Menina, o livro é tão genial que , em uma espécie de julgamento simulado em meu curso de Letras (há duas décadas), eu defendi Capitu. E ... Ganhamos. fomos obrigados a ler o livro com este viés investigativo. E foram muitas provas contra e a favor. Provas não, suspeitas. Achamos até um caso de Bento com seu amigo de convento, que depois descobrimos, tornou-se dissertação em língua estrangeira. Com o Bento tão bem descrito por mim e seus "detratores", meus colegas, observamos também a grandiosidade de Capitu. E "quase todos" viram que grande personagem feminina era ela. E como os homens inseguros enxergam nas mulheres um perigo. Algo novo?
Comecei a ter interesse nesse livro quando terminei de ler "A menina que não sabia ler" (John Harding), pois foi inspirado nesse. E eu gostei DEMAIS! 💜 Acabei comprando pela edição da Penguin que tem como tradução "A OUTRA volta do parafuso", mas é o mesmíssimo livro.
Li uma vez que a beleza vem de mãos dadas com a tolice, a sra acaba com essa máxima. Dês cuppe a sinceridade, mas é com todo respeito e o mais importante é realmente sua inteligência e preparo intelectual. Parabéns, de verdade
O estilo do Bras Cubas é mais inovador, impressionante para a época. Mas a história do Dom Casmurro é melhor, mais interessante de acompanhar o desenrolar. Em Bras Cubas não acontece nada, justamente por ser o ponto da história, faz parte do conceito.
Oi Isa, te acompanho há muitos anos. E vc tem melhorado a cada dia a sua capacidade narrativa - vc é uma ótima contadora de estórias. Acho que é esse o seu diferencial👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Acho genial aquela cena em que ela vê o "fantasma" pela primeira vez. Começa com uma narrativa romântica e do nada um cara estranho te encarando e você sozinha. O terror é muito realista. E também outra coisa sinistra que fica subentendida é que aquelas crianças foram abusadas por Peter e processaram esse trauma de uma forma perversa.
Eu sou portuguesa e nunca li dom Casmurro mas eu queeeeero ler😂 muito. Essa Capitu é de poucas palavras mas é muito fofaaaaaa❤, as orelhinhas dela😍. Vamos ler esse numa leitura conjunta, em companhia é mais fixe como nós dizemos, ou mais legal como vocês dizem. Beijinhos.
a série da netflix não chega nem a ser uma adaptação de fato, ela só pegou o background e adaptou, mas é uma homenagem linda à todos os contos do Henry James que ele referencia e ao próprio Henry James, vale muito a pena assistir se vc quiser um acalento depois de ficar paranoico com a leitura kkkk
Ótimo livro. Lembro que, pouco depois de ter lido, assisti um episódio de CSI em que o ator principal cita A Volta do Parafuso, e a conclusão dele me ajudou a entender melhor e me posicionar sobre os fantasmas serem reais ou não.
Machado de Assis, foi um grande gênio da literatura e um habilidoso poeta, muito criativo, observador e de uma vasta bagagem de conhecimento literário, um pensador incrível de sua época.💫📚✨👏👏👏👏👏
Coitado do Quincas Borba, totalmente esquecido no churrasco! É a sequência de Memorias Postumas e ninguem lembra dele. Acho que se o cachorro fosse o narrador desta historia.( Fato somente revelado no final) Seria o maior sucesso de Machado.
Estilos até conttrários. O gringo usava o recurso do personagem espelho para esconder a voz do autor. Queria a obra como uma janela transparente para a "realidade". Ele ficaria de cabelo em pé ao ver o Machado se dirigindo ao leitor.😂
Q linda!A Capitu está grande e linda! Parabéns! Eu fico rindo dos gringos q ficam empolgados com os autores e histórias brasileiras do século 18 e 19 rsrs, acho q precisam de descobrir mais do que um autor brasileiro, existem mais deles desse mesmo século. Preciso rir mais do comportamento deles se derretendo pelas histórias brasileiras do século 19 rsrs. Me lembrei agora do O mistério da casa verde.
Achei bacana essa moça americana mencionar o Machado, chamou atenção. Mas o Machado sempre teve uma presença nos Estados Unidos. O Harold Bloom vive exaltando o Machado e o Woody Allen, umas duas ou três vezes mencionou de forma elogiosa. E o Érico Veríssimo lecionou sobre Machado em universidades americanas nos anos 50. Meu filho encontrou um aplicativo de IA em que você pode conversar com vários personagens históricos, escritores, cineastas, personagens de quadrinhos, anime, celebridades, sub-celebridades, etc. E lá no meio estava o Machado. Daí comecei uma conversa e ele já abriu usando uns termos arcaicos meio forçados, pra situar que seria um cara do século XIX. Comentei sobre a tradução de O Corvo e ele disse que nunca tinha feito isso. Mostrei a ele o link pra um site com a tradução e ele insistiu que não tinha traduzido Poe, embora o respeitasse. Reiterou que ele, Machado, era um realista, que não tinha interesse em mistérios. Daí eu disse: "Mas a Capitu, de certa forma, não sintetiza o mistério das mulheres?". Daí o Machado virtual bugou, o cara se despediu e cancelou a conversa.
A volta do parafuso li há um tempo e foi um livro que eu custei a concluir. Confesso que não gostei, foi decepcionante pq eu criei muitas expectativas.
Isa, li A volta do parafuso com vocês na leitura coletiva e só posso agradecer pelo projeto. Tentei me desafiar a ler no idioma original e passei um sufoco, pois a linguagem e forma de escrita são bem difíceis, quase desisti no começo, mas deu tudo certo e na segunda metade já estava bem envolvida com as teorias e o suspense da história. Enfim, já tô ansiosa pra começar o Donã Bárbara na próxima LC
Dom Casmurro é muito melhor que Memórias Póstumas. A linguagem é mais trabalhada e é mais refinado literariamente. Memórias Póstumas tem importância histórica, mas em trabalho de linguagem Dom Casmurro é insuperável.
Henry James foi naturalizado inglês, Isa; o pai dele queria que ele e irmão, o psicólogo, fossem mais refinados; é um dos autores favoritos de Jorge Luis Borges. Obrigado! Te saúdo desde Parnamirim-RN ❤🎉
Henry James é o mais europeu dos escritores americanos. Ele morou na Itália também. E eu conheci a casa dele em Rye na Inglaterra que se chama Lamb House. Leiam a biografia dele escrita por Colm Toíbin que se chama The Master.
Bom dia! Gostatia de dar uma sugestâo de leitura, muito interessante esse livro, nao sei se você já fez essa leitura aqui o livro é Ponciá Vicencio de Conceição Evaristo.
Eu amei “A volta do Parafuso”! Mas li pela TAG e por lá a maioria dos colegas não curtiu tanto assim. O livro é pequeno mas achei super potente. Essa sua analogia com Dom Casmurro é excelente. Mas fiquei com a impressão de que os funcionários que morreram eram considerados “depravados” porque envolveram as crianças de alguma forma nas aventuras sexuais deles 😳 Só eu? Ah, assisti a série A maldição da mansão Bly, baseada no livro, e infelizmente é muito fraca.
Que fofa a "Capitu"!!! 🥰🥰🥰 Isa, seu autor predileto é o Machado de Assis, ou tem outro autor que lhe "tange a alma" com mais intensidade? Beijos e tenha um ótimo fim de semana! 😘😘
Isa, qual vc considera a melhor edição de Dom Casmurro e de Brás Cubas, no quesito qualidade do livro mesmo? Quero comprar, mas tô em dúvida entre penguin, martin Claret ou antofagica. Inclusive, fica a sugestão de vídeo: vc mostrando prós e contras das diferentes edições de certos livros! Eu amaria ver :)
Creio que ao invés de "tradução" você queira dizer adaptação para português moderno, certo? Também não existe essa adaptação, Machado é e tem que ser lido na linguagem original, seria um crime mudar, descaracterizaria toda sua obra.Tbm acho a edição da Antofágica a melhor.
A volta do parafuso foi um dos livros que menos gostei de ler (pra não dizer: que mais odiei ler) na minha vida, juntamente a Iracema. Me recuso a ler novamente😬
@@polly9429 Conclui essa semana "A moreninha". Não irei reler. A escrita do autor é ótima, mas a história achei mediana. Considerei previsível. Gosto de livros que me supreendem. Já A volta do Parafuso eu gostei. Vou reler um dia.
Nunca li NADA de Machado de Assis, confesso ter um preconceito gigante em relaçao aos livros dele. Acho que a escola me traumatizou em relaçao a ele kkkkk
Eu gosto muito de Machado de Assis, para mim, Quincas Borba é o melhor, a teoria " Humanitas" do campo das batatas é a síntese da geopolítica contemporânea, do pragmatismo e conservadorismo político dos nossos dias.
Eu sei o que eu não faria ! Lógico "Henry Jaimes" quis dar seu toque de "mistério londrino". Eu não à deixaria sozinha ! , uma " moça " linda" ! Talvez eu viesse visita-la dê vez enquando , com o pretexto dê ver as "crianças " . Assim como ele ! , o tio das "crianças talvez não gostasse dê uma presença " Feminina " por motivos " óbvios " ! Geralmente os grandes mestre dá "Literatura" , se baseiam se em experiências do " cotidiano " em família & amigos . Alguns deles colocam suas tendências pessoais em algum dê seus "personagens " . O tio das crianças devia ter um "reflexo das tendências dê Henry Jaimes" . Obs: se eu fosse um milionário ! , eu contrataria você "garota bonita" pára ler um livro toda noite . Teria que ser ! , livros de "terror & suspense ". Assim quanto eu ficar com "medo " , eu terei o seu ombro bem perto de "mim" . 🍇🍓🍒✨🐈🇧🇷
O livro é muito bom, gostei mesmo. Mas entendo que é um livro que não agrada todo mundo. Se vc gosta de histórias góticas, com um desenvolvimento mais lento e que priorizam a construção de atmosfera vc vai gostar.