Mano, eu achava q era burro, fiz um teste neuropsicologico de QI para avaliar múltiplas funções cognitivas, uma delas era o teste atencional que justifica na maioria quem tem TDAH... Eu achava que era burro e disperso, fiz o teste mesmo sem dormir, com a dopamina até o talo de tanto usar redes sociais e fiz 97/100, eu fiquei besta como muitas vezes nos vendem justificativas para que fiquemos presos em verdades que confortem a nossa mente como no caso do TDAH, eu incentivo a todos que puderem, façam esse teste para provar para vocês mesmos e até como autoconhecimento!
Há dois anos eu decidi não trocar mais a noite pelo dia. Hoje durmo no máximo 22:00 e acordo às 5:20. Descobri a quantidade ideal do meu sono evitando também o excesso de horas de sono. Eu achava que tinha TDAH, mas depois de regular sono, exercício físico e alimentação, descobri que eram apenas hábitos ruins.
Descobri tdah aos 37 anos nunca imaginava pq relacionam o transtorno a quem é desatento e vai muito além disso, mas antes disso sofria muito de enxaqueca, ajustei meu sono, mas sempre demoro pra iniciar o dia muito lento, quanto pra dormir mesmo sem tv, celular, a mente a mil, mas tento manter sempre nos mesmos horários. Eu era muito desregulado emocionalmente, me achavam muito imaturo, e sempre fui muito impulsivo, desorganizado, míopia temporal e tagarela. É horrível pq muita coisa poderia ter sido feita diferente na minha vida e por outro lado a medicação me ajudou bastante a dar uma alinhada, mas não é o melhor dos mundos, as vezes piora algumas comorbidades como impulsividade e ansiedade e nos outros dias pareço que estou fazendo milagre com um baita otimismo, queria não usar mas minha motivação é baixa demais, a sensibilidade a sons, a rejeição é um desafio que aparentemente é besteira, temos consciência disso, contudo atrapalha demais manter esse "hiperfoco" esse estado de flow, que até com medicação as vezes demora a "pegar" e nos manter funcionais para trabalhar, estudar e quem não entende acha que somos preguiçosos, desinteressados, é uma luta diária e cansativa entre o liga e desliga.
Gostei muito desse vídeo! Quando eu era bebê até os 15 anos, sempre tive problemas pra dormir. Durante esse tempo, fiz tratamento com psicoterapeuta, psicóloga, terapia e neurologista. Pelo que me lembro, o diagnóstico era 'distúrbio do sono', mas não sei se era um termo comum na época. Minha mãe conta que eu ficava dias acordado, mesmo quando era bebê. Obs: em casa não tinha nenhuma fonte de estresse, tipo brigas, problemas físicos ou comportamentais. Eu simplesmente não dormia, e isso ainda afeta minha saúde hoje. Tive muita dificuldade de aprendizado e de comunicação social defensiva. Fui diagnosticado com TDAH e outras coisas, mas o que mais me ajudou foi quando o terapeuta me perguntou do que eu gostava e eu falei 'aviões'. Ele me incentivou a criar e montar miniaturas de brinquedos, e isso ajudou mais que qualquer remédio. Há mais ou menos um ano, comecei a tomar Ritalina por recomendação médica. Até ajudou, mas eu não curti muito. Sinceramente, nem sei se o diagnóstico de TDAH está certo, acho que tenho outra coisa, só não sei o que é. Como 'remédio', tento focar em metas pessoais e fazer coisas que gosto, tipo consertar máquinas, carros e outras coisas quebradas. Isso me ajuda! E dormir bem faz toda a diferença, quando durmo direito, metade do meu dia é mais tranquilo. Mas, na maioria das vezes, não durmo bem. Obs: já tentei vários remédios, mas não me sinto bem com eles. Enfim, só um desabafo mesmo.
Fui diagnosticado com TDAH dois anos atrás. Após assistir uma aula do Eslen no RD sobre TDAH desconfiei que poderia ter o transtorno por vários indícios desde a infância e também por um primo ter sido diagnosticado. Quero agradecer muito ao Eslen e ao RD pois após o inicio do tratamento medicamentoso e acompanhamento de psiquiatra e psicóloga minha vida que estava uma bagunça começou a andar nos trilhos. Espero que agora com a quebra de patente do Venvanse o tratamento medicamentoso fique mais acessível.
Da uma pesquisada sobre o Atentah, é um novo medicamento. Pessoal tá falando bastante que se parece muito com o Venvanse, só que melhor e mais barato kkkkkkk Vou conversar com minha psi sobre esse medicamento, quem sabe não melhora meu quadro. Pra mim, é difícil algum remédio fazer efeito e não posso gastar 400 real em uma caixinha de Venvanse. Tá foda esse Brasilzão.
EM PLENO SABADO MAIS DE 1 MIL PESSOAS TE OUVINDO, COM ESSE ASSUNTO MALUCO E INTERESSANTE. E EM MENOS DE 1 HORA POSTADO, MAIS DE 2 MIL VISUALIZAÇÕES !!🫡👽
Você é maravilhoso. Aprendo muito com você. E me desperta gatilhos que me fazem querer aprender mais e entender quem eu sou como pessoa. Não como TDHA. Mais tudo o que vc ensina aqui no canal.
eu só acho uma bobagem vincular TDAH com problemas escolares, eu passei em tudo com notas 10/10 estudando no dia anterior da prova, fazendo trabalho de madrugada (pois não fiz na data correta...) e fui aluno "exemplar" não é todo TDAH que fica de recuperação, por isso tem tanto TDAH adulto que foi ignorado na infância.
Concordo. Deve dar pra contar nos dedos de uma mão a quantidade de vezes que parei pra estudar pra uma prova na escola. Me formei como melhor aluno da turma.
Eu tbm tive notas acima da média. Eu tirava no máximo umas 2 ou 3 notas vermelhas e 6 ou 8 notas 10. O restante eram notas entre 7 e 9, no geral, bem melhor que metade da turma, mesmo me distraindo durante as aulas, não absorvendo quase nada dos conteúdos e deixando pra estudar na véspera das provas. Tudo bem que talvez o nosso método de ensino não tenha sido desafiador o bastante pra gerar resultados de desempenho tão discrepantes entre alunos com e sem TDAH.
Exatamente. Essa associação foi justamente o que fez meu diagnóstico ser tão tardio. Um psiquiatra anterior duvidou pelos meus bons resultados em provas de escola e de concursos. A questão é “a que custo?”. Ele focou apenas no resultado sem analisar o processo todo.
Por isso que tem que ser bem analisado mesmo. Pq por um lado é realmente muito difícil manter boas notas tendo TDAH pela dificuldade de concentração, a pessoa não absorve praticamente nada das aulas e rala dobrado pra correr atrás da meteria dps. Por outro lado, talvez vc tenha adquirido um método de estudo que conseguiu adaptar bem à esse transtorno, ou tenha mais facilidade de entender o conteúdo só de ler, etc. Eu por exemplo, tenho TDAH tbm e meu período escolar foi um desastre, era considerado o burro da sala, aprendia as coisas depois que todo mundo, vivia ficando de recuperação mesmo estudando mt, nunca consegui prestar atenção numa aula se quer, era o famoso lerdão...Porém isso começou a mudar, quando entendi melhor como funciona o transtorno e adaptei melhor os estudos de acordo com a minha condição e que me ajudasse nesse sentido, apesar da dificuldade
Eslen muito obrigado por esse video,pelas minhas tomadas de decisões e capacidade de tacar o fds pra tudo ao redor quando foco em algo,meu tálamo deve ser 60 a 70 % efeciente di++ Comecei dormir certo uma semana mais ou menos e ja sinto mt resultados,agora vou mais que nunca começar a jornada de nunca mais dormir mau. Desbloqueou muita coisa boa,ideias incríveis esse video. Mais uma vez obrigado,te desejo tudo de bom e prosperidades professor.🙏🚀😍
Gente que aula maravilhosa em 24 minutos, milhões de aprendizados. Obrigada 🎉 Precisei voltar algumas vezes a aula pois minha rede default mode network toda hora quer se sobressair em relação à rede frontal 😅 ou seja meu tálamo pode ser furado pois sou tdah 😂
Vejo a galera dando exemplos de TDAH mas sao na maioria os sintomas de TDA, Poucos falam e especificam a Hiperatividade, sei que nao da pra desconciliar Mas tem gente que os ''sintomas'' por assim dizer se predominam na hiperatividade, tanto mental quanto motora, TDA normalmente fica quieto e no mundo dos pensamentos dele ja o hiperativo sofre com os pensamentos tmb mas com a inquietação que eles trazem junto, de estar sempre com motor ligado, nao descansar a mente e nem o corpo. Pessoal devia dar mais dicas de como conviver com isso e demais sintomas, manejos e tudo mais, povo so fala da desatenção em si voltada para o TDA. Da um pulo aqui Eslen.
Primeiro a gente precisa definir o que são pensamentos. Pensamento é a criação de uma imagem, seja ela visual ou auditiva. Tentar controlar esses pensamentos é inútil e só vai gerar ainda mais problemas (Ansiedade). A dopamina faz o trabalho de "freiar" esses pensamentos selecionando o que é útil e o que não é. Existem algumas técnicas que ajudam nesse controle mas são coisas momentâneas que não vao resolver o problema. O que eu aconselho é procurar uma ajuda médica e terapêutica com um profissional da TCC (Terapia cognitiva comportamental). O medicamento vai trazer esse "freio" que o tdah precisa e a psicoterapia vai ensinar tecnicas pra lidar com os desafios do seu dia. É o melhor conselho que posso te dar
@@TiagoS577 inclusive é assim que é definido hoje em dia, a OMS já classificou ambas como equivalentes, pq no caso do "tda" é interpretado hoje em dia que a hiperatividade é internalizada.
Tda não existe literalmente. Pode ser TDAH predominantemente desatento. A hiperatividade existe, mas pode semanifestar em diferentes formas e intensidades
@@pacocratespacoca7259 nossa, então eu tava certo pq a minha hiperatividade é mais no campo do pensamento, raramente parte pra ação (falar besteira, correr riscos), mas a vontade de falar o que não deve está lá kkkkkk. Devido eu ser mais introvertido, talvez isso atue como uma barreira natural que me impede de agir por medo de chacota ou vaias. Eu penso muita besteira, comentários maldosos que eu faço mentalmente e que eu detesto, mas não consigo evitar, é automático. Com vcs tbm?
Eslen pô tu é de uma Disseminação de Ensinamentos físicos melhor MUITO MELHOR que todos os anos que passei no ensino fundamental, Médio, etc..... PARABÉNS tu tem este PRAZER em levar Luz aos Demais, E como diz TUDO que fazemos ao outro, retorna à Nós ❤❤❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
4:01 Por hora o vídeo tá legal! OBS: o detergente não quebra as moléculas apolares, ele é uma molécula que tem uma parte apolar que consegue se ligar à gordura, lipídeo, etc, e uma parte polar, que se liga à água ou ao meio usado pra retirar a gordura!
Por isso é importante o diagnóstico restrospectivo, estudando o passado do paciente, eu foi num psicólogo por causa da depressão e problema de foco, acabei descobrindo que estou no espectro autista e tenho Transtorno de déficit de atenção (TDA) após 4 meses de consulta e análise com o psiquiatra o diagnóstico não é fácil e leva tempo e até fiz neuroImagem do meu cérebro para comparar com quem tem tdah e não
Eu comecei a seguir o eslen inicialmente pelo insta e depois ver os videos no youtube. Vc que está lendo esse comentario que está na mesma situação e ta pensando em assinar o RD, NÃO PENSA DUAS VEZES, ASSINA LOGO, PARA DE PERDER TEMPO. A aula 49 é insana, mas a melhor de todas é a 30. Vlw, eslão
Parabens, que aula... muito top mesmo.. tenho aprendido muitas coisas com você desde que te conheci na web, nesta aula estava muito empolgado mesmo... deu para sentir o entusiamo em passar a aula. Gostaria muito se um dia tu fizesse um video falando mais sobre como é o cerebro de uma pessoa com CID F 31 em geral.. no meu caso sou diagnosticado a 20 anos com F 31.6. caso tu já tenha falado algo, se possível, passar um link.
Quando batem a porta ou alguem passa no corredor e isso chama a atenção do individuo com tdah é pq ele não aprendeu a usar o hiperfoco a seu favor. Se estiver numa conversa desinteressante ele se destrai com os pensamentos e não liga pra fala da outra pessoa. Além de que ha uma capacidade de perceber o eco da fala de alguem na mente, tipo alguem falou algo mas ele tava viajando nos pensamentos e quando ele volta a si depois de um tempo ele diz: vc falou o quê? Sem falar das conversas na mente, como se tivesse numa sala de aula.
Hj as pessoas possuem o mal habito de se autodiagnosticar, como se TDAH fosse algo simples de diagnóstico, conheço algumas crianças q possuem e elas sofrem muito para conseguir se encaixar na sociedade.
O sistema humano funciona, aparentemente, exatamente um sistema elétrico. Tem seus sensores, tem pressão, tem membranas, tem corrente elétrica e tensão, etc. Interessante.
Os médicos "especialistas" ficam dando diagnósticos equivocados pra manter a clientela. Pensa comigo, se ele disser que tu não tem e te mandar dormir cedo e praticar exercício, tu nunca mais volta lá. Agora se ele te falar que vc tem e te prescrever uma medicação, de dois em dois meses vc retorna com ele. Qual opção, financeiramente falando, é melhor pro médico?
@@margaridaroquete8940 nem todas. Botei especialistas em parênteses de propósito. Houve uma inundação no mercado de profissionais falso especialistas (principalmente na psiquiatria) nos últimos 5 anos. Dificilmente vc verá um médico especialista de verdade, com RQE, fazendo essas bizarrices, até pq eles nem precisam disso.
Aula 077 como melhora o sono, só pros ninjas. Sono custa caro, como fazer quando a casa é pequena, outras pessoas dormem no mesmo quarto? Resumindo como dormir bem mesmo com barulho e luz em volta?🥺
Aqui em casa não se tinha o hábito de abrir as janelas e se expor a luz natural, até brincava dizendo que eles eram "morcegos" kkk. No fim, acabei explicando que se você acordar cedo (6/7/8) e se expor a luz natural tarde (10/11/12) pro seu cérebro você acordou tarde, portanto vai ter seu ciclo circadiano empurrado pra frente, fazendo com que não consiga dormir cedo mesmo estando muito cansado. Bom, agora eu acordo e dou uma caminhada lá fora bebendo água, sempre com um bom motivo "bora genes clock, vamos acordar".
Virou modinha falar que tem TDAH. Acho absurdo pessoas que não fazem ideia do quanto eu sofri com isso na infância, ficar fingindo que tem isso como se fosse algo cool ou banal.
Durmo mal pra caramba, isso há anos, tenho 25 anos de experiência na área de engenharia quimica, e nos meus 2 trabalhos, percebo que sou o mais demandado para fazer os trabalhos mais difíceis. Sinceramente, não sei como consigo resolver os problemas que os colegas não resolvem com um cérebro que não descansa o suficiente. Acredito que os anos de experiência e os hábitos adquiridos, meio que me ajuda a trabalhar no automatismo. Não gosto disso, pois tudo que eu quero é dormir tranquilamente.
O povo tem é vicio de cafeína e telas. Compre livros, durma bem, utilize rede social apenas por 30min, vai correr! Não tome café! Para de tomar café, utilize chocolate 70%.
Sem falar do endeusamento da nutrição inflamatória, que gera neuro inflamação. Sono ruim + alimentação inflamatória, que é padrão..... ( Sintomas de G,F transtornos )
Rapaz, eu concordaria se o meu problema não fosse justamente ter muito sono e, inclusive, ter dormido pra caramba em diversos pontos da minha vida. Na verdade nem acho que tenho TDAH mas um desbalanço, desde pequeno, no sistema dopaminérgico que vai muito além de só dormir, até porque querer dormir muito é justamente meu problema. E aí quando falam de sistema dopaminérgico, tem muitas lacunas que não explicam muitas coisas.
Tem muita gente que realmente sofre om o TDAH no dia-a-dia e precisa de um bom tratamento pra ter o minimo de funcioalidade, mas tem muita gente também que gosta de usar o diagnóstico de muleta e nem diagnosticados são.
Meu método de como ter certeza que tem TDAH: 1- corta todo hiperestímulo e fica uns bons meses sem 2- Começa a cuidar da saúde 3- converse com as pessoas q conviveram com você quando criança. TDAH não surge do nada, ele tem q ter NASCIDO com vc. Se os sintomas persistirem muito provavelmente você realmente tem TDAH, mais que isso, procure um psiquiatra bom pra ter certeza do laudo
Eslen, uma dúvida que surgiu rapidamente. 1. O que acontece se um ser humano tiver sua energia sugada/dissipada por uma máquina? Ela morre ou o corpo dá um jeito de gerar energia suficiente para funcionar em baixa prioridade? 2. Aquele choque no peito que tem nos filmes para reviver pacientes; ele ocorre pq o corpo está sem eletricidade? É parecido com um tranco de carro quando a bateria está fraca? Obrigado!
@@dennizao Pq eu deveria saber sobre essas coisas? É por atitudes como as suas que muitas pessoas sentem vergonha de fazer perguntas. . Quer ser útil no mundo? Não ria das pessoas, tente ajudá-las, quem não serve para servir não serve pra nada...
A energia vem dos alimentos que você consome. Seu corpo guarda essa energia através da gordura. O corpo, se não tem gordura, tira energia dos seus músculos. Se não tem musculo? Tira dos ossos. E nesse processo ele vai diminuindo seu gasto energético. Você perde a vontade de andar,falar. Alguns sistemas vão parando de funcionar... até a morte.
O problema dessa onda de "TDAH" é que quem sofre realmente com o transtorno, acaba sendo estereotipado ou diminuido a um cara que "dorme mal" muitas vezes. Sofro com isso desde criança, por muito tempo negligenciado pelos pais. Agora na vida adulta que fechei o diagnostico por que foi quando tive dinheiro pra buscar um profissional. A ritalina mudou minha vida absurdamente, porém ainda sim, quando alguém me pergunta por que tomo a medicação e falo que é TDAH, a reação das pessoas é falar, " isso deve ser por que tu dorme mal" " tu passa muito tempo no celular, se tu diminuir o tempo de tela o "TDAH" vai embora." . Sendo que literalmente a exposição a estímulos reforçadores imediatos como telas, jogos, etc é um dos sintomas TDAH, especialmete não tratado. É um ciclo infinito e que se mal interpretado pelo publico da margem para interpretações erróneas sobre o transtorno
Eu dormia mais de 7hs antigamente e tentava dormir bem, não tive melhora. Então eu acredito que eu realmente tenha TDA, porém preciso confirmar no diagnóstico que é muito caro por sinal.
Nosso organismo começa a produzir melatonina a partir das 9, e você precisa estar no escuro e relaxado nessa hora pra dormir, ela vão faz você dormir muito ou pegar no sono, mas em reparar ser Corpo e mente. As vezes pode ser isso, dormir muito não significa que o sono seja de qualidade.
@@laramoraes8926 eu entendo, porém eu tentava dormir corretamente, não só pelo fato de dormir muito. Agora realmente não consigo dormir bem mais, por conta que eu chego 00:40 da faculdade.