria de convidar os amantes da F1 e que gostariam de saber mais sobre o TEMA DA VITÓRIA para fazerem um visita ao CANAL OLIC no vídeo da semana passada contamos tudo sobre. Os números. As curiosidades. Em fim.... muita coisa que acredito que não sabia. Nos vemos lá. Um forte abraço a todos.
Na época em que esses contratos foram vazados, diziam que tinha uma cláusula interessante, que o Nakajima não poderia terminar na frente, isso tinha nos 2 contratos, não sei se era o que foi citado no vídeo, que a equipe daria carros iguais, mas se tivesse uma versão melhor seria do primeiro piloto, no caso Senna e Piquet.
Semana passada saiu uma reportagem com Eddie Jordan. Ele disse que todos os pilotos que passaram na Benetton e Ferrari, não podiam terminar na frente do alemão, tinha que ter o melhor carro, engenheiros, etc...
Parabens, pessoal! Muito bom o video!! Seria legal se traduzisse esse valor pra hoje, com os ajustes de inflação, cotação e outras coisas. Gosto mto de automobilismo e se pudesse ajudar em algo, seria excelente!
Sei que o dinheiro tinha outro valor naquela época, porém os salários daquela época eram muito menores aos atuais, mesmo se fizermos uma correção, ainda estão bem abaixo. O Stroll e o Ocon devem ganhar muito mais que isto, mesmo corrigindo o 1,5 milhões de dólares.
@@rodrigofigliolini4963 Sim. Projeto Motor vai direto ao assunto e sem opiniões emocionais(Como fazem viúvas e fãzetes). Gosto muito desse canal. Um Abraço!!
essa parte do trofeus acho chata, ter que dividi-los entre o piloto e a equipe. Os organizadores poderiam fazer 2 trofeus, um para o piloto e outro para a equipe, assim todos teriam. Não sei se atualmente é assim.
Os tempos são outros mesmo. 1,5 milhão de dólares dariam aproximadamente 3,5 milhões hj. O Hamilton ganha 40 milhões, fora os bônus. Esperando o do Piquet.
O Fábio Seixas jornalista de F1, escreveu sobre esses contratos da Lotus dos anos 80 no site da Globo há poucos anos atrás, engraçado que quem tornou isso público foram as empresas de cigarros que patrocinavam a equipe a ocasião, agora se o Senna embolsava 1.5 milhões de dólares em 1987 na Lotus, o que era uma pequena fortuna na ocasião, Lotus que era um carro competitivo mas já não era mais dominante...imagina quanto verdadeiramente Hamilton e Vettel embolsam hoje???...porque só se especula quantos esses caras ganham, mas de fato ninguém sabe de verdade...
É o troféu mais insólito da F1 de todos os tempos. E duvido muito que um troféu de uma vitória de uma corrida de F1 esteja pegando poeira em algum canto.
O maior piloto da história da f1!!! Todos os grandes campeões da história tinham contratos no mínimo "difíceis de entender" digamos...Vide o contrato de Senna com a Lotus como citado e o contrato de Schumacher com a Ferrari!!! Eram pilotos muito centralizadores a respeito da suas relações com as equipes por onde passaram!!!
Respeito a sua opinão, mas o Piquet era melhor. .Ayrton Senna veio no vácuo da transição da ditadura para a democracia e o retorno das eleições diretas. Foi também um período de vacas magras para o futebol, traumatizado pela eliminação precoce da seleção de ouro em 1982 e era um período em que o esporte brasileiro. O futebol era o principal produto da mídia esportiva, estava em baixa. Na onda do pão e circo, o pão estava sendo consumido pela inflação e o circo não apresentava boas atrações. A grande mídia precisava de um "herói nacional" e Senna embarcou nessa. Sobretudo, ao lado da grande formadora de opinião na época. Senna era mais do que um produto para a Globo. Eles se viam como parceiros. Senna dava audiência e em troca usava a Globo como ferramenta de divulgação de sua imagem. Não que isso esteja necessariamente errado e isso não é pecado algum, mas não há como negar o ufanismo da Globo e Galvão Bueno. Eu via à minha volta um mar de gente sendo levada pelas ondas da Globo, que enaltecia Senna em detrimento de Piquet. Eu percebia que, na maioria dos casos, quem realmente curtia, lia e entendia do esporte reconhecia o virtuosismo de Piquet. Já os fanfarrões de plantão nas manhãs de domingo, aqueles que mal conheciam uns 3 ou 4 pilotos, torciam por Senna.
@@471mauricio Concordo com muito do que vc falou!!!! Penso que Piquet era um excelente acertador de carros e um fantástico piloto também, na minha humilde opinião o piloto mais inventivo da história da f1!!! As idéias do Piquet são ultilizadas até hoje na f1!!!! Eu inclusive penso que se fosse o Nelson Piquet em 94 com aquela Williams desequilibrada ao invés do Senna teria pelo menos feito alguns pontos pois era um acertador de carros nato!!!! O Senna não era um acertador de carros!!! Em compensação em velocidade bruta e talento natural o Senna foi melhor na minha humilde opinião,mas respeito todas as outras!!! Quanto ao fato da idolatria do brasileiro ao Senna tem tudo isso que vc falou sim do futebol estar em crise e o país estar em uma situação de miséria, isso tudo é verdade,mas penso também que os valores que ele tinham na personalidade dele eram de um grande ser humano, pra mim ele é um herói nacional sim!!! Antes do instituto Ayrton Senna ele fazia anonimamente doações milionárias a vários hospitais do país!!! Se aproveitava muito do holofote da Globo mas a Globo também lucrou muito com ele!!!! Nós brasileiros só temos que ser agradecidos por ter dois campeões como Piquet e Senna!!! Eu penso que como piloto ele foi melhor que Schumacher, Hamilton, Fangio ou qualquer piloto da história da f1!!! Ele era absurdamente rápido e não pensava duas vezes na hora de ultrapassar!!! Enfim, forte abraço amigo!!!!
Um dos trunfos , e maior exigência de Senna nos contratos, foi essa negociação para exposição de patrocinadores pessoais com renda e negociação direta do piloto sem atravessores na equipe. Foi pioneira essa dimensão conseguida, e que respondia por até 90% dos ganhos, ganhava menos de salário mas exigia espaço de boné, macacão, capacete e carro para negociar à vontade. Por isso que chegou a ser um dos 3 esportistas mais bem pagos do planeta, só perdia para Michael Jordan e Mike Tyson, e depois só para o Jordan.
@@davidfreitas1868 Chegou ao Top 3 mundial entre todos os esportes só nos anos 90, e Top 2 a partir 93, infelizmente morreu no auge pouco depois. Quando se ofereceu para correr de graça na Williams foi uma radicalização dessa forma de patrocínio: a Williams não pagaria nada a ele, que ficaria com toda negociação e espaço de patrocínio. No final ficou o meio termo, ganhou "só" 12 milhões de dólares da Williams e permaneceu com seus patrocínios pessoais e exclusividade de exploração de todas as marcas no Brasil.
Genial,embora a Lotus tivesse suas cláusulas o Senna preferiu ganhar menos do que ganharia na Ferrari em 87,1,6m de Dólares ano era um bom salário,mas perto do que Prost(7m ano)Mansell e Piquet(5m ano)ganhavam na época era mt longe,mas os patrocínios do Banco Nacional compensavam,como a Mclaren tinha somente a Marlboro de patrocínio master,e a TAG Heuer de secundária,facilitou o Senna trazer seus patrocinadores pra 88,tanto que o Banco Nacional foi o patrocinador da Mclaren de 89 a 92,só saiu em Full Time 93 pq a crise era absurda(Unibanco a comprou um ano após a morte do Ayrton),mas mesmo assim foi junto com Ayrton até 1994,e o contrato com a Ford durou apenas 87 e 88,pq em 1989 a Honda fez um contrato multi milionário mundial,inclusive o carro Honda NSX lançado em 90 o Senna desenvolveu o projeto e ainda por cima,foi o responsável por trazer a Honda pro Brasil em 1991(Até 90 eram só GM,Ford,Volskwagen e Fiat no Brasil e só)e também claro,a Audi em 1994
cara a mensagem foi feita na ultima volta, a discussão foi feita nas ultimas voltas finais. Rubinho não fala sobre o rádio, pq ele esta escrevendo um livro sobre quando for lançado ele fala sobre (acredito que o rádio seja mais ou menos assim "da a passagem a o Shumi pq se não vc vai ser expulso e ter a super licença caçada")
@@seu_cuca Hahaha...poisé. E mesmo assim havia essas clausulas no contrato. Acho que se tinha no do Piquet não é impossivel que estivesse no contrato do Senna
Adriane Galisteu em entrevista após a morte de Senna: " - Ele não queria correr naquele fim de semana" ...pura verdade. Mas as quebra$ de contrato$ na F1 e a pressão por desempenho q ele sofria naquela temporada, FORAM culminantes para o nosso Senna "NÃO ter abandonado o GP naquele fatídico fim de semana."
O Senna já tava com a vida mais do que ganha, se quisesse poderia sair ali mesmo. A pressão poderia ser pela colocação no campeonato, já que ele tinha feito duas corridas no ano e não terminou nenhuma e o Schumacher tava disparando na liderança.
Conta aquela treta que corria ,nos bastidores que dizia que os namoros do Senna com mulheres eram todos de fachada , e que ele andava a vários anos somente com um suposto "amigo" em vez de andar com uma fêmea.conta aí foi hilário